Top

Melhor época para ir para Natal: quando ir

Dunas de Genipabu

Vou começar com uma boa notícia: quase o ano inteiro é a melhor época para ir para Natal, pois a cidade conta com uma média de 300 dias de sol por ano!

No entanto, há períodos que são mais chuvosos e é melhor evitá-los, principalmente se o seu objetivo for curtir a praia.

Embora todo o estado do Rio Grande do Norte seja ensolarado o ano inteiro, não tem aquela típica sensação térmica de abafado, muito pelo contrário: a brisa é bem fresca!

Porém, em alguns pontos afastados das praias, o clima fica semiárido durante os longos períodos de seca, quando a precipitação é baixa.

A propósito, vale ressaltar que o sol em Natal nasce muito cedo. Consequentemente, o pôr do sol também acontece muito cedo.

Isso é: aproximadamente às 5h20 o sol nasce, enquanto o pôr do sol ocorre às 17h15.

Agora, confira tudo o que você precisa saber sobre qual a melhor época para ir a Natal, incluindo o clima dos meses, quando é o período de chuva e muito mais.

Clima de Natal

O clima em Natal é bastante quente, com os termômetros sempre marcando temperaturas acima de 25ºC na maior parte do ano, o que é ótimo para aproveitar uma boa praia!

Então Mala Rosa, todo dia é dia de praia em Natal?

Mais ou menos.

Embora o sol não dê trégua em Natal, a chuva pode ser algo que atrapalhe sua viagem.

Por isso, atente-se: chove muito em Natal durante o primeiro semestre do ano, mas alguns meses chovem mais do que outros.

Sendo assim, confira o clima de todos os meses do ano em Natal para planejar sua viagem sem surpresas negativas!

Afinal, Natal é um lugar lindo e precisa ser aproveitado ao máximo sem dó, sério!

3 opções de hospedagem que valem a pena em Natal

($) Se você quer economizar, a Pousada Brisa do Morro Ponta Negra é muito boa e barata.

($$) Com bom custo-benefício, o Coral Plaza Apart Hotel é um espetáculo com vista para o mar.

($$$) Pra quem procura algo mais bacanudo e com tudo incluso o Serhs Natal Grand Hotel & Resort é escolha certeira.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Natal.

Janeiro

Se você quer viajar para Natal em janeiro para começar o ano com pé direito… É uma excelente escolha! Isso porque janeiro é um mês que chove pouco no Rio Grande do Norte, com média de chuvas de no máximo 55mm.

E isso é bem baixo.

Além disso, os termômetros marcam 30ºC na maior parte do tempo em janeiro, o que favorece o turismo.

Todavia, se você é uma pessoa que não gosta de lugares cheios, esse primeiro mês do ano talvez não seja uma opção tão interessante para viajar, pois as praias estarão cheias, além de os preços estarem mais elevados.

Fevereiro

Assim como janeiro, fevereiro é um mês que chove pouco, mas ainda chove mais do que o mês anterior, com precipitação de 85mm.

No entanto, é também um dos meses mais quentes do ano, com os termômetros marcando 32ºC quase todos os dias.

Neste caso, atente-se quanto à previsão de chuva em Natal logo pela manhã, antes de sair de sua hospedagem.

Melhor época para ir para Natal: clima

Março

Março é o mês no qual a chuva está mais presente em Natal, com precipitação chegando a 190 mm, quase o dobro do que nos meses anteriores. Por outro lado, a temperatura continua na casa dos 30ºC.

Dica: embora março seja um mês bastante quente, a chuva pode pegar de surpresa e acabar com o dia de passeio, principalmente se estiver em praias. Então neste caso, aconselho a se hospedar em resort e aproveitar suas dependências.

Abril a maio

De abril a maio chove muito em Natal, com direito a ventos fortes, dias inteiramente chuvosos e alto nível de chuva.

Portanto, se puder, evite ir a Natal nessa época, principalmente se estiver querendo ir para praias, mesmo que o clima seja convidativo, com temperatura chegando aos 29ºC.

Junho e julho

Junho e julho são meses bastante chuvosos, além de que junho é quando ocorre o ápice do inverno em Natal.

Mas não é nada daquele frio de querer passar o dia embaixo das cobertas, já que a temperatura mínima é de apenas 21ºC e a máxima, de 28ºC.

Mesmo assim, é melhor evitar essa duplinha, pois o dia na praia pode ir por água abaixo (literalmente!).

Melhor época para ir para Natal

Natal também tem ótimas praias para praticar esportes aquáticos, como kitesurf. Por isso, vá em época de seca para aproveitar mais. Paula Rocha

Agosto

Agosto é o mês no qual a chuva começa a diminuir, mas a temperatura continua a mesma de junho e julho: mínima de 21ºC, enquanto a máxima é de 28ºC.

Porém, diferente dos meses anteriores e dos seguintes, em agosto venta muito, fazendo com que o mar fique mais agitado e turvo, não recomendado para banho.

Portanto, marque aí: evitar Natal em agosto!

Setembro

Certamente uma das melhores épocas para viajar para Natal é setembro!

Setembro é um mês de muito sol na cidade, mais do que os meses anteriores, e também o de poucas chuvas.

Se chover, não será forte, tampouco vai demorar para passar.

Já sobre temperatura, não espere ver menos de 25ºC.

Outubro, novembro e dezembro

Esses meses formam o trio de melhor época para viajar para Natal!

Isso porque os dias são ensolarados e sem grandes chances de chuva, fazendo com que outubro, novembro e dezembro sejam os meses mais secos do ano no Rio Grande do Norte.

Aliás, a temperatura chega a até 30ºC!

Então, não tem erro: Natal nos últimos três meses do ano é sucesso!

Dica: antes de viajar, saiba quanto custa ir para Natal

Clima mensal do Rio Grande do Norte.

Natal é perfeito no fim do ano: sol, águas claras, brisa fresca e sossego! Paula Rocha

Quando é a baixa e a alta temporada em Natal?

A alta temporada em Natal costuma ser na época das férias escolares, sendo os meses de dezembro, janeiro, junho e julho.

Embora junho e julho sejam meses muito chuvosos na cidade, o turismo não diminui. Logo, nesse período, a procura por hospedagem é maior, e consequentemente os preços são mais salgados.

Então, se não tiver outras opções a não ser viajar nesses meses, faça suas reservas o mais cedo possível para evitar perrengues.

Além desses meses, os períodos de feriados prolongados e grandes eventos costumam ser alta temporada na cidade, sem dúvidas.

Então, nesses dias você com certeza encontrará praias lotadas e valores mais altos.

Por outro lado, os meses de baixa temporada em Natal são março e agosto a novembro. Nesse período, os preços caem bastante e a cidade está mais vazia, bem como os hotéis.

Mas lembre-se que em março chove muito em Natal, então procure ir a partir de agosto.

Não deixe de conferir: Melhores praias de Natal

Alta e baixa temporada em Natal.

Passeio em Natal durante a baixa temporada. Paula Rocha

Qual a época das festas e eventos em Natal?

Apesar de Natal receber turismo de janeiro a janeiro, em algumas épocas a cidade recebe ainda mais visitantes em busca de prestigiar as festas e eventos que acontecem na região.

Sendo assim, que tal conferir as principais comemorações do calendário de Natal?

Quem sabe você não se depare com algum em sua viagem! E quem sabe também não queria ir em determinado mês para aproveitar as festas?

Então, veja os principais eventos de Natal logo abaixo.

Não deixe de conferir o post completo: O que fazer em Natal

Carnatal

Sim, você leu certo! Não, não é Carnaval hahaha E não, ele não acontece em fevereiro e março, como nos outros lugares do Brasil.

O Carnatal é um Carnaval fora de época que acontece no início do mês de dezembro, sendo uma mistura de Carnaval e Natal, uma junção de clima natalino e festas.

O evento recebe cantores e bandas famosas brasileiras, com direito a ruas enfeitadas, escolas de Carnatal com marchinhas e pura folia.

São João

O São João é uma das festas mais procuradas pelos turistas em Natal!

Nesse período de junho, as ruas da capital são tomadas por barracas com comidas típicas, quadrilhas e muitos shows de forró, durando seis dias e com entrada gratuita.

“Natal em Natal”

A prefeitura de Natal criou o projeto “Natal em Natal” que traz várias apresentações artísticas e culturais na cidade em dezembro, enfeitando as ruas e deixando tudo extremamente charmoso.

A decoração da festa é decidida através de um concurso cultural no qual designers da região propõem seus projetos, favorecendo a liberdade de expressão e chamando a atenção de viajantes do Brasil e do mundo inteiro.

Afinal, sempre fica lindo, vale muito a pena visitar!

Você sabia? Natal também é um destinos mais procurados para passar a Lua de Mel!

Folia de Santos Reis

Dias antes do 25 de dezembro, ocorre a Folia de Santos Reis, uma festa católica portuguesa na qual tem como objetivo comemorar a visita dos Santos Reis ao menino Jesus. A passeata percorre a cidade toda, com muito capricho e elegância.

Quando ir para Natal para aproveitar os parrachos?

Mas Mala Rosa, que raios é parracho?

Parracho é o nome dado a piscinas naturais. Em Natal, temos a de Perobas e Maracajaú.

Então, estamos falando de qual a melhor época para aproveitar as piscinas naturais de Natal.

Mas, para aproveitá-las, depende bastante da tábua das marés e das fases da lua.

Atente-se: busque pegar a maré baixa durante o período de lua nova e lua cheia, pois é quando a água está mais transparente. E anota aí: a maré mais baixa e seca é pela manhã!

Por isso, não há exatamente um mês certo para aproveitar os parrachos, e sim as fases da lua, tábua de marés e horários.

Melhor época para ir para Natal: aproveitar os parrachos

Afinal, qual a melhor época para ir para Natal?

A melhor época para ir para Natal é entre a segunda quinzena de setembro e a primeira quinzena de fevereiro, pois são nesses meses em que chove menos e que praticamente todos os dias estão ensolarados.

Cabe ressaltar que se você busca encontrar praias mais vazias e preços mais atraentes, a melhor época para viajar para Natal é entre setembro e novembro.

E lembre-se: acorde cedo para aproveitar o dia em Natal, já que o sol nasce mais cedo que nas outras cidades brasileiras e também se põe mais cedo.

E olha, vale muito a pena acordar antes do habitual para ver o sol nascer. É uma visão ímpar!

Dica: leia meu post completo com várias dicas de Natal, no Rio Grande do Norte para melhorar ainda mais a sua viagem.

Onde ficar em Natal

Com bom custo-benefício, o Coral Plaza Apart Hotel, com varandas enormes, quartos espaçosos, vista para o mar e totalmente pé na areia.

  • verifique a disponibilidade para a data da sua viagem aqui
Dicas de PipaVeja tambémDicas de Pipa

Mas se você quer algo mais luxuoso, a pedida é o Best Western Premier Majestic Hotel.

  • Verifique a disponibilidade para a data da sua viagem aqui

Agora, se você quer economizar sem perder o conforto, recomendo o Brisa do Mar Beach Hotel.

  • Verifique a disponibilidade para a data da sua viagem aqui

Confira mais dicas: Onde ficar em Natal

Onde ficar em Natal: Hotel Coral

Então, agora que você já sabe qual a melhor época para ir para Natal, que tal começar o planejamento da viagem?

Só não esqueça de voltar aqui depois e me contar o que achou dessa cidade linda!

Todos os nossos artigos sobre o Rio Grande do Norte

Está de viagem marcada para o Rio Grande do Norte? Então, não deixe de conhecer Natal e Pipa! E para te ajudar na hora de planejamento, confira todos os nossos artigos sobre os destinos com dicas que ninguém te conta:

  1. Onde ficar em Natal
  2. Onde comer em Natal
  3. Melhores restaurantes com espaço kids em Natal – RN
  4. Quanto custa viajar para Natal
  5. Melhor época para ir para Natal: quando ir
  6. Melhores praias de Natal
  7. O que fazer em Natal
  8. Dicas de Natal
  9. Natal ou Fortaleza?
  10. Natal ou Porto de Galinhas?
  11. Onde ficar em Pipa
  12. Onde comer em Pipa
  13. Quanto custa viajar para Pipa
  14. Melhor época para viajar para Pipa: quando ir
  15. Como chegar na Praia de Pipa
  16. Melhores praias de Pipa
  17. Passeio de um dia em Pipa
  18. O que fazer em Pipa
  19. Dicas de Pipa

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa