Top

5 formas de viajar sem gastar com hospedagem

Como viajar de graça fazendo voluntariado

Para qualquer viagem que vamos fazer, uma das nossas primeiras e maiores preocupações é “onde ficar” e é claro que sempre há custos altos dependendo do seu padrão de viagem e se for uma pra fora do BR então nem se fala. Por isso, hoje a Mala Rosa vem aqui pra te contar 5 formas de viajar sem gastar com hospedagem e algumas delas eu mesma já experimentei e posso garantir que funcionam!

As plataformas são fáceis e intuitivas, basta criar um perfil, realizar o pagamento referente a cada uma que faz sentido pra você e depois localizar anfitriões que poderão te receber, seja para fazer um voluntariado, para cuidar de uma casa, de um bichinho de estimação ou apenas para uma estadia gratuita.

Aposto que te deixei bem curioso, portanto, confere aqui as 5 formas de viajar sem gastar com hospedagem e corre pra fazer o seu perfil!

Como são e como funcionam as plataformas para viajar sem gastar com hospedagem

Existem hoje diversas oportunidades de viajar sem gastar com estadia, são oportunidades para oferecer seu trabalho em troca, ou trocar de casa (literalmente), até gente disposta a oferecer um cantinho no sofá de casa para ter um troca cultural com pessoas do mundo todo.

O que é importante saber é que mais do que só viajar de “graça”, o principal objetivo de todas essas plataformas é que você faça uma imersão a vida e a comunidade local, levar sua cultura e se abrir para receber a de outro povo também.

Agora, confira 5 plataformas que vão te ajudar a viajar o mundo sem gastar com hospedagem!

Vai alugar carro? Compare os preços no  RENTCARS, é mais barato, não cobra IOF e permite o parcelamento em até 12x! CLIQUE AQUI e economize!

1. HomeExchange

HomeExchange significa literalmente “Troca de Casas” e é uma plataforma que permite exatamente isso, que seus usuários troquem de casa viajando ao redor do mundo sem gastar absolutamente nada com hospedagem.

Algo muito importante a dizer é que essa troca ela pode acontecer de forma mútua ou não, ou seja, você poderá se hospedar de graça na casa de alguém enquanto ao mesmo tempo também é um anfitrião.

Por exemplo, posso trocar de moradia com alguém em Nova Iorque enquanto ofereço a minha casa em Pirapora do Bom Jesus como acomodação, isso é ótimo, mas existe uma outra alternativa e ela se dá por meio de algo chamado GuestPoints.

Com os GuestPoints você pode recebê-los como pagamento por hospedar alguém em sua casa ou usá-los para “pagar” por sua estadia.

E é fácil consegui-los. Por meio do próprio cadastro na plataforma, é possível ganhar alguns pontos e depois ao finalizar sua assinatura esse número só aumenta.

Para que esses pontos cresça, é simples: indique para seus amigos e familiares, cada novo membro que se cadastrar com seu link também vai gerar GuestPoints e isso tudo de forma automática na plataforma.

Depois é só aplicar para as acomodações que você quer ao redor do mundo e curtir muito sua viagem.

HomeExchange

HomeExchange: plataforma de troca de casas. Foto: Divulgação.

Para saber tudo sobre a Home Exchange, clique aqui e confira nosso artigo completo!

2. Worldpackers

A Worldpackers é outra forma de viajar o mundo sem gastar com hospedagem e a plataforma promove um intercâmbio cultural em que voluntário e anfitrião são mutuamente beneficiados.

Com o voluntariado é possível trocar trabalho por moradia e muitas vagas oferecem além da moradia, alimentação e passeios. A intenção é que realmente desfrute do destino enquanto oferece seu serviço.

Há vagas para diversas áreas, inclusive, para quem busca viajar com propósito.

Já pensou que incrível fazer um voluntariado ensinando inglês para comunidades carentes no continente africano ou cuidando de animais em abrigos no sudoeste asiático, são realmente oportunidade únicas que a plataforma oferece.

Além desse tipo de vaga, há também para trabalhar com limpeza, jardinagem, permacultura e diversas outras, todas podem ser facilmente encontradas na plataforma.

A Worldpackers foi criada por uma dupla de brasileiros e conta com planos anuais que custam a partir de 49 dólares.

É possível adquirir um plano para viajantes solo ou para duplas de amigos ou casais.

Sem dúvida é uma das 5 formas de viajar sem gastar com hospedagem mais legais porque te permite também vivenciar a cultura local de cada destino.

5 plataformas para viajar de graça

Planos da Worldpackers. Foto: Divulgação.

Se quiser saber mais, acesse nosso artigo Como viajar de graça fazendo voluntariado.

3. Workaway

Muito parecida com a Worldpackers, existe a Workaway que é também uma plataforma de intercâmbio cultural e que te permite viajar pelo mundo sem gastar com hospedagem trocando trabalho por moradia.

A Workaway está presente em mais de 170 países e oferece centenas de vagas criando essa conexão entre viajantes e anfitriões.

A “troca” acontece de forma muito semelhante a sua concorrente, com a principal diferença nos tipos de planos disponíveis.

A plataforma oferece além das opções de voluntariar como viajante solo ou em dupla de casais ou amigos, a oportunidade de fazer aplicações em grupo ou com crianças.

Conta com as mais diversas vagas, desde trabalhos sociais a cuidar de animais enquanto os donos viajam, bem semelhante a Housesitting que vou te contar também um pouquinhos sobre.

Os planos custam a partir de 49 dólares e é preciso criar um perfil na plataforma com informações pessoais para que seu anfitrião te conheça antes de começar a aventura.

Outra coisa bacana é que a proposta do intercâmbio cultural não é só que você viaje de graça, mas que você também seja capaz de viver o lugar e experimentar a vida como um membro da comunidade local, o que na minha opinião é a melhor parte de viajar voluntariando!

voluntariado workaway

Planos da Workaway. Foto: Divulgação.

4. Couchsurfing

Agora se você quer viajar o mundo, mas não quer gastar com hospedagem, mas também não quer voluntariar, a Couchsurfing pode ser uma das melhores opções.

A tradução literal é “Surf no sofá” e consiste numa plataforma em que seus usuários se registram e oferecem um lugar em sua casa para receber outros viajantes, é importante dizer que literalmente alguns viajantes oferecem apenas o seu sofá e a ideia é que haja uma troca cultural entre as partes.

A sua estadia é gratuita, mas a plataforma cobra uma taxa anual de R$44 para que você crie seu perfil e possa assim encontrar anfitriões pelo mundo.

É possível filtrar os anfitriões de acordo com o destino para onde vai, ou seja, escolher o gênero, a idade e até o tipo de acomodação que é oferecida.

A plataforma é segura, mas claro, principalmente se você for uma mulher viajando sozinha, é importante se cuidar, portanto, evite se hospedar em locais em que os anfitriões não tenham avaliação ou que seja apenas um homem, infelizmente precisamos redobrar a atenção.

É uma forma incrível e econômica de viajar e indo para outros países é possível se hospedar em casa de moradores locais e viver uma verdadeira imersão cultural.

como funciona couchsurfing

Couchsurfing – como funciona. Foto: Divulgação.

Nunca feche um seguro viagem sem antes saber disso! Poucos sabem, mas existe um COMPARATIVO DE SEGUROS, onde você consegue comparar os valores de cada seguradora, garantindo o melhor e mais barato. Ver Preços

5. House Sitting

E essa aqui é uma das minhas favoritas, principalmente pra mim que passo boa parte do ano fora de casa viajando e ter um lugar pra chamar de casa por um período maior é super bacana.

Muitas pessoas viajam com frequência e se preocupam em deixar suas casas sozinhas, por isso, a plataforma conecta viajantes e anfitriões para fazer essa troca.

Enquanto o anfitrião viaja, o viajante “cuida” da casa.

Esses cuidados geralmente incluem também cuidar das plantas e dos pet’s dos anfitriões e pra mim é sempre mais divertido quando tem um bichinho de estimação na casa porque amo animais e tê-los perto enquanto viajo é uma delícia.

Dentro dessa proposta, há diversas plataformas em que é possível criar um perfil e buscar por anfitriões em destinos que deseja conhecer.

O serviço tem se tornado cada vez mais popular em países da Europa.

Atualmente, a plataforma mais famosa é a Trusted House Sitters e é voltada principalmente para quem quer cuidar de pets enquanto viaja sem gastar com hospedagem.

O plano básico atualmente custa 129 dólares (aproximadamente R$700 na cotação atual).

Além dessa, há outras disponíveis no mercado, como a Mind My House e a House Carers.

viajar sem gastar com hospedagem,

Planos da Trusted House Sitters. Foto: Divulgação.

Vai viajar e quer economizar? Encontre aqui os MELHORES e mais BARATOS hotéis

Bom, agora que você já conheceu 5 formas de viajar sem gastar com hospedagem, basta escolher as plataformas que mais se encaixam no seu perfil de viajante, criar o seu perfil e sair pra ver o mundo lá fora.

Eu adoro viajar de graça, já me hospedei em casas incríveis pelo mundo com a HomeExchange e posso afirmar que elas realmente funcionam e muito bem!

VAI PRA TAILÂNDIA? Clique aqui e reserve seus passeios com antecedência! Guias em português e inglês na Terra dos Sorrisos!

 

 

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa