Top

Parque Amantikir – Passeio imperdível em Campos do Jordão

Olá! Te convido a conhecer agora, o Parque Amantikir através desse artigo. Você vai se apaixonar por esse parque encantador! Aqui, vou te contar detalhadamente sobre tudo que envolve o parque e tudo que você precisa saber para programar a sua visita. Você sabia que o Parque Amantikir possui 26 jardins? Muito bem cuidados, um mais lindo que o outro, e o melhor… você pode visitá-lo em qualquer dia do ano!

Vem comigo que vou te contar tudinho! Como chegar até o parque, quanto custa, de quanto tempo você precisa para visitá-lo e muito mais!

Já pega papel e caneta para anotar as dicas e programar sua visita ao Parque Amantikir!

Sobre o Parque Amantikir

O Parque Amantikir é uma área natural, composta por vários jardins, e todos os passeios são feitos ao ar livre, nos 365 dias do ano. É muita beleza reunida num lugar só. Ele foi criado em 2007 e fica situado em Campos do Jordão, a 180 quilômetros da cidade de São Paulo. Recebe, a cada ano, um maior número de visitantes.

O Amantikir conta com mais de 700 espécies de plantas ao longo dos 60.000m², abertos à visitação. O local foi idealizado pelo engenheiro agrônomo e paisagista Walter Vasconcellos, nascido em Campos do Jordão mesmo. Walter gostava muito de viajar e amava visitar parques e jardins da Europa, Estados Unidos e Canadá.

Ao voltar para sua cidade, sentia falta das paisagens exuberantes que visitava, e tinha a sensação de que Campos do Jordão merecia ter algo tão lindo quanto. Essa inquietação do engenheiro, foi essencial para germinar a semente de um jardim aberto ao público, e, no dia 25 de agosto de 2007, nasceu o Amantikir. De antemão, o parque já recebeu milhares de visitantes, de diversas partes do mundo!

Um, dos muitos lugares belíssimos do Parque Amantikir

Um, dos muitos lugares belíssimos do Parque Amantikir Deyse Hass

O que significa Amantikir?

Segundo a lenda, havia uma princesa lindíssima que fazia parte da Tribo Guerreira do Povo Tupi. Todos os homens a queriam, mas ela não queria ninguém. Essa belíssima mulher se apaixonou pelo Sol, que, ao contrário de tantos príncipes, não queria saber dela. Porém, com o passar do tempo, de tanto insistir, ela conseguiu seduzir o sol e os dois ficaram completamente apaixonados.

Sendo assim, ele não queria mais se por, deixando a lua, que quase nem surgia mais, cheia de ciúmes e ódio! Não havia sono, não haviam sonhos, e era só transtorno! A Lua, vendo que estava sendo ameaçada por uma simples mulher, foi contar tudo para Tupã e pedir para que ele acabasse com essa situação, para que os dois nunca mais se vissem.

Porém, isso era impossível… o sol tudo vê! Mas, Tupã, para solucionar o problema, resolveu erguer a maior montanha que existia lá, e dentro dela, prendeu a belíssima moça. O Sol, de dor, sangrou poentes e quis se afogar no mar. A Lua, com a dor de seu amado, chorou miríades de estrelas.

Mas quem mais chorou com toda essa situação, foi a belíssima moça, que nunca mais pôde ver o dia, que nunca mais sentiria o Sol… Ela chorou rios de lágrimas, Rio Capivari, Rio Verde, Rio Passa-Quatro, Rio Quilombo… rios de águas límpidas. Seu povo esqueceu seu nome, mas chamou aquela montanha de Amantikir, que significa a “Serra que chora”!

Como chegar no Parque Amantikir

Para chegar no Parque Amantikir é muito simples! Ele fica na estrada que dá acesso a Campos de Jordão, a cerca de 10km do centrinho da cidade. Pela sua localização, pode ser uma boa ideia incluir o parque para ser visitado, chegando, ou saindo de Campos!

Endereço: Rua Simplício Ribeiro de Toledo Neto, 2200 – Gavião Gonzaga, Campos do Jordão – SP, 12460-000.

 

Parque Amantikir – quanto custa para visitar?

A seguir, vou detalhar pra vocês, todos os valores cobrados para visitação do parque:

  • Meia – 30,00 por pessoa – Crianças de 6 à 16 anos, estudantes com carteirinha escolar ou mensalidade, professores da Rede Pública de Ensino, policiais (civis ou militares), aposentados, sênior (acima de 60 anos).
  • Inteira – 60,00 por pessoa
  • Jordanense – 20,00 por pessoa – Obrigatório apresentação de documento pessoal emitido em Campos do Jordão: carteira de identidade, carteira de habilitação ou título de eleitor.
  • Cortesia – Crianças de até 5 anos e pessoas com idade acima de 80 anos (sendo no máximo 2 pessoas por núcleo familiar).

O parque conta com um estacionamento próprio. O mesmo cobra 10,00 por veiculo!

Visitamos o parque no mês de Junho e ele realmente é muito lindo e bem cuidado, então, por esse motivo, acredito que o valor cobrado é um valor justo, levando em conta tudo o que o mesmo oferece!

Jardins de Amantikir

Jardins de Amantikir Deyse Hass

Formas de pagamento do Parque

O parque aceita como forma de pagamento:

  • Dinheiro
  • Pix
  • Transferência bancária

Confira também: O que fazer em Campos do Jordão de graça! 

Quantos jardins tem no parque

O Amantikir reúne 26 jardins inspirados em diferentes lugares e cenários do mundo todo. Ele possui centenas de espécies de plantas, espalhadas em vários jardins temáticos, todos muito bem cuidados! Cada cantinho é encantador! A seguir, vou listar pra vocês, todos os jardins que fazem parte do parque.

  1. Jardim Japonês
  2. Jardim de Sombra
  3. Lago das Pontes
  4. Bosque Outonal
  5. Jardim Chinês
  6. Tapete Verde
  7. Jardim Romântico
  8. Estufa
  9. Rock Garden
  10. Labirinto de Grama
  11. Labirinto Clássico
  12. Jardim Inglês
  13. Mirante
  14. Jardim Árido
  15. Jardim de Capins
  16. Coníferas
  17. Patamares
  18. Jardim Austríaco
  19. Lareira
  20. Jardim das Raízes
  21. Jardim Francês
  22. School Garden
  23. Espelho D’água
  24. Jardim Alemão
  25. Jardim Autoral
  26. Trilha das Bromélias

Importante: Aprecie e admire as plantas sem tocá-las ok?

O parque é lindo e você conseguirá belas fotos - Parque Amantikir

O parque é lindo e você conseguirá belas fotos! – Parque Amantikir Deyse Hass

Casa na árvore

Se você sempre teve o sonho de ter uma casa na árvore, você precisa visitar o Parque Amantikir! Sim… dentro do parque há uma casa na árvore lindíssima! Ela é aberta ao público e você pode subir e visitá-la por dentro. Muito legal né? Mas… se prepare para enfrentar uma grande fila, caso você vá na alta temporada ou nos horários mais movimentados do parque.

Ela foi projetada pelo arquiteto Bruno Schmidt, pesa oito toneladas e foi construída pela equipe Amantikir em menos de dois anos. Fica sustentada a seis metros de altura por duas árvores bem antigas, uma espécie de pinheiro, que possuem mais de 70 anos.

A casa tem 70 m² e conta com um banheiro, uma sala e um hall de entrada. E, na parte de cima, possui um quarto com linda vista para os jardins. Em volta dela, há uma varanda bem fofinha, cheia de vasos de flores, mesas e bancos.

Curiosidade: O proprietário do parque, faz uso dela quando quer descansar, sabiam? Porém, com certeza, ele escolhe dias e horários menos movimentados pra isso, e infelizmente nesses dias, ela é fechada para visitação!

Casa na árvore - Parque Amantikir

Casa na árvore – Parque Amantikir Deyse Hass

Em quanto tempo consigo visitar o Parque Amantikir?

O período de permanência no parque é livre e o tempo para visitação vai depender muito do seu interesse pelo mesmo, mas, aconselho você a reservar no mínimo umas duas horas para poder visitá-lo com tranquilidade!

O parque é todo dividido por setores:

  • Bronze
  • Lilás
  • Laranja
  • Verde
  • Vermelho
  • Amarelo
  • Azul
  • Cinza

Cada um deles, comporta no mínimo, três jardins! Então… vai sem pressa! Passe com calma por eles, faça belas fotos e aprecie a beleza, tranquilidade e paz que eles oferecem!

Aliás, você sabia que Campos do Jordão é um dos melhores destinos para passar a Lua de Mel?

Esse lugar merece ser visitado

Esse lugar merece ser visitado Deyse Hass

Horário de funcionamento do Amantikir

O Parque Amantikir abre todos os dias do ano, a partir das 10h, e a permanência no mesmo é permitida até às 16h. Aconselho você a chegar cedo, já no primeiro horário se possível. De antemão, é o horário mais tranquilo para visitação, pois geralmente, a maioria dos turistas acorda mais tarde, e prefere visitar o parque no período da tarde, ou seja, você terá mais liberdade e menos concorrência para conseguir tirar aquela foto legal e sem ninguém atrás de você, atrapalhando! Haha!

Parque Amantikir: melhor época para visitar

Bom… já sabemos que o parque abre todos os dias do ano certo? E, quando falamos em melhor época para visitá-lo, acredito que não exista uma regra, pois o mesmo é muito bem cuidado o ano todo e, independente do dia que você pretenda ir conhecê-lo, ele estará lindo!

Mas, falando em alta temporada e quantidade de visitantes, aí sim, podemos pensar em datas específicas. É considerada alta temporada em Campos do Jordão os meses de Junho, Julho e Agosto, por conta do inverno e do friozinho que dá todo aquele charme na cidade.

Então, se você não curte muito movimento e pretende ter mais liberdade, não escolha esses meses, pois é nessa época que o parque fica lotado! Fora isto, só vai! Com certeza, você vai adorar o passeio!

Dica de Ouro: Os melhores horários para visitação são das 9h00 às 10h00 e das 15h00 às 16h00 (temperatura mais agradável e luminosidade ideal para obter belas fotos)!

Qual caminho seguir? Labirinto dentro do Amantikir!

Acessibilidade

O Parque Amantikir disponibiliza cadeiras de roda convencionais para pessoas com mobilidade reduzida. Pessoas com deficiência podem solicitar o acesso de carro até a área da estufa e fazer o percurso de cima para baixo, com cadeira de rodas própria ou cedida pelo parque!

Vale a pena visitar os Jardins de Amantikir?

Quando programamos uma viagem, sempre nos perguntamos se vale a pena visitar determinada atração né? Se você vem a Campos do Jordão, te digo que vale muito a pena sim, visitar o Amantikir! É um lugar que nos surpreende demais com a estrutura e beleza que tem e supera nossas expectativas!

A começar pela recepção que temos quando chegamos! Um funcionário muito simpático do parque conta um pouco do significado do nome do Amantikir e da lenda, e também fala sobre o nascimento da Serra da Mantiqueira… Você recebe todas as instruções que precisa sobre o parque em um folheto, que te indica todos os setores do parque e um mapa também!

Se você vir pra Campos, precisa dedicar duas horinhas do seu roteiro ao Amantikir!

Pra onde ir? Parque Amantikir

Pra onde ir? Parque Amantikir Deyse Hass

Onde ficar em Campos do Jordão

Constellation Lodge

  • Valor da diária: a partir de R$ 174,00 para duas pessoas
  • Nota no Booking: 9,2
  • Reservas: verifique disponibilidade e preços aqui.

Pousada Mendenhall

  • Valor da diária: a partir de R$ 250,00 para duas pessoas
  • Nota no Booking: 8,6
  • Reservas: verifique disponibilidade e preços aqui

Então pessoal… essa foram as minhas dicas sobre o Parque Amantikir! Espero que tenham gostado!

Me sigam também no Instagram para acompanhar todas as minhas viagens, clicando aqui!

Um abraço! Deyse Hass!

Todos os nossos artigos sobre Campos do Jordão

Está de viagem marcada para Campos do Jordão? Então, não deixe de conferir nossa série de arquivos com as melhores dicas da serra Paulista:

Afinal, Gramado ou Campos do Jordão? 

Campos do Jordão ou Monte Verde?

post a comment