Menu

O que fazer em Bonito

30 de setembro de 2020

Na hora de procurarmos um possível destino para uma viagem, muitas dúvidas surgem em nossas cabeças. Onde ficar, o que comer, quais são as principais atividades e custos costumam ser as principais, nesse paraíso não seria diferente, né? Este post então vai responder uma pergunta fundamental para planejar sua viagem: O que fazer em Bonito?

Esta região é muito famosa por suas grutas e lagos, sem falar na vida selvagem que abriga também. Mas não se preocupe, dependendo do passeio, não há nenhum risco com eles.

De qualquer maneira, estaremos listando aqui neste artigo algumas das principais atividades a se realizar por lá. Lembramos que por ser uma cidade que tem grande contato com a natureza, se previna! Leve botas e calçados especiais para trilhas, repelentes contra insetos e principalmente protetor solar. Mesmo em épocas de chuva, o calor é tão intenso que só o mormaço pode te gerar queimaduras de pele.

Quantos dias ficar em Bonito

Se nos perguntarem quantos dias devem ficar em para conhecer bem a região, não há na verdade uma resposta para tal questionamento. Até porque, vai depender muito de quanto tempo livre você terá, se está em um período de férias ou apenas um fim de semana.

O que podemos aconselhar, entretanto, é que caso visite o local, permaneça por pelo menos dez dias. Isso porque, existem muitos passeios interessantes e maravilhas naturais que precisam ser exploradas por você. Mas, caso não consiga, também não há problema.

Se tem apenas cinco dias de disponibilidade, dois dias, ou até mesmo 15, ótimo. Até porque, é você quem vai escolher o que fazer e onde visitar. Nós apenas listamos quais são as principais atrações da cidade, e disso, é você quem decide. Não é ótimo? Você pode fazer trilhas, mergulhar em cachoeiras, conhecer as famosas grutas, ou simplesmente relaxar em algum lago. Sem falar que claro, em toda viagem, sempre é muito bom tirar um dia para relaxar e descansar.

Veja também o post completo “Melhor época para ir a Bonito”.

O que fazer em Bonito Mato Grosso do Sul

Bom… já dissemos que Bonito Mato Grosso do Sul é muito popular por suas belezas naturais, mas, qual delas visitar? Com certeza sua escolha deve ser a Gruta do Lago Azul, que é conhecida como o cartão postal da cidade.

A caverna tem diversas estalagmites e estalactites, que foram formadas a diversos séculos. Além disso, suas águas internas possuem uma linda coloração azulada, com quase 100 metros de profundidade. Não se preocupe com equipamentos de segurança, pois isso já está incluso no passeio, claro.

Até porque, independentemente da empresa de turismo que contratar para o pacote, eles o fornecerão tudo. Desde capacetes, a outros objetos para maximizar o seu conforto. Além disso, no interior do local, existe uma trilha guiada com cordas, para facilitar sua vida.

Uma curiosidade é que a gruta é tão popular no Brasil que ela já ganhou destaque em alguns livros de Geografia. Não é incomum vermos citações deste local em escolas e até mesmo faculdades.

O que fazer em Bonito Gruta do Lago Azul

Passeio de contemplação na Gruta do Lago Azul Bonito/MS. Foto: Paula Rocha.

Recomendo a leitura do post “Como chegar em Bonito” para verificar todas as opções disponíveis para sua viagem.

O que fazer em Bonito de graça

Se a sua preocupação é financeira e não quer gastar muito, ou nada, também há essa opção para você de o que fazer em Bonito. Apesar de que, a maioria das atrações na região são pagas, então, não existem muitas. Mas, uma delas é a escolha do Rio do Peixe, que é repleto de mini cachoeiras para que os turistas possam se banhar.

Além disso, suas águas são relativamente rasas quando comparadas com outras áreas de Bonito Mato Grosso do Sul. Graças a isso, é bastante comum vermos idosos e até mesmo crianças por ali, aproveitando o passeio.

Além de poder se banhar em uma das mais puras e belas águas do Brasil, você ainda pode se maravilhar com a fauna e flora de lá. Até porque, diversas espécies de pássaros e outros mamíferos habitam a região. Mas, fique tranquilo, pois a presença de animais silvestres ferozes é inexistente. Até porque, ali é um local de preservação ambiental, acima de tudo, e com certeza fazem checagens periódicas das espécies.

Cachoeira em Rio do Peixe

O que fazer em Bonito de graça – Cachoeira no Rio do Peixe. Foto: Paula Rocha.

O que fazer em Bonito a noite

Assim como muitas cidades do nosso país, lá também possui algumas atividades noturnas e você certamente encontrará o que fazer em Bonito quando a noite cair. Apesar de ser uma região que tradicionalmente conta mais com sua natureza para a economia, também há badalação no centro.

Claro, a presença de casas noturnas e danceterias não é tão alta, mas, ainda dá para se divertir. Uma grande opção é a da Casa do João, um dos melhores restaurantes disponíveis para você. Além de aproveitar de uma deliciosa refeição, ainda pode tomar alguns drinques no bar e dançar na área externa.

Isso porque, existe um bom espaço fora do estabelecimento, que ainda conta com diversos banquinhos. Então, é a opção perfeita para conhecer alguém ou até mesmo passar um bom tempo com seu companheiro de viagem.

Uma curiosidade bem bacana sobre a Casa do João é que possui refeições vegetarianas e livres de glúten. Sem falar na extensa carta de vinhos que oferece. Tem também um certificado de excelência pelo Trip Advisor, este conquistado em 2019.

O que fazer em Bonito a noite

O que fazer em Bonito a noite – restaurantes. Foto: Paula Rocha.

O que fazer em Bonito Mato Grosso do Sul com chuva

A cidade de Bonito Mato Grosso do Sul possui períodos notáveis de chuva durante o ano, e disso, pergunta-se o que fazer por lá. Até porque, é um local que depende muito de um bom clima para suas atividades na natureza. Poucos sabem que existem diversas opções urbanas por ali, uma delas com o Projeto Jiboia.

O mesmo tem como objetivo desmitificar alguns contos negativos sobre as cobras e repteis semelhantes que habitam as matas locais. Na verdade, disponibilizam até mesmo uma palavra para falar sobre este belo e feroz animal.

Curiosamente, o palestrante fica com uma cobra enrolada em seus braços durante todo o tempo. Caso tenha muito medo de ficar próximo a estes animais, existem também algumas opções mais seguras.

Você pode visitar a Casa do Vidro, o Ateliê Udu e o Ateliê Taboa, todas estas incríveis alternativas. Isso porque, poderá aprender um pouco mais sobre a cultura local e ainda ver incríveis obras de artes da região.

O que fazer em Bonito Mato Grosso do Sul com criança

Se está indo a Bonito acompanhado de seus filhos menores de idade ou outras crianças, fique tranquilo. há opções do que fazer em Bonito para quem está acompanhado dos pequenos – e mais, com muita segurança!

Uma delas, e talvez a principal a região, é a do Parque Ecológico Rio Formoso, que conta com um staff muito bem treinado. Dentro do parque, você poderá fazer um passeio de boia, nas águas, ao melhor estilo rafting. Mas não se preocupe, capacetes e até coletes salva-vidas são distribuídos para todos os passageiros.

Eles deixam até mesmo pessoas que não sabem nadar embarcar na aventura, de tão seguro que é. Sem falar que possuem uma grande equipe de busca, em caso que ocorra, no pior dos casos, algum desaparecimento.

Fora que, em suas instalações, existe um maravilhoso restaurante, que recebe elogios de todos que o frequentam. É um passeio em família e tanto, mas, é aconselhável fazer reserva antes, até pela alta procura.

O que fazer em Bonito com criança

Rio Formoso – atividades para crianças. Foto: Fran Barros.

A Lagoa Misteriosa, um dos passeios mais místicos de Bonito

Se você gosta de natureza e ainda de uma boa história, a Lagoa Misteriosa é seu lugar. Isso porque, ela possui pouco mais de 40 metros de largura, com uma profundidade incalculável até hoje.

Há mais ou menos 20 anos atrás, a maior marca de profundidade registrada foi a de 220 metros. Esta, porém, não é a medida final do local, o que traz um grande mistério sobre até onde pode chegar. Além disso, sua coloração azul real é simplesmente incrível de se observar. Essa é uma experiência única meio às maravilhas naturais de Bonito.

Você pode optar por fazer um simples passeio de flutuação, até para relaxar e curtir o ambiente. Ou, caso goste de algo mais intenso, pode também escolher pelo mergulho com cilindros de oxigênio.

Nesta última alternativa, você terá o auxílio de uma equipe credenciada, que te oferecerá todo o material. O valor, entretanto, é um pouco caro, um valor que gira em torno de R$458 na alta ou baixa temporada. Não é necessário saber nadar, mas o ideal é ter noções básicas de natação para aproveitar melhor o passeio.

Lagoa Misteriosa no Mato Grosso do Sul

Lagoa Misteriosa Bonito/MS. Foto: Fran Barros.

Quer saber tudo sobre a Lagoa Misteriosa? Clique aqui para conferir o post completo.

Balneário Municipal: nade com os peixes

Se está procurando um ambiente e um passeio mais tranquilo, escolha o Balneário Municipal. Isso porque, o mesmo conta com um grande lago, de águas rasas, para todas as idades.

Uma curiosidade muito bacana é que em suas águas possuem diversos peixinhos. Isso mesmo, você poderá nadar com diversos tipos de peixes. Na verdade, o estabelecimento oferece até mesmo alguns punhados de ração para você alimentar os animaizinhos. Além disso, ás árvores do território também são repletas de macacos e outros animais.

É um passeio muito divertido, excelente para descansar e curtir a família. Possui alguns quiosques para que você possa deixar seus objetos e pertences. Não é permitido, entretanto, a entrada de alimentos dentro da água, até para evitar a poluição do local.

A boa notícia é que possui duas lanchonetes que atendem durante todo o dia. Desta maneira, não precisará se preocupar com levar comida, até porque, terá muitas refeições a sua disposição.

O que fazer em Bonito

Roupa para nadar com os peixes na modalidade de flutuação. Foto: Fran Barros.

O Aquário Natural de Bonito Mato Grosso do Sul

Se você gosta de animais e quer saber mais sobre os peixes de Bonito Mato Grosso do Sul, visite o Aquário Natural da cidade. O mesmo oferece serviço de flutuação e até mesmo mergulho para os mais aventureiros. Não se preocupe com equipamentos, pois o estabelecimento te disponibilizará todos os que forem necessários.

A estrutura ainda conta com algumas piscinas para relaxamento, além de seu descanso, claro. A entrada de alimentos é estritamente proibida, então, reconsidere antes de visitar este lindo passeio.

Tem também algumas pequenas trilhas, nas quais pode-se ver algumas nascentes do Rio Baía Formosa. Possui em seu estabelecimento um restaurante, até para que você tenha a opção de efetuar refeições.

Além destas opções também possui uma lagoa com cinco jacarés, mas, obviamente, a entrada ali não é permitida. Ah, também é possível fazer estas atividades quando estiver chovendo. Isto não causa impacto em nada a presença dos peixinhos ou até mesmo da maravilhosa vista que terá.

Flutuação no Aquário Natural

Flutuação no Aquário Natural de Bonito. Foto: Paula Rocha.

Se você gostou do Aquário Natural, certamente se encantará também com o Rio da Prata. Clique aqui para ver o post completo desse paraíso.

O rapel em Bonito Mato Grosso do Sul

Para os que buscam uma atividade ainda mais extrema e radical, você pode optar pelo rapel. Existem diversos morros e montanhas nos quais você pode escolher para esta prática esportiva. Entretanto, o mais recomendado da região de Bonito é a Cachoeira Boca da Onça. Isso porque, além da escalada e descida, você pode percorrer trilhas e ainda admirar da bela paisagem local. Fora que, depois de um dia se exercitando, você estará exausto, então, por que não se banhar nas águas de uma cachoeira? Muitos dizem que nada purifica mais do que um banho da mesma.

A Boca da Onça possui 156 metros de altura, sendo a maior do estado, o que torna muito difícil um mergulho direto do cume. Até por questões de segurança, tal atividade não é recomendada para os iniciantes.

Apesar disso, existem pontos diferentes na subida cujo você pode aproveitar. Fora que, de qualquer maneira, pode explorar a cachoeira pelas margens, e ainda aproveitar. Suas águas não são muito profundas e não possuem também a presença de tantas pedras.

O que fazer em Bonito rapel

Plataforma de Rapel – Cachoeira Boca da Onça. Foto: Fran Barros.

O Buraco das Araras e sua linda paisagem

Se você gosta de observar animais e conhecer as espécies diferentes do nosso país, existe outra opção a sua espera. Ela é o Buraco das Araras, localizado no município de Jardim. É simplesmente um lugar incrivelmente belo, com muitas árvores e um abismo gigantesco. As paredes do mesmo são alaranjadas e é possível ver até mesmo algumas criaturas dali.

O mais legal é que neste passeio você poderá encontrar diversas araras, das mais variadas cores. Vale lembrar que a espécie deste animal, infelizmente, encontra-se em extinção no Brasil.

Portanto, não é permitido entrar em certos locais do ambiente, pois são de preservação. Isso tudo para que as araras possam continuar a procriar e permanecerem ali.

O mais aconselhável é que agende esta atividade para o período do fim da tarde, de preferência quando o sol já foi embora. Isso porque, não existem muitas águas para se banhar por ali, o que pode ser um verdadeiro desafio em dias mais quentes.

Uma visita ao Abismo Anhumas

Uma das opções mais bacanas para para o que fazer em Bonito Mato Grosso do Sul é conhecer o Abismo Anhumas. Esta opção não é recomendada para os que têm medo de altura, por um simples motivo.

O acesso a caverna só é possível entrando por uma corda de rapel. Ou seja, você terá que descer dezenas de metros até atingir o solo do ambiente. Para os iniciantes, não se preocupe, pois, todas as ações são monitoradas por profissionais. Eles o auxiliarão desde a parte dos equipamentos até a descida, te orientando sempre.

Vale a pena lembrar de que marcar sua reserva com antecedência para o Anhumas é crucial. Isso porque, é permitida a entrada de apenas 20 pessoas por dia! Ou seja, a procura em muitas vezes acaba sendo grande demais, e com isso, você poderá ficar de fora. Mas, se for bem organizado e agendar antes, não passará por este problema.

Outra boa observação é para já vir alimentado, pois este passeio costuma demorar quase quatro horas de duração.

O que fazer em Bonito - anhumas

Fonte: majiedqasem

Fazenda Ceita Corê, uma opção de passeio completa

Agora se você tem pouco tempo livre para a sua viagem e quer aproveitar o máximo, não se preocupe, pois sempre haverá o que fazer em Bonito e uma opção incrível é visitar a Fazenda Ceita Corê. Isso porque, dentro da mesma existem diversas opções diferentes de atividades, para todos os gostos.

Pode conhecer até um circuito cachoeiras locais que existem no estabelecimento, com mais de seis locais para pausa de banho. Tem também uma caverna linda, inundada com a água dos rios.

Você pode aproveitar para descansar em um refrescante banho natural. Ou, caso não queira se molhar, pode ficar nas espreguiçadeiras do jardim.

Uma curiosidade da Fazenda Ceita Corê é que em todo seu território existem placas com frases motivacionais. Tudo isso para abraçar a positividade e tentar manter um ambiente bem zen.

O legal é que possui um pequeno restaurante, cujo serve uma das mais deliciosas comidas caseiras. No estabelecimento, você também encontrará muita mata e trilhas diferentes, algumas delas até conectadas por pontes.

O que fazer em Bonito Fazenda

O que fazer em Bonito cachoeira. Foto: Paula Rocha.

Onde ficar

Bom, até aqui deu pra perceber que tem muita coisa pra fazer em Bonito, não é mesmo? E se a sua preocupação é achar uma pousada ou um hotel que atenda a tudo que está procurando, fique tranquilo porque chegou a hora de apresentar algumas sugestões de hospedagens com preços bem bacanas e que certamente lhe ajudarão em sua escolha.

Pousada do Peralta

A Pousada do Peralta é um opção que atende viajantes que querem economizar com a hospedagem e ainda assim estar em um lugar confortável e que o faça se sentir em casa.

Localizada a apenas 1 km do centro da cidade, ela também tem em suas proximidades atrativos famosos, como o Rio Formoso. Os quartos possuem decoração simples, mas estão equipados com banheiro privativo, TV e frigobar. Aproveite para desfrutar da piscina ao ar livre, do wi-fi em toda a propriedade e do variado café da manhã que é servido diariamente e já está incluso no valor de sua diária.

Diárias a partir de R$140. Verifique aqui a disponibilidade da pousada para as datas da sua viagem.

Foto da galeria desta acomodação

Onde ficar em Bonito Pousada do Peralta. Fonte: Booking.

Hotel Che Lagarto

O Hotel Che Lagarto está localizado a apenas 800 metros do centro da cidade de Bonito e bem próximo a outros atrativos. Os quartos são coloridos, confortáveis e estão equipados com ar-condicionado, frigobar, tv e telefone. Há ainda um balcão de turismo e estacionamento gratuito aos hóspedes.

Aproveite as duas piscinas disponíveis aos hóspedes ao ar livre e o variado café da manhã que já está incluso no valor de sua estadia. Diárias a partir de R$199. Verifique aqui a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.

Onde ficar Bonito

Acomodação do Hotel Che Lagarto. Fonte: Booking.

Hotel Pousada Águas de Bonito

O Hotel Pousada Águas de Bonito é uma daquelas opções para quem quer investir um pouquinho mais em sua estadia e ter uma experiência de lazer completa. Localizada a apenas 1 km da estação rodoviária, a propriedade oferece aos hóspedes uma piscina climatizada na área externa, spá com banheira de hidromassagem, além de uma sauna.

Todos os quartos possuem uma varanda privativa e estão equipados com ar-condicionado e TV. Aproveite o belo café da manhã que é servido diariamente e as outras áreas do hotel disponíveis aos hóspedes, como salão de jogos.

Diária a partir de R$376. Verifique aqui a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.

Foto da galeria desta acomodação

Área externa do Hotel Pousada Águas de Bonito. Fonte: Booking.

Quer conhecer outras opções de hospedagem em Bonito? Clique aqui para conferir o post completo de Onde Ficar em Bonito.

Agora que você já tem todas as informações que precisa, que tal começar a criar o seu roteiro? Leia sobre todas as opções de passeio e veja as que mais se encaixam em seu perfil de viajante e aí é só colocar o pé na estrada e desbravar um dos lugares mais bonitos do Brasil e do mundo. E aí, partiu?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top