Top

O que fazer em Colônia del Sacramento

A Colônia del Sacramento é uma cidade colonial no Uruguai, localizada no Rio da Prata. Você está planejando uma viagem para o Uruguai? Então confira essas dicas para saber o que fazer em Colônia do Sacramento.

A cidade foi fundada pelos colonos portugueses em 1680. As ruas são de paralelepípedos e os edifícios são dos séculos XVII e XVIII. Sendo assim, hoje em dia a cidade faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Esta é uma cidade bem pequena com cerca de 15.000 habitantes. Mas está repleta de história e cultura, e tem muitas coisas para fazer. Com passeios que podem ser apreciados tanto pelos moradores locais quanto pelos turistas.

Clique aqui para conferir mais dicas de viagem do Uruguai

Informações importantes do Uruguai

Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?

Então, confira abaixo as principais dicas do Uruguai:

  • Idioma: espanhol
  • Fuso horário: GMT-3, igual ao do Brasil
  • Tomada: tomada de 3 pinos
  • Voltagem: 220V
  • Precisa de passaporte? Não precisa de passaporte, apenas RG
  • Precisa de visto? Brasileiros não precisam de visto para entrar no Uruguai.
  • Moeda local: a moeda é o Peso Uruguaio.
Dicas de Colonia del Sacramento, Uruguai

Peso Uruguaio – Dicas de Colonia del Sacramento, Uruguai. (Foto: Paula Rocha)

Descubra quanto custa viajar pra Zakynthos

Como chegar em Colônia del Sacramento

Uma ótima forma de conhecer Colônia de Sacramento é fazendo um bate e volta vindo de Montevideo. Já que a distância entre as duas cidades é de apenas 180 km.

A viagem de ônibus leva cerca de duas horas, mas também é possível fazer o trajeto com carro alugado. No passeio de bate e volta dá tempo suficiente para ver as principais atrações da cidade. Mas também é possível ficar um dia a mais para conhecer tudo com mais tranquilidade.

Além disso, caso esteja em Buenos Aires também é possível ir até Colônia del Sacramento para conhecer a cidade. A distância entre as duas cidades é de cerca de 100 km. A melhor forma de viajar é através da balsa saindo do porto de Buenos Aires. A viagem dura cerca de uma hora e a balsa funciona de hora em hora. Ou seja, poderá pegar a balsa a cada uma hora.

Mas também existe a opção de fazer o trajeto de ônibus. A viagem dura em torno de 3 horas, ou seja, irá demorar mais. Porém, esta poderá ser uma opção mais em conta. Dessa forma, a forma de transporte vai depender do tempo e dinheiro disponível para a viagem.

Como chegar em Colonia del Sacramento no Uruguai saindo de Buenos Aires

Transporte para Colonia del Sacramento (Foto: Paula Rocha)

Vea também: melhor época pra viajar pra Grécia.

Quando visitar Colônia do Sacramento

O Uruguai é um destino ideal para qualquer estação do ano. Mas a melhor época para visitar o país é durante a primavera ou o outono. Já que as temperaturas são confortáveis e há menos chance de chuva. O verão no Uruguai é quente e úmido, mas é ótimo se você estiver pensando em desfrutar as praias. Já o outono tem temperaturas mais frias e é menos úmido do que no verão.

 

Bate e volta para Colonia Del Sacramento (Lugares para visitar no Uruguai)

O que fazer em Colônia del Sacramento

Esta cidade pequena do Uruguai possui diversos passeios para turistas, já que é uma cidade histórica. É possível visitá-la fazendo apenas um bate e volta de Montevideo. Mas se puder ficar mais dias seria perfeito para aproveitar o máximo esta cidade incrível. Então veja a seguir a lista dos principais passeios da cidade.

Algo muito legal é que você pode comprar um ticket turístico para conhecer as principais atrações da cidade. O valor do ticket é de 50 pesos uruguaios e vale por apenas um dia. Como os museus que fazem parte do programa ficam próximos, então vale a pena comprar este ingresso geral.

1) Plaza Mayor

A Plaza Mayor é um ponto obrigatório para visitar em Colônia del Sacramento. A praça principal existe desde o final do século XVII. O centro da praça é dominado por uma fonte ornamentada construída em 1873. Existem também muitas árvores em toda a área, ou seja é ótimo para ficar na sombra nos dias quentes.

Você encontrará muitas lojas, restaurantes e bares ao redor da Plaza Mayor. Assim como alguns museus e igrejas. Então não pode deixar este local fora do seu roteiro para Colônia del Sacramento. Algumas das atrações que ficam próximas a praça são: Farol de Colônia del Sacramento, Casa Nacarello, Museu do origami e Calle de los suspiros.

2) Fortaleza de Santa Teresa

A Fortaleza de Santa Teresa é um forte que existe desde o século XVIII. O local foi construído pelos portugueses e hoje no local funciona um museu com exposições sobre a história e a cultura colonial. Além disso, no local também existem canhões em que pode-se escalar e observar a vista do rio. O forte em si é lindo, já que foi construído com tijolo vermelho e pedra branca.

3) Calle de los Suspiros

A Calle de los Suspiros é uma das principais ruas da cidade. Possui belos edifícios coloniais, alguns com varandas cobertas de flores. Muitos edifícios históricos estão localizados nessa rua, como: a Casa da Inquisição, Igreja de Nossa Senhora das Dores e o Museu Histórico Municipal.

Existem várias lendas sobre o porque do nome desta rua. Alguns dizem que é por conta dos suspiros daqueles que eram assassinados nesta rua. Outros dizem que está conectado com as freiras que foram obrigadas a deixar o convento no local. Sendo assim, a lenda que depois da saída das freiras os seus suspiros podiam ser escutados por toda a cidade.

Além disso, tem a lenda mais romântica em que uma jovem apaixonada foi até a rua encontrar seu amado. Mas enquanto estava esperando sozinha durante a noite, alguém apareceu e matou a senhorita. E então o suspiro de adeus da jovem apaixonada ficou ecoando pela rua.

Calle de los Suspiros - O que fazer em Colonia del Sacramento

Calle de los Suspiros – Colonia del Sacramento. (Foto: Paula Rocha)

4) Basílica del Santíssimo Sacramento

A Basílica Santíssimo Sacramento foi construída em 1680 e é a igreja mais antiga do Uruguai. Mas infelizmente a igreja passou por algumas destruições e reconstruções. Está localizada na Rua dos Suspiros, próxima de várias outras atrações. Aliás, a igreja está aberta para visitações e a sua entrada é gratuita. Sendo assim, você pode se sentar e contemplar a sua arquitetura de tirar o fôlego.

Dicas de passeios em Colonia del Sacramento Uruguai

Basílica Santíssimo Sacramento – Dicas de Colonia del Sacramento, Uruguai (Foto: Paula Rocha)

5) Puerta de la Ciudadela

A Puerta de la Ciudadela é um antigo portão que fica em Colonia del Sacramento. Foi construída como parte das fortificações para a cidade.

Foi projetada por um arquiteto italiano e construída com pedras de Portugal. O portão possui 10 metros de altura e 8 metros de largura. Além disso, tem duas torres de cada lado com 5 metros de altura e 4 metros de largura cada.

6) Museu do Azulejo

O Museu do Azulejo tem uma coleção de azulejos portugueses, espanhóis e italianos. Dentro você pode apreciar a arquitetura em estilo barroco. O local abriga um belíssimo acervo histórico e cultural, que reúne cerca de 400 peças que remontam desde as missões jesuítas.

Dicas de Colonia del Sacramento, Uruguai: o que fazer

Museu do Azulejo, Colonia del Sacramento – Dicas de o que fazer. (Foto: Paula Rocha)

7) Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco é uma igreja histórica na Colônia do Sacramento. De forma arquitetônica, a igreja é um exemplo típico da arquitetura colonial espanhola e portuguesa. Foi construída entre os anos de 1730 e 1745. Em seu interior existem pinturas do século XVIII, assim como mobiliários das mesmas épocas.

O edifício original foi destruído pelo fogo em 28 de janeiro de 1835, mas depois foi restaurado. Já em 2019, foi declarado Patrimônio Cultural do Uruguai. A igreja hoje em dia possui um museu, biblioteca, e uma galeria de exposições de arte.

8) Palácio Municipal

O Palácio Municipal está localizado na Praça Principal, ou seja, é fácil de encontrar. O local oferece várias exposições para conhecer. Mas a primeira coisa que você vai notar sobre o Palácio Municipal é sua arquitetura imponente. A fachada do edifício possui azulejos azuis claros e brancos, que são típicos da arquitetura do período colonial português.

Dicas de o que fazer  no uruguai

Palácio Municipal de Colonia del Sacramento (Foto: Paula Rocha)

9) Casa de Nacarello

A Casa de Nacarello pertencia ao comerciante português José Nacarello. O prédio possui uma arquitetura de estilo neoclássico do século XIX. Essa é uma das mais antigas construções da cidade e foi tombada como patrimônio cultural uruguaio em 1976. Além disso, casa abriga o Museu de Arte y Artesanía del Conventillo. O museu possui exposições de artesanato e utensílios domésticos. Estes que eram típicos das casas uruguaias no final do século XIX e até os anos 50.

10) Museu Municipal de Arte

O Museu Municipal de Arte foi criado para promover o trabalho dos artistas uruguaios, especialmente os de Colônia de Sacramento. O museu conta com dois grandes salões de exposições temporárias, com obras tanto de artistas nacionais e como internacionais.

Existe uma pequena sala de exposições permanentes com a coleção do artista Joaquín Torres García. Já que ele foi um dos pintores uruguaios mais importantes que viveram nesta cidade. Além disso, o museu também conta com uma biblioteca pública.

11) Parque Anchorena

Existem alguns parques para explorar em Colonia del Sacramento, e o Parque Anchorena é um dos mais populares. O parque apresenta uma série de monumentos e estátuas que retratam cenas da história local. Além disso, é um ótimo lugar para correr, caminhar e fazer piqueniques.

É possível fazer uma visita guiada para conhecer melhor o parque. Mas precisa fazer reserva antes, já que existem apenas dois horários por dia. O passeio pelo Parque Anchorena dura cerca de 2 horas.

Dentro do parque poderá ver várias especies de plantas e animais da região. Além disso, existe a Torre Anchorena onde pode-se admirar uma vista incrível em que é possível ver até os prédios de Buenos Aires.

12) Isla Martín García

A ilha de Isla Martín García é uma pequena ilha de reserva natural no Rio da Prata. A ilha tem um antigo farol, que você pode visitar. Assim como o pequeno museu com artefatos históricos da região. Localizada a apenas 3,5 km de distância da cidade e possui uma área de 1.84 km2. Embora a ilha fique no território do Uruguai, o cuidado da ilha é compartilhado também com a Argentina.

Para chegar na ilha tem como pegar um barco ou catamarã saindo do porto de Colonia do Sacramento. Assim como nos portos das cidades de Tigre na Argentina e Carmelo no Uruguay. Existem diversas agências de turismo que oferecem o passeio de um dia para conhecer a ilha.

Além disso, é também um ótimo lugar para explorar a natureza. Já que existem várias espécies de plantas locais, assim como animais que podem ser vistos durante o passeio. Alguns animais que pode encontrar na ilha são: lagartos, tartarugas, sapos, capivaras, jacarés, cervos-vermelhos e ariranhas. Assim como mais de 200 espécies de pássaros diferentes.

13) Casa del Virrey

A Casa del Virrey (Casa do Vice-rei) é um edifício histórico localizado em Colonia del Sacramento. A casa foi construída entre os anos de 1750 e 1760. Era usada como residência do vice-rei espanhol Pedro de Cevallos y Silva. O edifício foi declarado Monumento Histórico Nacional pelo governo uruguaio em 1976. Além disso, o prédio também faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

O local sofreu algumas transformações em 1980 quando foi transformado em museu. Mas o edifício continua praticamente igual ao original. Está aberto para visitas, com exposições de móveis e artes da época colonial.

14) Bodega El Legado

A Bodega El Legado é uma vinícola familiar que produz vinho a partir de uvas locais. Existem vários passeios disponíveis no vinhedo, sendo um deles um tour por todo o processo de elaboração do vinho, desde o plantio até o engarrafamento. Além disso, também é possível fazer uma degustação dos vinhos da casa. Dessa forma é um ótimo lugar para os amantes de vinho visitarem.

15) Frontón Euskaro

O Frontón Euskaro foi construído em 1910, o local é como um estádio de pelotamano (ou em português: pelota basca). Este é um esporte originário do País Basco na Espanha. Um frontón é o nome de um lugar onde este jogo pode ser jogado, e é uma excelente maneira de aprender mais sobre a cultura local. Este frontón de Colônia del Sacramento é o maior de toda a América do Sul.

16) Farol de Colonia del Sacramento

O Farol de Colonia del Sacramento é um marco de destaque na cidade. Está localizado no bairro histórico. Então, é possível visitar o farol e apreciar a sua vista incrível da cidade e do Rio da Prata. Além disso, é necessário pagar um taxa de 30 pesos uruguaios.

Mas lembre-se, caso tenha vertigem ou medo de altura talvez seja melhor deixar o passeio pra trás. Já que para subir existe uma escada bem estreita, em que se passa apenas uma pessoa por vez. Assim como a vista lá do alto, que para quem tem medo de altura pode não ser o melhor passeio.

Playa Mayor  O que fazer no Uruguai

Farol que está na Playa Mayor. (Foto: Paula Rocha)

Veja também quanto custa viajar pra Santorini

Onde comer em Colônia del Sacramento

Mesmo sendo uma cidade menor, ainda assim existem várias opções de restaurantes na cidade. Então alguns restaurantes e bares recomendados na cidade são:

  • Comida típica: Parrillada El Porton e Marlo Parrilla
  • Sofisticados: Comarca Las Liebres Barrio Restaurante Hote, DOS 22 Restaurante e Charco Bistro
  • Mais baratos: Colonia Sandwich Coffee Shop, Mi Carrito e Cafe Roma
  • Bares: Choperia Mastra Colonia, Barbot – Brew Pub e OPB Colonia
  • Cafeterias: 1717 Maga Bar, Albertine pan y cafe e Buenos Vientos
Dicas de onde comer em Colonia del Sacramento

Melhores restaurantes de Colonia del Sacramento – Dicas de onde comer (Foto: Paula Rocha)

Confira também: onde comer em Paris – melhores restaurantes

Onde ficar em Colônia del Sacramento

Embora seja uma cidade turística, Colônia del Sacramento não possui muitas opções de hospedagens. Já que muitos também aproveitam para fazer o passeio de apenas um dia na cidade. Mas é possível achar ótimas hospedagens locais. Confira a seguir então uma lista com algumas das principais recomendações de hospedagens:

  • Posada Boutique Las Terrazas

Valor da diária: a partir de R$ 509 Nota no Booking: 9.3 Reservas: verifique disponibilidade e preços aqui.

  • Costa Colonia – Riverside Boutique Hotel

Preço da diária: a partir de R$ 385 Nota no Booking: 9.0 Reservas: verifique disponibilidade e preços aqui.

  • Posada Plaza Mayor

Valor da diária: a partir de R$ 458 Nota no Booking: 9.2 Reservas: verifique disponibilidade e preços aqui.

Hospedagens mais baratas em Colonia del Sacramento

A seguir algumas recomendações de hospedagens mais baratas, ótimas para quem está buscando economizar mais na viagem:

  • Posada de la Flor

Valor da diária: a partir de R$ 199 Nota no Booking: 9.0 Reservas: verifique disponibilidade e preços aqui.

  • Posada El Viajero

Preço da diária: a partir de R$ 237 Nota no Booking: 8.8 Reservas: verifique disponibilidade e preços aqui.

  • El Viajero Colonia Hostel & Suites

Valor da diária: a partir de R$ 69 Nota no Booking: 8.7 Reservas: verifique disponibilidade e preços aqui.


E você está planejando a sua viagem para o Uruguai? Recomendo ver os outros posts do blog com dicas incríveis para a sua viagem:

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa