Top

O que fazer em Buenos Aires de graça: principais atrações

O que fazer em Buenos Aires de graça: free walking tour

Já está de viagem marcada para a capital argentina e está em buscas de dicas para economizar? Então, veja agora o que fazer em Buenos Aires de graça e economize em seu passeio por essa cidade incrível!

Fomos à Argentina recentemente e decidimos esticar nossa estadia em Buenos Aires, porque há tantas atrações para conhecer por lá – e gratuitas!! – que ficou impossível não aumentar o roteiro.

E como o objetivo do Mala Rosa é ensinar a viajar mais gastando menos, trouxemos neste artigo sugestões e dicas de pontos turísticos e passeios gratuitos por Buenos Aires, todos bem bacanas e que valem a pena conhecer.

Há opções para todos os gostos: para quem quer algo ao ar livre, museus, para quem viaja com crianças, vida noturna e outras coisas interessantes que achamos pela capital portenha.

Então, bora conferir o que fazer de graça em Buenos Aires?

Informações importantes da Argentina

Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?

Então, confira as principais dicas sobre a Argentina que você precisa saber antes de viajar.

  • Onde fica a Argentina: a Argentina está localizada na América do Sul e faz fronteira com o Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
  • Capital: Buenos Aires
  • Idioma: espanhol, mas os argentinos entendem bem o famoso portunhol.
  • Fuso horário: GMT-3, igual ao do Brasil. Buenos Aires tem o mesmo horário de Brasília.
  • Tomada: tomada tipo I (três pinos achatados, dois na diagonal e outro na vertical, na parte inferior)
  • Voltagem: 220V e 50 Hz
  • Precisa de passaporte? Não precisa de passaporte, apenas RG.
  • Precisa de visto?  Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina
  • Vacina: ao embarcar, será solicitada a carteira de vacinação contra a COVID-19 com 2 doses da vacina. Caso contrário, precisa fazer o teste PCR. Mas também é necessário seguro com cobertura COVID-19. Veja: Como escolher um bom Seguro Viagem?
  • Moeda local: a moeda é o Peso Argentino.
  • DICA IMPORTANTE PARA ECONOMIZAR: há dois câmbios por lá na Argentina, o oficial e o paralelo. No oficial, R$ 1 vale 20 pesos, enquanto no paralelo está 40 pesos. Ou seja, se você usar cartão de crédito, trocar dinheiro no Brasil ou em casas de câmbios oficiais, irá gastar o dobro, como se tivesse viajando duas vezes! Por isso, a dica é trocar o Real ou o Dólar (em espécie) em casas de câmbios locais (a maior parte está da Rua Florida. Trocamos uma vez na Brazukas, uma casa de câmbio de brasileiros). Assim, o dinheiro rende bem mais!!

Nós visitamos a Argentina recentemente e colocamos todas as dicas e preços no Instagram do Mala Rosa, segue lá e acompanhe a gente

Dicas da Argentina e Buenos Aires

27 dicas de o que fazer em Buenos Aires de graça

1. Free Walking Tour

Não podemos começar uma lista de o que fazer em Buenos Aires sem mencionar o Free Walking Tour, a melhor forma de conhecer Buenos Aires de graça!

Nessa oportunidade, é possível realizar um passeio a pé pelos principais turísticos da cidade com guias argentinos. Apesar disso, toda a comunicação é feita em inglês.

As saídas acontecem de segunda à sábado, sempre às 11h, na Praça del Congreso.

 

6 opções de hospedagem que valem a pena em Buenos Aires

($) Se você quer economizar, o Duomi Plaza Hotel e o Ibis Buenos Aires Congreso são bons e baratos.

($$) Com bom custo-benefício e localizações ótimas, o Konke Buenos Aires Hotel e o Up Recoleta Hotel também têm excelentes estruturas.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Hilton Buenos Aires e o Palacio Duhau são ótimos!

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Buenos Aires.

O que fazer em Buenos Aires de graça: free walking tour

Passeio gratuito por Buenos Aires. (Foto: Paula Rocha)

2. Casa Rosada, uma atração gratuita em Buenos Aires

A Casa Rosada é um dos principais cartões-postais de Buenos Aires, na Praça de Maio (Plaza de Mayo), conhecida mundialmente. E diferente do que muito se pensa, conhecer a Casa Rosada não custa nada!

Trata-se da sede do governo argentino, instalada em uma construção antiga, larga e imponente, rosa de verdade. Possui visitas guiadas gratuitas aos fins de semana e feriados locais, não deixe de conhecer!

Aliás, aproveite e dê uma voltinha pela Plaza de Mayo, palco das maiores manifestações da capital portenha, com esculturas e espalhadas e muito comércio ao redor.

Passeios gratuitos em Buenos Aires: Casa Rosada

Casa Rosada – O que fazer em Buenos Aires de graça (Foto: Paula Rocha)

Pode te interessar: 15 dicas de Santiago no Chile

3. Obelisco, ponto turístico sem custo em Buenos Aires

Símbolo de Buenos Aires, o Obelisco representa os 400 anos da fundação de Buenos Aires, erguido em 1936 na Praça da República.

O point para vê-lo e tirar aquela foto é em cima da Policia de la Ciudad, que já tem um piso superior próprio para o turismo. De lá, a vista é linda: o obelisco, a praça, os prédios aos fundos e a grande cidade vivendo.

Então, para registrar de vez sua viagem na Argentina, precisa conhecer o Obelisco, uma atração totalmente gratuita e imperdível!

Obelisco Argentina

Obelisco, cartão-postal de Buenos Aires (Foto: Paula Rocha)

4. Museu Nacional de Belas Artes

Curte arte e quer ver, ao vivo, obras primas de artistas consagrados como Monet, Picasso, Renoir, Van Gogh e Goya? Então, uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes é obrigatória! A entrada é totalmente de graça, aproveite!

5. Livraria El Ateneo Grand Splendio

Com mais de 100 anos, a El Ateneo é um dos lugares mais lindos de Buenos Aires, e dá para conhecer totalmente de graça!

Localizada em um teatro, a livraria reúne andares com os mais diversos tipos de livros, combinando perfeitamente literatura e arte em um espaço clássico e imponente.

Colunas de mármore sustentam o local e detalhes dourados ornam a livraria, tornando-a charmosa e super agradável para passear – e, claro, tirar fotos, porque a El Ateneo é completamente instagramavel.

Vale super a pena conhecer e se apaixonar por cada cantinho! E se você for um amante da literatura, se joga mesmo!

Livraria El Ateneo

El Ateneo, um ponto turístico imperdível e magnífico em Buenos Aires (Foto: Paula Rocha)

6. Kavanagh e o Monumento Al Huevo (maior ovo do mundo)

O Kavanagh é um símbolo arquitetônico de Buenos Aires, declarado em 1999 como Monumento Histórico Nacional. Por muitos anos foi considerado o maior edifício da América Latina, com 120 metros de altura.

Mas o que chama a atenção é outra obra bem ao lado do prédio: um ovo gigante, o Monumento Al Huevo! É o maior ovo do mundo, uma atração bastante curiosa da cidade.

Trata-se de uma réplica da obra “Nosotros Afuera”, de Federico Manuel Peralta Ramos (1939-1992), artista argentino prestigiado. Em 2014, a prefeitura prestou-lhe homenagem, instalando o imenso ovo branco na Plaza San Martín, onde encontramos o Kavanagh e o ovo.

Então, se estiver em Buenos Aires, não deixe de conhecer essas duas atrações diferentonas – e gratuitas!

Principais atrações de Buenos Aires gratuitas: Ovo Gigante

Ovo Gigante de Buenos Aires (Foto: Paula Rocha)

7. El Caminito

Certamente você já viu fotos do El Caminito, a rua-museu de Buenos Aires, uma atração imperdível e totalmente gratuita!

O El Caminito é uma rua com construções coloridas e restaurantes típicos, criando um ambiente super descontraído para conhecer.

Além disso, os locais costumam dançar tango na rua, fazendo com que o local fique ainda mais argentino. Precisa ir e viver essa experiência!

8. Recoleta

Conhecida como a Paris Argentina, Recoleta é um bairro elegante de Buenos Aires, com construções parisienses clássicas.

É uma área repleta de boutiques e bonitas construções que parecem palácios, fazendo da região um local agradável para passear durante o dia.

Além disso, tem muitas esculturas diferentonas e ruazinhas super charmosas para fotografar.

Atrações de Recoleta

Uma atração famosa em Recoleta é o homem que segura uma árvore gigante. (Foto; Paula Rocha)

9. Cemitério da Recoleta, um passeio diferente gratuito

Por mais estranho que pareça, uma das principais atrações de Buenos Aires é o Cemitério da Recoleta!

O Cemitério da Recoleta é um ponto turístico muito procurado por sua arquitetura e túmulos verticais com ornamentos, abrigando os corpos de pessoas famosas do país.

É uma atração interessante para quem quer algo bem diferente.

Eu não entrei porque morro de medo, mas o Breno fez um tour por lá e colocou tudo nos destaques do Instagram do Mala Rosa, confere lá para entender melhor o porquê da fama do cemitério e me conta aí nos comentários se teria coragem de entrar hahah

10. Flor Metálica em Recoleta

Outra atividade gratuita para fazer em Buenos Aires é conhecer a Flor Metálica de Recoleta, também chamada de Floralis Genérica.

Trata-se de uma flor gigante de metal e reza a lenda que suas pétalas abrem e fecham de acordo com a posição do sol.

Mas olha, tanto eu quanto o Breno já fomos para a Argentina mais de 3 vezes, e em todas elas, a flor estava quebrada e nunca funcionou hahahah

Mesmo assim, é bacana conhecer esse cartão-postal de Buenos Aires! Garanto que rende fotos bem criativas hahah

Dicas de pontos turísticos para fotos em Buenos Aires Argentina - Lugares para visitar

11. Catedral Metropolitana

Uma atração gratuita imperdível em Buenos Aires é a Catedral Metropolitana!

É a principal igreja católica da cidade, inaugurada em 1971 e local onde o Papa Francisco rezava suas missas quando era arcebispo em Buenos Aires.

Por isso, até hoje a igreja preserva itens do Papa Francisco em uma elegante construção, atraindo nossa atenção de longe.

12. Centro Cultural Kirchner

Para os amantes de arte, uma visita ao Centro Cultural Kirchner é indispensável!

Com entrada gratuita, o Centro Cultural Kirchner tem exposições rotativas, mostras culturais e apresentações super bacanas e diferenciadas.

Inclusive, é o maior centro cultural da América Latina, e o terceiro maior do mundo! Então, já viu que o ver e fazer por lá não falta, né?

Separe um dia para conhecer e se apaixone por cada detalhe! A construção antiga e interior moderno chamam criam uma excelente harmonia e surpresa, vale a pena ir!

13. Graffitimundo

O Graffitimundo é um projeto de Buenos Aires focado para os espaços urbanos da cidade, envolvendo a pintura de muros e muito grafite bacana. É como um Beco do Batman, só que beeem maior!

As artes estão sempre sendo alteradas, trazendo sempre uma novidade.

Dê uma voltinha, tire fotos e curta o espaço, é imperdível!

14. Tango da Glorieta de Belgrano

Aos fins de semana, os moradores locais se reúnem no bairro Belgrano, na praça conhecida como Barrancas de Belgrano, para desfrutarem do autêntico tango, fora dos circuitos turísticos. Uma oportunidade imperdível para se entregar à dança!

15. Puerto Madero

Se você quer fazer um passeio gratuito em Buenos Aires, precisa ir ao Puerto Madero!

Puerto Madero é um bairro nobre e elegante de Buenos Aires, propício para fazer boas caminhadas e relaxar nos arredores. Além disso, conta com excelentes bares e restaurantes para curtir a vida noturna.

Mas o destaque na região vai para a Puente de La Mujer, um dos principais cartões-postais da cidade.

Fabricada na Espanha e inaugurada em Buenos Aires em 2001, a Puente de la Mujer simboliza um casal dançando tango – outro ícone da Argentina.

Confesso que até hoje não consigo visualizar muito bem o casal dançando (e olha que já fui 4 vezes para Buenos Aires), mas o que vale é a intenção, né?! hahaha

Veja também: Onde comer e beber em Buenos Aires: melhores restaurantes

Atrações gratuitas em Buenos Aires

Puerto Madero e Puente de la Mujer (Foto: Paula Rocha)

16. Feira de San Telmo

Além de ser o melhor lugar para comprar souvenir em Buenos Aires, a Feira de San Telmo é uma atração viva, imperdível!

A Feira de San Telmo é uma feira quilométrica! Quanto mais você anda pro ela, mais parece que não tem fim. Tem muita coisa mesmo!

Aliás, as coisas são boas e baratas, viu?! Achei imã de geladeira por R$ 0,85!!

Então, se quiser encontrar boas lembrancinhas e ainda fazer um passeio bacana, precisa conhecer a Feira de San Telmo! Aproveite também para comer em suas barraquinhas, que servem as autênticas iguarias argentinas.

17. Estátua da Mafalda na Feira de San Telmo

No fim da Feira de San Telmo, encontramos estátuas da Mafalda e sua turminha em um banco de praça (e uma fila que dava voltas de gente para tirar foto).

Ah, e para quem não está lembrado das provinhas de português da escola, Mafalda é uma personagem de tirinha, que sempre questionava algo político e social. Seu autor é o falecido e sempre lembrado Quino, natural da Argentina.

Então, claro que nossa eterna Mafalda deveria ser eternizada! E lá está ela, em um banquinho da praça da Feira de San Telmo, vá conhecê-la 😉

Estátua da Mafalda na Feira de San Telmo

Estátua da Mafalda na Feira de San Telmo (Foto: Paula Rocha)

18. Paseo de La Historieta

Continuando a falar de Mafalda e sua turma, o Paseo de La Historieta promete um tour a pé, onde são visitadas as diversas estátuas bem como painéis coloridos dos personagens de Quino e outras figuras argentinas.

Eles estão espalhados pela cidade e garantem muitas fotos bacanas em cenários divertidos. Eventualmente você encontrará essas figuras, não estranhe hahaha

19. Tranvía Histórico de Buenos Aires

Já esteve em um museu que fica em movimento? A oportunidade de alinhar história a um passeio incrível acontece no Tranvía Histórico de Buenos Aires, um bonde histórico que realiza um passeio gratuito pela cidade todos os fins de semana.

Um passeio totalmente gratuito em Buenos Aires, perfeito para quem está com crianças também!

20. Ecoparque, um passeio gratuito para crianças

Um passeio imperdível para quem viaja em família para Buenos Aires é o Ecoparque, localizado onde ficava o antigo Zoológico de Buenos Aires (vale lembrar que não há mais zoológico em Buenos Aires).

Hoje, é um parque interativo com muitos animaizinhos soltos, espaços para piquenique e muita área verde, promovendo um espaço maravilhoso para passar um fim de tarde.

No Ecoparque também tem um carrossel, uma volta custa R$ 4 e é bem bacana para quem está com crianças.

De toda forma, vale a pena visitar e fazer um passeio!

21. Bosques de Palermo

Se você tiver um dia de folga no itinerário da viagem, principalmente no verão ou primavera, vale muito a pena conhecer os Bosques de Palermo. Com uma área verde impressionante, conta também com um rosedal incrível.

Inaugurado em 1914, é mais bonito do que a Holanda com suas tulipas durante a primavera, e ainda mais impressionante do que a nossa querida Holambra, precisa ir! Está ao lado do Ecoparque, então dá para conciliar super os dois passeios.

Veja também: Melhor época para viajar para Buenos Aires: quando ir?

22. Avenida Alvear

Um passeio pela Avenida Alvear é ideal para admirar a arquitetura impressionante de vários dos edifícios mais bonitos da cidade.

Nesta avenida estão situadas a Embaixada do Brasil e da França, o Jockey Club da cidade bem como o famoso Alvear Palace Hotel, palácio considerado Monumento Histórico da Cidade de Buenos Aires.

23. Galerías Pacífico

A Galerías Pacífico nada mais é do que um shopping todo trabalhado na arte. Lembra bastante as construções antigas, com vitrais dos mais variados tipos no teto e interior requintado.

A verdade é que as coisas lá dentro são bem caras, mas passear é de graça, né? hahaha

Nós fomos conhecer o local e nos apaixonamos pelo ambiente, é realmente muito bonito – precisa conhecer!

Galerías Pacifico em Buenos Aires

Galerías Pacifico. (Foto: Paula Rocha)

Dicas extras de o que fazer em Buenos Aires

Por fim, vamos indicar algumas atrações e passeios de Buenos Aires que não são de graça, mas que valem super a pena conhecer e fazer – imperdíveis mesmo!

Vamos lá?

Jardim Japonês

Um dos melhores passeios para se fazer em Buenos Aires é o Jardim Japonês, no bairro de Palermo.

É um espaço com muito verde e que exala paz, bem ornamentado e com a típica ponte japonesa sobre um lago com carpas.

O local é enorme e excelente para passar uma manhã e começar o dia bem. Separe 2 horas do seu dia e vá, sério; é imperdível!

  • Preço: R$ 10 por pessoa
O que fazer em Buenos Aires: Jardim Japonês

Jardim Japonês em Buenos Aires (Foto: Paula Rocha)

Campanopolis

A 30 km de Buenos Aires, temos Campanopolis, o lugar que saiu de um conto de fadas.

Campanopolis é um vilarejo mágico medieval, criação de um homem que tinha apenas mais 5 anos de vida devido ao câncer. Então, quando descobriu que estava com os dias contados, decidiu construir a vila de seus sonhos.

No local, encontramos construções enigmáticas, como a casa sem portas, teto ou paredes, a escada para lugar nenhum e o portão para o céu, atrações onde nossa imaginação cria asas. 

É um lugar incrível, charmoso e indispensável em sua visita para Buenos Aires, perfeito para quem viaja com crianças! E o melhor: é super barato!

  • Preço: R$ 25 por pessoa
Campanopolis

Campanopolis, um passeio imperdível em Buenos Aires (Foto: Paula Rocha)

Banho de Cerveja “Beer Spa’

Se você não dispensa uma boa cerveja, precisa ir ao Beer Spa, o Banho de Cerveja de Buenos Aires, uma verdadeira experiência!

Recebemos todos os cuidados que podemos ter em um spa e ainda relaxamos em uma banheira enquanto provamos as melhores cervejas da cidade, revivendo uma tradição muito antiga, que é ficar entre amigos em uma sauna enquanto uma boa cerveja é apreciada.

  • Preço: R$ 140 por pessoa

Show de tango

Os shows de tango certamente são atrações imperdíveis em Buenos Aires!

Lá funciona assim: você tem um jantar incrível com direito aos melhores vinhos, cervejas e iguarias argentinas, para depois acompanhar um show de tango tradicional. A experiência é incrível!

Mas, se preferir, pode ir somente ao show.

Para saber como funciona, basta conferir nosso artigo sobre os melhores shows e tango em Buenos Aires, com dicas, informações e preços atualizados.

  • Preço de show de tango com jantar: a partir de R$ 500 por pessoa
Shows de tango imperdíveis em Buenos Aires: Tango Porteño

Tango Porteño, show de tango com jantar em Buenos Aires (Foto: Paula Rocha)

Com essas 28 dicas de o que fazer em Buenos Aires de graça, o planejamento de sua viagem ficará muito mais incrível e abrangente. Certamente você viverá dias incríveis na capital da Argentina!

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa