Menu

Melhor época para viajar para Tromso

31 de julho de 2020

A melhor época para viajar para Tromso vai depender muito do que o viajante busca e quais as atrações principais ele não quer perder. Por exemplo, caso a intenção seja presenciar o fenômeno da aurora boreal, o inverno é a melhor época. Entretanto se o objetivo for ver o sol da meia-noite a época ideal para visitar Tromso é no verão.

Um outro fato determinante para saber a melhor época para viajar para Tromso é quanto ao clima. É importante ressaltar que o clima muda muito de um mês para o outro. Tromso está perto da corrente do golfo, portanto tem um clima um pouco mais ameno que outros lugares frios. Apesar de estar à mesma latitude do que o Alaska e a Groenlândia, a Noruega tem um clima mais moderado, com temperaturas menos extremas, graças à corrente quente do Golfo.

Para facilitar e ajudar, falei aqui nesse post sobre o que acontece em cada mês na cidade norueguesa, uma lista de eventos que acontecem todos os anos, além de dicas extras, para que você possa escolher quando ir a Tromso! Bora lá?

Quando ir a Tromso – mês a mês

O início do ano é muito frio e escuro em Tromso, sendo o melhor período para ver o fenômeno da aurora boreal. Entre abril e maio você encontrará a cidade florida e o deslego da neve.

Entre junho à agosto são quando as temperaturas estão mais agradáveis e é possível aproveitar o sol da meia noite. Em meados de setembro e outubro é um boa época para atividades ao ar livre e também da pra ver aurora boreal. Em novembro e dezembro os dias começam a ficar mais escuros, que além de ver auroras você também irá curtir a neve.

Os meses e as respectivas estações em Tromsø são:

  • Maio – junho (primavera);
  • Junho – agosto (verão);
  • Setembro – outubro (outono);
  • Novembro – abril (inverno).

Confira os detalhes sobre cada mês e saiba qual a melhor época para viajar para Tromso, de acordo com as suas preferências e atrações que quer visitar!

estações do ano em Tromso

vista da cidade de Tromso na Noruega. Foto: Paula Rocha

1. Novembro, dezembro e janeiro em Tromso

Nesse período é ótimo para viajar para Tromso! Nesses meses já é possível avistar a aurora boreal, inclusive é em um desses meses que é noite quase o mês inteiro, com tudo escuro por um mês inteiro as chances de ver o fenômeno são enormes!

Em setembro e novembro o clima começa a esfriar, porém é só em dezembro que o frio toma conta da cidade Norueguesa, que é quando ocorro o início oficial do inverno e tem média de -4 graus.

Devido ao fato de nesses meses o céu ficar mais limpo e mais tempo escuro, as chances de você ver a aurora boreal da melhor maneira possível aumentam bastante!

Nesse período as temperaturas são mais baixas e alguns dias as paisagens são todas branquinhas devido a neve.  Além disso, nos meses de novembro, dezembro e janeiro as noites são mais longas e não falta atividades para fazer durante o inverno em Tromso!

Esse é o melhor período para aproveitar as atividades de inverno além da aurora boreal, como a observação de baleias.

A estação principal das baleias é de novembro a janeiro, mas a noite é muito escura em dezembro para ver as baleias, por isso opte por tentar vê-las nos outros meses.

Além disso, um dos melhores meses para ver a aurora boreal é fevereiro, pois as noites são longas e escuras, deixando condições ideias para ver o brilho da Aurora Boreal!

E não é só a aurora boreal a atração desses meses, você pode andar de trenó puxado por cães, esquiar, pescar no gelo e muito mais! Além disso. Confira mais no nosso post O que fazer em Tromso Noruega“.

Aurora Boreal em Tromso na Noruega

Aurora Boreal em Tromso na Noruega. Foto: Paula Rocha

Se liga nesse post: Como tirar fotos da Aurora Boreal

2. Fevereiro e março em Tromso

Essa é a época preferida dos brasileiros para viajar para Tromso, é uma das datas mais concorridas e mais cheia da Noruega, principalmente no período de Carnaval. Além disso, é o período de férias escolares na Noruega e na Europa, portanto a cidade fica lotada de turistas.

Se você prefere curtir Tromso com menos multidões essa época não é a melhor para viajar para Tromso.

Nessa época o céu costuma ficar limpo e as temperaturas ficam muito baixas. A paisagem é típica do final de inverno e início de primavera no ártico.

Pode te interessar ->Melhor época para viajar para Islândia.

3. Abril, maio, junho e julho em Tromso

Entre abril a junho é a época da primavera, o clima fica mais seco e é nesse período que a neve começa a descongelar. Além disso, a paisagem fica mais verde e as flores tomam o lugar do branco da neve.

Essa é a melhor época para quem quer apreciar o Sol da Meia-Noite. É a época do verão da Noruega, entretanto as temperaturas não costumam passar dos 20ºC, portanto leve roupas para o frio.

Muitos turistas viajam para o norte da Noruega no verão para ver o sol da meia-noite, um fenômeno natural em que o sol brilha por 24 horas. Diversas atividades acontecem durante esse período, como caiaque no mar, passeios a cavalo e golfe à meia-noite.

Além disso, é um período ideal para curtir as praias do Ártico, fazer passeios de caiaque pelos fiordes e curtir os agitados pubs da cidade.

 

 

Sol da meia noite em Tromso

Sol da meia noite em Tromso. Noruega_eu

Pode te interessar: Melhores países para ver a aurora boreal

4. Agosto, setembro e outubro em Tromso

Entre os meses de setembro e outubro a temperatura fica agradável, as árvores ficam em tons marrons típicos do outono. Esses meses são ótimos para quem não gosta de muito frio! Nós fomos no final de setembro, mas confesso que pegamos quase uma semana toda de chuva. Foi triste!!!

O Sol da Meia-Noite continua em agosto, logo esse período podemos aproveitar o máximo da cidade já que não há noite e faz sol 24h por dia! Nesse período podem ocorrer chuvas, portanto, é bom levar uma boa capa.

A vida selvagem fica agitada se preparando para o inverno que chegará em poucas semanas. Além disso, nesses meses é possível ver a aurora boreal, entretanto o céu pode não ficar tão lindo quanto nos meses de novembro e dezembro, mas vale a pena!

Essa é a melhor época para fazer caminhadas em Tromso. Uma dica: vá para Kvaløya, a ilha a oeste de Tromso, para fazer uma bela trilha pelas montanhas com vista para o mar.

As estações do ano em Tromso

Primavera (março a maio)

A umidade e as temperaturas combinam-se para tornar esta estação muito fria. As elevações variam de 13,2 ° C a 0,2 ° C com temperaturas mais quentes nos meses posteriores. A chuva é um tanto comum, com 8 a 11 dias de precipitação significativa por mês. A primavera é bastante lenta para o turismo, o que torna um bom momento para quem procura negócios.

Não deixe de ler -> O que fazer em Tromso Noruega

Verão (junho a agosto)

Nos meses do meio do ano, o clima é frio e as temperaturas são altas. Nestes meses, observa-se a menor precipitação com 7 a 8 dias de precipitação por mês. Junho – agosto é a estação mais movimentada para o turismo em Tromso, portanto, os passeios e acomodações podem custar mais do que o habitual.

Primavera em Tromso na Noruega

Primavera em Tromso na Noruega. Foto: Noruega_eu

Outono (setembro a novembro)

As temperaturas máximas diárias no outono variam entre 12,9 ° C e 0,8 ° C, que parecerão frios devido à umidade e ao vento. Chove ou neva uma boa quantidade: 9 a 12 dias por mês. O turismo é o segundo mais movimentado durante esses meses devido ao clima, por isso os hotéis podem ter preços um pouco mais altos.

Inverno (dezembro a fevereiro)

O clima é muito frio nesta época do ano em Tromso, ainda mais pra quem sai do Brasil, mas a gente aguenta :). A alta média durante esta temporada está entre 0,9 ° C e -2,1 ° C. Em média, chove ou neva uma quantidade razoável: 7 a 12 vezes por mês. Essas épocas do ano Tromso recebe menos turistas que o habitual devido ao frio intenso. Entretanto, dezembro é alta temporada por causa das festas de fim do ano!

Natal em Tromso Noruega

Natal em Tromso Noruega. Foto: Noruega_eu

Qual a média de temperatura em Tromso durante o ano?

As temperaturas médias em Tromso variam muito e influenciam na melhor época para viajar para Tromso. Considerando a umidade, as temperaturas ficam frias durante a maior parte do ano, com possibilidade de chuva ou neve durante a maior parte do ano. Costuma fazer -4ºC.

Se você gostaria de visitar Tromso no meses mais quentes, o ideal é ir de julho a agosto, que é o verão, em que as médias das temperaturas ficam em torno de 17,5ºC. Além disso, as temperaturas no verão podem chegar em 25ºC nesse período.

Confira abaixo a média de temperaturas em Tromso e outras cidades de Noruega mês a mês:

clima na noruega várias cidades Melhor época para viajar para Tromso

Média de temperatura em várias cidades da Noruega mês a mês

Afinal, qual a melhor época para viajar para Tromso ver a Aurora Boreal?

Embora não haja lugar que garanta as luzes do norte, uma visita a Tromso certamente aumentará suas chances de vê-las. A Aurora Boreal é visível apenas durante o inverno (setembro a março), portanto, não planeje ir para Tromso quando não estiver visível. A melhor época para viajar para Tromso para ver a aurora boreal é no inverno!

Os melhores (mais recomendados) meses para ver as auroras boreais em Tromso são outubro, novembro, fevereiro e março.

Cabe ressaltar que não é possível prever se você verá ou não a aurora boreal, por se tratar de uma fenômeno da natureza é imprevisível. Existem aplicativos que ajudam e muito na caça as auroras. Veja aqui no post de Dicas de Tromso.

Resumindo: nunca é garantido ver a aurora boreal, esteja você na Noruega, Islândia ou Finlândia (ou em qualquer outro lugar). Aliás, saiba tudo sobre a nossa viagem à Finlândia nesse “post aqui”. Por isso, o ideal é que você programe ficar alguns dias na cidade para “caçar” a aurora boreal e contar com a sorte!

Existe uma época melhor para fazer algumas atividades, cabe a você escolher o seu roteiro para escolher o melhor mês para viajar!

Todos aos meses possuem chances diversas, mas tudo depende da previsão do tempo e da atividade solar, fatores que não podem ser previstos com meses de antecedência.

Outono em Tromso

Outono em Tromso. Foto: Paula Rocha

Qual é a pior época para ir para Tromsø?

Eu ouvia muito dizer que janeiro é a pior época para ir para Tromso, isso porque pode nevar muito, mas a minha amiga Milka (apelido carinhoso)mora lá e disse que depende muito, porque muda muito de um ano para o outro.

A melhor dica que posso te dar em relação a pior época para viajar para Tromso é que você evite ir em dezembro. Isso porque dezembro é só escuridão, não tem luz do dia!

Mas Mala Rosa, ser um mês de escuridão não é ótimo para ver as auroras?

Tromsø é lindoooo, as paisagens são imperdíveis, já pensou em chegar lá e o céu estiver coberto de neve? Então, se isso acontece você não verá a aurora boreal e ainda de brinde (cavalo de tróia) você não verá as lindas paisagens que Tromso e arredores podem lhe oferecer.

Nós passamos uma semana em Tromso, choveu muito, vimos a aurora apenas um dia, mas conhecer as belas paisagens norueguesas, ver os fiordes, só isso já valeu a pena demais a viagem. Além disso, Dezembro é o mês mais caro em Tromso. Tudo fica muitooo caro, principalmente hospedagens.

Imperdível-> Onde se hospedar em Tromso Noruega

Melhor época para viajar para Tromso

Quando ir a Tromso. Foto: Paula Rocha

Como é a umidade e os ventos em Tromso?

E quando acontece precipitação (chuva ou neve) em Tromso?

Se você está procurando um tempo seco, os meses com menor chance de precipitação significativa em Tromso são agosto, maio e junho. Sendo que a menor chance de chuva ou neve ocorre em meados de maio.

Quando você pode encontrar neve em Tromso?

As estações meteorológicas relatam grandes quantidades de neve provavelmente mais profundas por volta de janeiro,  março especialmente perto do início de abril. A melhor época para esquiar em Tromso é geralmente por volta da segunda semana de março.

Além da temperatura, a umidade e o vento influenciam muito no quesito sensação térmica.

Tromsø tem alguns meses muito úmidos, e outros meses menos úmidos. Sendo o mês menos úmido maio e o mês mais úmido outubro.

O vento em Tromso costuma ser calmo. O mês em que é registrado mais ventos é fevereiro, seguido por março e dezembro. No restante dos meses do ano o vento costuma ser mais fraco e suportável.

Veja também: quanto custa viajar para Tromso.

Chuva em Tromso

Chuva em Tromso. Foto: Paula Rocha

Eventos em Tromso

A cidade de Tromso também é conhecida por sua animada vida noturna – graças, em parte, aos milhares de estudantes universitários que moram lá – com muitos restaurantes, bares e discotecas ao longo da rua principal de Storgata. Mas além dos bares e restaurantes, Tromso realiza vários eventos importantes durante todo o ano! Saber quais os eventos podem definir qual a melhor época para você viajar para Tromso. Confira!

  • Festival Internacional de Cinema de Tromso (dezembro);
  • Meia Noite Maratona Polar (fevereiro);
  • Silent Film Days (setembro);
  • Festival Riddu Riddu, festival que comemora a cultura Sami na Noruega (julho);
  • Northern Lights Festival, festival de música de 10 dias (janeiro);
  • Véspera de verão ocorre a fogueira do solstício de verão, que marca o dia mais longo do ano (junho);
  • Semana do Sami, marca a comemoração do Dia Nacional dos povos indígenas da região ártica, os Samis. Nesse evento acontece corridas de renas pelo centro da cidade e exposições diversas (fevereiro);
  • Dia do Sol (janeiro);
  • Festival Latino-Americano (fevereiro);
  • Festival da Insônia – música eletrônica (outubro);
  • Bukta Tromso Open Air Festival (junho e julho);
  • Festival Karlsoy;
  • HomeMade (maio – outubro);
  • Recital de Órgão na Catedral Ártica (junho – julho);
  • Concerto do Sol da Meia-Noite na Catedral Ártica (junho – agosto);
  • Recital de Verão na Catedral de Tromso (Julho);
  • Festival de Jazz de Tromsø (agosto);
  • RakettNatt – Festival de Música e Artes (agosto);
  • Festival de comida SMAK (setembro) nós fomos e amamos!

Recomendo ler: Onde comer e beber em Tromso.

:

Datas comemorativas, festival Smak em Tromso

Festival Smak em Tromso. Foto: Paula Rocha

Dicas extras

Quais meses são os mais quentes em Tromsø?

Os meses mais quentes em Tromso são junho, julho e agosto.

Quais os meses são os mais gelados em Tromsø?

O mês mais frio é fevereiro, seguido de janeiro, dezembro e março.

Qual é a temperatura da água nas proximidades de Tromsø?

A água aqui é sempre fria. A temperatura média anual de água é 8℃. Normalmente o período que a água fica mais “quente” é em agosto (12ºC).

Quando é a alta temporada em Tromso?

São entre os meses de junho a agosto, que é o período de férias escolares e também em dezembro por causa das festas.

Que roupas levar para uma viagem à Tromso?

Não importa a época que você irá: leve jaqueta impermeável, sapatos fechados, meias, luvas, gorro, cachecol e calça térmica. Mesmo no verão, o clima é frio em Tromso. Se for no verão, leve máscara de dormir para ajudar nas noites claras do verão.

Qual a melhor época para viajar para Tromso e ver baleias?

Entre os meses de novembro e janeiro é a melhor época para observação de baleias.

Qual a média de temperatura em Tromso?

Em janeiro e fevereiro, a temperatura média é de -4 graus, sendo esses os meses mais frios. Entre julho e agosto a temperatura média é de 12 graus, sendo os meses mais quentes.

O que fazer em Tromso além da aurora boreal?

Tromso não é só a aurora boreal! No inverno, tem várias atividades interessantes para realizar como o trenó puxado por cães e bem como passeio nos fiordes. Já no verão a grande atração é o Sol da Meia-Noite, uma atração tão procurada quanto a aurora boreal.

Agora que você já sabe qual a melhor época para viajar para Tromso, confira o post com tudo que você precisa saber sobre “O que fazer em Tromso”.
Espero que esse post ajude você a programar sua viagem 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top