Top

Dicas de Aracaju

Dicas de Aracaju

Se você procura por dicas de Aracaju é interessante você saber que visitar a capital sergipana é a certeza de conhecer várias praias lindas, uma culinária única e pessoas acolhedoras!

Com pouco mais de 640 mil habitantes a capital do Sergipe conta com opções para todos os gostos.

Durante o dia praias diversas e atrações históricas devem estar no seu roteiro, enquanto a noite é ideal para quem gosta de dançar, Aracaju é lotada de casas de forró. Isso sem contar os festejos de junho, onde acontece festas tradicionais juninas  e de forró!

Para facilitar a sua viagem iremos dar algumas dicas de Aracaju para que você aproveite ao máximo a sua passagem pela cidade sergipana!

Porque ir para Aracaju?

Certamente as praias são um dos motivos do porque ir para Aracaju, no entanto, além das praias, a cidade é recheada de atrações diversas, como os passeios de barco pelos rios que levam a Croa do Goré e à Ilha dos Namorados.

Um outro motivo do porque você deve conhecer Aracaju é o fato de que as ruas são limpas e arborizadas, o que é raro de ser ver em capitais brasileiras.

Além disso, a Passarela do Caranguejo reúne os melhores bares e restaurantes que servem o melhor da culinária regional, entre as opções você encontrará diversos frutos do mar, carne de sol, pirão de leite, e claro, o famoso caranguejo.

Confira o post “O que comer em Aracaju” e saiba mais sobre as delícias da capital sergipana.

Um outro grande motivo para você visitar Aracajú é o passeio para os cânion de Xingó, onde você passará pelas águas verdes do rio São Francisco e verá lindos cenários.

Para os festeiros de plantão as festas juninas e o Forró Caju que acontecem em junho são um motivo e tanto para visitar Aracaju, esse período acontece apresentações com vários artistas regionais, quadrilhas, forrós e um banquete de comidinhas típicas. Tô louca pra ir!!!

Crôa do Goré

Crôa do Goré, Paula Rocha

Dicas do que levar na mala para Aracaju

A verdade é que Aracaju faz calor o ano inteiro! Fizemos um post “Melhor época para ir a Aracaju” onde detalhamos sobre o clima na cidade e quais as épocas ideias para visitar, mas independente da sua escolha certamente estará quente. Por isso, leve roupas leves  e protetor solar.

Mesmo nos dias mais nublados, o mormaço pode maltratar, portanto, use protetor independente do clima. Além disso, leve bonés, chapéus e repelentes. Em alguns passeios, como o na região do Xingó, o repelente vai ajudar muito, principalmente se você for pernoitar por lá.

Canions de Xingó

Dicas de onde tem o melhor pôr do sol

Certamente a grande dica de um dos melhores lugares para ver o pôr do sol em Aracaju é no povoado Mosqueiro, na Orla do Pôr do Sol, o nome já diz tudo. Além do belo pôr do sol o lugar é muito frequentando por praticantes de esportes aquáticos. O lugar é lindo!

Como economizar em Aracaju

  • Algumas agências de turismo costumam disponibilizar descontos se você fechar dois ou mais passeios com eles, ou até mesmo oferece algum passeio gratuitamente dependendo da quantidade de passeios que você fechar. Procure entrar em contato com as agências de Aracajú antes de viajar para verificar essa possibilidade. Certamente esse é uma ótima dica de como economizar em Aracaju
  • Pergunte o preço de tudo antes de comprar, se você não perguntar poderá pagar mais caro. Uma coisa que eu achei legal lá é que os vendedores não colam em você, sendo assim você consegue andar tranquilamente e comprar suas coisas sem pressão!
  • O melhor lugar pra comprar lembrancinhas e castanhas em Aracaju é no Mercado Central (tudo é mais barato). Na feirinha do Turista, também tem uma ou outra loja mais em conta (procure a loja 80). Vale a pena passar por lá porque quase sempre tem música ao vivo no final do dia.
dicas de viagem para Aracaju

Lugar mais barato pra comprar castanhas em Aracaju Paula Rocha

Aracaju é um cidade segura?

A verdade é que insegurança nos assombra em qualquer capital do Brasil, portanto é necessário tomar alguns cuidados em Aracaju como você tomaria em qualquer outra capital.

Apesar da cidade ser mais tranquila quanto a cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, é necessário se atentar aos seus pertences.

Evite andar sozinha à noite, evitar andar com muito dinheiro, redobrar o cuidado em bairros como o bairro industrial e o centro histórico, que tem uma incidência maior de furtos e assaltos.

Mas olha, tem muito policiamento na orla, e eu também soube que tem câmeras de segurança por todos os lados, em nenhum momento me senti insegura e teve dias que fui caminhando de um lado para o outro depois de sair de barzinhos. Mas… como disse acima, evite andar com bastante dinheiro e se enfiar em ruas estranhas.

Na orla também tem a delegacia do turismo, então qualquer problema que você tenha pode ir pra lá.

Além disso, se você for passear de bicicleta pela região (fora da área turística) tenha muito cuidado pois os assaltantes costumam fingir pedir informação e o assaltam, o mesmo acontece com motocicletas.

Delegacia do turista em Aracaju

Delegacia do turista em Aracaju Paula Rocha

Dicas do que fazer nos arredores de Aracaju

Diferente da maioria dos destinos turísticos nordestinos, o turismo no Sergipe não se resume apenas as praias. Próximo à Aracaju existem diversas opções de passeios diferentes e imperdíveis para realizar. Confira alguns!

Cânion do Xingó

Essa é uma das dicas de passeio imperdível para fazer próximo à Aracaju. Esse passeio te levará ao represamento das águas da Usina do Xingó, as águas verde-esmeralda e os paredões de pedra vermelha formam um cenário lindo e merece a visita.

Você pode realizar um bate e volta à partir de Aracaju (por agência) ou ir para a cidade de Canindé de São Francisco, há 210 km de Aracaju. Pernoitar por lá para realizar o passeio com mais calma é uma boa pedida..

Dica: Nem pense em fazer um bate e volta por conta porque é muito cansativo! Eu escrevi um post completo sobre esse passeio, veja aqui.

Passeio para Cânions de Xingó

Passeio de barquinho nos Cânions do Velho Chico.
O que fazer em Aracaju, visitar os Cânions de Xingó Paula Rocha

Cidades Históricas

Cerca de 30 km de Aracajú você pode visitar cidades históricas como São Cristovão e Laranjeiras, que são algumas das cidades mais antigas do país e carregadas de histórias. Além da história, a atração em ambas fica a carga das casinhas simples, igrejas no estilo barrocos e alguns museus.

Parque dos Falcões

O parque fica localizado em um sítio na cidade de Itabaiana, cerca de 50 km de Aracajú e é bem simples, mas por lá você verá e poderá tirar fotos com algumas aves, entre elas os falcões. Certamente atração bem divertida para ir com as crianças. O valor do ingresso é R$25,00. Para mais informações confira o site.

Dica: Pra mim é um passeio imperdível, isso porque você ajuda na preservação das árvores de rapina. Saiba mais…

Pacatuba

Essa é uma das dicas para quem quer um passeio um pouco fora do convencional próximo a Aracaju. Pacatuba é um local pouco explorado pelo turismo e é chamado de “Pantanal Nordestino”. O local é um conjunto de lagoas e dunas que lembram bastante o Pantanal.

Praia do Saco

Localizado quase na divisa da Bahia, a Praia do Saco fica a 65 km ao sul de Aracajú e vale a pena fazer um bate e volta.

Nessa praia você verá o encontro com o Rio Real com o mar,  mesmo encontrando com o rio o mar é bem clarinho e gostoso para banho. Eu achei lá muito bonito. Desde as praias até o passeio de buggy. Saiba mais…

Ponta do Saco

Dicas de onde fazer compras em Aracaju

Mercado Antônio Franco

Esse certamente é um dos melhores lugares para fazer comprar em Aracajú, já que o mercado é dedicado a cultura sergipana.

Por lá é possível encontrar os mais variados tipos de artesanato regional, como rendas, chapéus de palha e madeira, bordados, e artistas vendendo literatura de cordel. Além disso, por lá tem alguns restaurantes e um forró animado.

Mercado Thalez Ferraz

O Mercado Thalez Ferraz é bem pertinho do Mercado Antônio Franco, então vale a pena visitar os dois! A diferença é que esse mercado é mais focada em produtos nordestinos, como castanhas, queijos, farinhas, frutas típicas e outros quitutes deliciosos. Além disso, o local tem restaurantes com a autêntica comida sergipana.

Recomendo a leitura: Quanto custa viajar para Aracaju

Compras no mercadão de Aracaju

Compras no mercadão de Aracaju.

Dicas de como se locomover em Aracaju

Dependendo da região onde você se hospedar não é difícil se locomover em Aracaju, principalmente se você optar por realizar os passeios com agências ou guias, que te buscaram no seu hotel, facilitando ainda mais a locomoção.

No entanto, vale a pena alugar um carro se você quer te liberdade para ir e vir e fazer os passeios no seu tempo. Cabe ressaltar que as rodovias são boas caso você queira ir para lugares mais distantes como o Xingó e Parques dos Falcões.

Aracajú também tem transporte público, mas se você estiver com dias contados na cidade provavelmente não é um a boa ideia pois perderia muito tempo esperando e eles não levam a todas as atrações, certamente o melhor é contratar uma agência.

Use e abuse do Uber, é a forma mais barata e confortável de se locomover para os lugares mais próximos e principalmente para quem quer ir do aeroporto para o hotel.

 Dica: Se quer mesmo economizar, o ônibus 008 passa no aeroporto e vai para orla de Aracaju, onde está a maioria dos hotéis.

Transporte coletivo que sai do aeroporto de Aracaju

Transporte coletivo que sai do aeroporto de Aracaju. Paula Rocha

O que é imperdível em Aracajú? – Dicas de Aracaju

Abaixo selecionamos os passeios mais imperdíveis para realizar em Aracajú e proximidades.

  • Cânion do Xingó;
  • Orla do Atalaia e Passarela do Caranguejo;
  • Croa do Goré e Ilha dos Namorados;
  • Orla Pôr do Sol.
  • Lagoa dos Tambaquis
  • Visitar o Mercado Antônio Franco
  • Passear pela orla durante o dia e a noite

Enfim, essas são as nossas dicas de Aracajú! Espero vocês nos outros artigos 🙂

Todos os nossos artigos sobre Sergipe

Está de viagem marcada para Sergipe? Veja abaixo todos os nossos 11 artigos sobre esse destinos imperdível no nordeste brasileiro:

  1. Onde ficar em Aracaju
  2. O que fazer em Aracaju
  3. Quanto custa viajar para Aracaju
  4. Onde comer em Aracaju
  5. Melhores Praias de Aracaju
  6. Melhor época para ir em Aracaju
  7. Dicas de Aracaju
  8. Crôa do Goré e Ilha dos Namorados
  9. Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis
  10. Passeio para os Cânions de Xingó
  11.  Passeio Parque dos Falcões

Eu sou Paula Rocha, nascida e criada na pitoresca cidade de Pirapora do Bom Jesus, SP. Apaixonada pelos animais, pela cor rosa e por globinhos de neve. Gosto de cerveja gelada, comer sem frescura e de viajar o máximo possível pagando o justo. Bora viajar?

Envie um comentário