Top

Dicas de Playa del Carmen

dicas de Playa del Carmen

Esse artigo foi feito com tanto carinho e ele tá tão lindo que dá vontade de morar nele. Aqui tem todas as dicas de Playa del Carmen que você possa imaginar, um conteúdo inteirinho produzido para te convencer que se existe um lugar no mundo que merece sua visita, esse lugar é Playa del Carmen.

Lá tem de tudo e portanto, é um destino que irá te receber e te acolher te oferecendo o que há de melhor na cidade.

Super estruturada, com inúmeras opções de comidas, bebidas, estadias, passeios e muito mais, Playa del Carmen é de fato uma das minhas indicações para sua trip pelo México.

Então fica por aqui, acompanha todas as dicas de Playa del Carmen e aproveita para seguir a gente no insta e continuar acompanhando como foi essa trip incrível por esse paraíso mexicano.

Bora lá?

Informações importantes do México

Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?

Então, antes de saber todas as dicas de Playa del Carmen, confira as principais informações sobre o país que você precisa saber antes de viajar.

  • Onde fica o México: é um país localizado na América do Norte e faz fronteira com Estados Unidos ao Norte e outros dois países ao Sul: Guatemala e Belize.
  • Capital: Cidade do México
  • Idioma: o oficial é o espanhol, um dos idiomas mais falados no mundo.
  • Fuso horário: o fuso horário é o GMT-5 e a capital brasileira Brasília/DF está a 2 horas a frente da capital mexicana.
  • Tomada: a maioria delas é do tipo A e B e possuem dois pinos chatos e dois redondos.
  • Voltagem: 110 V
  • Precisa de passaporte? Sim, para entrar no México é necessário apresentar um passaporte válido.
  • Precisa de visto? Sim, seja por via marítima ou terrestre, os brasileiros precisam solicitar o visto junto as autoridade mexicanas. Se você tiver o visto americano, não há necessidade, mas precisa levar para apresentar porque eles pedem.
  • Vacina: ao embarcar, será solicitada a carteira de vacinação contra a COVID-19 com 2 doses da vacina. Caso contrário, precisa fazer o teste PCR.
  • Moeda local: a moeda local é Peso Mexicano, porém o dólar norte-americano é aceito na maioria dos pontos turísticos.
  • Melhor chip de internet: Telcel
méxico - informações importantes

Informações importantes sobre o México. Foto: Paula Rocha.

Onde fica Playa del Carmen

Localizada no México, a aproximadamente 70 km de Cancún, Playa del Carmen, pertence ao estado de Quintana Roo e é sem dúvida alguma um dos lugares que abriga praias absolutamente maravilhosas banhadas pelo mar caribenho que como você já sabe, é incrível!

Além do fato de ser linda, Playa del Carmen está localizada também bem no centro de Riviera Maya, logo também está próxima de pontos turísticos famosos e é ainda uma boa opção para quem quer conhecer Cancún e economizar, pois as estadias costumam ser mais em conta.

A vibe de Playa del Camen é de pura alegria e é um destino que não pode ficar fora do seu roteiro.

 

6 opções de hospedagem que valem a pena em Playa del Carmen.

($) Se você quer economizar, o Hotel Punta Esmeralda e o Meliora by Bunik são opções boas e baratas.

Dicas de CozumelVeja tambémDicas de Cozumel

($$) Com bom custo-benefício, o Casa Kaoba Hotel & Suites e o Terrasse Hotel Playa del Carmen são confortáveis e bem localizadas.

($$$) Mas se você quer algo mais luxuoso, o Hilton Playa del Carmen e o Thompson Beach House são excelentes.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Playa del Carmen.

1. Dicas de Playa del Carmen: O que levar na mala

Imagino que a sua primeira preocupação antes de colocar o pé na estrada para fazer uma viagem, seja organizar o que você irá levar em sua mala e bom, estamos falando do Caribe, né?

Logo, ter uma mala confortável, completa e que irá te atender independente da região em que você irá ficar, é fundamental para que consiga curtir melhor seus dias de descanso.

Portanto, aqui vão algumas dicas do que levar para Playa del Carmen, lembrando que tudo o que estiver listado aqui, também poderá ser usado nas regiões próximas, ou seja, uma mala super versátil!

Roupas e calçados

Estamos falando de praia e a depender da época do ano o calor realmente vem para castigar os turistas, viu?

Portanto, coloque na sua mala:

  • Shorts;
  • Blusinhas frescas e camisetas com tecidos leves;
  • Biquínis e sungas;
  • Calças em tecidos confortáveis;
  • Vestidos;
  • Roupas frescas para dormir;
  • Casaco – um casaco levinho;
  • Chinelos, rasteirinhas e tênis – tudo o mais confortável e fresco possível.

Acessórios

Alguns acessórios serão indispensáveis nesta trip, portanto não deixe de fora da sua mala:

  • Óculos de sol;
  • Chapéus;
  • Cangas;
  • Hidrantes corporais;
  • Hidratante labial (importantíssimo)
  • Protetor solar;
  • Carregador de celular e se possível, leve um daquelas portáteis;
  • Produtos para o cabelo e a pele, o sol e mar pedem um cuidado maior com nosso corpo!

Mala pronta, bora seguir com as dicas de Playa del Camen?

dicas de Playa del Carmen

O que levar na mala em sua viagem para Playa del Carmen. Foto: Paula Rocha.

2. Melhor época para visitar Playa del Carmen: quando ir

Bom durante suas pesquisas, certamente se deparou com a melhor época para visitar Cancún e as regiões que estão em torno, inclusive deve ter se perguntado “qual a melhor época para viajar para Playa del Carmen?”.

Bom, aqui será importante considerar dois fatores: furacões e sargaço.

Ao longo do ano, existe a temporada de furacões que costuma deixar os turistas aflitos e há ainda a incidência de sargaço, aquela alga marrom que você certamente já viu uma foto na internet e que deixa o mar caribenho parecendo um rio, já que tonalidade da água muda daquela azul maravilhoso, para um marrom bem escuro.

Portanto, minha dica é: evite ir a Playa del Carmen entre os meses de maio e setembro, pois é neste período que costumam haver furacões, principalmente entre os meses de agosto e setembro quando chove mais e também pelo excessivo sargaço que atinge as praias.

Julho e agosto também são meses absurdamente quentes e eu também não considero uma boa época para viajar para lá.

De fato, a melhor época para conhecer Playa del Carmen é durante o inverno mexicano, entre os meses de dezembro e março, quando acontece a alta temporada.

Se quiser economizar e ainda aproveitar a praia bonita, recomendo ir em outubro e em abril, no mês que antecede a alta temporada e um mês antes de iniciar a baixa temporada.

Durante estes meses, a chance de pegar bons dias de sol, mar azul e praia bonita são bem altas, além de que irá te gerar uma boa economia, já que os preços estão mais baixos que na alta temporada.

As temperaturas são altas o ano todo, viu? Mesmo durante o inverno, você pode ir em paz pra lá!

3. Quantos dias devo ficar em Playa del Carmen?

Playa del Carmen é um lugar super animado e bem mais barato que Cancún, inclusive, a maioria dos passeios estão mais próximos desta região, portanto, é uma ótima opção!

Tem muita coisa pra fazer por lá e quando eu digo muita coisa, é muita coisa mesmo!

De dia e de noite, as atrações não param e os bares e restaurantes são um show a parte, além dos inúmeros atrativos que têm por lá, logo, para conhecer os principais você precisará se organizar, pois dá pra passar uma semana tranquilamente por lá para realmente conhecer tudo!

No entanto, reconheço que talvez você não tenha tanto tempo assim disponível para dedicar apenas a Playa del Carmen, portanto, minha recomendação é pelo menos 4 dias e 3 noites, menos do que isso, acho que é desperdiçar esse destino!

É claro que se estiver hospedado em Cancún e tiver pouco tempo, também dá pra fazer bate-volta, mas olha, pra mim está fora de cogitação!

4. Como se locomover

Playa del Carmen é um lugar super estruturado e certamente sua locomoção não será um problema na região.

Se for ficar em Playa del Carmen e quiser conhecer apenas as redondezas, dá pra fazer absolutamente a pé, que é inclusive a forma que eu mais recomendo para se conhecer bem um destino, afinal, nada melhor do que andar para ver em detalhes o que se tem de melhor, né?

No entanto, se quiser se deslocar para longas distâncias, também não lhe faltarão opções e você poderá escolher entre:

  • Ônibus e vans: o transporte público é Playa del Carmen é ótimo, portanto, se quiser economizar nessa trip, recomendo que fique com este meio de transporte.
  • Táxi: essa é de uma fato uma alternativa mais confortável, porém, prepare o bolso porque ela também costuma ser a alternativa mais cara.
  • Carro alugado: este é um meio muito utilizado em Playa del Carmen, principalmente por ser super confortável e ser possível fazer todas as suas atividades por conta própria. Embora pareça, esta opção não é cara e se estiver fazendo uma viagem em família ou com amigos, será ótimo!

Importante: nossa habilitação é válida tanto em Cancún como em seu entorno, portanto, em Playa del Carmen você poderá alugar um carro e andar tranquilamente se estiver com sua carteira de motorista em ordem, de forma que não é necessário se quer solicitar a permissão internacional para trafegar por lá!

Dicas de Playa del Carmen

Dicas de Playa del Carmen – saiba tudo sobre essa cidade incrível. Foto: Pixabay.

5. Como chegar: dicas de playa del carmen

O trajeto entre o aeroporto de Cancún e Playa del Carmen são aproximadamente 55 km seguindo por via terrestre.

Para chegar lá, você poderá ir de:

  • Ônibus: 4 empresas operam com o transporte entre Cancún e Playa del Carmen: Autobuses Unidos, ADO, OCC. O percurso custa a partir de R$18,94 e leva pouco mais de 1 hora e 15 minutos para chegar ao seu destino. O primeiro ônibus parte às 06:30.
  • Tranfer: essa é uma das opções mais confortáveis e segura, pois o valor já é fixo e não heverá surpresas no pagamento. É possível contratar transfer compartilhada a partir de R$112. A empresa Civitatis tem em seu site um simulador que estipula o valor em reais do transfer e você pode adquirir com antecedência sua passagem.
  • Táxi: o táxi custa bem mais caro que o ônibus e o trajeto pode custar a partir de 60 dólares. Além disso, é comum haver reclamações de viajantes que negociaram um preço e ao fim do percurso outro valor foi cobrado. Esteja atento e de fato, está não é a melhor das alternativas!
  • Carro alugado: esta é uma opção que muitos turistas escolhem, pois além do conforto, o fato de conseguirem conhecer várias atrações por conta própria, existe ainda a questão da economia, principalmente se estiver viajando com outras pessoas. De carro próprio, o trajeto entre Cancún e Playa del Carmen não passa dos 50 minutos.

6. Melhores passeios de Playa del Carmen: principais atividades

Playa del Carmen é a região mais badalada e animada, por isso, eu prefiro ficar hospedada por lá do que em Cancún, além disso, os preços são bem mais atrativos.

Repleta de atrativos que contemplam desde os famosos bares e baladas de Playa del Carmen, há ainda opções de passeios ao ar livre: visite cenotes, praias, parques, pratique mergulho, snorkel, conheça as ruínas maias e muito mais!

Bom, você percebeu que há realmente muito por fazer em Playa del Carmen, né? Por isso, vou listar os melhores passeios e as atrações que não podem ficar fora do seu roteiro!

Quinta Avenida

Falar de Playa del Carmen e não associar a Quinta Avenida ao destino é simplesmente impossível!

Esta é a principal avenida e o melhor é que ela é destinada apenas para pedestres, ou seja, há risco zero de ser surpreendida por um carro enquanto percorre a movimentadíssima Quinta Avenida que tem tanto a oferecer para os turistas.

Bares, lojas, restaurantes, agências de turismo…Tudo, absolutamente tudo por ser encontrado lá, logo é uma ótima oportunidade para caminhar, comprar, beber, comer e festejar!

Inclusive, é uma excelente ideia se hospedar próximo a Quinta Avenida, assim você poderá fazer tudo caminhando. Porém, fique atento ao escolher seu hotel, viu?

Por lá, é comum ter bares e em cima um hotel e com a bagunça formada, é difícil descansar.

Se você é da farra, como eu e não se importa, então se joga e aproveita!

Cenotes

Essa é uma das principais atrações de quem vai a Playa del Carmen e com certeza quando começar a organizar seu roteiro, esse atrativo irá aparecer em suas buscar.

Um cenote é formado durante um processo que leva milhares de anos, inclusive, algumas teorias indicam que eles surgiram após a chuva de meteoros que dizimou os dinossauros. Uau, legal, né? Aqui tratamos sobre viagens e de história também rsrsrs.

Os cenotes eram considerados locais sagrados pelos Maias e por isso, acredita-se que toda a atmosfera religiosa que cerca o ambiente contribui para que a experiência seja ainda mais impressionante.

Bom, o fato é que os cenotes são poços profundos com água cristalina e há centenas deles no México e há mais de 10 que estão perto de Playa del Camen, como o Cenote Azul que é um dos mais conhecidos e é um cenote aberto, Cenote Ik Kil e Multum-Ha, além de muitos outros.

Os preços das visitas também costumam variar, é possível visitar cenotes que a entrada custa a partir de 7 dólares e há os mais caros que podem chegar até a 100 dólares.

É importante dizer que mesmo os mais baratinhos, já são lugares com uma energia super bacana, portanto, não deixe de visitá-los!

dicas de playa del carmen

Cenotes em Playa del Carmen. Foto: Divulgação.

Ruínas

Playa del Carmen serve de base para outras atrações que os apaixonados por história vão curtir: ruínas que recontam o passado dos Maias.

Embora ela não esteja grudada nestes atrativos, é uma região que possui fácil acesso para visitá-las.

Existem 4 ruínas que são consideradas as principais: Chichén Itzá é o sítio arqueológico mais conhecido, seguido por Tulum, Cobá e Ek Balam.

Tulum é a mais próxima e está aproximadamente 60 km de Playa del Carmen, portanto, se puder visitar pelo menos uma delas, opte pela que estiver mais perto.

O bacana das ruínas de Tulum é que dentro do sítio arqueológico há uma praia belíssima, banhada pelo mar caribenho e que você pode aproveitar enquanto estiver visitando-a.

E entrada de cada atrativo irá variar, principalmente em razão de sua popularidade. o Chichén Itzá que é o mais famoso custa quase 500 pesos, ou aproximadamente R$130 reais, já o de Tulum custa em média 70 pesos, ou aproximadamente R$19.

É possível chegar as ruínas por meio de passeios com agências de turismo, de ônibus ou carro alugado

Melhor época

Ruínas de Chichen Itza. Foto: Paula Rocha.

Parques

Próximo a região de Playa del Carmen há também parques que recomendo estar na sua lista de atrativos. Dois deles estão bem pertinho da região central e são os: Xplor e o Xcaret.

Os parques são bem diferentes, de modo que o Xcaret é o maior e inclusive, tem tantos atrativos que não é possível visitar todos eles em apenas um dia.

A fauna e a flora estão presentes em ambos os parques e a natureza é um verdadeiro espetáculo!

Como eu disse, tem de tudo: flutuação em rios, acesso a praia, museu e ainda há atividades que podem ser pagas a parte, como nadar com tubarões. Radical, né?

O preço para passar o dia no Xplor custa a partir de 104 dólares e para o Xcaret custa aproximadamente 98 dólares.

Os parques estão a menos de 10 km e a maneira mais barata de ir, é de ônibus.

Praias

Playa del Carmen tem muitas praias e praias que são realmente maravilhosas, portanto, se estiver por lá, aproveite as atrações famosas na região, mas não deixe de desfrutar destes atrativos gratuitos.

  • Playacar: é uma praia super bonita, mas não possui muita estrutura. Está localizada próximo ao pier de onde partem as embarcações para Cozumel.  É lá também que está um dos bares mais famosos da região: Señor Frogs.
  • Los Fundadores: está é uma praia localizada na região litorânea central. Há bastante bares e restaurantes e o melhor é que tem para todos os bolsos. Infelizmente, está é uma das praias que sofre bastante com o sargaço, por isso, fique atento.
  • Playa Mamitas: essa é a praia pra quem gosta de uma bagunça, pois ela é repleta de bares que tocam música eletrônica e portanto, reúne um público bem jovem. Embora seja muito frequentada, ela é também uma das que sofrem bastante com a incidência de sargaço, por isso, dependendo da época do ano é possível que você não consiga aproveitá-la.
  • Playa de Playa del Carmen: ficou repetitivo, né? Pois é, essa é a praia que leva o nome da cidade e está localizada pertinho da Quinta Avenida, portanto, tem um acesso super fácil. O mar é um espetáculo e ela é super bem estruturada, com bares, restaurantes e muita agitação.
  • Playa Akumal: essa é uma praia que está um pouco mais distante da região central de Playa del Carmen e por isso também não fica tão cheia com as outras. A parte mais bacana é que dependendo da sua sorte, você poderá avistar tartarugas marinhas no caribenho. Incrível, né?
  • Puerto Morelos: está é uma praia para quem está viajando com a família. Super tranquila e com um mar em tons de azul de tirar o fôlego. É bem bonita, vale a pena!
dicas de Playa del Carmen

Praia em Playa del Carmen. Foto: Cassandra G.

Cozumel e Isla Mujeres

Seguindo com as dicas de Playa del Carmen, essas são imperdíveis.

Se estiver hospedado em Playa del Carmen e não dispor de dias suficientes para ficar em Cozumel e Isla Mujeres, recomendo que pelo menos faça um bate-volta.

É possível ir para ambas as regiões de ferry e você de fato não irá se arrepender.

Cozumel e Isla Mujeres têm uma atmosfera incrível, além de qualquer outro lugar no México e bom, sou suspeita para falar já que sou apaixonada por esses dois destino.

Inclusive temos artigos completos com dicas de Cozumel e Isla Mujeres, confira e não deixe essas ilhas de fora do seu roteiro.

dicas de Playa del Carmen

Conheça Isla Mujeres durante sua viagem para Playa del Carmen. Foto: Paula Rocha.

Bares e baladas

Playa del Carmen é infinitamente mais animado que Cancún e por isso lá não faltam opções de entretenimento para os meus bons amigos baladeiros.

Anota então essas dicas de Playa del Carmen, porque lá tem vida agitada e lugares bacanas de tudo que é tipo e preço, viu?

Fica lá, inclusive, uma das baladas mais famosas que é o Coco Bongo, mas já adianto que embora ela seja ótima e se você tiver com grana sobrando, vale super a pena a experiência, ela é bem cara e a há outras casas noturnas igualmente boas pela região.

De fato, o que não faltam são opções de lazer para quem gosta de curtir e tem atrações que podem ser aproveitadas de dia e de noite, logo, a programação te atenderá o dia inteiro!

dicas de Playa del Carmen

Conheça a vida noturna de Playa del Carmen. Foto: Paula Rocha.

7. Onde comer em Playa del Carmen: melhores restaurantes

Playa del Carmen tem muitos lugares bacanas para comer e beber. Portanto, anota essas dicas incríveis pra usar quando for pra lá.

  • Bar Loco: esse é bar mais barato e animado de Playa del Carmen, tem bebidas a partir de R$5 e comida por R$10 e está sempre cheioooo!
  • La Cochi-Loka: experimente a cochinita pibil, essa é uma das comidas mais famosas de Playa del Carmen, é um tipo de taco feito de pernil. Na La Cochi-Loka tem essa delícia por apenas R$5.
  • Mercado 174: para comer uma boa comida mexicana, conheça o Mercado 174, localizado na Quinta Avenida. Tem de tudo, de café da manhã a jantar com um preço bem bacana.
  • Eat Bar: com opções veganas e vegetarianas, há opções de pratos a partir de R$13.
  • Ferron’s Jerk Chicken: para comer uma boa comida caribenha, o Ferron’s é uma excelente opção. Os pratos custam a partir de R$16 e embora seja um restaurante simples, a comida é super recomendada.

Lembrando que a Quinta Avenida é cheiaaaaa de bares e restaurantes, logo fique tranquilo, se não curtir essas opções, você certamente achará bons estabelecimentos durantes sua passagem por Playa del Carmen.

dicas de Playa del Carmen

Experimente a comida típica de Playa del Carmen. Foto: Paula Rocha.

8. Onde ficar em Playa del Carmen: dicas de hotéis

Badalada como Playa del Carmen, o que não faltam são opções de onde ficar, por isso, vou dar algumas dicas bem bacanas e certamente uma delas irá caber no seu bolso.

Downtown Attraction Deluxe

Essa é uma opção baratinha, mas que atende super bem os turistas em Playa del Carmen.

Os quartos do Downtown Attraction Deluxe estão equipados com ar-condicionado, cofre, banheiro privativo e tv de tela plana, além disso está localizada bem próxima da praia.

  • Diárias a partir de R$298.
  • Clique aqui e verifique a disponibilidade das acomodações para as datas da sua viagem.
Dicas de playa del carmen

Acomodação para casais no Downtown. Fonte: Booking.

Antera Hotel Residences

Com um preço mediano, temos o Antera Hotel Residences.

As acomodações do Antera Hotel Residences são super confortáveis e possuem ar-condicionado, banheiro privativo, guarda-roupa, tv e algumas opções possuem ainda uma varanda térrea incrível.

  • Diárias a partir de R$586.
  • Clique aqui e verifique a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.
onde ficar em playa del carmen

Acomodação familiar no Antera Hotel Residences. Fonte: Booking.

Wyndham Alltra Playa del Carmen

O Wyngham Alltra Playa del Carmen é a opção para quem quer ostentar nessa trip!

Com atendimento all inclusive, as acomodações são completas: banheiro privativo, ar-condicionado, tv e varanda. Além de oferecer uma área de lazer externa que é absolutamente fantástica, com piscinas, banheiras de hidromassagem, academia e muito mais.

  • Diárias a partir de R$1044.
  • Clique aqui e confira a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.
dicas de playa del carmen.

Acomodação familiar no Wyndham Alltra Playa del Carmen. Fonte: Booking.

  • São muitas dicas de Playa del Carmen, né?

Espero que muitas delas sejam usadas por vocês na hora de fazer a viagem dos sonhos, pois tudo aqui foi produzido com muito amor e principalmente, com a nossa experiência quando fizemos esse roteiro.

Portanto, aproveitem e até a volta!

Eu sou a Fran, graduada em Letras, professora de Língua Portuguesa, viajante, blogueira, dona do 🐕 Bartholomew e do insta Recalculando a Vida. Sagitariana raiz, a louca da astrologia, apaixonada por boteco, cerveja de garrafa, comida boa, sol, praia e carnaval. Bora viajar?

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa