Top

As melhores cidades para conhecer na Toscana, Itália

Primeiramente, a Itália é um dos meus países preferidos nesse mundão, e a região da Toscana ganhou um espaço especial no meu coração, e por isso, vou contar para vocês sobre as melhores cidades para conhecer na Toscana, Itália.

A região é simplesmente maravilhosa e repleta de história, natureza e diversão! Bora saber o que fazer na Toscana? Então bora!

Anfiteatro Romano de Volterra na Toscana, Itália. Foto: Carol Passos

Sobre a Toscana

A Toscana é uma das 18 províncias da Itália, sendo uma das regiões mais antigas conhecidas na história Italiana e fica na região central do país.

Com mais de 3000 anos de história, a Toscana conta com muitos museus, galerias de arte e construções desde a era romana, e é um ótimo lugar para voltar ao passado.

Além disso, a região conta com diversas obras conhecidas como as estátuas de Davi e Michelangelo, as obras de Botticelli, a casa de Dante, Museu do Leonardo da Vinci e catedrais.

Contudo, não é só de artes e história que vive a região, pois também é o lugar ideal para ver paisagens naturais nas montanhas, tomar um bom vinho italiano, fazer compras e aproveitar as praias.

E falando em praias, aproveite para conhecer a região de Cinque Terre, também na Itália, simplesmente um paraíso!

Vista do Rio Arno em Florença, na Toscana, Itália. Foto: Carol Passos

O que fazer na Toscana

Por ser um grande estado italiano, a Toscana conta com muitas cidade turísticas famosas e cheia de história, que valem muito a pena conhecer.

Primeiramente, eu queria dizer que dá pra viajar de trem, mas indico alugar um carro e conhecer as estradas do interior, as vistas são de tirar o fôlego!

Arezzo

Existem muitos motivos para visitar Arezzo!

Para os amantes da arte, a cidade é perfeita para admirar pinturas de Piero della Francesca ou Giorgio Vasari.

Além disso, qualquer pessoa interessada em antiguidades encontrará um verdadeiro tesouro na cidade, no mercado de rua aos sábados e domingos.

Contudo, você pode conhecer também a praça principal da cidade, a Piazza Grande, além das casas patrícias, igrejas e palácios do centro.

Atualmente é cheia de riqueza artística e arquitetônica de Arezzo, porém foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial, porém foi restaurada.

Florença

Primeiramente, se você for a Itália, tem que conhecer Florença, pois a riqueza de tesouros artísticos e palácios históricos da cidade é única no mundo.

A ascensão econômica e cultural da cidade começou no século 12, quando Florença se tornou uma cidade-república autônoma.

Além disso, artistas como Leonardo Da Vinci e Michelangelo passaram grande parte de suas vidas na cidade, sendo um grande patrimônio artístico e arquitetônico.

Em 1982, o centro histórico da cidade foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e atualmente é uma das 50 cidades mais visitadas do mundo.

Por isso, a cidade conta com uma infinidade de museus, como a Galeria Uffizi ou o Palazzo Pitti, e palácios renascentistas que valem a pena ver!

Contudo, o local mais visitado da cidade é a Catedral de Florença, sendo a quarta maior igreja da Europa com sua enorme cúpula do período renascentista.

Outros pontos turísticos muito importantes na cidade são:

  • Piazzale Michelangelo
  • Piazza della Signoria
  • Fonte de Netuno
  • Casa di Dante
  • Ponte Vecchio
  • Igreja de Santa Maria Novella
  • Mercato Centrale

Florença. Foto: Carol Passos

Grosseto

Grosseto, na Itália, fica a cerca de 140 km ao sul de Florença, na Maremma, na costa oeste da Itália.

Além disso, seu clima quente com noites amenas de verão e as praias próximas atraem numerosos acampamentos em férias na cidade!

A cidade velha de Grosseto é pequena, mas definitivamente vale a pena ver, com uma linda fortaleza do século XVI, chamada de “Lucca de Maremma”.

No nordeste da cidade fica a Fortezza Medicea, a torre de Siena na praça principal, a Piazza Dante, data do século 15 e também é chamada de Cisternona.

Além disso a cidade conta com um Museu Arqueológico e d’Arte della Maremma, com escavações pré-históricas, etruscas e romanas, bem como arte sacra.

A oeste da cidade velha, a cerca de 15 minutos de carro do centro, fica a parte costeira de Marina di Grosseto. No entanto, a praia é muito movimentada no verão.

Livorno

Primeiramente, Livorno está localizada no Mar Tirreno, na costa oeste da Toscana, e possui um dos maiores portos da Itália e várias praias!

Muitos turistas vão pra cidade, pois oferece conexões de balsa para ilhas como Elba, Córsega, Capraia, Sardenha e navios de cruzeiro que costumam fazer escalas ali.

Além disso, um dos pontos turísticos da cidade é o Duomo di San Francesco di Assisi, que foi construído entre 1594 e 1606 no centro histórico de Livorno, na Piazza Grande.

Logo após, visite a cidade velha de Capoliveri, e ande pelos pequena becos até a praça central, onde há algumas lojas e restaurantes.

A igreja de San Michele do século 12, bem como o Monumento ai 4 Mori são atrações muito conhecidas na cidade e de valor histórico, já que estão ali há muitos séculos!

E se você quiser curtir uma praia, indico muito conhecer as praias da Ilha de Elba e também de Spiaggia Bianca em Vada, que fazem parte da província de Livorno.

Praia de Spiaggia Bianca, Livorno. Foto: Carol Passos

Lucca

Lucca é uma bela cidadezinha toscana, a apenas 20 km de Pisa, e já foi uma das cidades mais importantes da Itália por causa de sua indústria têxtil.

Portanto, se for visitar Pisa, não deixe de passar por Lucca, pois a cidade oferece vários pontos turísticos e destaques e é uma verdadeira joia nas colinas!

Por ser uma cidade bem pequena e com alguns pontos turísticos, pode ser conhecida e explorada em poucas horas e a pé!

Alguns pontos turísticos famosos são a muralha da cidade, as entradas medievais e a Torre Guinigi, e a melhor forma de visitar Lucca é dando um passeio pelo centro histórico da cidade.

Além disso, outros pontos turísticos muito visitados são a Piazza dell ‘Anfiteatro, um anfiteatro romano, e a Catedral de San Martino, na Piazza Antelminelli, que foi construída no século 12.

Lucca. Foto: Carol Passos

Pisa

Primeiramente, a cidade de Pisa é mais conhecida pela Torre de Pisa, a torre inclinada mais famosa do mundo, com mais de 55 metros de altura e construída entre os séculos 12 e 14.

Contudo, a cidade tem muito mais a oferecer. Por exemplo, igrejas impressionantes como o Batistério na Piazza die Miracoli, a Basílica Romanica ou a Igreja de Santa Maria della Spina.

Além disso, uma variedade de museus de arte e história, como o Museo dell’Opera del Duomo na Piazza dei Miracoli.

Outro museu interessante é o Museo Nazionale di Palazzo Reale, com diversos tesouros da realeza de séculos atrás!

Porém, para desfrutar da natureza, o parque natural Migliarino san Rossore-Massacciucoli é uma reserva natural repleta de árvores e animais.

Nesse ínterim, também indico conhecer o jardim botânico de Pisa , que foi fundada em 1543 e definitivamente vale a pena uma visita!

Pisa. Foto: Carol Passos

Siena

A bela cidade de Siena está localizada ao sul de Pisa e tem um toque muito medieval devido suas pequenas vielas e avenidas espaçosas.

O centro histórico de Siena é Patrimônio da Humanidade desde 1995 e permite que os visitantes mergulhem na história da Itália.

Há muito para se maravilhar na cidade, como por exemplo o Palazzo Pubblico, antiga prefeitura, com uma torre de 102 m de altura que oferece uma vista fantástica da cidade.

Na praça central, a Piazza del Campo, você encontrará diversos cafés, restaurantes e sorveteria, além de ser um ponto muito famoso para tirar fotos ou simplesmente sentar e relaxar.

Além disso, as corridas de cavalos, que acontecem duas vezes por ano, também acontecem na cidade, onde dez bairros competem entre si.

A Universidade de Siena fundada em 1240, também merece uma visita por ser uma das mais antigas da Itália e por isso, ser repleta de história.

Uma visita ao mercado semanal de La Lizza as quartas-feiras, das 8h00 às 13h00 é um lugar ideal para comprar presentes da cidade, pois há coisas para todos os gostos.

Siena. Foto: Carol Passos

Val d´Orcia

Primeiramente, se você busca aproveitar a natureza e tomar um bom vinho, esse é o lugar!

Com colinas cobertas por vinhas, olivais e ciprestes, a região é muito famosa por suas paisagens deslumbrantes e pela agricultura desde o século XV.

Na primavera, os campos brilham com milhares de flores, e no verão, os campos de grãos tornam as colinas douradas, e é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2004.

Ocasionalmente, existem edifícios antigos e propriedades rurais medievais e pequenas cidades e vilas que se misturam com a natureza!

Esta atraente mistura de natureza e vilas medievais impressiona os visitantes da região há séculos, por isso muitos artistas renascentistas fizeram pinturas do vale.

O vale também foi palco de filmes como o Gladiador, que serviu de cenário para a casa do protagonista Maximus, interpretado por Russel Crowe.

Volterra

Primeiramente, se você é fã da saga Crepúsculo assim como eu, não deixe de visitar a “cidade dos Volturi” , onde a Bella foi atrás do Edward em Lua Nova.

Mesmo se você não fizer ideia do que eu falei sobre Crepúsculo, não tem problema, a cidade histórica vai encantar seus olhos com sua arquitetura medieval.

Volterra é uma cidade muito antiga repleta de construções medievais, além de ter um grande anfiteatro da era Romana, festivais medievais, museus e catedrais.

Contudo, alguns lugares que vale a pena conhecer são:

  • Palazzo dei Priori
  • Anfiteatro Romano
  • Catedral de Santa Maria Assunta
  • Palazzo Vitti
  • Museu da tortura
  • Museu Etrusco Guarnacci
  • Asilo Lunático de Volterra
  • Porta all´Arco

Volterra. Foto: Carol Passos

O que comer na Toscana

Antes de mais nada, sabemos que a gastronomia italiana é simplesmente maravilhosa e deliciosa, e claro que na Toscana não seria diferente!

A origem da cozinha regional é folclórica e rural, e as entradas típicas são Crostini, fatias de pão torrado com patês, e tábuas de frios como presunto parma e queijo.

Além dos diversos tipos de pizza e macarrão, um sabor que eu amo é Tartufo, as famosas trufas negras, simplemente deliciosas!

Entretanto, a ribollita, sopa de feijão, o Pici (um tipo de espaguete) e o Pappardelle (massa de fita larga) com molho de lebre são pratos muito tradicionais da região.

Bem como o cacciucco, muito comum nos pratos de peixe, assim como o salmonete e o bacalhau ao estilo livornese, além de carnes, como o bife à florentien.

Contudo, para sobremesa eu indico experimentar são o castagnaccio, buccellato e cantucci, sobremesas muitos famosas na região!

Por fim, aos amante de vinho, a  produção de vinho é muito variada e de alta qualidade, e tem vários vinhos conhecidos como:

  • Chianti
  • Vino Noblile Montepulciano
  • Brunello de Montalcino
  • Vernaccia de San Gimignano

Além disso, o Vino Santo, vinho de sobremesa que deve ser degustado com Cantucci, é uma tradição para os moradores locais!

Prato típico italiano á base de Tartufo. Foto: Carol Passos

Transporte na Toscana

Transporte Público na Toscana

Os valores e opções de transporte na Toscana depende de cada cidade que você for conhecer, mas normalmente as cidades grandes possuem trem, ônibus e metrô.

A rede ferroviária italiana é bem desenvolvida e viajar entre as cidades é definitivamente fácil e rápido através da Trenitalia.

Normalmente, os trens mais baratos para viajar entre cidades da Toscana são Regional (R) e Regional Veloce (RV), porém são trens lentos.

Uma opção mais rápida e confortável, porém um pouco mais cara é o Intercity (IC), são trens bala que passam entre as cidades de médio e grande porte.

Além disso, os bilhetes de ônibus, metrô e trem são válidos apenas por um período limitado de tempo, geralmente 75 minutos após a compra.

Contudo, existem bilhetes especiais 24 horas em algumas cidades que permitem que você use durante todo o dia e custam em torno de 7 euros (aproximadamente 42 reais).

As seguintes expressões são úteis para entender as exibições nas estações de trem:

  • treni in arrivo – chegada
  • treni in partenza – partida
  • binario – plataforma
  • in orario – pontualidade
  • in ritardo – atrasado

Aluguel de carro na Toscana

Antecipadamente, eu indico alugar um carro para aproveitar aproveitar as estradas maravilhosas e poder conhecer vilas no meio das montanhas onde o trem não chega.

Para aluguel de carros, eu indico a Sicily by Car que tem em vários pontos da Itália, e no meu caso aluguei desde o Aeroporto de Pisa.

Entretanto, a diária depende da empresa, idade e carro, porém normalmente os preços são a partir de 30 euros a diária (aproximadamente 180 reais).

Estradas da Toscana. Foto: Carol Passos

Onde se hospedar na Toscana

Primeiramente, por ser uma região muito turística, as cidades sempre tem diversas opções de hospedagem para cada gosto.

Além disso, pelo fato de eu estar falando sobre várias cidades, as opções de hospedagem são muito amplas, porém separei algumas opções.

Palazzo del Papa Country Suites

Com nota 10 no Booking, este hotel em Siena oferece apartamentos completos e é ideal para viaja em família ou em grupos.

Além disso, os preços variam de acordo com a quantidade de pessoas, porém o valor da diária para um casal é a partir de 175 euros (aproximadamente 1.050 reais).

Contudo, o hotel oferece acesso ao jardim, vista das montanhas, churrasqueira e área para refeições externas.

Palazzo del Papa Country Suites Siena. Foto: Booking.

Safestay Pisa

Primeiramente, este foi simplesmente o melhor hostel que eu já fui na minha vida! Simplesmente adorei!

Além do preço ser justo, o hotel tem um ambiente muito confortável e descontraído, com terraço, restaurante, bar e até musica.

O único problema é que o hostel fica um pouco longe do centro da cidade, aproximadamente 25 minutos a pé.

Porém, para quem vem de trem a cidade, a estação central de Pisa está a aproximadamente 5 minutos de caminhada.

Por fim, o valor do hostel é em torno de 20 euros (aproximadamente 120 reais) por pessoa em quarto compartilhado, nas opções misto, masculino ou feminino.

Safestay Pisa. Foto: Booking

Palazzo Montebello

Se você procura luxo numa cidade incrível, o Palazzo Montebello em Florença é um ótima opção!

O hotel é do século XVIII e oferece quartos luxuosos e tem acesso a um grande jardim, terraço, restaurante e academia.

Contudo, não deixe de conhecer o restaurante Capriccio. que fica dentro do hotel e serve comida e vinho  típico à luz de velas no terraço, ideal para casais!

O valor da diária para o casal é a partir de 300 euros (aproximadamente 1800 reais), com um delicioso café da manhã incluso na tarifa.

Palazzo Montebello. Foto: Booking

Palazzo Montebello. Foto: Booking

 

Espero que tenham gostado das dicas e que vocês tenham uma viagem maravilhosa para região da Toscana na Itália!

Aproveitem e façam uma eurotrip para conhecer Malta, cidades da Espanha como Sevilla e Ronda, e cidades alemãs como Bonn, Colônia, Andernach e Aachen!

Me acompanhem também no instagram

Beijos e até a próxima!

Fonte de Netuno em Florença. Foto: Carol Passos

Eu sou a Carol, apaixonada por viagens, cinema, gastronomia e futebol, aventureira, mochileira na Europa aos finais de semana e sonhadora nata! Sou formada em Comércio Exterior, trilíngue rumo a poliglota e intercambista pela 3ª vez. Atualmente vivo em Bonn, na Alemanha e posto tudo no insta Escapar da Rotina.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa