Top

O que fazer em Kutná Hora

Catedral de Santa Bárbara - Kutná Hora, República Tcheca

Você sabe o que fazer em Kutná Hora além de conhecer a famosa – e curiosa – capela de ossos?

Kutná Hora é uma cidade na República Tcheca que está a 83 km da capital, Praga. Por isso, é um destino muito procurado para bate e volta.

O local é ideal para o passeio de um dia, já que é pequeno e dá para conhecer os principais pontos turísticos em poucas horas.

Por lá, o destaque vai para o Ossuário de Sedlec, o maior ossuário do mundo. É uma capela ornamentada inteiramente de ossos reais. E aí, teria coragem de entrar?

Mas além disso, a cidade é interessante e possui outros pontos turísticos bacanas de se conhecer. Principalmente, capelas góticas lindíssimas.

Então, bora saber o que ver e fazer em Kutná Hora?

Informações importantes da República Tcheca

Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?

Então, confira as principais dicas sobre a República Tcheca e Praga que você precisa saber antes de viajar.

  • Onde fica a República Tcheca: a República Tcheca está localizada na Europa Central, na fronteira com a Alemanha, Polônia, Áustria e Eslováquia.
  • Idioma: o idioma oficial é o Tcheco, mas dá para se virar super bem com o inglês. Praga, a capital, é uma cidade turística e muita gente fala inglês, ou entende o mínimo e tenta te ajudar mesmo assim.
  • Capital: Praga
  • Moeda local: a moeda é a Coroa Tcheca  mas o euro é aceito em praticamente todos os lugares.
  • Fuso horário: o fuso horário é o UTC/GMT +4 hora. Se aqui no Brasil (horário de Brasília) são 20h, lá na República Tcheca é 00h.
  • Tomada: a República Tcheca tem tomada tipo C.
  • Voltagem: 230V
  • Precisa de passaporte? Sim, ele deve ter validade por no mínimo 6 meses e será carimbado logo no desembarque.
  • Precisa de visto?  Brasileiros não precisam de visto para entrar na República Tcheca e podem permanecer até 90 dias no país.
  • Seguro viagem: é obrigatório ter seguro viagem na Europa. Saiba Como escolher um bom Seguro Viagem?
  • Vacina: ao embarcar, será solicitado a Carteira Internacional de Vacinação, que você pode conseguir através do site da ANVISA.

Continue lendo: Dicas de Praga, República Tcheca

Dicas da República Tcheca

Como chegar em Kutná Hora

Kutná Hora está a cerca de 80 km de Praga e chegar até lá é bem tranquilo, veja as opções de transporte:

  • Ônibus: a viagem de ônibus pode ser mais complicada, pois não tem trajeto direto, sendo preciso trocar de ônibus. Primeiro, um ônibus vai de Praga até Horčičkova e depois de Horčičkova até Kutna Hora. A viagem pode durar de 2 a 3 horas, mas depende também dos horários dos ônibus.
  • Trem: viajar de trem pode ser a melhor opção por questão da duração de viagem e pelo preço. Ou seja, tem o melhor custo-benefício. Saindo de Praga, demora cerca de 56 minutos até Kutna Hora Hlavni Nadrazi. De lá, basta pegar um trem para o centro da cidade. O valor da passagem passa de €10.
  • Carro: a viagem dura de 1h a 2h, mas não recomendo muito fazer o trajeto dirigindo, pois o trânsito é bem complicadinho e o preço do combustítel está nas altuuuras! Porém, caso queira ir de carro, a dica é fazer a cotação do aluguel pelo Rentcars, que sempre mostra os melhores preços e não cobra IOF.

Como chegar em Kutná Hora saindo de Brno

Brno é outro excelente destino de bate e volta de Praga. Por isso, muitas pessoas aproveitam a viagem e esticam para as cidades próximas da capital tcheca.

Então, se estiver na cidade e Brno, a melhor forma de chegar em Ktuná Hora é fazendo a viagem de trem, porém, não tem uma linha direta entre as duas cidades.

Por isso, é necessário pegar um trem em Brno com destino a Kolin, e de lá pegar um ônibus até Kutná Hora.

O trem de Brno até Kolin dura 2h20min e custa cerca de €10. Já o ônibus de Kolin a Kutná Hora faz um trajeto de apenas 25 minutos.

Como chegar em Ktuná Hora

Trem de Kutná Hora (Foto: Paula Rocha)

Quantos dias ficar em Kutná Hora

É possível visitar Kutná Hora em um bate e volta de Praga, já que a cidade é relativamente pequena e dá para passar nos principais pontos turísticos em um dia.

Porém, caso queira fazer as visitações guiadas e de fato aproveitar mais da viagem, dois dias na cidade é suficiente para aproveitar bem a região.

O que fazer em Kutná Hora

Ossuário de Sedlec/Capela dos Ossos

Símbolo da cidade, o ossuário de Sedlec é um dos mais conhecidos em todo o mundo!

Localizado sob a Igreja de Todos os Santos, o ossuário é literalmente uma capela feita de ossos reais, usados desde o início como itens de decoração da igreja. Bizarro, né?

Reúne mais de 50 mil ossos, com os quais foram construídos diversos cenários e ornamentos.

Até hoje não se sabe ao certo como esses ossos foram parar ali, e teorias não faltam.

Mas, de toda forma, não deixa de ser uma atração bem diferente para conhecer. E aí, teria coragem?

  • Preço: 90 CZK

Catedral de Santa Bárbara

A Catedral de Santa Bárbara é uma das mais antigas da República Tcheca, com construções iniciadas em 1388 – embora só tenha sido finalizada em 1905.

A igreja está localizada no alto de um morro, então já a avistamos de longe.

E olha… Pense numa catedral L-I-N-D-A! De arquitetura gótica, a igreja é grande e imponente, com abóbadas pontiagudas esverdeadas.

Por dentro a catedral é mais bonita ainda, com vitrais caprichados e muuuitas janelinhas.

Aliás, lembra um pouco a catedral de São Bartolomeu, em Pilsen, mas bem maior.

Vale super a pena conhecer, afinal, é um dos melhores pontos turísticos de Kutná Hora!

Catedral de Santa Bárbara - Kutná Hora, República Tcheca

Catedral de Santa Bárbara – O que fazer em Kutná Hora (Foto: Paula Rocha)

Casa de Pedra

Localizada bem no centro histórico da cidade, a Casa de Pedra de estilo gótico se destaca dos demais prédios ao lado. Construída entre 1485 e 1499, é um dos prédios góticos mais importantes da Boêmia. Hoje, o local funciona um museu com mais de 185,000 itens em exposição.

Catedral da Assunção

A Catedral da Assunção é uma das catedrais mais antigas da Europa que ainda está de pé.

Foi fundada em 1320 e construída pelos pelos monges cistercienses. O exterior é de estilo gótico e muito bonito. Além disso, nesta catedral fico o ostensório gótico mais antigo e bem conservado do mundo.

Aliás, a Catedral da Assunção está ao lado do Ossuário de Sedlec, então dá para conciliar as duas atrações – que, por sinal, são beeem diferentes… Enquanto uma é “normal”, a outra tem osso até no teto hahaha

Catedral da Assunção

Catedral da Assunção de Kutná Hora (Foto: Paula Rocha)

Museu de Prata

Já que a cidade de Kutná Hora só começou a se expandir após o começo da mineração de prata, o minério é muito importante para a região. Com isso, existe o Museu de Prata, mostrando toda a história da mineração e o crescimento da cidade.

O museu fica em um edifício de estilo gótico, chamada de pequeno castelo. No local é possível descer até 60 metros para visitar como eram as minas. Mas caso não tenha interesse em fazer o passeio para descer até a mina, pode fazer a tour sem essa atividade.

No passeio, também fazemos uma moeda própria. Bacana, né?

Fonte de Pedra

Localizada na Praça Rejsek, a Fonte de Pedra foi criada em 1493 pelo mesmo arquiteto que fez a Catedral de Santa Bárbara.

Inicialmente, a fonte foi construída para ser uma reserva de água para a cidade. Sendo assim, os moradores conseguiriam ter acesso a água potável, já que com a mineração os habitantes da cidade começaram a ter problema de conseguir água.

Porém, com o passar dos anos, a fonte parou de ser utilizada, ficando no centrinho da cidade como monumento histórico e atração turística.

E certamente você passará perto dela em sua visita à Kutná Hora – a construção gótica não passar despercebida.

Principais atrações do centro de Kutná Hora

Fonte de Pedra em Kutná Hora (Foto: Paula Rocha}

Pátio italiano

Criado no século XIII para ser um forte, o Pátio Italiano tem muita história para contar, oferecendo uma das melhores visitações guiadas de Kutná Hora.

Após servir como forte foi transformado em um local para fabricação de moedas no século XIV. Em seguida, passou a ser residência real.

Mas atualmente é utilizado pela prefeitura da cidade, com tours guiados por todo o complexo.

Aliás, um dos edifícios mais diferentes e interessantes para visitação é a Capela Real, com todo o interior pintado e super colorido, em contrapartida com as demais igrejas da região, que têm cores mais neutras.

Igreja de St. James

A Igreja de St. James é a mais antiga de Kutná Hora, construída no período de 1330 e 1420.

Vista de longe, a igreja tem uma torre de sino com 86 metros!

Porém, infelizmente, não é possível subir até a torre, que certamente possui a melhor vista da cidade.

No entanto, vale super a pena se aproximar e conhecer esse ícone de atividades para se fazer e ver em Kutná Hora, na República Tcheca.

Aliás, uma curiosidade é que no planejamento da igreja ficou decidido que ela teria duas torres. Mas por conta da mineração que era feita no local, não foi possível sustentá-las. Então, há uma pequena torre ado lado para representá-la.

Igreja de St. James

Igreja de St. James – Passeios e atrações em Kutná Hora. (Foto: Paula Rocha)

Museu do Chocolate

Para os amantes de chocolate, o Museu do Chocolate de Kutná Hora não pode ficar fora do roteiro! Neste museu, você irá aprender um pouco sobre a história da fábrica de chocolates local chamada Lidka.

Mas também tem outras marcas encontradas no museu. Além disso, poderá ver o processo de fabricação dos chocolates e também experimentar os deliciosos chocolates.

Existem alguns sabores diferentes que precisam ser experimentados. Que, inclusive, provei e adorei. São: chocolate ao leite de ovelha, chocolate branco com morango, com capim limão e café, bananas com passas e muitos outros.

Colégio Jesuíta

O Colégio Jesuíta é uma das construções mais imponentes e chamativas de Kutná Hora.

Construído por um artista italiano em 1678, o Colégio Jesuíta parece um palácio real gótico.

Antigamente, era moradia dos nobres, mas a partir de 1998, quando militares estrangeiros tomaram o lugar, o local funciona como um museu.

Além disso, o local fica no caminho para a Catedral de Santa Bárbara. Estão lado a lado, na verdade.. Um ótimo passeio é percorrer este caminho e admirar a vista!

Catedral de Santa Bárbara e Colégio Jesuíta - Pontos turísticos imperdíveis de Kutná Hora

Catedral de Santa Bárbara e Colégio Jesuíta. (Foto: Pixabay)

Onde ficar em Kutná Hora

Se você quer economizar, o hotel Mědínek Old Town é a pedida! Localizado no centro da cidade, possui boas instalações e ótirmos quartos, além de oferecer um bom restaurante de comida tcheca tradicional.

Com uma vibe mais retrô e antiga, bem a cara do leste europeu, o Vila U Varhanáře é puro charme! Possui restaurante, bar, jardim e uma linda vista da cidade. Além disso, tem excelente localização, pertinho do centro e do comércio local.

Mas se você quer algo mais europeu e requintado, o Palace Kutná Hora é o destaque!

Todos os nossos artigos sobre a República Tcheca

Está planejando uma viagem para a República Tcheca?

Então, veja todos os nossos artigos com dicas e preços sobre o país e conheça os melhores destinos para se aventurar por lá:

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa