Top

Dicas de Cozumel

dicas de cozumel

Pensa num conteúdo produzido com amor, assim como tudo o que escrevemos, esse é mais um artigo que tem a intenção de te motivar a viajar gastando pouco, portanto, aproveita para anotas todas as dicas de Cozumel, esse destino paradisíaco que promete entrar para sua lista de favoritos.

O lugar é realmente lindo, os tons de azul que se misturam nesse mar caribenho, fazem dele um dos queridinhos dos turistas que visitam o México e de fato, ao longo deste artigo, vou te mostrar que ele é realmente digno da sua visita.

Não me responsabilizo se você decidir fazer morada lá, porque olha, essa também foi a minha vontade!

Aproveita para seguir a gente no insta e acompanhar mais dicas dessa viagem que deixou meu coração quentinho!

Agora chega de blá, blá, blá e vamos as dicas de Cozumel! Partiu?

Informações importantes do México

Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?

Então, antes de descobrir as melhores dicas de Cozumel, confira as principais informações sobre o país que você precisa saber antes de viajar.

  • Onde fica o México: é um país localizado na América do Norte e faz fronteira com Estados Unidos ao Norte e outros dois países ao Sul: Guatemala e Belize.
  • Capital: Cidade do México
  • Idioma: o oficial é o espanhol, um dos idiomas mais falados no mundo.
  • Fuso horário: o fuso horário é o GMT-5 e a capital brasileira Brasília/DF está a 2 horas a frente da capital mexicana.
  • Tomada: a maioria delas é do tipo A e B e possuem dois pinos chatos e dois redondos.
  • Voltagem: 110 V
  • Precisa de passaporte? Sim, para entrar no México é necessário apresentar um passaporte válido.
  • Precisa de visto? Sim, seja por via marítima ou terrestre, os brasileiros precisam solicitar o visto junto as autoridade mexicanas. Se você tiver o visto americano, não há necessidade, mas precisa levar para apresentar porque eles pedem.
  • Vacina: ao embarcar, será solicitada a carteira de vacinação contra a COVID-19 com 2 doses da vacina. Caso contrário, precisa fazer o teste PCR.
  • Moeda local: a moeda local é Peso Mexicano, porém o dólar norte-americano é aceito na maioria dos pontos turísticos.
  • Melhor chip de internet: Telcel
méxico - informações importantes

Informações importantes sobre o México. Foto: Paula Rocha.

Onde fica Cozumel

San Miguel de Cozumel, ou para os íntimos, apenas Cozumel é uma ilha maravilhosa que está localizada no México, a aproximadamente 60 km de Cancún e tem se tornado cada vez mais famosa entre os turistas que se apaixonam por ela logo a primeira vista.

E claro, não é pra menos.

Banhada pelo mar caribenho, ao Sul de Cancún, Cozumel tem um mar de água claras, mornas e propícias para a prática de mergulho, além de reunir outras diversas atrações que certamente fará com que esse destino ganhe um lugar todo especial em seu coração!

 

6 opções de hospedagem que valem a pena em Cozumel.

($) Se você quer economizar, a Casa del Solar e o Hostel Auikyani são pousadas boas e baratas.

($$) Com bom custo-benefício, o Kinta Kan Boutique e o hotel Mary Carmen são confortáveis e bem localizadas.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Iberostar e o Meliá são os melhores all-inclusive da ilha.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem na ilha de Cozumel.

1. Dicas de Cozumel: O que levar na mala

Uau, a viagem para o Caribe finalmente vai sair do papel e agora você precisa definir o que levar na mala, certo?

Bom se está indo para Cozumel, considere o fato de ser uma ilha e de que os preços por lá realmente continuam ser mais caros, portanto, prepare uma mala completa e que você não precise ficar gastando comprando utensílios que podem ser levados.

O bom é que essa mala poderá te acompanhar em toda sua viagem, embora troque seu destino, ela ainda lhe será útil em outras regiões próximas de Cozumel.

Bom anota então as dicas e partiu?

Roupas e calçados

Estamos falando de praia e a depender da época do ano o calor realmente vem para castigar os turistas, viu?

Portanto, coloque na sua mala:

  • Shorts;
  • Blusinhas frescas e camisetas com tecidos leves;
  • Biquínis e sungas;
  • Calças em tecidos confortáveis;
  • Vestidos;
  • Roupas frescas para dormir;
  • Casaco – um casaco levinho;
  • Chinelos, rasteirinhas e tênis – tudo o mais confortável e fresco possível.

Acessórios

Alguns acessórios serão indispensáveis nesta trip, portanto não deixe de fora da sua mala:

  • Óculos de sol;
  • Chapéus;
  • Cangas;
  • Hidrantes corporais;
  • Hidratante labial (importantíssimo)
  • Protetor solar;
  • Carregador de celular e se possível, leve um daquelas portáteis;
  • Produtos para o cabelo e a pele, o sol e mar pedem um cuidado maior com nosso corpo!

Mala pronta, bora seguir com as dicas de Playa del Camen?

2. Melhor época para ir a Cozumel: quando ir

Em qualquer viagem e para qualquer destino, é super importante pesquisar qual a melhor época para viajar, né?

Bom, se estamos falando de Cozumel, não seria diferente, principalmente porque devemos considerar dois fatores bem peculiares que podem atingir a região durante sua passagem por lá: sargaço (algas marinhas marrons que podem inviabilizar sue banho no mar caribenho) e a temporada de furacões que anualmente atinge esta região no México.

A melhor época para visitar Cozumel, assim como toda a região que fica aos arredores de Cancún é durante o inverno, que ocorre durante os meses de dezembro a março, nesta época, de fato tudo está mais cheio e mais caro, mas é o clima está mais agradável e é certeza que não haverá chuvas e furacões para atrapalharem sua trip.

Os furacões, assim como sargaço podem ou não atingir a região em que você estiver quando viajar em uma época menos propícia, portanto, o melhor mesmo é evitar ir na pior época.

Por falar em pior época, ela se concentra entre os meses de maio e setembro, portanto evite ir neste período.

Se vale a dica, evite ir principalmente entre os meses de julho e agosto, pois as temperaturas estão altíssimas e é muito desconfortável visitar a região.

Os meses de abril e outubro são meses bem bons para visitar a região, pois marcam o fim da alta temporada e o mês de início dela, portanto, é possível pegar preços de baixa temporada e aproveitar para pegar a praias sem sargaço, céu azul e baixo risco de chuvas.

3. Quantos dias devo ficar em Cozumel?

Dá pra fazer um bate-volta? dá! eu recomendo? nunca nessa vida!

Cozumel é um lugar lindo, tem praias com cenários realmente paradisíacos e acho um verdadeiro desperdício, chegar, ficar um tempinho e ir embora.

Portanto, minha dica é ficar pelo menos 3 dias inteiros em Cozumel, assim além de explorar os principais pontos turísticos da ilha e conhecer as belas praias, você poderá dedicar seu tempo em praticar mergulho, que inclusive é o ponto alto das atrações aquáticas de Cozumel.

Foi lá que eu realizei um dos maiores sonhos da minha vida: andar de submarino, já pensou?

Bom, continua aqui acompanhando as dicas de Cozumel que eu vou te mostrar que lugar incrível é esse que você está prestes a conhecer!

4. Como se locomover na ilha

Para se locomover em Cozumel, é bem importante destacar o fato de que dá para explorar toda a região central a pé, porém se quiser conhecer atrações mais distantes, você irá precisar optar por uma das opções abaixo:

  • Táxis: está é a opção mais cara, porém a mais confortável já que você terá alguém dirigindo pra você, no entanto, considere o fato que para longas distâncias o custo poderá ser alto e financeiramente falando não vale a pena.
  • Carro alugado: esta é uma das melhores opções! Cozumel, assim como em todos os arredores de Cancpun não pede a autorização internacional para dirigir, logo sua boa e velha habilitação brasileira é suficiente para conseguir alugar um carro e seguir para conhecer os lugares mais distantes da região central. As estrada são boas, bem largas e tranquilas. As diárias variam de acordo com o modelo do carro, mas é de fato uma ótima alternativa, principalmente se estiver viajando com outras pessoas.
  • Transporte público: Cozumel possui transporte público e ele atende toda a ilha. É a forma mais econômica, no entanto, a demora entre as viagens poderá tomar um tempo precioso de sua viagem.
  • Aluguel de bike/moto: Esta é uma opção para os mais aventureiros e que não se importam com o calorzão que faz em por lá. Se tiver disposição, é uma forma bacana de conhecer a ilha por conta própria.
  • Passeios diretamente com agências de turismo: essa é uma opção viável e segura, dá pra contratar os passeios nas agências de turismo sem precisar se preocupar com o trajeto.
como se locomover em Cozumel

Meios de transporte em Cozumel. Foto: Paula Rocha.

5. Como chegar em Cozumel

Obaaaa, agora é hora de aprender como chegar em Cozumel e é fácil viu? Nada de desculpas para deixar de conhecer esse paraíso!

A forma mais recomendada para ir a Cozumel é partindo de Playa del Carmen de ferry, um embarcação enorme e super segura que faz o trajeto entre as duas regiões em aproximadamente 40 minutos.

Não existe um ferry que faça o percurso diretamente de Cancún para Cozumel, portanto, o ideal é seguir por via terrestre (de ônibus, táxi, carro alugado ou transfer) até Playa del Carmen e de lá seguir até seu destino final.

Dicas de CancúnVeja tambémDicas de Cancún

Tem uma opção bem bacana de economizar que é comprando a passagem de ferry para Isla Mujeres e Cozumel, os dois destinos juntos totalizaram um valor de R$200 por pessoa, recomendo, viu? Principalmente porque Isla Mujeres é outro destino que não pode ficar de fora de sua programação.

Duas empresas operam com o percurso com a travessia a partir de Playa del Carmen: Ultramar e Winjet, se quiser economizar e pegar a dica que falei sobre Isla Mujeres, opte pela Ultramar.

A Ultramar tem horário de partida a partir das 09:00 e a Winjet a partir das 08:00.

6. Melhores passeios de Cozumel: as principais atividades

Quando se ouve falar em Cozumel, é comum assimilar o destino a prática de mergulho e bom, lá é mesmo referência para esse tipo de atividade aquática, tanto o mergulho com cilindro quanto a flutuação com snorkel, são passeios que não podem ficar de fora da sua programação em Cozumel.

Porém, a ilha não conta só com isso!

Sendo ela a terceira maior ilha do México, outros atrativos são sucesso por lá, por isso vou dar algumas dicas de Cozumel e o que fazer por lá.

Mergulho e flutuação com snorkel

A primeira atividade obviamente tem a ver com o que o destino oferece de melhor.

A visibilidade e a incidência de luz no mar azul de Cozumel, tornam essa experiência uma memória para guardar para o resto da vida.

São várias as opções e os pontos de mergulho, além disso, os preços também costumam variar, mas se vale o conselho, fique atento a preços muito baixos, pois há muitos mergulhadores que atuam sem licença por lá e isso é muito perigoso.

Portanto, mesmo que precisa investir um pouco mais na atividade, escolha por zelar por sua segurança.

Os principais locais de mergulho em Cozumel se concentram no Parque Nacional Arrecifes de Cozumel.

Você não precisa ser um mergulhador profissional, inclusive, lá a pontos para iniciantes e para mergulhadores em nível intermediário e a profundidade atingida irá depender do grupo em que você está enquadrado.

A atividade de mergulho com cilindro com duas imersões gira em torno de 95 dólares, lembrando que isso acaba variando de uma agência para outra!

Se você quiser praticar apenas flutuação com snorkel, isso pode sair bem mais barato.

Skyreef é conhecida por ser um beach club com acesso gratuito e o melhor: é um excelente ponto para flutuação com snorkel pois se localiza em uma região cheia de corais e vida marinha em abundância, portanto, fica a dica!

Praias de Cozumel

Como eu disse, Cozumel não se restringe apenas as atividades de mergulho e a ilha tem praias lindas e que certamente valem a sua visita, por isso, anota aí a listinha das que não podem ficar fora do seu roteiro:

  • Playa Palancar: essa é certamente uma das praias que deve estar no seu roteiro por Cozumel. Desfrute das águas claras do mar caribenho e da areia fininha e branquinha. Além disso, aproveite a gastronomia mexicana em um dos restaurantes da praia. Está a pouco mais de 20 minutos da região central de Cozumel.
  • El Mirador: praia de El Mirador é pequena, mas é um presente da natureza. A parte ruim é que durante a temporada de sargaço, está é uma das regiões que mais sofre com a incidência das algas marinhas, portanto, se for para lá entre maio e setembro, evite a região.
  • Playa Chunchacab: a praia está localizada dentro de um parque, o Punta Sur e é considerada uma das mais bonitas de Cozumel. Para acessá-la é preciso adquirir o ingresso do parque, que custa em torno de 16 dólares e pode ser comprado previamente ou na portaria. Realmente vale a pena!
  • Playa de San Martin: a praia tem toda estrutura necessária para atender aos turistas e água clarinha dispensa até snorkel, viu? Sim, a vida marinha em abundância permite que você veja peixinhos mesmo sem nenhum equipamento. Faça uma parada e aproveite!
  • Chen Rio: Não deixe de conhecer essa praia! Além de super bonita, a praia tem acesso totalmente gratuito. Mar azul, águas claras e um visual incrível. São aproximadamente 30 minutos até a praia partindo do centro da ilha, vale a pena conferir!
Dicas de HolboxVeja tambémDicas de Holbox

Passeio de submarino em Cozumel

Esse era um dos maiores sonhos da minha vida e eu consegui realizar no México, em Cozumel e por isso trago a recomendação como um dos melhores atrativos da ilha.

Fizemos esse passeio com a empresa Atlantis Submarines Cozumel, são 20 minutos de barco até chegar finalmente ao submarino e tudo isso já está incluso no valor do passeio.

A viagem começa assim que entramos nele. É lindo!

Cabem 48 tripulantes e há janela para todo mundo, viu?

São 30 metros de profundidade e eu que nunca tive coragem de mergulhar, por isso, pra mim foi uma experiência tão significativa.

O fundo do mar é incrível. A experiência custa 105 dólares, cerca de R$550 por pessoa e o submarino fica cerca de 1 hora submerso.

Façam, apenas façam!

passeio de submarino em Cozumel

Passeio de Submarino inesquecível em Cozumel. Foto: Paula Rocha.

El Cielo

Esse é um dos melhores passeio em Cozumel e é sobre o céu. Mas que céu, é esse, Paulinha?

O passeio te leva ao céu das estrelas-do-mar e gente, é fantástico!

Dura cerca de 4 horas e são feitas três paradas, em uma delas você consegue ver um dos maiores corais do mundo, depois seguimos para o El Cielo, lá tem entre 3 e 3 metros de profundidade e você vai ver um céu de estrelas-do-mar.

O passeio custou R$160 e está incluso: o transporte de barco, alguns destilados como tequila a vontade, duas cervejas por pessoas, ceviche e frutas.

A última parada é para ver as arraias de Cozumel e elas passam bem do nosso ladinho, é lindo!

Dica: para pagar mais barato, adquira esse passeio ao lado do porto por volta das 13:00, eles começam oferecendo o passeio por 900 pesos, mas insistindo eles chegam a 600 pesos.

Parque Punta Sur

Localizado na região sul de Cozumel, está é também uma atração legal para visitar, inclusive, já mencionei essa parque quando falei sobre a praia mais bonita da ilha, a Chunchacab.

A entrada é paga e além de poder visitar a praia, há também outras coisas para fazer lá dentro.

O parque oferece uma estrutura completa com restaurantes, bares e até um lago com crocodilos para serem apreciados, é bem bacana.

7. Dicas de Cozumel: onde comer

Eu sei que o melhor da viagem se concentra na gastronomia e em sua trip para Cozumel não seria diferente, né?

Bom, o destino tem boas opções gastronômicas e o melhor é que os preços também cabem em todos os bolsos, por isso, se quiser economizar ou gastar mais, certamente achará algum lugar que lhe agrade.

Por isso, confere as dicas de Cozumel e de onde comer para fazer dessa viagem algo inesquecível.

  • K’ooben Laab: esse é um dos melhores restaurantes de Cozumel e o melhor é que o preço dos pratos é super acessível. É uma opção principalmente para quem quer fugir das comidas típicas mexicanas e comer a igualmente boa culinária italiana. O cardápio é extenso, vale a pena conhecer.
  • IX Kool: para comer uma boa comida mexicana, esse é um dos melhores. Há pratos a partir de R$39 no cardápio que é especializado na comida local e latina. O bacana é que também tem opções ao público vegano e vegetariano.
  • Three Amigos: esse é um bar e restaurante super bacana a beira mar que serve almoço e jantar e também os melhores drinks da região. O legal é que ele funciona até tarde, por isso, dá pra dar aquela esticada no rolê se tiver disposição. A culinária caribenha é a especialidade e eles fazem tudo com muito capricho.
  • Diego’s Tacos: essa é uma opção bem simples de onde comer em Cozumel, mas que costuma agradar os turistas. Com um cardápio voltado a comidas mexicanas, o taco nesse restaurante é a estrela do cardápio. Vale muito a pena experimentar, principalmente se quiser economizar.

Como eu disse, existem muitas opções e essas são apenas algumas dicas de Cozumel e de onde comer na sua trip.

onde comer em Cozumel

Comidas típicas em mexicanas. Dicas de onde comer em Cozumel. Foto: Paula Rocha.

8. Dicas de Cozumel: Onde ficar

Cozumel é uma ilha super bacana, como você já percebeu e o que não faltam por lá são boas opções de hospedagem e claro, os preços variam bastante, logo, tudo vai depender dos seus interesses nessa viagem.

Por isso, trago algumas dicas de Cozumel e de onde ficar durante sua trip, certamente alguma das opções poderá atender as suas expectativas.

Vamos lá?

Suítes Colonial

O Suítes Colonial é uma opção com preço bem interessante, além de ter uma localização legal, a apenas 500 metros do principal píer de Cozumel.

Os quartos estão equipados com banheiro privativo, tv, ar-condicionado e uma pequena cozinha, que caso queira economizar em sua alimentação, lhe será muito útil.

Diárias a partir de R$294 para duas pessoas com café da manhã incluso. Clique aqui e verifique a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.

cozumel onde ficar

Dicas de Cozumel e onde ficar – acomodação familiar no Suites Colonial. Fonte: Booking.

Hotel Cozumel Costa Brava

O Hotel Cozumel Costa Brava possui uma ótima localização a beira-mar da ilha.

As acomodações estão equipadas com ar-condicionado, tv, banheiro privativo, frigobar uma bela vista para o jardim.

Além disso, o hotel possui um restaurante com funcionamento diário.

Diárias a partir de R$241. Clique aqui e verifique a disponibilidade do hotel nas datas da sua viagem.

dicas de cozumel

Acomodação tripla no Cozumel Costa Brava. Fonte: Booking.

Fiesta Americana Cozumel All Inclusive

O Fiesta Americana Cozumel All Inclusive é aquela opção para quem passou a vida desejando essa viagem e não quer economizar nela.

Considerado um hotel 5 estrelas, sua estadia não é barata, mas absolutamente tudo está incluso nela. Por ser All Inclusive, conte com diversos restaurantes que servem gastronomia variada, além de um extenso cardápio de bebidas alcoólicas e não alcoólicas disponíveis nos bares espalhados pelo hotel.

As acomodações com vista para o mar caribenho completam a experiência.

Diárias a partir de R$2.024 para duas pessoas. Clique aqui e verifique a disponibilidade do hotel nas datas da sua viagem.

onde ficar em cozumel

Dicas de Cozumel – Hotel All Inclusive Fiesta Americana. Fonte: Booking.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa