Menu

10 de abril de 2020

Melhores praias de Ilha Bela : Conheça as top 8 + bonus

Todas as definições de “amor” serão atualizadas com sucesso quando você conhecer as melhores praias de Ilha Bela.

Com cenários que parecem ter sido desenhados a mão, Ilha Bela que está localizada no Litoral Norte de São Paulo  e promete cair no gosto de todo viajante e não é pra menos viu?

Se quer fazer uma viagem completa e que inclua praias desertas ou agitadas, com mar calmo ou de água revoltas, cachoeiras, grutas e trilhas aqui é com certeza o seu lugar.

Neste artigo, vou apresentar a vocês as 8 melhores praias de Ilha Bela, tenho certeza que você se encantará com cada uma delas e certamente ficará ansioso para fazer as malas e partir pra praia.

1- Praia da Feiticeira

A Praia da Feiticeira está localizada na parte sul de Ilha Bela e é uma das mais famosas da ilha.

Cercada de vegetação, com uma pequena faixa de areia, a Praia da Feiticeira é um lugar tranquilo e propício para quem quer fugir da correria do dia-a-dia.

E já que estamos falando de um lugar tranquilo, não espere encontrar quiosques super estruturados e badalação por lá hein?

Logo, recomendo que leve alguns petiscos para passar o dia e um cooler com algumas bebidinhas.

Por lá, há apenas uma ou outra barraca, portanto é melhor garantir que não precisará acabar com seu passeio mais cedo por faltar o que comer e beber né? rsrsrs

O mar da Praia da Feiticeira é um espetáculo a parte, a praia de tombo tem um mar calmo e água cristalina, perfeita para os amantes de mergulho profundo e flutuação. Me fez lembrar as Praias de Porto de Galinhas.

Portanto, se quer aproveitar sua viagem para descansar, esta praia é uma excelente opção.

Dica: leve alimentos leves e que possam ser facilmente conservados.

melhores praias de ilha bela - praia da feiticeira ilha bela

Praia da Feiticeira em Ilha Bela. Fonte: talitaribeiro

2- Praia da Fome

Ir a Praia da Fome é uma aventura a parte e o difícil acesso a torna uma das melhores praias de Ilha Bela e uma das mais lindas da parte norte da ilha.

Mar em tom esverdeado, águas claras, calmas, com uma pequena faixa de areia branca e cercada de vegetação, prepare seu coração para aportar no paraíso quando desembarcar na Praia da Fome.

Aliás, o nome que é no mínimo curioso, tem uma história bem triste e que deve ser sempre lembrada para que nunca mais algo tão monstruoso possa se repetir.

Antigamente, quando os escravizados eram trazidos da África, passavam muita fome durante a viagem e muitos chegavam doentes, fracos e até mesmo mortos.

A praia que ficou conhecida como Praia da fome, era uma parada para esses navios negreiros, onde os escravizados eram alimentados para terem uma aparência melhor e assim terem seu valor de venda aumentado.

Triste não é mesmo? O cenário se torna ainda mais sombrio quando se observa um casarão a beira-mar da época do Brasil Colônia.

Dica: Tire fotos no coqueiro que cresceu na horizontal e desfrute do mar de água transparente para praticar snorkeling.

Praia da Fome em Ilha Bela

Melhores Praias de Ilha Bela/Praia da Fome. Foto: Fran Barros.

3- Praia de Castelhanos

Se vamos falar das melhores praias de Ilha Bela, nunca na vida poderíamos deixar de fora a praia que tem tanto amor que seu mar forma até um coração quando é visto de cima.

O acesso à Praia de Castelhanos pode ser feito pelo mar ou por terra.

Para chegar de carro, os viajantes precisam cruzar o Parque Estadual de Ilha Bela, o que só é permitido fazer em veículos 4×4, de bicicleta e para os mais corajosos a pé, por trilha.

No entanto, se não quiser ir por conta própria, você poderá contratar o passeio com uma agência de turismo e aproveitar para conhecer outros pontos turísticos até chegar a Praia de Castelhanos.

Com um mar de águas clarinhas, com ondas propícias a prática de surf e uma areia branca, esse lugar é um daqueles que a gente tem vontade de ficar pra sempre.

Sendo assim, finalize o dia com a pequena trilha que leva ao mirante de onde é possível avistar o formato de coração que se forma na praia.

Dica: experimente a tradicional caipirinha de folha de pitanga de Castelhanos.

 Mirante das Praia de Castelhanos

Vista do mirante da Praia de Castelhanos. Foto: Fran Barros.

4- Praia do Perequê

Com um pôr do sol que faz qualquer dia normal parecer um espetáculo, é óbvio o porquê da Praia do Perequê ser uma das melhores praias de Ilha Bela.

Localizada na região central da ilha e próxima a avenida que te levará a outros destinos, a Praia do Perequê reúne agitação, conforto e estrutura perto de um mar de águas claras e calmas.

Aproveite os dias de sol para praticar stand up paddle, jogar vôlei ou um futebol na areia.

Se você adora uma noitada, aguarde para ver o agito que toma conta do Perequê quando escurece.

Ahh e sabe o que é mais legal?

É da Praia do Perequê que partem diversos passeios pela ilha.

Eu fui para a Praia de Castelhanos com a Da.Ma.Ta Ecoturismo que está localizada bem pertinho do centro de Ilha Bela e foi uma experiência incrível.

Desfrute do mar calmo e volte renovado pra enfrentar sua rotina, certamente guardará as melhores lembranças desse pedacinho do paraíso.

Quando fui  pra lá, fiquei hospedada na Pousada Vila Jabuticaba que fica a apenas 100m da Praia do Perequê e pertinho do centro de Ilha Bela, gostei bastante de tudo.

Dica: a Praia do Perequê tem o pôr do sol considerado por muitos o mais lindo de Ilha Bela. Espere para vê-lo.

Praia do Perequê em Ilha Bela

Pôr do sol na Praia do Perequê. Foto: Fran Barros.

5- Praia do Jabaquara

É um show da natureza que vocês querem?

Então sejam bem-vindos a uma das melhores praias de Ilha Bela e na minha opinião, uma das mais lindas dessa país.

A Praia do Jabaquara está localizada a aproximadamente 13,2 km do centro de Ilha Bela e após um pequeno percurso em estrada de terra, vemos lá do alto a vista do Paraíso.

A cor única do mar da Praia do Jabaquara é capaz de deixar qualquer um de boca aberta e falo sério quando digo que facilmente a classificaria como uma das mais lindas do país.

O carro poderá ser deixado em um dos estacionamentos que cobram em média R$30,00 pela diária e a partir daí é só seguir uma trilha para encher os olhos com a visão do céu na terra.

Cercada de vegetação, areia clara e um mar que mistura tons de verde e azul, a praia se mantém preservada apesar da estrutura oferecida aos turistas e possui um cenário paradisíaco. Ela me lembrou bastante algumas praias de Alagoas.

No entanto, toda essa preservação tem um custo que acho até que bem justo viu? Vá preparado para enfrentar os temidos borrachudos de Ilha Bela

Dica: leve repelente e reaplique sempre que sair da água.

Melhores praias de Ilha Bela Praia do Jabaquara

Praia do Jabaquara no Litoral Norte de SP. Foto: Fran Barros.

6- Praia do Bonete

Aqui não é Noronha, mas tbm tem praia que já foi eleita uma das 10 mais lindas do país, sejam bem-vindos a Praia do Bonete.

Já percebeu que a competição para entrar na lista das melhores praias de Ilha Bela é forte né? Imagina competir com essa praia que é um verdadeiro show de belezas naturais.

O difícil acesso que leva a esse paraíso a mantém inteiramente preservada e é de uma beleza realmente impressionante.

Para chegar a Praia do Bonete você precisará ter disposição para enfrentar uma trilha de mais ou menos 12km.

Porém, outra opção é contratar o passeio com uma agência de turismo e ir de barco até a praia.

Areia clara e mar agitado, a Praia do Bonete é a queridinha de todo mundo: dos surfistas que buscam boas ondas nesse paraíso, dos amantes de ecoturismo e dos que adoram se desconectar do mundo.

Enfim, para tudo né? Vale a pena fazer as malas e acrescentar na sua listinha uma das melhores praias de Ilha Bela.

Dica: Se optar fazer o trajeto por trilha, saia bem cedo para evitar a exposição ao sol em excesso. Não esqueça do protetor solar.

melhores praias de ilha bela - praia do bonete

 Melhores Praias de Alagoas.Praia do Bonete. Fonte: vcheregati

7- Praia do Curral

Quando falamos sobre as melhores praias de Ilha Bela, logo vem a cabeça de todo turista a Praia do Curral.

Bem localizada e com uma super infraestrutura, é a queridinha pra quem gosta da comodidade de ter tudo ao seu alcance.

O mar calmo, uma larga faixa de areia e com uma grande área verde, a Praia do Curral te dá motivos de sobra pra passar o dia por lá.

Há diversas opções de bares e restaurantes na orla e na areia, porém se quiser economizar aproveite a sombra das árvores, estenda sua canga e leve o que for consumir.

Pra fechar com chave de ouro, alugue uma prancha de stand up paddle e aproveite o mar de Ilha Bela.

Dica: aproveite os estacionamentos próximos a praia para levar tudo o que precisa para passar o dia sem se preocupar.

 Praia do Curral

Praia do Curral. Foto: Fran Barros.

8- Praia da Pedra do Sino

Popularmente chamada de Praia da Pedra do Sino, a praia que na verdade se chama Praia de Garapocaia, é uma das melhores praias de Ilha Bela.

De acordo com os nativos, algumas pedras da Praia de Garapocaia emitem um som de sino e foi daí que surgiu seu nome popular.

Eu fui lá pra comprovar viu? E Sim, elas emitem mesmo som de sino.

É impressionante a diferença dos sons emitidos por rochas normais dos sons das pedras que “cantam” como são chamadas pelos moradores.

Além de misteriosa, a praia é linda. Com vários coqueiros compondo a paisagem, mar calmo e de água clarinha, com certeza irá te impressionar.

E aí, ficou com vontade de ouvir as pedras cantarem? Então, corra pra Praia do Sino e se encante ainda mais por Ilha Bela.

Dica: faça a travessia pela plataforma que dá acesso as pedras que cantam e ouça os sons dos sinos.

Melhores praias de Ilha Bela Praia da Pedra do Sino

Praia da Pedra do Sino. Foto: Fran Barros.

 Dicas bonus das melhores praias de Ilha bela

Ilha Bela é um verdadeiro paraíso e vou dar mais algumas dicas bonus a quem está indo pela primeira vez.

  • Repelente é indispensável, pois Ilha Bela é muito preservada e por isso é o ambiente perfeito para os famosos borrachudos.
  • Aliás, por falar em repelente, recomendo o Repelente da Ilha, vende nas farmácias da cidade e são ótimos na luta contra os borrachudos.
  • Se for de carro próprio, não esqueça de calibrar o pneus, visto que algumas praias têm um acesso bem difícil e um pneu bem calibrado fará falta.
  • Leve um cooler, pois a melhor forma de economizar é levando sua própria bebida.
  • Manter Ilha Bela preservada é obrigação de todos que a visitam, portanto leve uma sacolinha e traga seu lixo de volta.
  • Se for fazer os passeios por trilha, vá de tênis e com roupas confortáveis e não esqueça do protetor solar.
  • Crie seu roteiro com antecedência e escolha as praias que mais atendem ao seu perfil.
  • Fique nas praias até o Pôr do Sol, uma vez que Ilha Bela é o lugar perfeito para apreciar este momento.
  • Experimente conhecer mais de uma praia por dia, pois elas são bem próximas e vale a pena voltar com o máximo de memórias possíveis.
  • Há estacionamento em várias praias, mas veja a possibilidade de parar em lugares próximos e sem pagar nada ok?
  • Experimente as bebidas típicas nas praias, como a caipirinha de folha de pitanga e mexerica.
Dicas de Ilha Bela

Dicas para conhecer as praias de Ilha Bela. Foto: Fran Barros.

É isso viajantes, tenho certeza que ao entrar na ilha sentirão a mesma explosão de bons sentimentos que eu tive e sairão de lá gratos pelo país lindo que temos.

Enfim, anote as dicas, crie seu roteiro e corra pra conhecer as 8 melhores praias de Ilha Bela.

Partiu?

1 comentário

  1. Vila Jabuticaba Responder 12 de abril de 2020, 13:02

    Adoramos ter recebido você Fran! Você é demais 😊 e aproveitou todas nossas dicas para conhecer bem Ilhabela. Vamos te esperar voltar pra nossa linda Ilhabela. 💕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top