Top

Melhores praias do Espírito Santo

Melhores praias do Espírito Santo

As praias capixabas são uma ótima alternativa para as suas próximas férias, por isso, hoje as dicas são sobre as melhores praias do Espírito Santo!

Os vizinhos mineiros são os que mais aproveitam essas belezas naturais junto dos capixabas, que são muito orgulhosos da sua terra, e sabem usufruir de suas praias e receber os visitantes das diversas partes do Brasil.

O litoral capixaba se estende desde Itaúnas até Marataízes e é banhado pelo Atlântico Sul.

Além disso, conta com a colaboração de vários rios regionais que desembocam no oceano, criando diferentes cenários.

Na extensão de mais de 400 km de litoral, são muitas as opções e diferentes estilos de praias para todos os públicos: umas são isoladas com um clima mais selvagem, outras são mais familiares, enquanto outras adequadas para práticas esportivas.

Elas podem até ter características diferentes, mas são igualmente belas!

Então, conheça agora as melhores praias do Espírito Santo:

Melhores praias do Espírito Santo em Vitória

Vitória é a capital do Espírito Santo, lar de atrações turísticas bastante interessantes e uma cidade super organizada, repleta de beleza.

E entre os pontos turísticos, estão as praias!

Portanto, se estiver em Vitória, dedique um tempo e vá conhecer as praias urbanas, vale muito a pena!

Isso porque, na verdade, Vitória é uma ilha banhada pelo mar onde faz calor quase o ano inteiro, além dos preços serem bons. Então, tudo forma um cenário propício para curtir uma praia.

Porém, atenção: nem todas as praias são boas para mergulho, mas ótimas para um passeio.

Além delas, sugiro incluir no roteiro o Convento da Penha, o Palácio Anchieta e a Praça do Papa.

Mas e aí, bora conhecer as melhores praias de Vitória?

Saiba qual é a melhor época para viajar para o Espírito Santo para pegar praia

Praia de Camburi

Embora não seja própria para banho, a Praia de Camburi encanta com seu mar azulão, sendo a melhor praia de Vitória para passear e a mais famosa da cidade.

O destaque aqui vai para sua orla, que possui excelente estrutura de quiosques e lojas, sendo bem completa.

Em alguns pontos estão distribuídas academias ao ar livre e aos domingos uma via é fechada para lazer. Também há espaço para pedalar, caminhar e patinar.

Além disso, na ponta da praia, já próximo ao bairro Praia do Canto, está o Píer de Iemanjá, que garante uma bela vista do entorno.

Então, se você quer uma praia para curtir a areia e fazer um passeio bacana no fim de semana, a Praia de Camburi é a pedida.

Pode te interessar: O que levar para a praia – Dicas + Checklist

Melhores praias de Vitória, capital do Espírito Santo: Camburi

Praia de Camburi, em Vitória, Espírito Santo. (Foto: Divulgação/Praia de Camburi)

Curva da Jurema

A Curva da Jurema é uma das melhores praias de Vitória, com mar calmo, água geladinha (todas do Espírito Santo são assim) e bem estruturada.

Está localizada entre a Ilha dos Frades e a Ilha dos Bois, dois bairros bastante famosos banhados pelo mar, além de estar próxima ao Shopping Vitória.

Aqui, você pode curtir a faixa de areia, dar um mergulho, fazer passeios de barco ou praticar esportes como stand up paddle.

Além disso, é bem organizada e cercada por jardins com coqueiros  e outras árvores.

Veja também: Quanto custa viajar para o Espírito Santo

Praias familiares do Espírito Santo - Curva da Jurema

Praia da Jurema, uma das melhores praias do Espírito Santo para ir em família. Cislene T.

Onde se hospedar em Vitória

  • Perto dos principais bares, restaurantes e praias de Vitória, o Triângulo Apart Hotel é bem localizado e completo.
  • O Píer Vitória Hotel está às margens da Praia de Camburi e é uma das hospedagens mais recomendadas da região, com bom custo-benefício.
  • Com excelente localização pertinho das praias, o Comfort Suítes Vitória é a pedida para quem quer algo mais requintado.

Melhores praias do Espírito Santo: Guarapari

Guarapari é uma cidade litorânea paradisíaca do Espírito Santo repleta de belezas naturais, comida de primeira e atrações turísticas maravilhosas.

Com 52 praias, podemos aproveitar uma por semana durante o ano inteiro e não repetir (nem enjoar). Decerto, um dos melhores destinos do Estado e que carece de tempo para ser apreciada!

Aliás, aqui no site tem um post completo sobre as melhores praias de Guarapari, com dicas e como é cada uma, recomendo dar uma conferida também.

Mas neste post, separei as praias imperdíveis que você precisa conhecer se está com pouco tempo na cidade capixaba.

Isso porque, se estiver com mais tempo, super indico conhecer o máximo de praias possíveis de Guarapari, uma é bem diferente da outra e os visuais são únicos!

Então, confira as praias imperdíveis de Guarapari, no Espírito Santo:

Praia do Morro

Considerada a praia mais badalada de Guarapari por estar localizada bem no centrinho da cidade, rodeada de ótimos pubs e restaurantes, a Praia do Morro é uma parada obrigatória.

A Praia do Morro certamente agrada tanto quem gosta de agito como quem não abre mão da calmaria, com áreas mais tranquilas e vazias, ideais para quem viaja em família (lado esquerdo), quanto uma região mais movimentada, com um mar mais agitado (lado direito).

Os quiosques aqui são bem modernos e a estrutura é excelente, com vários estabelecimentos pé na areia (o Kebab’s é um restaurante imperdível).

Pode te interessar: Onde comer em Guarapari

Aliás, uma curiosidade interessante da Praia do Morro é que foi nela em que o pescador Paulo Amorim pescou o maior Marlim-Azul do mundo, de 635 kg, em 1992.

E para homenagear o feito, tem uma réplica do peixe no mar, que é um ponto famoso de fotos e também um dos símbolos do Espírito Santo, não deixe de conferir também.

Praia dos Padres

A Praia dos Padres é uma das praias mais sossegadas e tranquilas de Guarapari e uma das melhores do Espírito Santo para quem viaja em família e crianças.

É uma praia mais isolada cujo acesso se dá através de uma escadaria rodeada de verde, o que certamente cria um cenário que pede por fotos.

Diz a lenda que ela se chama assim porque era amaldiçoada, então vários padres iam rezar na areia para tirar a maldição da praia.

Mas olha, se é amaldiçoada eu não sei, só sei que é linda!

Repleta de rochedos, natureza exuberante e um mar calmo de água cristalina, a Praia dos Padres é um verdadeiro paraíso!

Porém, não tem estrutura, por isso, leve seu cooler.

Praia de Areia Preta – Melhores praias do Espírito Santo

Embora não seja tão boa para banho, a Praia de Areia Preta chama a atenção por conta de sua areia escura.

Isso porque sua areia preta é rica em minério monazita, que tem uso medicinal.

A areia auxilia no tratamento de doenças, como artrite e reumatismo, prevenindo até mesmo o câncer de mama. Interessante, né?

Aliás, Guarapari é o lugar do Brasil com a maior concentração de areia preta monazita! Outra praia famosa, a de Meaípe, também tem esse tipo de areia.

A Praia de Areia Preta é considerada uma das praias mais limpas e bem frequentadas de Guarapari, com uma variedade grande de bares, restaurantes e quiosques.

Decerto, é o point para apreciar a boa gastronomia capixaba com um visual incrível para o mar. Uma parada obrigatória em Guarapari!

Areia Preta - Guarapari

Praia de Areia Preta – Melhores praias do Espírito Santo. (Foto: Paula Rocha)

Onde ficar em Guarapari

  • O hotel Duas Praias está muito bem localizado no centro de Guarapari, perto das principais praias e é super baratinho e completo.
  • Já o Hotel Atlântico está totalmente de frente para o mar e é um show de lugar, perto de tudo!
  • Agora, se você quer algo mais requintado, o Hotel Nova Guarapari é a pedida, a apenas 1 km da Praia dos Padres, na região Sul.

Continue lendo para mais dicas de hospedagem: Onde ficar em Guarapari – Melhores localizações, pousadas, hostels e hotéis

Melhores praias do Espírito Santo: Vila Velha

Vila Velha é uma das primeiras cidades do Espírito Santo a ser construída.

Cidade vizinha de Vitória, possui incríveis 32 km de praias. Certamente, uma caminhada pelo calçadão da Praia da Costa (a mais famosa da região) é imperdível, já que passamos por várias outras praias.

Além disso, vale a pena caminhar até a Praia da Sereia (ao lado da Praia da Costa) e assistir o pôr do sol de lá, é um cenário bem bonito! Várias pedras compõem o cenário, bem bacana.

Dito isso, bora conferir as melhores praias de Vila Velha, no Espírito Santo?

Praia Secreta – Melhores praias do Espírito Santo

A Praia Secreta é uma das mais bonitas do Espírito Santo, rodeada por rochedos e árvores, criando um visual paradisíaco.

Seu mar é cristalino e de um azul-turquesa, bem calmo e bom para banho. Mas o destaque mesmo vai para suas piscinas naturais entre as pedras, uma delíciaaa!

É uma ótima praia para mergulho e para aproveitar o dia, porém, é bem pequena e não tem boa estrutura de quiosques nem ambulantes.

Seu acesso é meio escondido (por isso seu nome) mas mesmo assim, costuma lotar de dezembro a fevereiro. Então, se quiser pegar a praia mais reservada e secreta, evite esses meses.

Praia Secreta - Vila Velha

Praia Secreta, em Vila Velha, Espírito Santo. Miriam

Praia da Costa

A Praia da Costa é uma das maiores e mais famosas de Vila Velha, famosa por sua boa estrutura, excelente localização e mar azul.

Localizada na área nobre da cidade, tem um bom mar para banho (ele é mais calmo na Praia da Sereia, ao lado) e uma orla super completa.

Há uma ciclovia e uma faixa de areia enorme, sendo uma ótima praia para passar o dia.

Pertinho há o shopping “Praia da Costa”, supermercados, bares e restaurantes, tudo bem organizado e com boa movimentação.

Praia da Costa, Vila Velha.

Melhores praias do Espírito Santo: Praia da Costa, em Vila Velha. Caio Poggian

Onde se hospedar em Vila Velha 

  • O Hotel Santorini tem boa localização, de frente para o mar, e está perto de diversos bares e restaurantes.
  • Perto de vários pontos turísticos e praias da cidade, o Hotel Olympia é a pedida para quem quer ficar perto dos points da vida noturna e do mar.
  • Por fim, se você quer um lugar mais romântico e requintado, a melhor opção é o Quality Suites Vila Velha.

Outras praias do Espírito Santo para conhecer

Além dessas cidades mais badaladas com praias urbanas, há outras praias maravilhosas em outras regiões que você pode se deparar na viagem. Então, confira outras praias do Espírito Santo que merecem atenção:

Praia de Itaúnas, Conceição da Barra

A Praia de Itaúnas tem certamente um dos visuais mais deslumbrantes do litoral capixaba.

Itaúnas fica em Conceição da Barra, e essa é uma dica para quem gosta de desbravar novos destinos e não se importa com longas distâncias, isso porque está localizada a cerca de 4 horas da capital Vitória, um paraíso.

Para chegar nas suas praias é preciso atravessar as dunas bem como a restinga na área do parque para acessar a vila

Além disso, é conhecida pelo festival de forró onde os turistas podem curtir a música 24h por dia no mês de julho.

Decerto, o visual de dunas e uma larga faixa de areia com seu cenário rústico e desértico irão te encantar, sendo a Praia de Itaúnas uma das melhores do Espírito Santo.

Onde se hospedar perto da Praia de Itaúnas

Praia de Itaúnas

Praia de Itaúnas. Pedro

Praia das Falésias, Marataízes

A Praia das Falésias é um espetáculo à parte no município de Marataízes.

A maior dica aqui é reservar espaço de armazenamento no seu celular, pois serão muitos cliques: o lugar é deslumbrante, cercado de falésias avermelhadas e natureza.

O mar é ideal para os praticantes de surf, já que suas ondas são bem fortes. Apesar disso, é um lugar maravilhoso para passar o dia, apenas leve a própria bebida, já que não tem quiosques.

Está um pouco mais afastada da rede hoteleira, sendo uma praia mais vazia.

Onde ficar perto da Praia das Falésias

  • Localizada no centro de Marataízes, a Pousada Cia do Peixe está perto de várias praias da região e de diversos restaurantes.
  • Se você quer economizar, o Saveiros Palace Hotel é baratinho e bem localizado.
Praia das Falésias em Marataízes ES

Praia das Falésias em Marataízes – Melhores praias do Espírito Santo. Janicemary

Praia da Barra do Sahy, Aracruz

Apelidada carinhosamente de “Caribe Capixaba”, a Praia da Barra do Sahy é a principal praia do litoral de Aracruz, perto da rede hoteleira, pubs e restaurantes.

Sua orla é bem iluminada e conta com uma extensão de 3 km, certamente vale a pena dar um passeio por lá.

Nesta praia, a vegetação predominante é de restinga e em alguns trechos há infraestruturas de quiosques.

Seu mar é próprio para banho, com áreas em que é mais agitado e mais calmo, ideal para todos os gostos.

Onde se hospedar perto da Praia da Barra do Sahy

Melhores praias do Espírito Santo: Praia do Sahy, em Aracruz

Praia do Sahy no Espírito Santo, famosa por seu mar azul-turquesa. Felipe R.

Praia da Barra Nova, São Mateus

Se sua escolha for conhecer o litoral norte do Espírito Santo,  certamente vale a pena uma parada na Praia da Barra Nova, um pequeno paraíso com clima de sossego e paz que pertence ao Município de São Mateus.

Seu acesso pode ser tanto por estrada de chão quanto por um passeio de barco pelo rio que deságua no mar, bem bacana.

É uma praia bem diferente das demais, rodeada de dunas. Costuma ser vazia e com pouca estrutura, criando o cenário ideal para quem quer relaxar.

Ainda como fuga das aglomerações, nos limites com Linhares está a Praia de Urussuquara, pouco explorada. Suas areias formam uma espécie de bacia para as águas do mar, um mar calmo e que forma piscina em meio aos arrecifes, certamente uma paisagem linda de admirar!

Além disso, o encontro do rio com o mar e o pôr do sol é um espetáculo.

Praia de Barra Nova, São Mateus ES

Praia de Barra Nova, onde o rio deságua no mar e é cercada de dunas. Analu Almeida

Praia do Bosque, São Mateus

Também em São Mateus, temos a Praia do Bosque que, com sua orla repleta de árvores, faz jus a esta denominação.

É uma praia tranquila que transmite paz e sucesso em sua beleza selvagem.

Além disso, se desejar fazer um churrasco em família poderá encontrar churrasqueiras feitas de alvenaria.

Essa praia certamente é um bom lugar para um encontro de amigos, mas é bom estar preparado e levar todos os utensílios.

Aproveite para passar o dia deitado nas areias grossas e amareladas, escutando o som das ondas do mar, caminhando ou tomando um belo banho nas águas de tons esverdeados.

Decerto, um paraíso escondido no Espírito Santo!

Onde ficar perto das praias de São Mateus

  • O Chalé Barco da Areia é bem baratinho e está perto de diversas praias de São Mateus.
  • No centro de São Mateus está o Ibis Styles, super completo e bem localizado, perto de farmácias e restaurantes.
Praia do Bosque em São Mateus - Espírito Santo

Praia do Bosque, São Mateus – Espírito Santo. Maquiliani

Praia de Manguinhos, Serra

Em Serra temos Manguinhos, uma das melhores praias do Espírito Santo para quem viaja em família, com crianças ou casais.

É um lugar agradável do litoral capixaba que além de contar com um mar de águas calmas, areias fofinhas, sol, oferece uma infraestrutura de chuveiros, para tirar o sal do corpo, e segurança.

Seu visual é de tirar o fôlego: águas cristalinas e azuis, decerto um dos locais mais bonitos do Brasil!

Onde se hospedar perto da Praia de Manguinhos

  • O Hotel Serra Grande é um dos melhores hotéis da cidade e é bem completo, ideal para quem viaja em família.
  • Unindo preço justo, conforto e boa localização, o Hotel Jardins é um hotel BBB super recomendado.
Melhores praias do Espírito Santo: Manguinhos, em Serra

Praia de Manguinhos, em Serra, cidade do Espírito Santo. Leonardo L.

Praia do Riacho Doce, Itaúnas

O nome “Praia do Riacho Doce” não é por acaso: as águas salgadas do mar se encontram com as águas limpas e doces de um riacho, lindamente escuras e repletas de formações de corais.

Com um cenário desértico, agrada principalmente os visitantes que querem relaxar. Certamente uma ótima praia para visitar nas terras capixabas, em Itaúnas, na divisa do Espírito Santo com a Bahia.

Onde ficar Praia do Riacho Doce

  • A Pousada Mangue Seco está a menos de 800 m da Praia do Riacho Doce e é super mimosa, com uma recepção muito carinhosa e bom custo-benefício.
  • A Pousada Vila Mar é boa e super baratinha, muito familiar e confortável.
Praia do Riacho Doce - Melhores praias do Espírito Santo

Praia do Riacho Doce, em Linhares, na divisa com a Bahia e Espírito Santo. Isabella S.

Praia Naturista de Barra Seca, Linhares

A Praia Naturista de Barra Seca fica situada em Linhares e é uma a única praia naturista do Espírito Santo.

Então, quando for, esteja ciente de que terá que seguir algumas regrinhas de convivência estabelecidas pelos adeptos deste estilo de vida e frequentadores de praias naturistas.

Como, por exemplo: não se deve utilizar roupas, e isso inclui roupas de banho. Da mesma forma, não se deve fotografar pessoas alheias, porque respeito em primeiro lugar.

Frequentei a Praia de Tambaba, na Paraíba, que também é naturista, e o pessoal é super tranquilo e respeitoso; a experiência é bem bacana.

Ao redor desta há muita vegetação  e coqueiros, que garantem mais privacidade aos banhistas que contam com areias douradas e um mar calmo.

Onde ficar perto da Praia Naturista de Barra Seca

  • O Hotel BHS é um hotel super completo em Linhares e com boa localização, oferecendo máximo conforto.
  • Bem localizado no centro de Linhares, o Days Inn tem bom custo-benefício e é bem completo.

Praia naturista

Enfim, agora você já pode começar a fazer o planejamento das suas férias no Espírito Santo incluindo as praias que se adequam mais ao seu estilo de turismo e às suas necessidades!

Fala sério, é uma praia mais bonita do que a outra, né? Então, chegou a hora de iniciar o roteiro e organizar as malas! Boa viagem, garanto que o Espírito Santo é um estado surpreendente!

Todos os nossos artigos do Espírito Santo

Está planejando uma viagem para o Espírito Santo?

Então, confira nossa série de artigos com todas as dicas do estado e melhores destinos para conhecer:

Envie um comentário