Menu

Trancoso Porto Seguro: saiba mais sobre este charmoso vilarejo

22 de janeiro de 2020

A história de Trancoso Porto Seguro começou em 22 de abril 1500, quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou na foz do Rio dos Frades e tomou posse das terras para Portugal.

Inicialmente, no ano de 1586, o vilarejo recebeu o nome de São João Batista dos Índios. E daí surgiram as primeiras aldeias e começou a formação do povoado que hoje conhecemos por Trancoso.

Durante muito tempo o povoado ficou meio isolado, vivendo apenas da pesca e das poucas plantações, mas em 1970 foi descoberto pelos hippies e mudou um pouco os traços do vilarejo. No princípio eram apenas poucas casas ao redor de um grande gramado, que conhecemos até hoje por “Quadrado” onde fica a  Praça São João.

Com o passar dos anos o lugar acabou se tornando um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil atraindo turistas de várias partes do mundo. No entanto, apenas quem visita este charmoso vilarejo pode sentir de perto a energia do lugar e conhecer a cultura deste povo alegre e hospitaleiro.

Trancoso onde fica?

Trancoso é um distrito de Porto Seguro, um município brasileiro localizado no litoral sul do estado da Bahia. O pequeno vilarejo possui pouco mais de 11 mil habitantes todos de origem da miscigenação entre os povos indígenas e a população formada pela primeira aldeia jesuíta que começaram o povoado em 1586.

O Vilarejo fica a menos de 50 km de Porto Seguro no alto de um outeiro entre  Arraial d’Ajuda e Caraíva. E por suas características peculiares se tornou um dos lugares mais visitados da região. A vila chama a atenção de muitos milionários e celebridades que até celebram casamentos e festas no local.

Afinal, Trancoso ainda preserva aquele estilo antigo aliado à modernidade, à boa culinária e às festas badaladas. Com a natureza muito preservada, o lugar também chama a atenção dos amantes da natureza e aqueles que gostam de paz, tranquilidade e contato com a natureza.

Em um lugar ainda bem isolado, com belas paisagens e praias, Trancoso também abriga pequenos comércios, bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e pousadas cheias de estilo. Além de boutiques de grifes famosas para quem não abre mão das grandes marcas.

Também é considerado “um pedacinho do paraíso” devido às praias belíssimas. Trancoso Porto Seguro é cercada por uma natureza das mais exuberantes, mantida por um clima ameno durante todo o ano. Um belíssimo cenário com paisagem paradisíaca.

Trancoso Porto Seguro Bahia

Trancoso Porto Seguro Bahia, Foto: Paula Rocha

Trancoso significado

A atual povoação de Trancoso tem sua origem de uma aldeia jesuíta da época do descobrimento. Assim, o nome do vilarejo recebeu este nome Trancoso que vem do português arcaico “Troncoso” ou cheia de troncos.

Este nome teve inspiração na paisagem local e a cidade portuguesa de Trancoso que pertence ao distrito da Guarda. Como as primeiras aldeias foram formadas por jesuítas portugueses, o nome Trancoso, assim como a arquitetura do lugar são heranças da época da colonização.

Trancoso o que fazer

Trancoso Porto Seguro é um vilarejo muito charmoso e cheio de lugares bonitos para visitar. E para conhecer os pontos importantes o ideal é ficar pelo menos uma semana na região. Infelizmente só passamos 3 dias.

O que não falta mesmo é o que fazer por lá, mas é bom começar pelo Quadrado de Trancoso, que é basicamente o centro do vilarejo. Um lugar charmoso com um cenário rústico e cheio de atrações para todos os gostos.

Neste centrinho há um pouco de tudo e com poucos minutos de caminhada poderá conhecer um pouco da história de Trancoso, fazer umas compras e até conhecer a gastronomia local.

Além do passeio, aproveite para conhecer ao máximo as praias da região. São muitas… a seguir falarei um pouco das melhores praias de Trancoso. Certamente quem ama sol e praia estará no paraíso em Trancoso Porto Seguro.

Todas são muito belas e possuem uma paisagem com belos coqueiros, falésias, areia branquinha, águas transparentes e piscinas naturais. E também há praias para todos os gostos desde as mais badaladas até as mais tranquilas para relaxar.

Durante o passeio reserve um dia para fazer uma boa caminhada a beira mar e apreciar a beleza natural do lugar. Conheça um pouquinho de cada praia e não deixe de passar um dia em uma praia deserta.

Não deixe de experimentar a boa culinária típica baiana. São muitas opções de restaurantes e barracas com petiscos, aproveite para saborear um bom prato debaixo de um coqueiro com vista para o mar. E se tiver tempo e disposição faça um passeio de lancha ou quadriciclo.

Para quem ficar realmente apaixonado por Trancoso pode levar para casa um artesanato local como lembrança. Nos arredores do Quadrado você encontrará muita coisa bonita, desde enfeites, lembrancinhas até roupas, acessórios e objetos de decoração.

Trancoso o que fazer

Trancoso quadrado

O Quadrado, onde fica a Praça São João, é atualmente o Centro Histórico de Trancoso, onde ainda abriga casas da época da colonização, ao lado de prédios administrativos antigos que não funcionam mais, mas estão em sua maioria ainda bem conservados.

A praça São João é a principal da vila, com as mesmas casinhas coloridas estilo bem no estilo da época do descobrimento. Estas casinhas dispostas ao redor do gramado, acompanhadas de uma igrejinha branca ao fundo que é o centro das atenções tornam o cenário encantador.

Neste centrinho é o lugar onde acontecem as melhores atrações. Ou seja, de onde você consegue apreciar a beleza da arquitetura histórica de Trancoso e mergulhar no túnel do tempo da história.

Com o passar dos anos o “Quadrado” foi ganhando comércios, bares, restaurantes e lojas. E apesar da localização mais remota, o lugar é hoje o ponto mais badalado do vilarejo. Apesar do nome “Quadrado”, o lugar na verdade possui um formato retangular, mas pelo costume das pessoas acabou ficando conhecido por “Quadrado de Trancoso”.

Além desta praça, Trancoso Porto Seguro também possui uma praça redonda. Por isso, uma praça ficou conhecida por Quadrado para diferenciar da praça redonda. Atualmente, o lugar é um dos mais famosos de Porto Seguro e toda a Costa do Descobrimento.

Atualmente, com o aumento do turismo e do comércio na região, o Quadrado de Trancoso Porto Seguro se tornou um ponto de encontro de amigos. E um lugar onde se encontra os bons restaurantes com comida para todos os paladares.

E não para por aí… Á noite, o Quadrado também é um excelente ponto das baladas, ideal para quem curte festa e boa música.

Mapa de Trancoso

Mapa de Trancoso Porto Seguro

Quadrado Trancoso Porto Seguro durante o dia

Durante o dia, o Quadrado de Trancoso é o lugar perfeito para conhecer a história do vilarejo, pois é mais tranquilo. Então você poderá fazer uma boa caminhada e conhecer as charmosas lojinhas de artesanato. Embora eu tenha achado os artesanatos em Arraial d’ Ajuda mais barato.

Recomendo a leitura do post “Arraial d’Ajuda ou Trancoso”

Além disso, a belíssima paisagem sempre será algo para apreciar em qualquer área de Trancoso. Aproveite o passeio para conhecer a Igreja de São João Batista, que ainda preserva a arquitetura do século 17. É o ponto de encontro dos fiéis religiosos da aldeia e o lugar perfeito para quem gosta de admirar a história local.

A igrejinha é o lugar escolhido por muitos casais que desejam selar sua união casando-se em um cenário típico da época do descobrimento. Além disso, atrás da Igreja de São João Batista no Quadrado de Trancoso há o famoso Mirante das Fitinhas e uma vista incrível.

Do alto do Mirante é possível ter uma visão privilegiada da praia dos Nativos e Praia dos Coqueiros, além de toda a mata nativa que fica ao redor da vila de Trancoso. Ou seja, se você gosta de apreciar belas paisagens, o Mirante é um dos lugares que não pode deixar de visitar no Quadrado de Trancoso.

Veja também o post “Melhores praias de Porto Seguro

Igreja de Trancoso Porto Seguro

Quadrado Trancoso Porto Seguro durante a noite

Á noite o Quadrado ganha vida e movimento, pois é o horário em que tudo começa a funcionar. É o momento para curtir os bares com música ao vivo em um clima agradável e hospitaleiro típico do nordeste brasileiro.  Também o momento perfeito para apreciar a boa comida nos restaurantes típicos da região.

Certamente, a noite é o momento de maior descontração, ou seja, ideais para quem ama diversão, comer, beber e apreciar a paisagem noturna rústica e iluminada.

Elba Ramalho foi a 1a famosa a divulgar Trancoso, ela mora lá, inclusive, ela tem uma escola pública e privada, ela chama outros artistas, chama “Elba Convida” em 2 fds de janeiro

Café de La Musique e Fly Club tem festas na praia voltado ao público jovem todo fds em réveillon e janeiro (eles abrem só na alta temporada todo dia).

Noite de Trancoso Porto Seguro

Noite de Trancoso Porto Seguro, com certeza é imperdível. Foto: Paula Rocha

Onde comer em Trancoso Porto Seguro (com preços)

Assim como em toda Bahia, Trancoso também está cercado pelo delicioso tempero baiano, e que comida boa meu Deus.

Todo mundo fala que Trancoso é caro! e infelizmente isso é verdade, Tudo em Trancoso é mais caro que nos outros destinos em sua volta. Comer lá também é bem caro, mas… fizemos uma varredura em quase todos os restaurantes de Trancoso até achar as melhores dicas de onde comer em Trancoso Barato!

Tapioca da Elma

Uma das coisas mais baratas que achamos para comer em Trancoso foi a Tapioca da Elma, ela fica bem alí na entrada do Quadrado e não é uma simples tapioca e sim uma refeição inteira! Pensa numa Tapioca boa e grande... é maior ainda que você pensou kkk

A maioria das tapiocas custam R$15, algumas poucas custam R$20. É possível escolher entre doces e salgadas. Comi a de carne seca com Catupiry e só de escrever já tô na vontade.

Ao lado da Tapioca da Elma tem a Tapioca da Sandra, essa eu não comi, mas os preços são os mesmos e pelo que vi o tamanho e qualidade também… Se você for a Trancoso Porto Seguro e gostar de tapioca já prove logo das duas!

Acarajé da Chica

O Acarajé da Chica é um dos mais recomendados para comer em Trancoso Porto Seguro, todo mundo que come volta lá e come outro 🙂 tem várias opções e também você pode pedir o acarajé no prato e até porções de Acarajé. Abaixo segue alguns preços:

  • Acarajé completo: R$12
  • Acarajé no prato: R$14
  • Porção com 6 mini acarajés: R$23

Eu também comi o acarajé da Elma que fica ao lado da barraca de tapioca, achei bom, mas menor que o da Chica e também um pouco mais caro R$15. O Acarajé da Chica fica na entrada de Trancoso.

comer barato em Trancoso Porto Seguro

Comer barato em Trancoso Porto Seguro, acarajé da Elma

Zukka Trancoso Porto Seguro

O Zukka foi um achado, eles servem comida por quilo,  tem bastante variedade e tudo é muito saboroso, O kg da comida custa R$45.

Nalva Sales

O restaurante da Nalva é muito bom e com um preço bem bacana. O carro chefe da casa fica por conta do Buffet, que tem uma variedade muito boa de comida e custa R$49 o kg. A parte do buffet abre das 11:30 até as 16:30, (tem dia que fica até mais tarde). Além do buffet na hora do almoço também tem a la carte e você pode encontrar desde refeições até lanches e sobremesas. Segue abaixo alguns preços das bebidas e refeições da Nalva:

  • Suco natural: R$10
  • Suco de polpa: R$8
  • Água sem gas: R$3
  • Refrigerante lata: R$5
  • Cerveja lata:R$6
  • Bife acebolado: (com acompanhamento para 2 pessoas) R$70
  • Carne ensopada: (com acompanhamento para 2 pessoas) R$70
  • Peixe frito: (com acompanhamento para 2 pessoas) R$70
  • Frango grelhado: (com acompanhamento para 2 pessoas) R$70

Todos os pratos acima acompanham arroz, feijão, macarrão, farofa e salada.

restaurante barato em Trancoso Bahia

Restaurante barato em Trancoso Bahia, Nalva Sales. Foto: Paula Rocha

Hamburgueria artesanal do Marcos

Se você procura um bom lugar onde comer hambúrguer em Trancoso e ainda pagar pouco o Marcos é uma boa pedida, ele sempre tem promoção de lanches e você consegue comer bem pagando pouco. segue abaixo alguns preços do cardápio da Hamburgueria:

  • Gordão: Pão brioche com hambúrguer de 180g, bacon queijo prato, alface, tomate e cebola Roxa R$26.
  • Supremo: Pão brioche com hambúrguer de 180g, crean cheese, cheddar, mussarela e cebola caramelizada R$27.
  • Especial Picanha: Um dos mais pedidos da casa R$35
  • Big Monstro: Pão brioche com hambúrguer de 180g, blend calabresa bacon, cheddar e doritos R$32.

Ao chegar na hamburgueria do Marcos em Trancoso Porto Seguro, procure pelas promoções antes de fazer qualquer pedido. Pode ser que o lanche da promoção seja bem interessante para você. Foi bastante para mim 🙂

Pizzaria Bem-te-vi Trancoso Porto Seguro

Essa pizzaria é um bom lugar para comer pizza em Trancoso, muita gente ama, principalmente se você gosta de pizza de massa fina. A gente não gosta muito hahaha prefiro aquelas com mais massa que tudo na vida hahaha. Segue abaixo o preço de algumas pizzas e bebidas do cardápio deles:

  • Pizza de mussarela: a pequena custa R$32,90 e a grande custa R$39,90.
  • Portuguesa: a pequena custa R$38,90 e a grande custa R$45,90.
  • Calabresa: a pequena custa R$39,90 e a grande custa R$46:90.
  • Vegetariana: a pequena custa R$39,90 e a grande custa R$46,90.
  • Cerveja Original 600ml: R$10
  • Cerveja Brahma 600ml: R$9
  • Suco natural: R$10
Pizzaria Bem te vi em  Trancoso Porto Seguro

Pizzaria Bem te vi em Trancoso Porto Seguro. Foto: Paula Rocha

Delícia do Quadrado

O restaurante Delícia do Quadrado é novo em Trancoso Porto Seguro, os donos são o mesmo da tapioca e acarajé da Elma, recomendaram pra gente e fomos lá provar. Gostamos bastante da comida, pedimos uma garrafa de cerveja Brahma de 600ml R$15, um peixe badejo na Folha de patióba (com acompanhamento para 2 pessoas) R$140 e pagamos R$20 de (couver  para os dois) porque estava tendo música ao vivo.

O peixe estava gostoso, mas diferente da Tapioca, achei pouca quantidade. Gastamos R$ 200 e saímos de lá com um pouco de fome. Entretanto,  é interessante relevar que cada pessoa come um tanto a mais que a outra e nós somos bons de garfo hahaha.

Segue abaixo alguns preços do cardápio deles:

  • Água mineral Natural: R$4
  • Água com gás: R$4,50
  • Sucos naturais: valores à partir de R$8
  • Refrigerante em lata: R$7
  • Risoto de camarão: R$90
  • Camarão alho e óleo: R$125
  • Isca de peixe: R$60
  • Batata frita: R$35

Os preços não são dos melhores, mas acredite, a maioria dos restaurantes de Trancoso são ainda mais caros!

Sobre comer em Trancoso Porto Seguro

Sobre comer em Trancoso Porto Seguro. Delícia do Quadrado, foto: Paula Rocha

Restaurantes recomendados pelos meus seguidores

Os restaurantes listados abaixo foram recomendados pelos meus seguidores, como eu já não estava mais em Trancoso quando recebi as recomendações não posso dizer muito a respeito, mas recomendo vocês a darem uma olhadinha:)

  • Churrascaria do Pelé no centrinho
  • Silvana e Cia é referência em frutos do mar
  • Restaurante Rabanete Trancoso (tbm tem em Arraial d’ajuda e Porto Seguro)
  • Trancoso Poke (só abre sexta, sábado e domingo das 10 as 17)
  • Santo cafe
  • Restaurante lá em casa, logo depois do mercado tio Leo na Praça da independência

E você tem dicas de bons restaurantes em Trancoso Porto Seguro? Deixa aqui pra gente 🙂

Trancoso aeroporto

O aeroporto mais próximo de Trancoso é o de Porto Seguro que fica na Estrada do Aeroporto, S/N – Cidade Alta, Porto Seguro – BA. Este é o ponto de chegada e de partida de quem vem de outras regiões para Trancoso Porto Seguro.

No Aeroporto há vôos operados pela Azul, Tam e Gol, mas é bom observar quem nem todos são diretos. Por isso, antes de viajar pesquise as opções de vôos em sites como o Kayak, antes de reservar diretamente com a companhia aérea.

Veja também o post de “Como Chegar em Trancoso”.

Aeroporto de Porto Seguro na Bahia

Aeroporto de Porto Seguro, foto: Paula Rocha

Trancoso praias

Além da história, da boa comida e o povo hospitaleiro, o que chama a atenção dos visitantes para Trancoso Porto Seguro são as praias paradisíacas.  Certamente, são muitas praias para apreciar e relaxar nesta região abençoada.

Confira as 7 melhores praias de Trancoso:

Praia do Espelho

A Praia do Espelho fica a 20km ao sul de Trancoso, isto é, um pouco afastada do centro de Trancoso, Portanto, para chegar até lá é preciso alugar um carro, ir com algum coletivo ou através de alguma agência de turismo. Há também a opção de se hospedar próximo a região, já que é uma das melhores praias de Trancoso Porto Seguro.

E pode ter certeza que vale a pena visitar a Praia do Espelho, pois é considerada uma das mais belas do litoral baiano. Isso se deve a belíssima paisagem espelhada das águas cristalinas que se forma nos dias de sol.

Além disso, possui uma extensão de areia branquinha com lindas falésias ao fundo e muitos coqueiros. E se tiver fome, existem muitos quiosques e bares próximos à praia para tomar uma água de coco e apreciar os petiscos típicos a beira mar.

E para quem deseja se hospedar na região posso sugerir três boas opções: Pousada Outreiro das Brisas, Brisas do Espelho, Enseada do Espelho ou ainda o hotel fazenda Calá & Divino.

Veja o Post Completo sobre a Praia do Espelho.

Praia do Espelho

Praia do Espelho, Porto Seguro Bahia

Praia de Itapororoca – Trancoso Porto Seguro

A dois km da praia do Espelho está localizada a Praia de Itapororoca. Apesar de não ser uma das mais famosas da região, ela possui o seu charme e para chegar lá de carro são apenas 10 minutos. Inegavelmente imperdível!

É uma praia mais estreita e deserta, ideal pra quem quer tranquilidade e contato com a natureza. Como as águas lá são mais agitadas, durante o inverno ela se torna um ponto de encontro de surfistas da região. Apesar de ser mais deserta, há boas opções de pousadas e até um hotel por lá.

Praia dos Coqueiros – Trancoso Porto Seguro

A Praia dos Coqueiros pode ser considerada a principal de Trancoso Porto Seguro, pois fica em frente ao Quadrado, o lugar mais movimentado do vilarejo. Para chegar lá é só descer pelo lado direito da Igreja de São João Batista.

É a praia mais badalada e possui muitas pousadas, hotéis beira mar, resorts e beach clubs. Além das famosas barraquinhas de petiscos que servem os mais variados pratos com peixes e frutos do mar.

A paisagem também é muito bela, pois une a harmonia da paisagem rústica do centrinho, com os coqueiros e os barcos de pesca no horizonte azul do mar.

Praia dos Coqueiros Trancoso Porto Seguro

Praia dos Coqueiros Trancoso Porto Seguro. Foto: Paula Rocha

Praia dos Nativos – Trancoso Porto Seguro

A Praia dos Nativos também fica no centro de Trancoso Porto Seguro, seguindo ao norte a partir da Praia dos Coqueiros ou saindo do centro do “Quadrado”, descendo a ladeira e seguindo pela areia do lado esquerdo.

Assim como a Praia dos Coqueiros, a paisagem da Praia dos Nativos também é muito bela, tem muitos coqueiros e uma água límpida e calma. É também o ponto de encontro entre o Rio Trancoso e o Oceano, um bom lugar para dar um mergulho no mar ou no rio para variar um pouco.

Pela orla da praia você também encontrará muitos restaurantes e hotéis para provar bons pratos ou se hospedar pertinho da praia. A barraca mais recomendada na Praia dos Nativos é a Barraca do Barbudo.

Trancoso Bahia

Rio Trancoso Porto Seguro. Foto: Paula Rocha

Praia Ponta de Itaquena – Trancoso Porto Seguro

A Praia de Itaquena fica a 8km de Trancoso Porto Seguro, próxima à Praia do Espelho. É um lugar belíssimo para visitar, pois fica em uma grande reserva natural, o chamado Refúgio de Vida Silvestre de Rio dos Frades.

Além das belas praias e a natureza super preservada, indo na maré baixa, você poderá se divertir nas piscinas naturais que se formam ao longo da praia. Normalmente a praia é deserta, ideal para quem busca tranquilidade. O mar é bem agitado, mas as águas são muito cristalinas e a paisagem exuberante.

Vale lembrar que nesta praia, diferente das demais que citei acima, não há quiosques ou barracas por perto. Então é melhor levar um lanchinho de casa se planejar ficar um dia por lá.

Praia do Rio Verde – Trancoso Porto Seguro

A praia do Rio verde e muito bonita com águas bem clarinhas e ondas fortes. Se estiver no centrinho de Trancoso para chegar lá terá que percorrer cerca de 2 km. Este trajeto pode ser feito tranquilamente com uma boa caminhada ou de carro, se assim desejar.

O clima é o mesmo típico do litoral baiano e na orla da praia também tem uma lagoa de água doce para  tomar aquele banho e tirar o sal do mar. É uma das praias mais tranquilas próximas ao centro, para quem gosta de tranquilidade, mas não abre mão da praticidade de estar perto de tudo.

Praia do Rio da Barra – Trancoso Porto Seguro

A Praia do Rio da Barra fica a 5km do Quadrado e a partir da praia dos Nativos, basta apenas uma caminhada. Nesta praia um cenário bem peculiar se forma com o encontro das águas do Rio com o mar. É um bom cenário para quem gosta de tirar belas fotos e curtir banhos variados de água doce ou de mar.

Além disso, há um resort por perto , comércios e bons restaurantes. Além de ser um bom lugar para caiaque ou stand up paddle.

Se você ama conhecer Praias bonitas aqui pelo Brasil, recomendo fortemente a leitura dos meus posts Praias de Coroa Vermelha,  Praia dos Carneiros e São Sebastião.

Dicas sobre as Praias de Trancoso Porto Seguro

Descendo para as praias a partir do quadrado de Trancoso, o ideal eh pegar pela direita antes do quadrado via rua do bosque, passando pela pousada Calypso e Jequitibá, e depois descer pela rua da Cuba em vez de ir pela esquerda passando ao lado da igreja do quadrado, da uns 10 minutos na descida até a praia.

Após a descida chega-se na praia dos Coqueiros, onde tem 3 barracas de praia logo na descida, abrem em torno de 8 as 10h da manhã e fecham em torno de 4h, 5h da tarde.

  • Uxua Beach Bar (que tem hotel no quadrado, essa barraca tem consumação mínima de R$100. Hóspedes não precisam consumir).
  •  Cabana Ilha Encantada (com consumação mínima de r$50)
  •  Barraca do Gino (que não tem consumação mínima, mas é mais simples).

Muita gente gosta de ir na barraca de praia Uxua Beach, para o meu bolso é um pouco pesado, mas segue abaixo alguns preços para você se programar direitinho sobre onde comer nas Praia de Trancoso Porto Seguro.

  • Água mineral natural: R$5
  • Refrigerante: R$8
  • Suco de frutas: R$16
  • Cerveja long neck: R$16
  • Caipirinha de cachaça: R$32
  • Lula Empanada R$74
  • Salada de camarão R$75
  • Camarão com abacaxi R$120

Indo para a esquerda da Praia dos Coqueiros tem a praia dos nativos, mais deserta. Indo para a Direita, continua a Praia dos Coqueiros por mais 1km até a Praia do Rio Verda, depois Praia de Itapororoca e depois Praia Barra do Rio dos Frades, onde tem mais umas barracas.

Logo na descida para as praias você vai encontrar a Churrascaria Lá Picanha, boa para quem procura um bom almoço. Veja  na foto abaixo os preços deles:

Churrascaria em Trancoso, certamente uma boa pedida

Churrascaria em Trancoso, certamente uma boa pedida!

Outras dicas de Trancoso Porto Seguro

Perto da praia dos Coqueiros, tem a pousada Lê Regufe, a mais próxima a praia, mas um pouco distante do quadrado, então não recomendada. Mas a Churrascaria e o ponto de taxi está bem perto…

Caso esteja com preguiça de voltar há um ponto de moto táxi e taxi logo na frente da pousada caso não queira subir a ladeira a pé. A ladeira de volta é grandinha hahahaha

O Supermercado Tio léo é o mercado mais barato e fica na Praça da Independência. O mercado principal de Trancoso é o Nogueira e também fica na Praça da Independência.

Todos os sabádos tem feira de frutas alí perto da praça, vale a pena dar uma passada, afinal, já está alí por perto mesmo neh?
Veja a lua cheia nascer no mirante atrás da igrejinha, muito lindo (se tiver lua cheia) claro.

O melhor lugar para comprar lembrancinhas certamente não é em Trancoso, procure comprar tudo lá na Passarela do Álcool, é bem mais barato e tem muito mais opções.

Praia de Trancoso Porto Seguro

Praias de Porto Seguro, certamente imperdíveis de visitar

Trancoso onde ficar?

Uma das melhores localizações para se hospedar em Trancoso certamente é nos arredores do Quadrado. É próximo a praia, tem a maior concentração de comércios, lojas e as noites sã0 bem badaladas e agradáveis.

Lá poderá ficar na Pousada Hospedaria do Quadrado, que fica bem no centro histórico de Trancoso e a apenas 200 metros da Praia dos Coqueiros. É uma excelente pousada com valores intermediários para quem precisa economizar e não abre mão da comodidade e do conforto.

Para quem pode investir um pouco mais o Etnia Pousada & Boutique é uma ótima opção e um dos mais caros nesta área. Entre as opções mais em conta estão:  Casa da Glória,  Café Esmeralda Albergue Pousada,Café Cultural Hostel .

E ainda para quem procura um lugar mais afastado do centro, poderá se hospedar em outras áreas da vila. Nestas áreas mais distantes do Quadrado e das praias do centro o preço das diárias é menor.

Então se você prefere ficar mais distante da badalação do centro, estas são boas opções onde ficar:  Pousada do Bosque,  Pousada Quarto Crescente, uma das mais luxuosas da vila.

Se quiser economizar ainda mais poderá ficar na Rosa dos Ventos Residence, Pandoro e  Pousada do Caminho.

A pousada linda e barata em Trancoso que fiquei foi a Pousada Calypso (e não é da Joelma hahaha mas podia ser hahaha)

Pagamos menos de R$ 200 pela diária e o tratamento, acomodações (Tinha até Jacuzzi) e o café da manhã eram de hotéis de luxo! Foi certamente um verdadeiro achado! Vai por mim, verifique se a pousada tem disponibilidade nas datas da sua viagem aqui. Depois volta aqui e me conta da pousada.

Pousada Calipso Trancoso

Telefones úteis de  Trancoso Porto Seguro

Separei para vocês uma lista de telefones que talvez possam ser úteis na sua viagem para Trancoso, segue a listinha abaixo:

  • Serviço de Taxi Trancoso: 3668-1260
  • Posto de Saúde: 3668- 1001
  • Aeroporto de Porto Seguro: 3288-1877
  • Balsa: 3288-1799
  • Delegacia do Turista: 3288-1037
  • Serviço de guincho: 3288-1717
  • Rodoviária de Trancoso Porto Seguro: 3288-2019
  • Serviço de moto taxi: 3668-2285
  • Corpo de bombeiros: 3288-1037
  • Correios: 3668-1192
  • Viação Águia Azul: 3668-1347

Espero que esse post sobre Trancoso Porto Seguro, tenha ajudado você a se programar melhor para sua viagem pela Bahia… Se você tiver mais alguma dica sobre esse paraíso deixe para nós aqui nos comentários, todas dicas são super bem vindas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top