• Destinos nacionais:

Primeiramente, bebês e crianças de 0 a 15 anos de idade devem sempre viajar acompanhada dos pais e responsáveis. No entanto, são exigidas documentações, sendo a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou RG ou passaporte válido. Somente parentes de primeiro grau com relação comprovada por documento oficial podem viajar com menores de 16 anos. Caso a criança ou bebê viaje com algum terceiro é necessário ter uma autorização autenticada em cartório ou uma autorização judicial.

  • Destinos internacionais:

Para destinos internacionais é um pouco diferente para viajar com bebês e crianças. Além de o bebê ou criança (o a 17 anos) estar acompanhada dos pais e responsáveis, é necessário ter um passaporte válido. Importante ressaltar que ao tirar o passaporte os pais podem especificar se a criança tem autorização para viajar com apenas um dos pais ou se podem viajar somente com os dois.

Em países da América do Sul o bebê ou criança pode viajar somente com o RG, caso não tenha passaporte. Cabe ressaltar que a Certidão de Nascimento não é aceita na imigração de nenhum destino internacional.

É importante verificar o que o país que você está indo exige. Alguns países só aceitam a entrada de bebês e crianças com passaportes com no mínimo seis meses de validade, outros um ano, portanto, fique atento.

Passaportes para bebês

Passaportes para bebês. Foto: Maya da Poderosas Mães

Como tirar o passaporte dos bebês e crianças

  1. Primeiramente é necessário solicitar o passaporte por meio de um formulário no site da Polícia Federal;
  2. Após preencher o formulário corretamente emita a Guia de Recolhimento da União (GRU), pague o boleto e guarde o comprovante de pagamento. O valor do boleto é de R$ 257,25 (julho/2020);
  3. Além da GRU, será emitido um “Protocolo de Solicitação de Documento de Viagem”. Guarde esse protocolo com você;
  4. Quando o seu pagamento for compensada, pegue o protocolo citado acima, o CPF do bebê ou criança e agende o seu atendimento aqui.
  5. Por fim, vá ao posto da PF de sua preferência, no dia e hora agendado, com todos os documentos necessários. Os documentos necessários para fazer o passaporte dos bebês e crianças são:
  • Apresentar certidão de nascimento ORIGINAL ou RG;
  • Uma foto 5 x 7 com fundo branco já revelada;
  • Protocolo de agendamento impresso;
  • GRU paga, comprovante de pagamento, protocolo de solicitação de documentos impressos;
  • Passaporte anterior, caso haja;
  • Formulário para autorização de expedição de passaporte para menor já preenchido, que deve ser assinado pelos pais na frente do atendente. Sendo essa parte uma das mais importantes, pois é nela que você colocará se o menor pode viajar apenas com os dois pais juntos ou se pode viajar com um dos pais indistintamente.

Além disso é importante levar o RG ou passaporte de ambos o pais. Cabe ressaltar que para realizar a solicitação do passaportes para bebês e crianças o menor precisa estar presente acompanhado do PAI E DA MÃE (tem que ser os dois juntos!), no momento da solicitação do passaporte.

Dicas de como tirar passaporte de crianças

Dicas de como tirar passaporte de crianças. Foto: Maya da Poderosas Mães

E o visto?

Alguns países vão exigir, além do passaporte, o visto para bebês e crianças. Portanto, fique atento se o país que você pretende visitar exige o visto. Dependendo do país você pode tirar na própria imigração, no entanto outros países exigem que o visto seja feito antes da viagem.

Vai tirar o visto americano? Veja esse post.

Está com dúvidas de como agir na Entrevista? Veja esse aqui.

Não sabe preencher? Eu também ensino aqui. O Mala Rosa tá igual o Posto Ipiranga hahahaha.

E as vacinas?

Alguns destinos exigem algumas vacinas obrigatórias para quem quer conhecer o país. Se informe antes quais as vacinas exigidas pelo seu destino e providencie o quanto antes as vacinas necessárias para você e o seu pequeno. Além disso, providencia o certificado internacional de vacinação, ele é obrigatório na maioria dos países. Para saber como tirar o seu certificado acesse o Portal da Anvisa.

Se você quer saber quais vacinas deve tomar para conhecer algum país especifico, acesse o site da Organização Mundial de Saúde.

Como fazer a foto 5 x 7 do bebê para o passaporte

Uma das maiores dificuldades para quem vai tirar o passaporte para bebês é a foto 5 x 7. A foto dos adultos é tirada no momento do atendimento, no entanto para menores de 2 anos eles pedem que você leve a foto revelada.

A melhor forma de fazer isso é colocar um lençol branco liso no chão, bem reto e sem dobras e amassados, deitar o bebê em cima e fazer vários cliques até sair alguma foto que te agrade.

Cabe ressaltar que a foto precisa ser com o fundo branco, sem data, recente, com roupas lisas e escuras, e com o bebê bem natural, sem enfeites no cabelos, boné e etc. Além disso, o bebê tem que estar normal, não pode estar rindo ou fazendo caretas.