Menu

O que fazer em Recife: praias, centros históricos e muito mais

3 de março de 2020

Viajar ao Nordeste do Brasil é uma das melhores opções quando se planeja uma viagem para descansar e curtir. Recife, a capital do estado de Pernambuco, é uma boa alternativa para quem quer pegar uma praia e relaxar. Entretanto, isso não é tudo que a cidade oferece, portanto, criamos uma lista com o que fazer em Recife. Praias, centros culturais, compras, passeios, paisagens naturais e muitas outras coisas serão citadas neste artigo.

Vale a pena lembrar que antes de visitar o local, efetue uma reserva em um dos hotéis a sua disposição. Até porque, deixar tal ação para cima da hora pode fazer com que você tenha problemas em achar uma estadia. É sempre bom armar todo um itinerário de passeios e visitas antes, até para não cair na mão de vigaristas. Agências de turismo oferecem diversos pacotes, desde hospedagem a atrações para ir atrás quando estiver lá.

O que fazer no Recife

O que fazer no Recife. Pontos turísticos

Não deixe de visitar também Porto de Galinhas, lugar lindoooo

A cidade de Recife também é conhecida por seus diversos rios, pontes, ilhéus e penínsulas, que existem há séculos. Fora que, sua praia mais popular, a de Boa Viagem, é constituída por muitos recifes e corais. Um problema, entretanto, é que não é aconselhável ultrapassar seus limites, até porque, a profundidade da água aumenta. Além disso, as barreiras servem para proteger os nadadores e frequentadores das constantes migrações de tubarões.

Veja o post completo com muitas dicas da Praia de Boa Viagem.

Praia de Boa Viagem

Praia de Boa Viagem. Foto: Leandro Antunes

O que fazer em Recife e seus diversos passeios

Além das maravilhosas praias de Recife, principalmente a de Boa Viagem, as excursões devem estar em seu itinerário. A primeira deve ser seu ingresso ao Instituto Richard Brennand, que é um dos maiores patrimônios históricos do país. Isso porque, o local possui uma enorme coleção de objetos histórico-artísticos, do período colonial. Além disso, também existem muitas pinturas e gravuras das raízes holandesas, que dominaram o Nordeste séculos atrás.

O Instituto Richard Brennand também possui uma das maiores coleções de armas brancas do planeta. Neste acervo, existem mais de três mil peças, com a maioria de origem da Europa e da Ásia. Mais de 27 armaduras medievais completas também são expostas para o público. Além disso, tem uma biblioteca gigantesca, que conta com mais de 60 mil livros, desde autores nacionais a internacionais. Ele foi eleito o melhor museu da América do Sul, segundo o site Trip Advisor.

Caso busque algo com mais paisagens naturais e menos informações, existem outras opções. Uma delas é o passeio de barco, pelas águas do Rio Capibaribe, que visita três ilhas de Recife. São elas as ilhas de Santo Antônio, Recife Antigo e Boa Vista. Fora que ainda passará pelas cinco principais pontes da região. A 12 de Setembro, a Maurício de Nassau, a Manuel Buarque de Macedo, a Princesa Isabel e a Duarte Coelho.

Caso opte por fazer uma descida em Recife Antigo, não deixe de trazer sua filmadora ou câmera fotográfica. Até porque, o bairro é conhecido por ser o maior centro histórico da capital pernambucana. Visite atrações como o Parque de Esculturas Francisco Brennand, a Praça do Marco Zero e mais. Você ainda pode ir até o Palácio da Alfândega, o Ginásio Pernambucano e o Teatro Santa Isabel.

Recomendo a leitura do post “O que fazer no Recife Antigo

Recife Antigo

O que fazer em Recife e suas maravilhosas ruas

Já sabido que Recife Antigo é um dos bairros mais antigos e históricos da capital pernambucana, temos mais alternativas. Uma delas é a Rua da Aurora, pois nela estão construções do período colonial, com belas vistas e paisagens. Uma curiosidade é que a noite, a iluminação amarela dela faz com que a pavimentação e calçadas fique dourada. Uma curiosidade imensa sobre a Aurora é o porquê ela recebeu o seu nome.

Segundo a história recifense, ela é a primeira a receber os raios de sol quando o mesmo aparece pela manhã. O parque Dona Lindu é outro local no qual sua presença deve ser obrigatória, caso esteja passeando. Isso porque ela está situada em uma área que pertencia à Aeronáutica Brasileira, com um cenário incrível. Ele está coberto por grama, junto a vista do mar, criando uma mistura de brisa, vento e calmaria.

E outra, o Dona Lindu também tem sua agitação, até porque, ele também é palco para diversas apresentações. No site da prefeitura de Recife você pode encontrar a agenda de eventos que ele sediará ao decorrer do ano. Concertos, shows musicais, apresentações teatrais e outras atividades já foram apresentadas neste espaço. Ele é localizado na Praia de Boa Viagem, o que permite que você coloque seus pés na areia.

O Pátio de São Pedro é um lugar muito especial, pois tem uma praça retangular com construções do período colonial. Nela, está situada a Catedral de São Pedro dos Clérigos, um dos maiores pontos religiosos da cidade. Próximo a ele, ainda existem outros pontos de interesse, como o Memorial Luiz Gonzaga e o Memorial Chico Science. O pátio ainda contempla apresentações de artes, músicas e recebe o carnaval.

Cabeções do Recife

As melhores praias de Recife

Como toda boa cidade do Nordeste brasileira, Recife está repleta de praias tropicais e majestosas. Uma delas é a Praia de Boa Viagem, que conta com um maravilhoso recife de coral em sua extensão. Vale a pena lembrar que quando a maré está alta também, costumam aparecer diversos tubarões por lá. Tirando isso, é a melhor pedida para quem quer sossego, fora que é extremamente bem localizada. Ela está a poucos metros do centro da cidade.

Uma boa pedida também é a de Coroa do Avião, uma ilhota situada à Ilha de Itamaracá. É ideal visitar o Forte Orange quando passar por lá, e você pode fazê-lo muito facilmente. Basta atravessar o braço de mar com uma jangada ou lancha, que custa apenas R$ 15,00. Os turistas ainda têm a opção de desfrutar de um dos melhores bares da cidade, que serve um delicioso peixe. A areia é limpa e branquinha, sem falar na água totalmente cristalina.

A Pedra do Xaréu é outra recomendação em Recife, para os que buscam praias. Ela é muito famosa por sua enorme pedra no meio da areia, que lhe permite fotos de frente ao mar. Uma desvantagem é que quando a maré sobre, fica quase impossível identificar as pedras na areia. Outra coisa é que costuma superlotar devido a sua fama. Entretanto, ela forma diversas piscinas naturais e ainda tem muitos bares e restaurantes que servem frutos do mar dali.

A Praia Piedade é uma alternativa diferente, pelo que oferece aos turistas e moradores. Isso porque, nela, além de um delicioso banho com águas cristalinas, você pode praticar esportes. Constantemente vemos pessoas andando de caiaque e até mesmo velas, sem falar em surf. Isso porque sua maré quase sempre está baixa, pelo menos em suas margens, até pelas pedras.

Dica

Aproveite que vai visitar as praias do Recife e veja também o nosso post  As melhores Praias de Porto de Galinhas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top