Top

Melhor época pra viajar pra Alter do Chão

Olha, dá pra contar nos dedos quantas vezes eu ouvi falar sobre o Pará, embora seja um estado incrivelmente lindo e culturalmente rico, imagina desse cantinho escondido na Região Norte que abriga a praia de água doce mais bonita do mundo. Por isso, trago um artigo completo, com muitas informações da melhor época pra viajar pra Alter do Chão, esse paraíso, patrimônio brasileiro que ainda é pouco explorado por nosso povo!

Sejam bem-vindos a Santarém, a Alter do Chão, ao Pará… Preparem-se, esse post vai te motivar a fazer a viagem da sua vida!

E aí, tá pronto pra começar essa aventura?

Partiu?

Melhor época pra viajar pra Alter do Chão: Onde fica

Alter do Chão está localizado em Santarém, o terceiro município do Pará com maior número de habitantes e é uma vila com uma população bem menor, distante 45 km do centro da cidade e que abriga belezas naturais reconhecidas mundialmente.

Já de Belém, a distância é muito maior, são mais de 1.300 km e uma longa viagem se optar por ir de ônibus ou carro.

A boa notícia é que Santarém tem um aeroporto com conexão a Belém com um voo de duração de aproximadamente 1 hr e 40 min, além de também receber voos de Manaus e Brasília.

A distância, portanto, do aeroporto para Alter do chão se torna bem menor, apenas 33 km por uma estrada tranquila e asfaltada!

melhor época pra viajar pra alter do chão

Onde ficar Alter do Chão? Confira todas as informações sobre a melhor época. Foto: Paula Rocha.

Aproveite que está pesquisando sobre o Pará e confira um artigo completo com Dicas de Belém do Pará.

Melhor época pra viajar pra Alter do Chão:  Clima

Assim como todo estado do Pará, Alter do Chão também possui temperaturas mais altas o ano todo, logo, fique tranquilo, pois frio é uma coisa que você não irá passar lá.

No entanto, definir as datas de sua viagem será determinante para o tipo de paisagem que espera encontrar ao chegar em Alter do Chão, em Santarém no Pará, isto porque, embora não haja grandes variações nas temperaturas, existe diferença no índice pluviométrico em cada época do ano.

Desta forma, vamos descobrir como se dividem as estações do ano para definir a melhor época pra viajar pra Alter do Chão.

melhor época pra viajar pra alter do chão

Como é o clima em Alter do Chão? Foto: Paula Rocha.

Veja também: Quanto custa viajar para Belém do Pará.

Clima de Alter do Chão mês a mês

  • Janeiro: Minima 24º e Máxima 29º
  • Fevereiro: Minima 24º e Máxima 29º
  • Março: Minima 24º e Máxima 29º
  • Abril: Minima 24º e Máxima 29º
  • Maio: Minima 24º e Máxima 29º
  • Junho: Minima 24º e Máxima 29º
  • Julho: Minima 24º e Máxima 29º
  • Agosto: Minima 25º e Máxima 30º
  • Setembro: Minima 26º e Máxima 31º
  • Outubro: Minima 26º e Máxima 32º
  • Novembro: Minima 26º e Máxima 31º
  • Dezembro: Minima 25º e Máxima 30º

 

6 opções de hospedagem que valem a pena em Alter do Chão, em Santarém, no Pará.

($) Se você quer economizar, o Vila Ypáwa e o Pousada Aurora Boreal são opções excelentes e baratas.

($$) Com bom custo-benefício, a Pousada Casa do Ivo e a Casa Curuá são confortáveis e bem localizadas.

($$$) Agora, se você quiser algo mais bacanudo, recomendo a Pousada e Restaurante Amazônia e a Vila Flexal Pousada Alter do Chão.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Alter do Chão, no Pará.

Estações do ano em Alter do Chão

As estações do ano em Alter do Chão se dividem em duas bem estabelecidas: estação de chuva e seca, ou como são popularmente conhecidas “verão e inverno amazônicos”.

Portanto, vamos descobrir a melhor época pra viajar pra Alter do Chão e quando ocorre cada uma dessas estações, assim você conseguirá determinar bem as datas de sua viagem para conseguir aproveitar bem esse destino!

Além disso, é importante destacar que cada estação contempla um tipo de viajante, de modo que a depender da paisagem que você mais curtir, poderá viajar pra lá mesmo em época chuvosa e achar tudo deslumbrante!

melhor época

As estações do ano em Alter do Chão: Verão e Inverno Amazônico. Foto: Paula Rocha.

Procurando destinos diferentes: confira a melhor época para visitar a Chapada das Mesas.

Estação seca em Alter do Chão

A estação seca em Alter do Chão, em Santarém, no Pará é chamada também de verão amazônico e compreende ao período de menor incidência de chuvas e ocorre entre os meses de agosto a dezembro, no entanto, recomendo esperar até o final do mês de setembro e início de outubro.

Durante o verão amazônico é considerada a melhor época para quem deseja conhecer as famosas praias de água doce.

Inclusive, Alter do Chão tem praia de água eleita internacionalmente como a mais bonito do mundo!

Nesta época, em razão do baixo índice pluviométrico, as largas faixas de areia e as águas claras do rio tornam essa paisagem algo realmente incrível.

O mês de outubro, é o melhor da estação seca para desbravar Alter do Chão, neste período as chuvas são raras, os dias são bonitos, há bastante sol e é garantia de uma boa viagem.

Veja também: quanto custa viajar para Chapada das Mesas.

Estação chuvosa em Alter do Chão

A estação chuvosa em Alter do Chão não torna esse lugar impossível de visitar.

No entanto, o aumento de chuvas deixa os rios mais cheios, sendo recomendado para os viajantes que não querem curtir as praias de água doce, mas os passeios de barco que também são maravilhosos.

O inverno amazônico, como é também conhecido esse período, vai de janeiro a julho, no entanto, entre os meses de fevereiro até meados de junho a chuva costuma ser mais frequente.

A paisagem muda completamente, os bares e quiosques ficam submersos, as faixas de areia que ficam são pequenas e só é possível aproveitar para fazer passeios de contemplação da fauna local pelos rios.

A partir de junho as chuvas começam a diminuir, mas não se engane até o início de setembro as águas ainda estão altas!

Confira: Dicas e o que fazer na Chapada das Mesas

Melhor época pra viajar pra Alter do Chão

De fato, a melhor época pra viajar pra Alter do Chão ocorre durante o período do verão amazônico, entre o final de setembro até dezembro, quando as chuvas são mais raras, as praias estão visíveis, com grandes faixas de areia, os quiosques também estão a vista e as águas estão clarinhas!

Dentre os meses de melhor época, recomendo conhecer Alter do Chão, em Santaré, no Pará no mês de outubro, considero este o melhor momento para visitar a região!

melhor época pra viajar pra alter do chão

Aproveite nossas dicas e escolha a melhor época do ano para viajar pra Alter do Chão. Foto: Paula Rocha.

Veja também: como fazer a Chapada das Mesas por conta.

Quando não ir pra Alter do Chão: pior época

Como dissemos anteriormente, a melhor época para alguns viajantes talvez não seja a melhor para outros, por isso, lembre-se de considerar o que está buscando em sua viagem.

De modo geral, a pior época é durante o inverno amazônico que vai de dezembro a junho, neste período prepare-se para as chuvas, para os grandes volumes de água dos rios, pouca ou nenhuma faixa de areia formando as belas praias de água doce e os bares quase que totalmente embaixo d´agua.

Dentre os meses de pior época, o mais chuvoso é janeiro,portanto não recomendo conhecer Alter do Chão neste mês!

melhor época pra viajar pra alter do chão

Alta e Baixa temporada em Alter do Chão

A alta temporada em Alter do Chão, em Santarém, no Pará, ocorre durante o verão amazônico, principalmente nos meses de férias escolares.

No entanto, é importante dizer que embora esse período comece a partir de julho e se estenda até dezembro, o primeiro mês ainda não está propício para sua viagem, pois é quando as águas começam a baixar seu volume.

Portanto, muitos viajantes arriscam esse período, no entanto, não recomendamos!

Durante a alta temporada, principalmente durante os feriados ou férias, os preços estão mais altos, logo, seu gasto com hospedagem, alimentação e até transporte serão bem mais altos!

O mês de setembro é marcado por festas religiosas, é portanto, também um mês considerado alta temporada.

Já a baixa temporada ocorre durante o inverno amazônico, nesta época a cidade está mais tranquila, os preços estão mais baixos e os turistas mais raros, no entanto, não é possível contemplar a beleza das praias de água doce de Alter do Chão, por isso, embora você vá economizar, não recomendo esse período!

Afinal, qual é a melhor época pra viajar pra Alter do Chão

Sem sombra de dúvidas, a melhor época pra viajar pra Alter do Chão é durante o verão amazônico, porém, não recomendo ir desde o seu início, no mês de julho, pois nesta época a chuva ainda é frequente e começa o período de redução do volume de água dos rios.

Por isso, organize sua viagem para Alter do Chão, em Santarém, no Pará para o final de setembro e se puder, vá no mês de outubro, é de fato o melhor momento para contemplar todas as belezas de um dos lugares mais bonitos do nosso país!

quando ir

Outubro é o melhor mês para desbravar esse paraíso! Aproveite! Foto: Paula Rocha.

Onde ficar em Alter do Chão

Embora Alter do Chão seja uma vila pequena com pouco mais de 6 mil habitantes, não faltam estadias de qualidade, portanto, trago uma super dica de uma pousada que fica pertinho de tudo!

Vamos conferir?

Vila Ypáwa

Com uma excelente localização, a Vila Ypáwa está localizada a apenas 30 metros da Praia Lago Verde e 150 metros do centro de Alter do Chão, ou seja, pé na areia.

Além disso, também está pertinho do aeroporto. A decoração é rústica, no entanto, super confortáveis.Estão equipadas com banheiro privativo, ar-condicionado, frigobar e uma vista incrível. Ahhh e tem opções até com jacuzzi!

Ficamos hospedados na Vila Ypáwa e tivemos uma passagem incrível por Alter do Chão.

  • Diárias a partir de R$250. Clique aqui e verifique a disponibilidade da pousada para as datas da sua viagem!
onde ficar em Alter do chão

Hotel Vila Ypáwa em Alter do Chão – melhor opção com bom custo-benefício. Foto: Paula Rocha.

Uaaaau, quanta informação, hein?

mas também, pra determinar a melhor época pra viajar pra Alter do Chão, em Santarém, no Pará você realmente ir precisar de tudo isso!

Sendo assim, agora é hora de organizar essa trip e seguir viagem, hein?

Bora viajar?

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa