Menu

Melhor época para ir a Bonito

30 de setembro de 2020

Uma coisa muito importante que deve ser considerada ao planejar uma viagem, é sempre pesquisar “quando ir” e para esse paraíso não seria diferente. A melhor época para ir a Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, que é uma das mais procuradas em todo o país. Isso porque, ela é repleta de maravilhas naturais e muitas atrações ao ar livre.

Disso, muitos turistas acabam procurando-a para aproveitarem da natureza e se aproximarem do meio-ambiente. Com isso, alguns certos passeios acabam superlotando, e deste modo, os despreparados acabam ficando para trás. Mas, não se preocupe, porque justamente para evitar isso separamos alguns tópicos sobre a melhor época para ir a Bonito.

Englobaremos neste texto alguns pontos interessantes, como os meses de alta e baixa temporada, por exemplo. Além disso, os períodos mais quentes e frios do ano, como também os de maior chuva. Tudo isso para facilitar sua vida na hora de pesquisar sobre a região e organizar uma viagem. Lembramos a todos que é muito importante consultar estes aspectos, até para não “quebrar a cara” e ter um passeio ruim.

Melhor época para ir a Bonito: Os meses de alta temporada em Bonito MS

A exemplo da maioria das cidades turísticas em todo o Brasil, os meses de alta temporada em Bonito são os de férias. Ou seja, na segunda quinzena de junho até o último dia de julho, além dos meses de dezembro e janeiro. Isso porque, crianças, adolescentes e universitários têm alguns dias de descanso de suas instituições de ensino.

Sem falar nos adultos que saem de férias de seus trabalhos, para curtirem uma viagem ou relaxarem. Disso, é muito importante destacar que estes períodos citados são os de maior procura.

Portanto, quase todas as atividades, hospedagens e até mesmo restaurantes podem estar superlotados. Algumas datas isoladas no calendário também devem ser lembradas, tais como os feriados importantes.

Páscoa e Carnaval, por exemplo, também costumam ser alvos de turistas. Assim, lembre-se sempre de agendar com meses de antecedência sua viagem. E isso já inclui passagens aéreas, hotéis, restaurantes e claro, seus passeios preferidos. Essa é a melhor época para ir a Bonito.

Bonito na alta temporada

Alta temporada em Bonito – informações. Foto: Fran Barros.

Melhor época para ir a Bonito: Os meses de baixa temporada em Bonito MS

Já que destacamos os meses preferidos dos turistas para visitar Bonito, vamos ao inverso agora. Isso mesmo, as datas mais comuns do ano cujo a cidade sul mato-grossense costuma estar mais vazia.

Podemos dividi-las em duas partes do ano: a do primeiro semestre e a do segundo, ok? No primeiro, fevereiro, março e maio costumam ter uma procura menor. Se der sorte, nem precisa programar tanto assim a sua viagem. Claro, sempre aconselhamos a pesquisar tudo antes, mas dependendo do que for fazer, pode encontrar com facilidade.

Já no segundo semestre, agosto, outubro e novembro são considerados os períodos mais tranquilos. Isso porque, poucos feriados acontecem nos mesmos, sem falar que são muito mais quentes. Na verdade, tanto nos meses citados do primeiro semestre, quanto do segundo, são os de maior calor na região.

Junho e julho, por exemplo, na alta temporada, são muito mais amenos e refrescantes. É sábio consultar a previsão do tempo para o mês ou semana que for visitar o local. Essa pode ser a melhor época para ir a Bonito, se gostar de calmaria.

Melhor época para ir a Bonito

Os meses de baixa temporada em Bonito. Foto: Fran Barros.

Visitar Bonito no verão: as principais informações

Por Bonito ser uma cidade que é muito dependente de sua natureza para passeios, diversos turistas acabam escolhendo o verão para visita-la. Isso porque, acreditam que o calor e forte sol são predominantes neste período do ano. Isso não necessariamente deixa de ser verdade, entretanto, tome alguns cuidados.

Tenha a ciência de que nesta época os termômetros chegam a bater 32ºC, o que é considerado alto. Além disso, com o mormaço, a sensação térmica pode chegar até os 40ºC. Já vimos muitas pessoas que acabaram passando mal por isso.

Com isso, lembre-se sempre de estar utilizando o protetor solar, além de claro, trazer alguns hidratantes para a pele. Outra coisa a informar é que não é por ser uma data predominantemente quente que não haverá chuva.

Na verdade, no verão brasileiro é quando mais ocorre precipitação nesta região sul mato-grossense. Então, já se prepare para levar guarda-chuvas. E em casos mais extremos, dependendo do passeio, galochas e capas também. Acha que no calor é a melhor época para ir a Bonito?

Melhor época para ir a Bonito: no Verão

Bonito no verão – informações importantes. Foto: Fran Barros.

Visitar Bonito no inverno: quando faz mais frio?

Agora se você está buscando justamente o inverso disso, o frio, entenda que Bonito não possui uma tão baixa. Na verdade, o mínimo que a região faz durante todo o ano é apenas 14ºC, nos meses de maio, junho e julho.

A temperatura média costuma ficar na casa dos 23ºC durante estes meses. Sem falar que a máxima é relativamente quente, com termômetros marcando até 27ºC. Claro, um ponto positivo de visitar a cidade neste período é de que o sol não é tão forte. Na verdade, são os meses de maior nebulosidade em todo o ano.

Ou seja, se você não gosta muito de passar calor, talvez seja melhor se programar para conhecer Bonito aí. Até porque, terá um clima mais ameno, de menos, e mais: com poucas chuvas também.

O mês de julho costuma ser o mais seco de todos durante o ano, tendo uma média de apenas 13% de precipitação. Ou seja, basicamente, em 30 dias, poderá pegar chuva em apenas três. O uso de protetor solar e hidratantes ainda é importante, porém, muito menos do que no verão. Não é a melhor época para ir a Bonito.

Flutuação em Bonito no inverno

Passeio de Flutuação em Bonito no inverno. Foto: Fran Barros.

Melhor época para ir a Bonito: quando não ir para Bonito: entenda a sua situação

Se você quer saber se existe uma época específica fora de nossas recomendações para uma visita, entenda que isso é uma escolha muito pessoal. Não existe uma contraindicação geral de quando ir a Bonito.

Na verdade, isso vai depender do que você planeja fazer em sua viagem ou de seus gostos. Se gosta de um clima muito quente, pode visita-la no verão, por exemplo. Entretanto, ali configuram-se muitas chuvas. Disso, se quer um clima quente e seco, pode explorar mais setembro e outubro. Agora se gosta de frio, seu foco é o meio do ano.

Junho e julho costumam ser meses bem amenos em temperaturas, sem nenhuma chuva. Caso o problema seja superlotação, evite os meses de alta temporada: como junho, julho, dezembro e janeiro.

Disso, a baixa-temporada pode ser o seu principal “alvo”. Entende? Tudo vai depender muito do que você quer fazer, se não vai se incomodar com chuvas ou aglomerações. Muitos acabam optando, por exemplo, em não fazerem atividades radicais sob tempestades. Esta não é a melhor época para ir a Bonito.

Alguns cuidados gerais são importantes

Primeiramente, para visitar Bonito, não pense que vai entrar na mata tranquilo.

Existem muitas normas e medidas de segurança que são passadas aos turistas. Uma delas é que esteja sempre calçando tênis, até porque, muitas trilhas e pontos perigosos são percorridos. Ir de chinelo ou sandálias, por exemplo, está fora de cogitação.

Além de que, protetor solar, hidratantes, galochas, capas e guarda-chuvas estão no check-list. Isso claro, dependendo de qual época do ano for visitar a região do Mato Grosso do Sul. Fora que, marcar sua passagem e hospedagem também é algo a ser feito com antecedência. Dependendo de em que época do ano for para lá, pode acabar passando nervoso pela falta de vagas.

Melhor época para ir a Bonito: Informações importantes

Passeio para a Boca da Onça – informações importantes. Foto: Fran Barros.

Onde ficar

Agora que você já sabe tudo o que precisa para escolher a melhor época para ir a Bonito, vou dar algumas opções de hospedagem para quando decidir tirar essa trip do papel e cair na estrada, ok?

Wetiga Hotel

O Wetiga Hotel é o tipo de hospedagem dedicada aos viajantes que desejam investir um pouco mais em hospedagem. Luxuoso, bonito e muito bem localizado, é certamente uma opção super viável a quem visita Bonito.

A propriedade está a apenas 1,5 km do centro da cidade e está localizada próxima a um dos atrativos mais famosos: a Gruta do Lago Azul. As acomodações são delicadamente decoradas em um estilo moderno e estão equipadas com ar-condicionado, varanda com vista para piscina na área externa, Tv, frigobar, banheiro privativo e até secador de cabelo.

Aproveite para desfrutar do belo café da manhã que é servido diariamente. Diárias a partir de R$412. Verifique aqui a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.

Foto da galeria desta acomodação

Acomodação do Wetiga Hotel em Bonito/MS. Fonte: Booking.

Pousada do Peralta

A Pousada do Peralta é a opção para quem quer economizar em hospedagem e ainda assim ficar em um lugar confortável e de fácil acesso a região.

Localizada a apenas 1 km do centro de Bonito, possui acomodações equipadas com banheiro privativo, TV e frigobar. A propriedade também possui uma piscina ao ar livre disponível aos hóspedes, Wi-fi gratuito, café da manhã incluso no valor da diária e um balcão de turismo para a contratação de passeios.

Diárias a partir de R$140. Verifique aqui a disponibilidade da pousada para as datas da sua viagem.

Foto da galeria desta acomodação

Acomodação familiar na Pousada do Peralta em Bonito/MS. Fonte: Booking.

Hotel Pousada Águas de Bonito

O Hotel Pousada Águas de Bonito é uma outra opção para quem busca uma experiência de lazer completa na hora de se hospedar e por isso possui diárias com valores um pouco mais altos.

Localizado a apenas 1 km da estação rodoviária de Bonito, a beleza do hotel é verdadeiramente impressionante. As acomodações estão equipadas com ar-condicionado, TV, banheiro privativo e uma varanda privativa com uma vista privilegiada para o jardim e para a área da piscina.

O hotel oferece ainda um spa com banheira de hidromassagem, sauna e outros tratamentos relaxantes e para sua maior comodidade, há ainda uma agência de turismo no local que poderá auxiliar na contratação e organização de seu roteiro.

Diárias a partir de R$457. Verifique aqui a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.

Foto da galeria desta acomodação

Área externa do Hotel Pousada Águas de Bonito. Fonte: Booking.

Bom, apresentei três sugestões de hospedagens nesse paraíso, mas se quiser uma lista maior de opções, é só clicar aqui para conferir o post completo Onde Ficar em Bonito, garanto que irá facilitar muito na hora de fazer sua escolha.

E por falar em facilitar suas escolhas, que tal algumas dicas para aproveitar muito sua viagem para Bonito? Vamos lá?

Melhor época para ir a Bonito: Dicas

  • Planeje roteiros com diferentes passeios para que possa voltar cheio de novas experiências e procure incluir: flutuações, mergulhos, cachoeiras, balneários e esportes de aventura.
  • A Lagoa Misteriosa é um dos passeios mais procurados em Bonito, porém há uma determinada época de funcionamento do atrativo por questões naturais, por isso se for uma opção indispensável para você, clique aqui para ler o post completo e descobrir qual a melhor época para conhecê-la.
  • Programe-se para fechar e organizar seus passeios bem antes das datas de sua viagem para que não corra o risco de ficar de fora das atrações por falta de vaga.
  • Uma das melhores e mais longas flutuações em Bonito é a flutuação do Rio da Prata, o passeio dura em torno de 4 horas e considero um dos atrativos indispensáveis para seu roteiro.
  • Existem inúmeras formas para chegar em Bonito e para organizar melhor sua viagem, recomendo que leia o nosso post “Como chegar em Bonito” para escolher a melhor opção e a que mais irá compensar para conhecer esse paraíso.

E ai, viajantes? Dicas anotadas? Agora é só fazer as malas e partir para essa aventura incrível que é conhecer o destino que é referência em ecoturismo no Brasil! Bora?

Melhor época para ir a Bonito: dicas

Flutuação no Rio da Prata em Bonito/MS. Foto: Fran Barros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top