Top

Não caia nesse Pega Turistas

Pega turistas Punta Cana

A cada viagem uma nova aprendizagem, né? Depois de um pega turistas em Punta Cana nasceu em mim a dúvida se as estrelas do mar morrem quando a tiramos da água.

Infelizmente eu descobri da maneira mais charlatona e mais pega turistas da ilha.

Punta cana está localizada em meio ao mar do Caribe e a coloração do mar permite uma visão incrível de espécies marinhas de todos os tipos, como estrelas do mar, tubarões, peixes de todas as cores, arraias e muito mais.

Vamos lá entender mais sobre a ilha e os charlatões das estrelas do mar?

Estrelas do mar em Punta Cana

Antes de fazer a minha viagem por Punta Cana eu pesquisei bastante sobre os passeios que eu queria fazer na ilha.

Escolhi o Hoyo Azul que achei lindíssimo e também o passeio de barco pela Ilha Saona, que considero o melhor passeio de Punta Cana. Sério gente, o mar daquele lugar é surreal, inesquecível. Entretanto, o passeio pela Saona só não foi mais perfeito porque fiz uma coisa que eu não deveria ter feito por receber informações erradas e também porque descobri um esquema bem pega turistas que acontece lá em Punta Cana.

O passeio de barco que leva até a Ilha Saona faz algumas  paradas antes de chegar no destino final, dessas paradas uma das mais esperadas é a das estrelas do mar gigantes.

Todo mundo quer tirar fotos com elas, são enormes e vistosas, lindo de ver… mas é importante saber o que se esconde por trás dessas fotos.

Primeiro vou falar sobre o que me deixou triste em relação as estrelas do mar e depois falarei sobre o pega turistas Punta Cana.

 

4 opções de hospedagem que valem a pena em Punta Cana

($) Se você quer economizar, o Riviera Punta Cana Eco Travelers é uma opção bem e conta e boa.

($$) O Riu Republica é o resort mais animado de Punta Cana! Imperdível para quem quer realmente curtir a vida!

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Barceló Bávaro Beach e o Hard Rock Hotel & Casino Punta Cana são ótimos.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Punta Cana.

estrelas do mar em Punta Cana

Passeio para Isla Saona Punta Cana. Foto: Paula Rocha

Estrela do mar morre fora da água?

Assim que o barco parou nas chamadas piscinas naturais das estrelas do mar, o guia do passeio avisou a todos que era naquela parada que estavam as estrelas do mar gigantes, aquelas vistas nos catálogos de venda do passeio.

Os primeiros a descerem do barco foram dois fotógrafos profissionais (pilantras) que ofereciam serviços de fotos “incríveis” com as tais estrelas. Em questão de segundos um deles ja estava com duas delas na mão para atrair a clientela.

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que eu sou super defensora dos animais, tanto que não andei de camelo no Egito e também não fiz o passeio com golfinhos em Punta Cana e nem em Cancún.

No momento que me aproximei dos fotógrafos eu perguntei a um deles:

Moço, as estrelas do mar não morrem fora da água?

A resposta foi até bem convincente, ele disse exatamente com essas palavras:

Não,  as estrelas do mar não morrem fora d’água. Da mesma forma que nós não sofremos nada se ficarmos até alguns poucos minutos sem ar. Pode tirar elas pra fora por alguns minutos.

Nunca feche um seguro viagem sem antes saber disso! Poucos sabem, mas existe um COMPARATIVO DE SEGUROS, onde você consegue comparar os valores de cada seguradora, garantindo o melhor e mais barato. Ver Preços

Estrela do mar pode morrer fora da água

Estrelas do mar em Punta Cana. Foto: Paula Rocha

Não tire as estrelas do mar da água

Assim que as pessoas que estavam perto, inclusive eu, ouvimos a resposta do fotógrafo, começaram as fotografias, e eu indo em busca das estrelas.

Eu achei já longe as estrelas do mar, não tinha nada perto do barco, e sim tirei elas do fundo da água, mesmo por poucos segundos e fiz as minhas fotos, acreditando naquele fato que me fez escrever esse post hoje.

Assim que cheguei em terra firme e consegui uma internet fiquei pesquisando sobre as estrelas do mar, e sim, descobri que as estrelas do mar morrem quando são tiradas para fora do mar.

Poxa gente, fiquei tão triste depois de saber disso, que me senti na obrigação de levar essa informação para todos que procuram dicas aqui no meu site.

Vamos entender melhor o assunto…

As estrelas do mar respiram através das pápulas, onde seu oxigênio é obtido através da água.

No momento que tiramos a estrela da água elas são intoxicadas por dióxido de carbono, fazendo com que a estrela desenvolva uma embolia, podendo a levar à morte entre 3 e 5 minutos.

Especialistas dizem que algumas até escapam da morte, assim como algumas pessoas estão escapando do corona vírus, mas muitas estrelas e pessoas não tem essa sorte.

Vai alugar carro? Compare os preços no  RENTCARS, é mais barato, não cobra IOF e permite o parcelamento em até 12x! CLIQUE AQUI e economize!

Estrelas do mar em Punta Cana Pega turista

Estrelas do mar em Punta Cana. Foto: Paula Rocha

Outros motivos que podem matar uma estrela do mar

As estrelas do mar podem morrer também por outros motivos:

  • Poluição dos mares: As estrelas do mar não possuem filtros no sistema respiratório, podendo morrer inalando a poluição e também os protetores solares e bronzeadores que usamos ao entrar no mar.
  • Água gelada: As estrelas do mar podem morrer quando acontece algum tipo de mudança de temperatura na água, sendo mornas é o ideal para saúde delas.
  • Estresse: Assim como nós humanos, as estrelas do mar podem ficar estressadas, podendo levá-las a óbito, e podemos causar isso a tirando as do seu ambiente natural.
  • Água doce: Existem mais de 1500 espécies de estrelas do mar, mas a maioria delas precisam do sal da água para sobreviverem, muitas delas são levadas pelas ondas e acabam indo de encontro com algum rio que desemboca no mar, onde pode ser fatal.
  • Mãos humanas: As estrelas do mar são super fortes, muita gente não sabe, mas elas são super predadoras, se alimentam de peixes, crustáceos, moluscos e outras espécies marinhas, ela é tão forte, que pode até abrir conchas e ostras. Entretanto,  elas não conseguem se defender da gente, o que as tornam vulneráveis e presas fáceis para vendedores de lembrancinhas.
  • Não compre estrelas do mar!

Bom gente, agora que vocês entenderam que não podem tirar as estrelas do mar para fora da água, vamos ao outro tópico desse artigo, aquele dos pega turistas Punta Cana.

Estrelas do mar em San Blas

Estrelas do mar em San Blas, Panamá. Foto: Paula Rocha

Pega turistas no passeio para Ilha Saona

Os fotógrafos profissionais das embarcações sempre têm em mãos estrelas gigantes e assim que descemos nas piscinas naturais não avistamos nenhuma outra perto do barco.

É claro que eu queria uma foto com a estrela do mar, todos queriam.. Mas cadê as estrelas?

Notei que uma fila começou a se formar em torno dos fotógrafos, então perguntei a um deles quanto custava e qual o mínimo de fotos poderia comprar.

Ele me respondeu que quantas eu quisesse por $5,  R$25 cada, dependendo da quantidade de fotos eu teria até um desconto.

Decidi esperar, mas notei que eles tiravam umas 30 fotos de cada pessoa, o tempo estava se esgotando e a embarcação seguiria para ilha, onde não há estrelas.

Venda de fotos

Foi aí que decidi me afastar um pouco do barco, como uns 30 metros e acabei encontrando 5 estrelas que estavam na área permitida para banhistas e super raso.

Após ter tirado as minhas próprias fotos com as estrelas que encontrei, a embarcação  já estava saindo e o fotógrafo me parou, colocou uma das estrelas “dele” na minha mão e começou a fazer várias fotos.

Até aí ok, deu tempo de tirar as “fotos profissionais”. No retorno do passeio pedi para ver as fotos e gostei apenas de 2. Disse que as queria, mas ele disse que só venderia o pacote com 26 fotos por $75. R$400. Absurdo!!!

Além de mentir para as pessoas que a estrela do mar não morre fora da água ainda mentiu sobre a venda das fotos.

Claro que eu falei que não foi isso que ele tinha dito. Mas ele me ignorou e continuou a vender para os outros turistas que foram obrigados a gastar um dinheirão pelas fotos.

Um local me disse que eles tiram as estrelas que estão próximas para que o turista seja obrigado a gastar!

Lamentável,  mas pior que isso pra mim, foi eu ter caído nessa de tirar as estrelas da água.

Espero que esse post chegue em muita gente. Assim você ficará bem informado a respeito.

Me falaram que estão proibindo a retirada das estrelas do mar da água em Punta Cana.

Espero que realmente isso seja verdade 🙂

Pega turista Punta Cana

Caribe Panamenho. Foto: Paula Rocha

E agora? Ficarei sem minha foto com a estrela?

Sobre as fotos com a estrelas, ainda da pra fazer, deixe elas na água, não toque nelas, as procure e faça um registro bonito sem precisar matar o bichinho.

Estive em San Blas no Panamá, e lá fiz fotos lindas da estrela do mar, e o melhor de tudo foi fotografar com consciência e respeito aos seres vivos.

Mas se as suas fotos não ficarem boas, nem em último caso tire as estrelas da água, em San Andrés eu também vi as estrelas e como o mar estava meio remexido eu não fiquei bem na foto, mas não importa, porque o que a gente guarda na memória, nunca mais a gente esquece.

Já sabe neh? entendeu agora? Eu entendi e hoje divulgo aqui pra vocês não cometerem o mesmo erro que o meu 🙂

Boa viagem pra vocês!!!

e lembre-se…

NÃO

TIRE

AS

ESTRELAS

DO

MAR

DA

ÁGUA!

Todos os nossos artigos sobre Punta Cana

Está pensando em viajar para Punta Cana?

Então, confira abaixo todos os nossos artigos com as melhores dicas sobre esse destino surreal:

Eu sou Paula Rocha, nascida e criada na pitoresca cidade de Pirapora do Bom Jesus, SP. Apaixonada pelos animais, pela cor rosa e por globinhos de neve. Gosto de cerveja gelada, comer sem frescura e de viajar o máximo possível pagando o justo. Vem viajar comigo?

Comentários

  • Avatar de quem comentou

    Antonio Andrade

    17 de janeiro de 2024

    Belíssima matéria aqui no ES lutamos muito com o pessoal que insiste em retirar as estrelas do mar para fotos na Ilha da Galheta

    reply...
  • Avatar de quem comentou

    ana

    21 de junho de 2023

    o mar de frente do hotel é azul turquesa mesmo? tem alguma dica para pegar mar bem estilo caribe?

    reply...
  • Avatar de quem comentou

    mariana vasques

    21 de setembro de 2022

    Adorei a dica da estrela do mar! Eu vou pra Punta agora no fim de Novembro e não vou fazer nenhum dos passeios que envolvam animais! Muito Obrigada pelo post!

    reply...
  • Avatar de quem comentou

    Lucia

    26 de abril de 2022

    Adorei suas dicas, vamos viajar em Abril para Punta Cana e gostaria de saber se vc foi direto ou passou em algum outro país, temos 30 dias para viajar e pensamos visitar outros pais e o que vc recomenda?Em Punta Cana vamos ficar no Hard Rock

    reply...
  • Avatar de quem comentou

    Adriana

    19 de janeiro de 2020

    Obrigada pelas dicas riquissimas!

    reply...

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa