Top

O que fazer em Paranapiacaba

O que fazer em Paranapiacaba

Hoje venho dar dicas de o que fazer em Paranapiacaba, a vila inglesa que aparece e desaparece, um lugar cheio de histórias, de encantos e o melhor. Bem pertinho de São Paulo!

Paranapiacaba é um lugar que todo mundo deveria visitar pelo menos uma vez na vida, o lugar tem um ar muito interessante e misterioso, com ruas  estreitas de paralelepípedo e construções em madeira originária do Leste Europeu.

Além da parte histórica a Vila de Paranapiacaba ganha destaque pelas suas belezas naturais. A região fica no meio da Mata Atlântica e ao redor você poderá realizar várias trilhas e conhecer cachoeiras.

Se você é um amante do ecoturismo, certamente você irá se encantar com a região.

Neste artigo você vai encontrar um guia completo, tanto para quem pretende fazer um bate e volta, quanto quem pretende dormir por lá. Já estive em Paranapiacaba 3 vezes, sendo que nessa última eu dormi lá no vilarejo.

Aqui você vai encontrar a melhor época pra ir, onde comer, como chegar, onde ficar e muitas outras dicas, inclusive sobre o festival de inverno e a convenção das bruxas.

Bora lá?

O que fazer em Paranapiacaba

O que fazer em Paranapiacaba. Foto: Paula Rocha

Onde fica Paranapiacaba?

Localizada a apenas 44 km de São Paulo, a pequena vila pertencente ao município de Santo André e é um verdadeiro refúgio turístico próximo a capital paulista.

Ideal para fazer um bate e volta ou até mesmo para passar uma ou duas noites.

A cidade basicamente dividida em duas parte:

  • Parte alta, com construções mais recentes, chamada de Vila Portuguesa.
  • Parte baixa, com construções mais antigas feita com madeiras de pinhos de Riga. A parte baixa é chamada de Vila Inglesa e tem até um Big Ben!

História

Paranapiacaba é chamada de vila inglesa pois no final do século XIX foi ocupada por ingleses. Os ingleses ocuparam a cidade para construir a estrada de ferro que liga Santos-Jundiaí.

A construção dessa estrada era para transportar o café para outras regiões mais facilmente.

O nome Paranapiacaba em tupi-guarani é: “lugar de onde se vê o mar“. Os indígenas que ali passavam diziam que durante os dias claros era possível avistar o mar, após subir a Serra do Mar rumo ao planalto.

No entanto, o primeiro nome da região foi Estação Alto da Serra.

Com a estrada de ferro houve aumento do comércio e da produção agrícola e a ferrovia começou a ser duplicada. Durante o processo de duplicação também ocorreu a construção da casa do engenheiro-chefe, chamada de Castelinho.

Além disso, foi nesse período que foi construída a Vila Martin Smith, com casas no estilo inglês, de madeira e telhados de ardósia, local este que serviu de moradia para os funcionários.

Também existiram outros alojamentos  de trabalhadores, inclusive um deles, foi reformado e hoje virou o hotel Avalon.

Hoje em dia, praticamente todas as construções estão abertas para visitação, cada uma com um pedacinho da história. Já viu que não vai faltar o que fazer em Paranapiacaba não é?

Ferrovias de Paranapiacaba

Ferrovias de Paranapiacaba

Melhor época para visitar Paranapiacaba

As principais atrações em Paranapiacaba ocorrem no  outono e inverno. Sendo o mês de maio escolhido para a Convenção das Bruxas e magos e no mês de julho, que acontece o Festival de Inverno.

Além disso, nos outros meses do inverno vários turistas procuram a região por ser fria. Nos meses frios quando cai a neblina a Vila ganha um ar bucólico, que lembra bastante a Inglaterra.

Cabe ressaltar que Paranapiacaba é uma vila bem úmida e que o sol aparece muito pouco por lá.

No verão também é uma boa época de visitar Paranapiacaba. Principalmente se você quer curtir o ecoturismo e visitar as cachoeiras, certamente irá aproveitar mais os dias quentes.

Além do Festival de Inverno que acontece em julho, a cidade conta com o Festival do Cambuci de Paranapiacaba que ocorre em abril.

Sendo esse um evento gastrônomico onde o grande destaque é o fruto típico da região, o Cambuci. Além disso, o evento tem apresentações musicais e culturais.

Se você quer conhecer a cidade em dias mais calmos evite os domingos, porque mesmo sem datas comemorativas a vila tem recebido muitos turistas que fazem um bate e volta saindo de São Paulo.

Seja no Inverno, ou no verão, da pra visitar Paranapiacaba em qualquer época do ano.

Melhor epoca pra visitar Paranapiacaba

Festival de inverno

O Festival de Inverno acontece geralmente no mês de julho, durante todos os finais de semana do mês.

Em pleno inverno a cidade recebe milhares de turistas para curtir as atrações musicais, já que no evento você encontrará vários palquinhos espalhados tocando jazz, MPB e até Rock.

Além da música, você poderá degustar de cachaças, doces, bem como comidinhas deliciosas. Durante o Festival de Inverno você encontrará food trucks vendendo vários tipos comida. Além de ter também alguns Beer trucks, vendendo muita cerveja e chopp geladinho.

Dicas importantes: Durante o Festival de Inverno o acesso de veículos pela parte baixa da cidade fica fechado, sendo preciso chegar pela parte alta. Caso opte em ir de carro, se prepare para o transito pra chegar lá.

Se deixar para ir de ônibus se prepare para pegar filas enormes pra voltar. Evite o último final de semana do Evento. é como colocar São Paulo dentro de Pirapora. Se for de trem. Precisa comprar o bilhete com pelo menos um mês de antecedência.

Agora que você já sabe o que fazer em Paranapiacaba no Festival de Inverno, vamos saber como funciona a Convenção das Bruxas.

Convenção das Bruxas e magos de Paranapiacaba

Como eu disse mais acima, Paranapiacaba tem um ar bem interessante, um tanto místico, ao andar pela vila você vai se deparar com muitas lojinhas caracterizadas com ornamentos de bruxas, mandalas, fadinhas e até vassouras.

A Convenção de Bruxas e Magos de Paranapiacaba é realizada pela Universidade Livre Holística Casa Da Bruxa. Sendo um dos maiores eventos a nível nacional e quiça da América do Sul.

Esse grande evento, ocorre todos os anos no mês de maio, iniciando na sexta e indo até o domingo. Além disso, a vila fica bem movimentada durante o dia e a noite.

Pra você ter ideia, a vila recebe mais de 5 mil pessoas por dia nesse evento. Muita gente vai caracterizada, cada clã com suas vestimentas.

Ficar hospedado em Paranapiacaba durante o evento é quase uma missão impossível. Isso porque as reservas costumam acabar até um ano antes.

Nessa situação, muitas pessoas optam por hotéis na Cidade de Santo André e algumas delas, pernoitam dentro de vans e carros. Quer dormir lá? Programe-se!

Festival das bruxas do Brasil

O que fazer em Paranapiacaba durante a Convenção das Bruxas e Magos?

Durante a convenção ocorrem várias divulgações sobre a natureza humana, tais como processos e técnicas terapêuticas, energia e outras coisas mais.

Nesse evento é possível comprar de tuuuuuudo, desde varinhas de condão, ervas, caldeirões e outras coisas mais, ou seja, tem centenas de coisas ligadas a bruxaria.

Ah, e se você é amante de Harry Potter, saiba que sempre tem coisas sobre esse personagem lá. Claro que é interessante lembrar que isso não é carnaval e sim uma grande confraternização. Tenha respeito!

Programação da Convenção das Bruxas

  • 1º dia – Sexta Feira: Abertura do Caldeirão
  • 2º dia – Sábado: Treinamentos, palestras, feiras, rituais etc…
  • 3º dia – Domingo: Fechamento do Caldeirão.

Essa é apenas uma prévia da programação, para mais informações, visitem o site casadebruxa.com.br

Devido a pandemia, a data de convenção desse ano foi mudada para os dias 16 e 17 de outubro. Espero que até lá as coisas tenham melhorado. Pretendemos visitar a Convenção pra saber mais sobre esse grande evento.

Bom, agora que vocês já sabem o que fazer em Paranapiacaba durante o festival, vamos para como chegar.

Pode te interessar: Cesky Krumlov a cidade dos contos de fadas.

Como chegar em Paranapiacaba

Existem várias formas de chegar até Paranapiacaba. Confira algumas delas:

Saiba quanto custa ir para Holambra, outro excelente destino de bate e volta saindo de São Paulo

Como chegar em Paranapiacaba

Como chegar em Paranapiacaba

De carro

O ideal é pegar a Via Anchieta, seguir até o km 29 pela pista marginal. Em seguida, pegar a Rodovia Caminhos do Mar e seguir a sinalização até a Estância Alto da Serra. De lá, pegar a SP-31, seguir até o km 45 e virar à direita na SP-122.

Basta jogar no google maps que ele te encaminha pelo trajeto mais rápido e favorável. O caminho é quase que o mesmo, mas em um momento você encontrará uma placa dizendo as direções da parte alta e da parte baixa.

Como ir até Paranapiacaba

Placa na estrada – como ir até Paranapiacaba

Chegando pela parte baixa

Se você pretende chegar a Paranapiacaba em dias normais (fora dos festivais e convenções) coloque no GPS Prefeitura de Santo André Paranapiacaba. Dessa forma você chegará direto na parte baixa (Vila Inglesa).

Essa é a melhor opção para quem quer parar já dentro da vila. Principalmente, se você for ficar hospedado por lá. Assim, já para direto na rua da sua hospedagem.

Nesse trajeto, você  passará com o carro pela linha do trem, e depois pegará um trecho de estrada de terra de mais ou menos 15 minutos. Apesar de ter alguns buracos, da pra ir tranquilo com seu carro.

Chegando pela parte alta

Se você pretende chegar em Paranapiacaba pela Vila Portuguesa, você deverá colocar em seu GPS Cemitério Bom jesus De Paranapiacaba.

Dessa forma você chegará por outro caminho que não precisa passar pela estrada de terra.

Mala Rosa, qual a vantagem de chegar pela parte baixa, se na alta você nem pega estrada de terra?

Então, a vantagem, é que se você chegar pela parte alta, terá que deixar seu carro um pouco longe da vila principal, tendo que caminhar com sua mala até o hotel, caso tenha um.

Ah, é interessante lembrar que durante os eventos a parte baixa fica fechada para visitantes e todos precisam ir pela parte alta.

Chegando em Paranapiacaba

Chegando pela ponte de Paranapiacaba

De metrô + trem + ônibus

Uma outra alternativa de chegar em Paranapiacaba é indo de metrô. Eu já fiz isso também e tirando que tava entupido de gente por causa do Festival de Inverno, achei até uma boa opção. Siga a seguinte rota:

Basta pegar a linha 10 Turquesa da CPTM e descer na estação Rio Grande da Serra. Em seguida, atravesse a rua para pegar o ônibus 424 (Viação Ribeirão Pires) com destino a Paranapiacaba.

Trem Expresso Turístico da CPTM

Todos os domingos às 8:30 sai o trem turístico da Estação da Luz em direção à cidade. O valor é de R$ 50,00 (incluso ida e volta) por pessoa e leva aproximadamente 2 horas.

Cabe ressaltar que o trem Expresso Turístico também tem parada na estação Prefeito Celso Daniel, em Santo André.

A viagem a bordo do trem Expresso Turístico é bem bonita e você verá paisagens e belezas da Mata Atlântica no caminho. De fato, vale a pena fazer esse trajeto. Cabe ressaltar que durante esse período de pandemia o trem expresso turístico até Paranapiacaba não está funcionando.

De ônibus

Vai depender de qual região de São Paulo você estiver.

Você pode pegar um ônibus na rodoviária, que partem a cada 30 minutos ou se estiver na região de São Bernardo do Campo pegar o ônibus São Bernardo / Rio Grande da Serra no Terminal Rodoviário e depois o 424.

Onde ficar em Paranapiacaba

Cabe ressaltar que a vila é bem pequena e atualmente tem pouco mais de 900 habitantes, diferente dos tempos antigos, onde chegou a ter mais de 5 mil.

Portanto as opções de hospedagem são bem limitadas. Existem apenas 3 ou 4 pousadas em Paranapiacaba registradas nos sites de hotéis.

Por isso, se pretende reservar online, faça isso com antecedência. Esses hotéis esgotam rápido!

Importantíssimo saber: Quando buscamos por hotéis e pousadas nessa região, aparecem várias opções em Bertioga, Santos (falando que fica apenas poucos kms). Mas na verdade, isso acontece porque se fosse em linha reta seria perto, mas não é!

No hotel que estávamos nos falaram que chegou uma hospede que reservou Paranapiacaba achando que estava perto da praia. Cuidado com isso!

Big Ben de Paranapiacaba

Big Ben de Paranapiacaba. Foto: Paula Rocha

Pousada Shamballah Paranapiacaba

A pousada Shamballah tem quartos simples, porém confortáveis. Cabe ressaltar que as acomodações também são banheiro compartilhado e fica em uma boa localização.

  • Valor: R$ 240,00 diária para duas pessoas com café da manhã
  • Nota no Booking: 9,0
  • Reservas aqui.
Pousada em Paranapiacaba

Pousada em Paranapiacaba – Shamballah

Hospedaria Os Memorialistas

A Hospedaria fica bem localizada e oferece um terraço, um bar e um jardim. Os quartos confortáveis e fica próximo às principais atrações da vila.

  • Valor: R$ 290,00 diária para duas pessoas com café da manhã
  • Nota no Booking: 9,1
  • Reservas aqui.

Pousada Avalon Paranapiacaba

A Pousada Avalon fica bem localizada, próximo da feira Mercado Antigo e oferece jardim e sala de TV. Cabe ressaltar que os banheiros da pousada são compartilhados.

  • Valor: R$ 215,00 diária para duas pessoas com café da manhã
  • Nota no Booking: 8,9
  • Reservas aqui.

Dica: Caso não consiga reservar esse hotéis, saiba que os locais também alugam quartos dentro de suas casas. Nesse caso procure as pousadinhas pelo google maps.

Onde ficar em Paranapiacaba

Onde ficar em Paranapiacaba

O que fazer em Paranapiacaba

O vilarejo te faz mergulhar na história do final do século XIX e não falta o que fazer em Paranapiacaba.

Entre as atrações, destaca-se o Big Ben,  relógio inglês da estação de trem da charmosa cidadezinha.

Como a região foi construída por engenheiros ingleses o local tem um ar britânico e é um destino bem gostoso no alto da Serra do Mar. Cabe ressaltar que não tem mais inglês na vila, apenas as construções e os descendentes daqueles que trabalharam na rodovia.

Big Ben a noite em Paranapiacaba

Além disso, Paranapiacaba possui belas cachoeiras e trilhas para serem realizadas. Um verdadeiro passeio com imersão na natureza!

Confira agora algumas dicas do que fazer em Paranapiacaba:

Expresso Turístico

Essa, por si só, já é uma atração. Conforme já mencionamos é possível chegar de Expresso Turístico saindo de São Paulo em direção à Paranapiacaba.

O embarque acontece aos domingos, às 8h30 na Estação da Luz. Enquanto o retorno o corre às 16h30 saindo de Paranapiacaba.

Conforme já mencionamos o valor é de R$ 50,00 por pessoa e indicação é comprar com antecedência, principalmente nos meses de inverno. Para mais informações consulte o site da CPTM – SP.

O bacana é que a estação onde chega o trem é bem bonita e da pra tirar várias fotos legais lá!

Museu Ferroviário de Paranapiacaba

Esse museu fica entre as linhas do trem e nele você verá um pouco mais da história da construção das linhas férreas da região. Tais como objetos e ferramentas que foram utilizadas nos diversos trabalhos ligados a construção da ferrovia.

Incluindo um exemplar do primeiro vagão utilizado na ferrovia. Vale a pena ir!

Passeio de Maria Fumaça

Esse passeio não pode faltar na sua lista do que fazer em Paranapiacaba! Você pode fazer um passeio de Maria Fumaça de 1867 em Paranapiacaba! O passeio percorre cerca de 700 metros em volta de um museu e dura cerca de 15 minutos.

Apesar de ser pouco tempo, vale muito a pena a experiência de andar em um trem tão antigo e que ainda funciona.

Castelinho de Paranapiacaba

O Castelinho certamente é uma das atrações mais legais para fotos em Paranapiacaba. O famoso Castelinho fica no topo do morro e tem vista para todo o centro de Paranapiacaba.

Durante alguns anos, o castelinho de Paranapiacaba foi a casa do engenheiro-chefe da obra da Estrada de Ferro. A localização do Castelinho era estratégica, pois do alto o engenheiro-chefe poderia acompanhar toda a movimentação de trens e funcionários da estrada de ferro.

Além disso, você pode visitar o interior o Castelinho por R$ 5,00 ou simplesmente aproveitar o jardim na área externa.

Dentro do local você verá vários mobiliários e objetos antigos inglês.

Castelinho Paranapiacaba

Castelinho – O que fazer em Paranapiacaba

Igreja do Bom Senhor de Paranapiacaba

Essa igreja fica no alto do morro, na parte alta de Paranapiacaba e é de onde você terá uma bela vista da estação ferroviária bem como do centrinho da Vila. A vista de lá é muito bonita e ao lado dela estão dois coqueiros que dão charme a construção.

Aproveite que está na Igreja do Bm Senhor de Paranapiacaba, dirija-se a esquerda e tire fotos no mirante, onde uma cruz marca o local.

Igreja Bom Senhor de Paranapiacaba

Trilhas em Paranapiacaba

Você pode visitar o Parque Estadual da Serra do Mar e conhecer algumas das várias trilhas e cachoeiras.

Entre os passeios no interior do Parque destacam-se:

  • Trilhas do Poço Formoso
  • Cachoeira Escondida
  • Cachoeira da Comunidade.

Além disso, você pode conhecer o Parque Natural Municipal Nascente de Paranapiacaba que tem seis trilhas diferentes:

  • Trilha da Pontinha: ideal para iniciantes, apenas 1km de extensão e seu percurso dura em torno de uma hora.
  • Rio Grande: piscinas naturais no parque para se banhar em dias quentes.
  • Trilha do Mirante: essa tem um nível de dificuldade maior e são cerca de 1,88km em um percurso íngreme. No final da trilha você poderá avistar o litoral do estado de São Paulo.
  • Trilha das Hortênsias: possui 325m de extensão e pode ser percorrida em 30 minutos. Cabe ressaltar que essa trilha tem um grau médio pois tem uma declividade considerável.
  • Trilha dos Gravatás: com 389m de extensão era trilha tem um grau de dificuldade considerado fácil.
  • Trilha da Comunidade: com 1569 m de extensão essa trilha dá acesso à um dos pontos mais altos do Parque e leva cerca de 2h para ser percorrida. Cabe ressaltar que é considerada uma trilha de nível de dificuldade alta.

Cabe ressaltar que as visitas no Parque Natural Municipal Nascente de Paranapiacaba só podem ser realizadas com o acompanhamento de guias credenciados.

Trilhas Paranapiacaba

Cachoeiras em Paranapiacaba

Para quem ama o ecoturismo Paranapiacaba certamente é um destino e tanto! Se você gosta de cachoeiras não deixe de acrescentá-las ao seu roteiro do que fazer em Paranapiacaba!

A Vila de Paranapiacaba tem em seu entorno 3 Unidades de Conservação:

  • Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
  • Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba
  • Parque Estadual da Serra do Mar

Cada uma das UCs são recheadas de mata virgem, rios, fauna e flora e claro, cachoeiras! As principais são:

  • Cachoeira da Fumaça;
  • Poço Formoso;
  • Cachoeira dos Ventos;
  • Pousada Milenar;
  • Cachoeira dos Carvoeiros;
  • Cachoeira da Tartaruga;
  • Poço das Moças;
  • Cachoeira da Torre;
  • Cachoeira das Tartaruguinhas.

Conheça a Torre do Relógio de Paranapiacaba – Big Ben

Se você acha que precisaria ir até Londres pra ver o Big Ben, você errou! Em Paranapiacaba tem um também!

O Big bem (torre do relógio) de Paranapiacaba foi inaugurado na vila em 1901, ele foi fabricado em Londres por Walker Benson em 1898 e tornou-se referência na localização em meio a tanta neblina. Hoje ele é um marco para Paranapiacaba, tornando-se o cartão postal da vila.

Em 2018 o relógio foi todo restaurado, assim como outras importantes casas do vilarejo. Durante a noite ele fica aceso, sendo visto de vários cantos da Vila, Muito bonito!

Certamente uma das maiores atrações de Paranapiacaba e que deve estar no seu roteiro do que fazer na vila é a torre do relógio. A torre é importante para história da região. Eu acho lindaaa!

Não é possível subir na torre atualmente, apenas apreciar e fotografar de longe. Uma pena, eu queria conhecer por dentro.

Torre do relógio de Paranapiacaba

Torre do relógio de Paranapiacaba

Visite a igreja e o cemitério

Pode parecer estranho visitar um cemitério, mas é dele que você terá uma das visões mais belas e panorâmicas do vilarejo! Fica logo na entrada da cidade e bem ao lado da Igreja do Bom Jesus, portanto vale a pena ir até lá apreciar a vista.

Além disso, para quem gosta de explorar a parte histórica. O cemitério tem corpos de vários trabalhadores da São Paulo Railway que morreram em serviço. Bem triste neh?

Igreja do Bom Jesus de Paranapiacaba

Igreja do Bom Jesus de Paranapiacaba e cemitério

Visite a Casa Fox

A Casa Fox possui uma arquiteturas em estilo inglês bem charmosa. Além disso, a visita é gratuita e em poucos minutos você conhece toda a Casa.

Em alguns períodos do ano o local costuma receber pequenas exposições de arte no seu interior, o ideal é procurar pelas informações turísticas para saber sobre as exposições no dia de sua visita.

Veja também: Hallstatt, a vilinha nos alpes austríacos

Mercadão de Paranapiacaba

O Mercadão abre aos sábados, domingo e feriados, e é algo imperdível sobre o que fazer em Paranapiacaba.

No Mercadão funciona você pode comprar produtos feitos à base de Cambuci, fruta típica da Mata Atlântica. Além disso, você encontrará várias especiarias: geleias, sorvetes, licores, pimentas, bolachas e muito mais.

Segue abaixo uma listinha com alguns preços dos produtos no Mercadão de Paranapiacaba:

  • Cerveja Artesanal de Cambuci R$25
  • Palha (italiana) Serrana de Cambuci R$5
  • Geléia de Cambuci R$15

Nessa feira você também vai encontrar salgados, bolos, tortas e até cuscuz a paulista, preços a partir de R$5.

Caminho do Sal

O Caminho do Sal é um percurso antigo da época colonial brasileira, que cortava região para o transporte de sal.

O local é explorado no ecoturismo e possui 53,5km de extensão e corta os municípios de São Bernardo, Santo André e Mogi das Cruzes. São três trechos que você pode percorre: Caminho do Zanzalá, Caminho dos Carvoeiros ou Caminho de Bento Ponteiro.

Cabe ressaltar que o local possui sinalização. Portanto você pode realizar a trilhas por conta própria.

Museu do Funicular

Nesse museu você encontrará oficinas, ferramentas bem como utensílios antigos que foram utilizados na fabricação e manutenção dos trens. Além disso, encontrará alguns vagões antigos preservados e até mesmo um vagão funerário.

A entrada para conhecer o Museu Funicular é de R$ 5,00.

Onde comer em Paranapiacaba

Uma das coisas mais gostosas de fazer em uma viagem é comer não é mesmo. Pensando nisso separamos algumas opções de restaurantes que sobreviveram a pandemia, falo isso, porque muitos bons restaurante faliram. Muito triste!

Café Infinito Olhar $$

Se você procura um lugar bacana pra tomar um café a moda antiga, na saída da cidade tem um café chamado Infinito Olhar.

O local é bastante charmoso e com peças de mobilia garimpadas, uma coleção de câmeras fotográficas antigas e vários cantinhos bacanas com mesas de total privacidade. Além disso, você pode preparar o seu próprio café gourmet na mesa.

Eu pedi um café coado no pano R$9, um Chai Leite Vegano R$12 e uma fatia de bolo de chocolate (muito bem servida) R$10. Pra mim, o Café Infinito Olhar, tem que estar entre as coisas sobre o que fazer em Paranapiacaba. Muito bonito!

Café infinito olhar

Café infinito olhar – O que fazer em Paranapiacaba

Vila Inglesa $-$$

A Vila Inglesa é um dos restaurantes mais recomendados em Paranapiacaba, assim como quase que todos os restaurantes da vila, este também é no formato self-service.

Com opções de comidas caseiras esse é o mais cheio dos restaurantes, então, se quer comer bem e encontrar uma variedade maior chegue cedo! No momento o Vila Inglesa só está abrindo aos domingos.

Custa R$28 por pessoa e você pode comer a vontade.

Caverna Club $$$

Se você procura uma comida especial, de alta gastronomia em Paranapiacaba, recomendo o Caverna Club, os pratos são bem refinados e o ambiente muito bonito. O mais top da cidade!

A partir de R$100 por pessoa você consegue uma menu completo, sendo o arroz negro com costela o prato mais pedido!

Restaurante Castelinho $-$$

O Castelinho fica ao lado do Mercadão e serve uma comida caseira deliciosa. Eles tem algumas opções de pratos, comi a lasanha e o Breno pediu feijão Tropeiro. Ambos vinham acompanhados por salada e arroz.

Os pratos são bem servido e custam R$25. Vale muito a pena!

Melhor hambúrguer que eu já comi $$

Se você gosta de hambúrguer, tem que conhecer a Cervejaria Railway Beer, além de ter cervejas artesanais premiadas o local serve um hamburgão dos deuses.

Além disso, visitar o local é uma ótima opção do que fazer a noite em Paranapiacaba.

Pedimos uma cerveja de Cambuci e outra pimenta com  bacon defumado (isso mesmo que você acabou de ler). Uma delícia!!!!

Os hambúrguer são divinos e custam a partir de R$18. Prove e depois venha aqui me contar!!!

Cervejaria em Paranapiacaba

Cervejaria Railway Beer – principais atividades em Paranapiacaba, São Paulo

Vale saber!

Outras opções que também são recomendadas, mas não fomos é o Bar do Ribeiro e o Fogo de chão. Ah já ia me esquecendo, na primeira vez que fomos em Paranapiacaba fomos no Ferreiras Bar e gostamos! Dessa vez não fui, acabou não dando tempo!

Fomos e não gostamos

O restaurante Beija Flor é também um dos  recomendados, mas fomos e não gostamos da comida, além de acharmos sem gosto, não tinha quase opções. Eu não voltaria!

Compras em Paranapiacaba

Se você pretende comprar lembrancinhas de Paranapiacaba, existem várias lojinhas com diversas coisas bacanas, inclusive, lojinhas com mandalas e coisinhas místicas. A loja universo mágico e a Rosana Martins tem coisas bem legais, inclusive cerâmicas, que é fabricação da própria vila.

Mas se você procura por canecas, imãs e chaveiros, na feira do mercadão é o melhor lugar pra comprar. Anotei alguns preços. Segue abaixo:

  • Chaveiro R$5
  • Imã de geladeira R$3
  • Canecas de porcelana R$25
  • Quadro em mdf R$25
  • Azulejo R$25
  • Quebra cabeça R$12

Agora que você já sabe o que comprar em Paranapiacaba, vamos ao quanto custa ir para Paranapiacaba.

 

Relógio de Paranapiacaba em São Paulo

 

Quanto custa viajar para Paranapiacaba

O custo de viajar para Paranapiacaba é razoável. Cabe ressaltar que tudo dependerá das suas escolhas e do lugar que você está vindo.

Faremos aqui apenas uma média considerando uma viagem de 2 dias para duas pessoas, confira a média de valores:

  • Hospedagem: R$ 240,00 a diária para duas pessoas, logo, R$ 120,00 por pessoa.
  • Alimentação: R$ 70,00 por dia por pessoa, sendo dois dias na região R$ 140,00 por pessoa.
  • Passeios: R$ 50,00 por pessoa. A maioria das atrações na cidade são gratuitas, são poucos os passeios pagos. R$ 50,00 é o suficiente para realizar os passeios pagos.
  • Transporte: Se você mora em São Paulo recomendamos ir de carro. Calculamos um valor de R$ 100 por carro, mas se for de trem normal e ônibus gastará em torno de R$10.
  • Pra fazer um bate e volta de São Paulo para Paranapiacaba, você gastará muito pouco. No modo econômico uns R$50 e indo de carro uns R$100 (claro que se tiver mais gente no carro, vai ficar mais barato).

Pode te interessar: Melhores pousadas e hotéis baratos no interior de São Paulo

Torre do relógio de Paranapiacaba

Torre do relógio de Paranapiacaba

Dicas de Paranapiacaba

Confira algumas dicas e curiosidades sobre Paranapiacaba:

  • Apenas Vivo e Claro funcionam na cidade, a demais operadoras não funcionam.
  • Em Paranapiacaba nascem várias nascentes importantes para a região.
  • A maioria dos estabelecimentos comerciais aceitam cartão, mas leve dinheiro pois alguns não aceitam.
  • Durante o Festival de Inverno de Paranapiacaba não é possível chegar de veículo próprio à Vila.
  • A altitude da vila é de aproximadamente 800 metros acima do Nível do Mar.
  • Para acessar as trilhas da região é necessário contratar um Monitor Ambiental Credenciado. Confira nesse site as opções de trilhas.
  • É proibido acompanhar na Vila e proximidades.
  • Não é permitido o acesso de animais domésticos nas trilhas da região, pois as trilhas ficam em área de Mananciais.
  • Paranapiacaba não tem postos de combustíveis. Sendo que o mais próxima da cidade ficar cerca de 15 km sentido Santo André.
  • A Vila não tem bancos e nem caixa 24 horas. Portanto, leve dinheiro em espécie para evitar surpresas.
  • Uma curiosidade: próximo ao pátio ferroviário você encontrará um eucalipto nomeado de “Pau de Missa”. O local ficou conhecido pois nele são colocados bilhetes e avisos públicos, como missas e falecimentos.
  • Não deixe de provar a pinga de Cambuci. A fruta típica da região é doce e saborosa.

Enfim, essas são as nossas dicas do que fazer em Paranapiacaba. Espero que tenham gostado!

Paula Rocha - Mala Rosa

Paula Rocha – Mala Rosa – Apaixonada por lugares diferentes.

Eu sou Paula Rocha, nascida e criada na pitoresca cidade de Pirapora do Bom Jesus, SP. Apaixonada pelos animais, pela cor rosa e por globinhos de neve. Gosto de cerveja gelada, comer sem frescura e de viajar o máximo possível pagando o justo. Vem viajar comigo?

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa