Top

Melhor época para ir a Nobres: quando ir

A cidade de Nobres, no estado do Mato Grosso, é uma das mais procuradas para o turismo no Brasil. Isso se dá, principalmente, pelo fato de ela ser lar de muitas belezas naturais. Por causa disso, seus principais passeios e atividades são ao ar livre, com a presença da natureza. Dentre eles, você poderá visitar desde grutas e cavernas a rios e cachoeiras. Ou seja: tem muito o que fazer por lá! Mas, com tanta coisa para conhecer, surge a dúvida de quando ir a Nobres.

Afinal, uma das maiores preocupações dos viajantes é o clima da região. Até porque ninguém gosta de ter a viagem arruinada por causa do frio ou de muitas chuvas, né? Já pensou ir para a Cachoeira Serra Azul, em Nobres, e a temperatura estar mega baixa, de congelar os ossos?

Só que, claro, também depende bastante do seu gosto: se você se importa ou não com frio, chuva, sol, se prefere clima mais ameno, período de alta temporada e por aí vai. Porém, no geral, os passeios de Nobres têm um período melhor e certeiro para serem realizados.

Então Mala Rosa, qual a melhor época para ir a Nobres?

Calma que eu separei umas dicas bem bacanas para você de quando ir a Nobres! Confira logo abaixo.

Quando ir a Nobres: clima da cidade

A princípio, se você tem vontade de visitar Nobres, escolha se quer ir no verão ou inverno. Ou seja, se quer encarar o calor ou o frio.

Então, pensando nisso, vamos falar um pouco do clima de lá?

Apesar de ser considerada uma das cidades mais quentes do Mato Grosso, Nobres não bate altas temperaturas no termômetro. Na verdade, o que a torna tão quente é o mormaço que possui, isto é, seu ar abafado.

Por exemplo, seus meses mais quentes são os três primeiros do ano: janeiro, fevereiro e março. Durante esse tempo, os termômetros geralmente marcam até 32ºC, mas a sensação térmica bate na casa dos 40ºC!

Fora que a temperatura mínima nunca está abaixo dos 24ºC nesse período, fazendo com que, agora sim, a sensação térmica seja de 32ºC.

Por outro lado, o verão não começa em janeiro, e sim em novembro, seguindo até abril. Todavia, o real calor começa em janeiro.

Por isso, caso vá parar em Nobres no começo do ano, lembre-se de levar hidratantes para a pele e protetor solar, viu?

De outro modo, caso você goste do inverno, agende sua viagem a partir de maio, podendo ir tranquilamente até outubro. Só que, mesmo assim, não espere temperaturas muito baixas, ok? Afinal, o Mato Grosso (consequentemente Nobres) é um dos estados mais quentes em todo nosso território nacional, então nem mesmo o inverno consegue ser tão frio, sempre estando acima dos 18ºC. 

Agora, se você prefere um clima mais ameno, vá entre maio e junho, agosto e setembro, quando a máxima registrada é de 30ºC. Isso porque julho costuma ter quedas de temperatura grotescas.

Em resumo, saiba que:

  • Verão em Nobres: novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril.
  • Inverno em Nobres: maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro.

Quando ir a Nobres: período de chuva

De antemão, se você quer desfrutar de Nobres no verão, já separe o guarda-chuva!

Os últimos dois meses do ano e os três primeiros costumam ter altos índices de precipitação, chovendo bastante. Principalmente o mês de janeiro, que costuma assumir a liderança, batendo recorde de queda d’água.

Aliás, essa época de chuva é chamada também de época de cheia. E é justamente neste período que os rios estão mais inundados, bem como as cachoeiras.

No entanto, não se anime tanto: por causa da grande quantidade de chuva, as águas ficam bem turvas, dificultando a visibilidade, impossibilitando muitos dias de passeio.

Além disso, os caminhos que dão acesso às atividades são de terra, ficando totalmente enlameados. Consequentemente, muitos trechos ficam intransitáveis, com zero possibilidade de locomoção.

Então, caso vá para para Nobres no verão, sempre consulte antes as condições climáticas para não ficar preso na chuva. E mantenha contato com sua agência de turismo, verificando se há chance de passeios.

Quando ir a Nobres: período de seca

Por outro lado, se você está programando sua viagem para Nobres a partir de maio, fique tranquilo!

A partir de maio, as águas das lagoas já têm uma ótima visibilidade, então não há risco nenhum de qualquer acidente. Porém, as estradas não estão cem por cento secas, com poças d’água aqui e ali. Mesmo assim, caso você encontre alguma, seu carro não vai afundar, calma!

Mas, a partir de junho, tudo está bem tranquilo: você consegue ver o fundo das lagoas e rios e transitar normalmente pelos caminhos de terra.

Apesar da limpidez das águas, as cachoeiras continuam inundadas, até mesmo acima da média. Só que, neste caso, não é um problema, afinal, não há possibilidades de ocorrer trombas d’água, o que acontece bastante na época de cheia.

Por outro lado, maio e junho são os meses mais áridos. Inclusive, a alta temperatura e o mormaço podem ser um problema aqui, caso tenha a pele extremamente sensível. Todavia, não é aquele calor absurdo do verão, relaxe.

Melhor época para ir a Nobres: Cachoeira Serra Azul, uma famosa atração.

Cachoeira Serra Azul, um dos principais pontos turísticos de Nobres. Neila Costa

Melhor época para ir a Nobres: alta temporada

Mas Mala Rosa, você falou, falou, e não respondeu: qual a melhor época para ir a Nobres?

Pois bem, se você quer aproveitar ao máximo tudo o que Nobres pode oferecer, realize sua viagem entre maio e setembro! 

A partir de maio, as chuvas já são bem escassas, e as pequenas poças d’água espalhadas não formam um grande problema. Também não há risco de pisar em falso dentro das cavernas e de enxergar o fundo das lagoas enquanto faz flutuação, porque a água voltou a ser límpida.

Apesar da temperatura continuar alta até junho, dá para aguentar bem tranquilamente, até porque os passeios refrescam bastante.

E vamos combinar: atividades turísticas como trilhas, grutas, flutuação, tirolesa e afins só podem ser realmente aproveitadas com o céu limpo, né? Com o sol bem alto e com o fundo dos rios totalmente visível.

E por causa desse conjunto de fatores, a alta temporada também ocorre de maio a setembro. Vale afirmar que a partir do meio de outubro o clima já começa a mudar, chovendo em momentos imprevisíveis.

Mas se aglomeração é uma preocupação para você, não tenha medo da alta temporada de Nobres, pois geralmente os passeios têm um limite de pessoas que podem fazer. E na maioria das vezes, não é um número alto.

Por outro lado, se mesmo assim não quiser ir durante a alta temporada, o mês de agosto é especialmente vazio em Nobres. Só não se arrisque em ir com chuva, porque as chances de ter o passeio cancelado são altas.

Água totalmente límpida do Balneário Estivado.

Água límpida com peixes do Balneário Estivado no período de alta temporada. Paula Rocha

Cuidado com feriados e meses de férias

É bastante comum planejar uma viagem quando temos mais tempo livre, certo? E geralmente, temos mais tempo livre em feriados e durante as férias.

Exatamente por isso, encontrar vagas para hospedagem, principalmente, pode ser um problema. Especialmente se falarmos dos períodos comuns de alta temporada: julho, dezembro e janeiro, os meses de férias escolares e até de trabalho.

Nesses meses, incluindo feriados nacionais prolongados, os estabelecimentos de hotelaria costumam superlotar, seja por turistas ou moradores das redondezas. Então, para evitar passar sufoco e estresse, planeje tudo com antecedência!

Veja aqui indicações de hospedagem em Nobres.

E quando falamos tudo, realmente é tudo mesmo: desde passagens aéreas, hospedagem e atividades. É interessante também pesquisar por restaurantes e se oferecem reservas, assim, você não fica perdido e com fome.

Confira aqui os restaurantes de Nobres que você não pode deixar de conhecer.

Ah, lembre-se que a maioria dos passeios ao ar livre possuem uma quantidade limitada de visitantes por dia. Por isso, sempre entre em contato com sua empresa de turismo de preferência para verificar a disponibilidade de uma vaga.

Afinal, ninguém gosta de ser pego de surpresa e ficar de fora, não é?

Visitar Nobres com crianças e idosos

Se você planeja uma viagem para Nobres em família, pode incluir sem muitas preocupações as crianças e idosos.

Porém, há sim alguns passeios e atrações que são consideradas perigosas e desconfortáveis para eles. Por exemplo, muitos idosos talvez não consigam encarar os 500 degraus da trilha da Cachoeira Serra Azul, tampouco as crianças o Boia Cross Duto do Quebó.

Mas também tem muitos atrativos que são bem tranquilos, inclusive em água, até para os que não sabem nadar. Neste caso, a Flutuação no Rio Triste é uma boa opção! 

Além dela, todos podem visitar a Lagoa das Araras e o Balneário Estivado, que são dois lugares lindos e com uma quantidade enorme de peixes e aves. E também tem o Mirante do Cerrado, um bom lugar para descansar e curtir a paisagem.

Todas essas opções são bem seguras, possuindo fundo raso nas margens.

Por outro lado, se estiver buscando algo mais urbano, longe de toda a natureza da região, é possível. Basta visitar o centro de Nobres e todo o comércio local, há muitas coisinhas legais de artesanato por lá! Aproveite e compre souvenirs.

Ah, os restaurantes regionais com a maravilhosa culinária do estado do Mato Grosso também são uma excelente pedida! Isso, claro, se você e sua família formarem um grupo de aventureiros que gostam de experimentar coisas novas. Em todo caso, cuidado com pratos bem temperados, como o pequi, pois as opiniões sobre ele são bem contraditórias: há quem goste, há quem não engula.

Área de lazer do Mirante do Cerrado, em Nobres.

Área de descanso com piscina no Mirante do Cerrado. Neide Silva

Dicas

Faça chuva ou faça sol, há certas coisas que você não pode esquecer se estiver planejando ir para Nobres! Então, já vai montando a checklist, porque tenho umas dicas bem úteis para dar:

  • Leve protetor solar com fps acima de 40 e, de preferência, biodegradável;
  • Coloque hidratantes corporais na mala, pois são indispensáveis na época de seca;
  • Não esqueça a manteiga de cacau, porque os lábios racham bastante durante a seca;
  • Nobres é uma área de preservação e conservação ambiental, então nada de jogar lixo no chão e poluir a cidade;
  • Sempre confira as condições climáticas antes de sair de casa;
  • Não esqueça, em hipótese alguma, o repelente;
  • Carregue sempre seus aparelhos eletrônicos em capinhas fechadas à prova d’água;
  • Ande com dinheiro em cédula, pois a maioria dos comércios não aceitam cartão e é bem difícil achar caixas eletrônicos fora do centro de Nobres;
  • Óculos de sol é uma ótima escolha;
  • Leve mais de um tênis, pois são obrigatórios em trilhas e para ir até os locais dos passeios;
  • Faça suas reservas de hospedagem e feche os pacotes de passeio o quanto antes;
  • Aproveite tudo o que Nobres te dá, porque é um paraíso!

Todos os nossos artigos sobre Nobres

Está de viagem marcada ou planeja viajar para Nobres? Então confira todos os nossos artigos sobre esse destino para se planejar melhor:

  1. Onde ficar em Nobres MT
  2. Como chegar em Nobres MT
  3. Quando ir a Nobres MT
  4. O que fazer em Nobres MT
  5. Aquário Encantado de Nobres MT
  6. Lagoa das Araras de Nobres MT
  7. Balneário Estivado de Nobres MT
  8. Boia Cross Duto do Quedó de Nobres MT
  9. Cachoeira Serra Azul de Nobres MT

post a comment