Top

O que fazer em Ronda na Espanha

O que fazer em Ronda na Espanha

Muitas pessoas querem fugir das tradicionais cidades turísticas da Espanha, como Madrid, Barcelona, Sevilla, Valência, Salamanca, entre outras, para conhecer mais afundo o país, e por isso, neste post vou contar tudinho sobre o que fazer em Ronda na Espanha.

Além de ser uma cidade do interior, Ronda fica nas montanhas, tem uma vista incrível e é uma parada ideal para quem estiver fazendo uma road trip pela Espanha!

Ronda na Espanha

Ronda na Espanha. Foto: Carol Passos

Sobre Ronda

Ronda fica na comunidade autônoma de Andaluzia, no sul da Espanha, e faz parte da província de Málaga. Além disso, a cidade fica em um planalto rochoso a 723 metro acima do nível do mar e é rodeada por serras.

Apesar de ser uma cidade pequena com em torno de 13 mil habitantes, a área é bem grande e rodeada de vales e história. E falando em história, Ronda tem mais de 1500 anos, tendo vestígios da cultura celta, grega, árabe e romana.

 

3 opções de hospedagem que valem a pena em Ronda

($) Se você quer economizar, o Hotel Arunda II é bom e baratinho.

($$) Com bom custo-benefício, o Hotel El Tajo & SPA tem excelente estrutura e localização.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Catalonia Reina Victoria é a pedida.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Ronda.

 

Desfiladeiro de Ronda na Espanha

Desfiladeiro de Ronda na Espanha. Foto: Carol Passos

O que fazer em Ronda: principais atividades

Primeiramente, você pode explorar Ronda em apenas 1 dia, e tudo a pé, então fica fácil se programar e fazer um passeio delicioso nesse paraíso!

Assim também, a aldeia conta com museus, eventos culturais e gastronômicos, restaurantes típicos espanhóis e feiras de artesanatos, então além dos pontos turísticos principais, que vou falar daqui a pouquinho, também vale a pena aproveitar tudo o que a Ronda tem a oferecer.

Siga o caminho das muralhas para o norte até o coração do bairro antigo de Ronda, La Ciudad. Faça uma pausa nos mirantes, que oferecem vistas das colinas verdes. Pare em outros marcos históricos e aproveite para ver as vistas incríveis dos penhascos íngremes da Garganta El Tajo.

Puente Nuevo

O Puente Nuevo, ou em português, a Ponte Nova, é a atração mais famosa da cidade de Ronda por sua vista deslumbrante. Sério gente, é de perder o fôlego!

Contudo, a ponte nova não é tão nova assim, pois ela foi construída em meio a um penhasco no século 18 com o intuito de expandir a cidade e tem 98 metros de altura.

Compras na EuropaVeja tambémCompras na Europa

Para chegar na atração leva em torno de 15 a 20 minutos caminhando em uma trilha de pedras.

  • Preço: é totalmente gratuito.
  • O endereço é: Calle Armiñán, s/n, 29400 Ronda.
Puente Nuevo em Ronda

Puente Nuevo em Ronda. Foto: Carol Passos

Puente Viejo

De antemão, a ponte velha de Ronda foi a primeira ponte construída na cidade, porém é a menor e não tão famosa quando a ponte citada anteriormente.

Do mesmo modo, é uma atração indispensável na cidade, pois foi um marco inicial de sua expansão e é um ótimo lugar para tirar fotos incríveis dos vales que cercam Ronda.

  • O endereço da ponte é Calle Real, 2, 29400 Ronda.

Banhos árabes

Conforme eu disse anteriormente, uma das culturas que dominaram a cidade de Ronda foi a árabe, e por isso a cidade também é conhecida por seus salões de banho árabe.

Seja como for, o salão de banhos árabes é uma atração indispensável, pois é incrível ver como muitas coisas seguem intacta desde o século 13, quando foi construído.

Outro ponto interessante, é que antigamente ao redor dessa sala havia bancos de madeira para conversar e socializar.

Além disso, contra a parede traseira havia uma série de biombos que formavam vestiários, e quando você entra nos banhos, eles são realmente fascinantes por baixo.

  • O valor da entrada é de apenas 3,50 euros (aproximadamente 22 reais) e
  • o endereço é Calle Molino de Alarcón, s/n, 29400 Ronda.
Banho árabe em Ronda

Banho árabe. Foto: Wikipedia

Puerta de la Cijara

Se você estiver visitando os banhos árabes, provavelmente vai ver a Puerta de la Cijara, que faz parte da muralha defensiva de Ronda.

Portanto, vale a pena explorar as muralhas, e atravessando a porta de Cijara, nos leva à Ponte Velha, aos banhos árabes e ao velho bairro de Padre Jesus, um lugar incrível e uma arquitetura muito rica e tradicional.

Puerta de Almocábar e Iglesia del Espiritu Santo

Do mesmo modo que muros altos e fortificados rodeavam a cidade, a Puerta de Almocábar era um antigo portal de pedra do século 13 com uma arquitetura impressionante.

O portal possui uma entrada em forma de ferradura ladeada por duas torres semicirculares. Suba ao topo das torres, caminhe ao longo das muralhas e desfrute de vistas panorâmicas sobre a paisagem urbana e a zona rural da Andaluzia.

Além disso, a atração fica a cerca de 10 minutos a pé de Puente Nuevo, a 25 minutos a pé da estação ferroviária de Ronda e é cercada por estacionamentos.

  • O endereço é Plazuela Arquitecto Francisco Pons Sorolla, s/n, 29400 Ronda.
Puerta de Almocabar

Foto de cima da Puerta de Almocabar e com vista para a Iglesia del Espiritu Santo de Ronda. Foto: Carol Passos

Puerta de Carlos V e Plaza Ruedo Alameda

Muito próximo a Puerta de Almocábar está um portal adicional chamado Puerta de Carlos V, acrescentado no século 16 pelo Rei Carlos V.

Passando este portal há um pátio tranquilo na Plaza Ruedo de Alameda, que é cheia dos bares e restaurantes para você experimentar os deliciosos tapas espanhóis e apreciar a vista dos portais e muros.

Plaza Ruedo Alameda - Ronda

Plaza Ruedo Alameda – Ronda. Foto: Carol Passos

Plaza de Toros

Uma cultura muito conhecida na Espanha é a tourada, e muitas cidades espanholas tem sua própria praça de touros, o que não é diferente em Ronda.

A Plaza de Toros de ronda foi fundada no ano de 1784, com cinco fileiras elevadas e 136 pilares que compõem 68 arcos e por isso é um edifício histórico da cidade e palco de muitos eventos da cidade.

  • A atração fica na Calle Virgen de la Paz, 15, 29400 Ronda.

Plaza Duquesa de Parcent e Igreja de Santa Maria la Mayor

De longe o espaço público mais adorável de Ronda, esta praça arborizada é cheia de monumentos históricos, como a Iglesia de Santa Maria del Mayor.

A igreja tem uma grande importância na história, pois dizem que foi encomendada por Reyes Catolicos, situada nas ruínas de uma mesquita, que foi centro de oração dos árabes.

Além disso, a igreja levou mais de 200 anos para ser construída e é o principal local religioso em Ronda, tendo a praça em frente como um ótimo local para relaxar ou comer alguns tapas espanhóis.

Palacio de Mondragón

Também conhecido como Museu de Ronda, o Palacio de Mondragón é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

Além disso, museu tem um grande caráter histórico e arqueológico, e abriga um acervo permanente que oferece um percurso histórico pela região.

  • O ingresso custa apenas 3,50 euros (aproximadamente 22 reais) e
  • a atração fica na Plaza Mondragón, s/n, 29400 Ronda.

Museu Lara

O museu Lara é uma atração privada e localizada na parte antiga da cidade, e conta com muitas coleções variadas e únicas!

Basicamente, o museu conta com coleções de relógios e revólveres antigos, máquinas de costura e de escrever antigas e até mesmo microscópios.

Abaixo do piso principal, o nível inferior também exibe exibições de projetores de cinema e objetos de touradas. Assim também, o mais interessante são as exposições que lembram bruxas e contos de fadas.

  • O preço do ingresso é de 4 euros (aproximadamente 24 reais) e
  • o endereço é Calle Armiñán, 29, 29400 Ronda e

 

Garganta de El Tajo

Como eu disse anteriormente, a cidade de Ronda fica no topo da garganta do Tajo, e é uma das poucas cidades do mundo que se divide em duas por um desfiladeiro.

Além disso, rochas e penhascos de calcário escarpado nas laterais do Tajo 120 m acima do rio.

Por milênios, o rio esculpiu esse enorme cânion, e por isso, tornou-se uma das imagens mais emblemáticas da Espanha.

Garganta de El Tajo - Ronda

Garganta de El Tajo – Ronda. Foto: Carol Passos

Onde comer em Ronda: melhores restaurantes

Antes de mais nada, por ser uma cidade turística, Ronda tem uma grande de variedade de bares e restaurantes de todos os gostos e preços para os turistas e moradores locais.

Por isso, abaixo deixarei uma lista com alguns dos restaurantes mais conhecidos e bem avaliados para comer bem em Ronda.

  • Las Tablas Restaurante – Calle Armiñán, 46, 29400 Ronda
  • Restaurante Azahar –  Calle Jerez, 25, 29400 Ronda
  • Bar de tapas Camelot – Calle Comandante Salvador Carrasco, 2, 29400 Ronda
  • Cerveceria el Bandolero – Plaza Ruedo Alameda, 29, 29400 Ronda
  • De Loco Tapas – Plazuela Arquitecto Francisco Pons Sorolla, 7, 29400 Ronda
  • Almocabar – Plaza Ruedo Alameda, 5, 29400 Ronda
  • Panoramico Restaurante – Calle Virgen de la Paz, 16, 29400 Ronda

Onde se hospedar em Ronda: melhores hotéis

Antecipadamente, há muitas opções de acomodação de todos os  estilos e preços em Ronda, por isso separei uma lista com acomodações muito bem avaliadas na cidade.

Hotel Parador de Ronda

Hotel Parador de Ronda é uma ótima opção para quem quer ficar na região central da cidade e ainda ter vista a ponte nova.

Além disso há opções excelentes de quartos para casais e famílias, restaurante, bar, piscina, entre outros serviços.

Entretanto, a nota do hotel pelo Booking é de 8,7, sendo considerado fabuloso e os preços variam de 95 a 300 euros (aproximadamente 570 a 1800 reais) a diária.

Hotel Parador de Ronda

Hotel Parador de Ronda. Foto: Booking

Apartamentos La Bola Suite

Para quem quer uma opção de acomodação mais completa, com direito a cozinha, sala e banheiro, o apartamento da La Bola Suite é uma excelente opção.

Além de ser uma opção bem completa, a localização é privilegiada, bem perto da Praça de Espanha da cidade.

Entretanto a nota pelo booking é de 9,4 sendo considerado soberbo e os preços variam de 80 a 120 euros (aproximadamente 480 a 720 reais) a diária.

La Bola Suite

La Bola Suite. Foto: Booking

Hotel Polo

Primeiramente, se você busca uma ótima combinação de conforto e preço, o Hotel Polo é uma excelente opção.

Além de ser um dos hotéis mais tradicionais da cidade e ter uma localização privilegiada, apenas 50 metros do Parque Alameda.

Assim também, os quartos são muito confortáveis e os preços são acessíveis.

Contudo, a nota do hotel no Booking é de 8,8 fabuloso, e os preços da diária variam de 30 a 100 euros (aproximadamente 180 a 600 reais).

Hotel Polo em Ronda

Hotel Polo. Foto: Booking

Hostel Rural Venta La Vega

Para os mais aventureiros que gostam de custo-benefício e não se importam em compartilhar quartos ou quartos privados para grupos, uma ótima opção é o Hostel Rural Venta la Vega

Além de ter uma excelente localização nota do hostel é 8,4 ótimo e os preços variam de 15 a 100 euros (aproximadamente 90 a 600 reais).

Hostel Rural Venta La Vega

Hostel Rural Venta La Vega. Foto: Booking

Como chegar em Ronda

Mesmo sendo uma cidade pequena, há muitos maneiras de chegar até Ronda, principalmente por ser um local muito turístico.

Por isso abaixo vou te mostrar as melhores formas de chegar na cidade de Ronda saindo de Sevilla ou de Málaga.

Como chegar em Ronda de trem

Infelizmente então há trem direto para Ronda desde Sevilla, porém é possível pegar um trem até a estação principal de Córdoba e depois até Ronda.

Outra opção, são os trens que partem da estação Maria Zambrano de Málaga todos os dias em horários diferentes para ou param em Ronda.

Como ir de carro a Ronda

Para chegar a Ronda de Málaga, existem duas possibilidades:

Percurso mais rápido, através de Ardales. Na estrada A357, continue até o cruzamento depois de passar Ardales e depois em direção a Cuevas del Becerro e Ronda.

Outras opção saindo de Málaga é pela costa através da estrada A7 para San Pedro de Alcántara, passando por Marbella e depois a estrada A397 chega a Ronda.

Além disso, de Sevilla até Ronda pode ir através das estradas A374 e A375 com duração de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Como chegar em Ronda de ônibus

Uma outra forma de chegar a Ronda é através da estação rodoviária de Málaga, a qual saem os ônibus todos os dias em horários diferentes com destino ou parada em Ronda, das empresas abaixo:

Além disso, é possível chegar a Ronda desde de Sevilla em pouco mais de 2 horas através de um ônibus direto saindo da Estação Prado de San Sebastian pelo Avanza Grupo.

Espero que tenham gostado deste post e que aproveitem muito tudo o que Ronda tem a oferecer.

Além disso, se estiver pela região Andaluza, não deixe de conhecer Sevilha e siga as dicas sobre o que fazer em Sevilha e o que fazer em Córdoba na Espanha.

E se quiser conhecer mais sobre meus destinos, me acompanhe no instagram @escapardarotina e @carolpassos1

Beijos e até a próxima!

Desfiladeiros de Ronda

Desfiladeiros de Ronda. Foto: Carol Passos

Eu sou a Carol, apaixonada por viagens, cinema, gastronomia e futebol, aventureira, mochileira na Europa aos finais de semana e sonhadora nata! Sou formada em Comércio Exterior, trilíngue rumo a poliglota e intercambista pela 3ª vez. Atualmente vivo em Bonn, na Alemanha e posto tudo no insta Escapar da Rotina.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa