Top

Melhor época para viajar para o Peru

Viajantes, vocês certamente irão concordar comigo quando afirmar que não dá pra falar de destinos incríveis e não pensar que o sinônimo disso é o Peru. Terceiro maior país da América do Sul e culturalmente gigantesco, é o tipo de lugar que todo mundo precisa ir ao menos uma vez na vida e bom, para qualquer viagem sair exatamente como sonhamos, devemos considerar um certo planejamento e portanto, vamos falar sobre uma dessas fases de tirar essa trip do papel que é definir: Qual é a melhor época para viajar para o Peru?

O Peru tem inúmeras particularidades que o tornam um dos países mais místicos do mundo e é lá que está uma das 7 maravilhas, logo, não dá pra desperdiçar sua viagem indo pra lá na época errada, né?

Portanto, sugiro que acompanhe esse artigo e descubra: qual é a melhor época para viver a experiência mais louca da sua vida em solo peruano.

Informações importantes do Peru

Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?

Então, antes de descobrir quanto custa viajar para o Peru, confira as principais dicas sobre o Peru que você precisa saber antes de viajar.

  • Onde fica o Peru: é um país localizado na América do Sul e faz fronteira com cinco países (Equador ao norte, Colômbia a nordeste, Brasil e Bolívia a leste e Chile ao sul).
  • Capital: Lima
  • Idioma: o oficial é o espanhol, no entanto, mais de outras 40 línguas são faladas no país, incluindo quíchua e aimará.
  • Fuso horário: o fuso horário é o GMT – 5:00, a diferença entre Peru e o Brasil são de 2 horas.
  • Tomada: a maioria delas é do tipo A e B e possuem dois pinos chatos e dois redondos.
  • Voltagem: 220 V
  • Precisa de passaporte? não precisa de passaporte, apenas RG.
  • Precisa de visto? Brasileiros não precisam de visto para entrar no Peru.
  • Vacina: ao embarcar, será solicitada a carteira de vacinação contra a COVID-19 com 2 doses da vacina. Caso contrário, precisa fazer o teste PCR.
  • Moeda local: a moeda local é o Novo Sol e alguns lugares turísticos podem aceitar dólares como forma de pagamento.
  • Melhor chip de internet: Bitel
quando ir ao Peru

Deserto em Ica – melhor época para ir ao Peru. Foto: Paula Rocha.

Veja também: Quanto custa viajar para o Peru

Como é o clima no Peru

Viajar ao Peru é um sonho, afinal, um país tão rico culturalmente deve reservar inúmeras surpresas aos viajantes.

Por falar em surpresas, é assim mesmo que podemos falar sobre o clima de lá.

Bem variado, principalmente em razão da localização geográfica de algumas das cidades mais visitadas do país e, por isso, vamos sempre falar separadamente sobre o clima em cada uma dessas regiões.

Para começar, o clima no Peru se caracteriza em basicamente duas estações.

O inverno que ocorre entre os meses de abril a outubro e é considerado uma época seca.

O verão, entre os meses de novembro a março que é uma época considerada mais úmida, no entanto, isso também varia.

O país se dividi em 3 regiões principais: litoral peruano, selva amazônica e serra e cada uma apresenta um clima diferente e característico, isto acontece em razão da diferença de amplitude e altitude de um espaço geográfico para o outro.

Costa Peruana

O clima na costa peruana é semi-árido e apresenta temperaturas agradáveis ao longo de todo ano, mesmo durante o inverno.

Os termômetros costumam marcar uma média que varia entre 22 º a 28 º e a incidência de chuvas nessa região não é frequente, o que a torna mais seca em razão da falta de umidade.

Durante a noite, a temperatura costuma baixar em média 10 º do clima apresentado durante o dia, sendo ainda um clima agradável para as atividades noturnas.

O clima da costa recebe influência dos ventos da corrente fria que vem do mar do Peru, também conhecida como Corrente de Humboldt, considerada a corrente marítima mais fria do mundo.

É nessa região que estão algumas das principais cidades do país, inclusive Lima, a capital peruana, além de Trujillo, Chiclayo e Arequipa.

Selva Amazônica

Se na costa peruana as chuvas são raras, na Selva Amazônica a realidade é outra.

Ocupando 60% do território peruano, a selva amazônica e seu clima tropical formam o habitat perfeito para uma grande diversidade de fauna e flora.

Temperaturas altas que ficam entre 18 º e 36 º ao longo de todo o ano, tornam essa região úmida e com incidência frequente de chuvas.

A estimativa é de que as precipitações alcancem marcas que variam entre 2000 mm a 4000 mm anualmente.

Cidades importantes para a formação do país e que contemplam o clima característico da selva amazônica peruana são Iquitos, Parque Nacional El Manu, Chachapoyas – Kuelap.

Serra

A serra peruana apresenta, assim como em outras regiões, uma vasta variação climática.

De modo que para definir quando ir ao Peru, é necessário estudar previamente o clima em cada um desses lugares, principalmente, escolhendo por ordem de prioridade os lugares que você não quer deixar fora do seu roteiro.

É na serra que estão algumas das cidades mais visitadas por turistas no Peru, como Cusco, Machu Picchu, Arequipa, Colca, Puno, Huaraz e Cajamarca.

As temperaturas costumam variar entre 7 º a 21 º.

No entanto, é importante ressaltar que a depender da localidade da serra em que a cidade está localizada e a estação do ano, as temperaturas podem ser ainda mais baixas, inclusive, os termômetros podem marcar temperaturas negativas.

Na serra, no entanto, as estações mais secas ou mais chuvosas são bem definidas, de modo que durante os meses de abril a novembro as temperaturas estão mais baixas, mas é o período mais seco.

Já entre os meses de dezembro a março, as chuvas são mais constantes, mas o clima está mais agradável.

 

6 opções de hospedagem que valem a pena em Lima, capital do Peru.

($) Se você quer economizar, o Ibis Budget Lima Miraflores e o La Quinta de Amat são pousadas boas e baratas.

($$) Com bom custo-benefício, o Hotel Diamond Lima e o Ayeda La Paz Apart Hotel são confortáveis e bem localizadas.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Del Pilar Miraflores Hotel e o Casa Andina Premium Miraflores são excelentes.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Lima, capital do Peru.

Melhor época para ir ao Peru: Estações do ano

Diferente das quatro estações do ano as quais estamos acostumados, o Peru, como foi dito anteriormente se divide em duas estações bem demarcadas: a estação seca e a estação úmida.

Bom, agora que você já conheceu as 3 regiões as quais o país está dividido, que tal descobrir qual a melhor época para conhecer cada uma delas e assim traçar um roteiro em que consiga otimizar seu tempo e conhecendo o máximo de lugares possíveis.

Vamos lá?

Costa Peruana

A melhor época para conhecer o litoral do Peru e conhecer as belas praias que o país abriga, o ideal é viajar para lá durante os meses de novembro até março.

Nesta época o clima está agradável, com temperaturas mais altas e embora esses meses sejam mais úmidos, é considerado verão por lá, logo as águas quentes que se une a brisa fria do oceano são perfeitas para sua viagem.

Selva Amazônica

Se está em clima de definir quando ir ao Peru para desbravar a selva amazônica, fique avisado desde já que o clima tropical de lá garante a incidência de grande umidade ao longo de todo ano.

Desta forma a incidência de chuva forte em algumas épocas do ano podem ser mais frequentes.

Portanto, a melhor época para conhecer esse paraíso e berço de tanta biodiversidade se concentra entre os meses de maio a setembro e fique atento, durante a noite as altas temperaturas costumam baixar bastante e tornar a região mais fria.

Serra e as montanhas peruanas

A maioria das pessoas que vai conhecer o Peru se concentra em definir a melhor época para viajar para as áreas de serra e montanhas do país, uma vez que é lá que estão Machu Picchu e Cusco.

Desta forma, é importante dizer que durante os meses de abril a outubro o clima está bem instável.

De abril a novembro embora ainda haja certa imprevisibilidade, as temperaturas se mantém mais agradáveis e com dias mais ensolarados.

Portanto, com pouca incidência de chuvas, sendo a época mais procurada pelos turistas.

Veja também: melhor época para viajar para Buenos Aires: quando ir?

Melhor época peru

Quando ir ao Peru: Puno – a cidade folclórica. Foto: Paula Rocha.

Qual a pior época para viajar ao Peru

Bom, essa é uma pergunta que você mesmo deverá responder com base nos seus interesses, uma vez que com a grande variação de temperatura em cada região, para definir a melhor ou a pior época é importante definir quais são os lugares que você sonha conhecer no Peru.

De modo geral, a pior época acada sendo realmente aquelas em que há maior incidência de chuvas, uma vez que podem atrapalhar seu roteiro e até impedir que você conheça certos lugares.

Portanto, ao programar sua viagem, escolha a região ou as regiões que quer conhecer e verifique qual a melhor época para viajar para o Peru considerando o nível de pluviosidade em cada uma delas.

Clique e saiba mais sobre Dicas de Machu Picchu.

Melhor época para ir ao Peru: Alta e baixa temporada

A alta temporada no Peru ocorre entre os meses de abril a outubro, durante as estações do outono, inverno e primavera.

Com destaque também para os meses de julho e agosto, quando as férias escolares de brasileiros e de muitos países europeus acontecem.

Durante o outono e a primavera as temperaturas estão bem agradáveis e se puder programar sua viagem, é uma boa organizá-la para este período.

O inverno embora tenha temperaturas mais baixas, não é congelante e é também uma excelente opção.

No entanto, considere o fato de ser período de férias escolares e que os destinos favoritos pelos turistas, como Machu Picchu tendem a estar mais cheios.

A baixa temporada, portanto, ocorre durante a estação favorita de nós, brasileiros: o verão.

Porém, por lá, durante esta estação chove bastante, de modo que torna esse país incrível pouco atrativo.

melhor época para viajar para o Peru

Melhor época para viajar para o Peru – alta e baixa temporada. Foto: Paula Rocha.

Conheça a Cidade Branca. Veja Dicas de Arequipa.

Melhor época para ir a Machu Picchu

Não tem como falar do Peru e não pensar em Machu Picchu e por inúmeros motivos esse destino não pode ficar fora do seu roteiro de viagem.

Portanto antes de organizar sua trip, é importante saber um pouco mais sobre esse lugar que é considerado um das 7 maravilhas do mundo para definir qual é a melhor época para ir a Machu Picchu.

Pois bem, os meses de julho e agosto são os que recebem mais turistas e portanto, os preços estão mais altos.

No entanto, é uma boa época para conhecer esse paraíso, afinal, são meses em que apesar de ser inverno, as temperaturas não são baixas a ponto de te fazer congelar.

Os meses de maio e setembro são considerados a melhor época para ir a Machu Picchu.

Isto porque embora maio esteja próximo ao mês de início de inverno, ainda apresenta um clima ameno e agradável, assim como em setembro, durante a primavera.

A partir de novembro até o mês de março é o período mais chuvoso.

O verão realmente não vem pra brincadeira no Peru, de forma que janeiro e fevereiro são os meses com maior índice pluviométrico.

Portanto, é a pior época para tirar essa trip do papel.

Bom, para não desperdiçar a oportunidade de fazer uma viagem memorável, o ideal mesmo é se organizar para conhecer e desbravar os mistérios que cercam Machu Picchu.

peru

Sítio Arqueológico em Machu Picchu no Peru. Foto: Paula Rocha.

É isso, meus queridos viajantes!

Sei que foram muitas informações e que você precisará de um tempo para organizar tudo e tirar esse sonho da sua listinha de “próximos destino”.

Mas olha, vai valer a pena, tá?

Vai lá, curte muito e volta aqui pra me dizer qual foi a época escolhida por você pra viver essa aventura!

Saiba tudo sobre como se locomover no Peru.

Todos os nossos artigos do Peru

Quer saber mais sobre o Peru? Clique e confira todos os nossos artigos sobre esse país lindo!

Eu sou a Fran, graduada em Letras, professora de Língua Portuguesa, viajante, blogueira, dona do 🐕 Bartholomew e do insta Recalculando a Vida. Sagitariana raiz, a louca da astrologia, apaixonada por boteco, cerveja de garrafa, comida boa, sol, praia e carnaval. Bora viajar?

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa