Top

O que fazer na Capadócia, Turquia

Primeiramente, se você ama natureza e história, a Capadócia merece entrar para a sua lista de próximas viagens, e por isso, separei as melhores dicas sobre o que fazer na Capadócia, Turquia.

Sobre a Capadócia

A história da Capadócia remonta ao século VI antes de cristo, e a linha do tempo que chega até hoje inclui hititas, persas, impérios romano e bizantino e, finalmente, turco.

O local foi muito importante para a história turca, e atualmente recebe milhares de turistas todo os anos.

O local foi formado pelas atividades vulcânicas que ocorrem nos montes de Erciyes, Hasan e Melendiz que cercam a área e é conhecido pelas rochas e cavernas do local.

Alguns dizem que o nome Capadócia é derivado de Haspaduya, a antiga palavra persa, que significa “Terra dos Belos Cavalos”, mas algumas fontes afirmam que vem de “Ketpatukh”, que significa o povo do campo de Khepat.

Passeio de Balão

O passeio de balão na Capadócia é simplesmente maravilhoso e indispensável para quem quer ter uma aventura incrível sobre a paisagem deslumbrante da Capadócia.

Os preços variam entre os 120 e os 170 euros por pessoa em baixa temporada, e pode custar mais 300 euros em alta temporada, além de compartilhar o balão com aproximadamente 20 a 28 pessoas, mas com espaço suficiente para todos terem uma vista incrível!

Normalmente este passeio é no amanhecer, portanto começa em torno das 5:30, e a sensação de subir a 2.200 metros é indescritível, e vale muito a pena!

Eu fiz todos os passeios com a Cappadocia Visitor e super recomendo!

Observar os Balões

Se por acaso você tiver medo de andar de balão, uma ótima opção é assistir o voo de balões, que é gratuito e uma das vistas mais impressionantes da Capadócia.

A paisagem combinada com os balões voando é simplesmente mágica, e um dos principais pontos fica próximo a “Dalton Brothers”.

Além disso, se você caminhar um pouco mais nas montanhas, terá uma boa chance de ver os balões, ou também em algum dos muitos terraços da cidade.

Contudo separei algumas opções de locais que com certeza tem vista privilegiada do balões:

  • Love Valley
  • Görkundere Valley
  • Pigeon Valley

Red Tour

Para conhecer os locais mais bonitos da Capadócia em apenas 1 dia, o Red Tour é uma ótima opção, pois te leva a lugares incríveis e históricos.

O Red Tour é um passeio de aproximadamente 8 horas com transporte e almoço inclusos.

Eu também fiz esse passeio com a Cappadocia Visitor por 45 euros, e comprei diretamente pelo site e no dia do passeio me buscaram no hotel logo pela manhã.

Dervent Valley

Também conhecido como o Vale da Imaginação, é um local com uma paisagem incrível e diversas rochas com formas surrealistas, como animais, objetos e humanas.

Além disso vale definitivamente fará você se sentir em uma terra de conto de fadas, pois você pode usar sua imaginação e se divertir enquanto caminha pelo vale.

A atração mais famosa do vale é a rocha que parece um camelo, que foi feita naturalmente por erosão.

Uchisar Castle

A pequena cidade de Uchisar tem um castelo feito de rochas onde construíram diversas casas e estruturas de fortificação e é de longe um dos lugares mais especiais da Capadócia.

Contudo, o local foi durante séculos um local de refúgio, onde as famílias construíam cavernas na rocha e viraram moradia para os habitantes locais.

Deste modo, o local funcionava como um bloco residencial natural repleto de apartamentos.

Atualmente, o Castelo de Uchisar está na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO desde 1985 e também está sendo preservada como Parque Nacional desde 1986.

Love Valley

Primeiramente, se você ama o contato com a natureza e uma vista incrível, o Love Valley é o lugar perfeito para explorar ou relaxar.

Algumas rochas tem um formato um pouco cômico, que lembram pênis ou até mesmo cogumelos, o que deixou a viagem ainda mais divertida.

Além de ter diversas rochas naturais, o vale é uma das melhores opções para observar os balões voando pelo céu no amanhecer, bem como fazer trilhas.

Zelve Museu ao ar livre

O museu ao ar livre Zelve está localizado a 2 km a leste da cidade de Göreme, e é considerado o museu mais importante da Capadócia.

Além disso, o local histórico, entre o século IV ao XIII, foi uma vila com milhares de moradores, e uma vida bem agitada para a época.

Porém as ultimas pessoas que ficaram em Zelve Village foram evacuadas em 1950, e atualmente, o local é um museu ao ar livre e muito interessante.

Avanos

O Red Tour também conta com um passeio na cidade de Avanos, para conhecer onde os habitantes locais realmente moram.

Bem como, visitar uma fábrica de cerâmica, almoçar num restaurante local com várias opções de comidas tradicionais turcas, eu comi um delicioso prato chamado Adana.

Além disso, é possível fazer compras nas diversas opções de lojas da cidade.

Green Tour

Outra opção de passeio diário na Capadócia é o Green Tour, que te dá a chance de conhecer locais incríveis em apenas 1 dia.

Assim como o Red Tour, também fiz o Green Tour pela Capadócia Visitor, e reservei diretamente pelo site.

Pigeon Valley

Um dos pontos principais do Green Tour é o Pigeon Valley, um vale com uma vista incrível dos balões e das rochas da região.

O local conta com diversas cavernas pelas rochas, além de ser entrada de cidades subterrâneas.

Contudo, uma dica é visitar este lugar no fim da tarde para poder ver o pôr-do-sol depois de fazer uma trilha ou andar a cavalo ou camelo pelo local.

Kaymakli Underground City

Para os aventureiros de plantão, a cidade subterrânea de Kaymakli, localizada a 20 km de Nevsehir, é um edifício de 8 andares que foi habitado por centenas de anos.

Você pode explorar a cidade subterrânea, composta de rochas, ver antiguidades encontradas no local.

Entretanto, o local tem sistema de túneis, câmaras e galerias que foram escavados profundamente na rocha vulcânica da cidade subterrânea.

A cidade pode acomodar até 3.000 pessoas e tem mais de 85 metros de profundidade.

Porém tome cuidado, você encontrará passagens baixas e sinuosas, e escadas íngremes enquanto explora o local.

Ihlara Canyon – Belisirma Village

Chegando em Ihlara, o passeio conta com uma caminhada de 45 minutos no Cânion.

Durante a caminhada várias igrejas antigas serão visitadas, como as pinturas murais da Sümbüllü Kilise.

E após o passeio a dica é fazer uma pausa para o almoço na vila de Belisirma, onde você poderá explorar as belezas únicas do vale de Ihlara.

Selime Monastery

Saindo dos Cânions de Ihlara, o Monastério Selime é um dos maiores edifícios religiosos da Capadócia.

Para chegar à seção superior que tem uma estrutura impressionante em forma de fortaleza, e os quartos,

Porém, primeiro você precisa passar por um túnel, que fazia parte do caminho de caravana para camelos.

Depois disso, há uma seção onde as pessoas rezavam enquanto os camelos descansavam nesta parte.

Entretanto, o monastério requer subidas íngremes e passagens muito estreitas, mas definitivamente vale a pena a aventura.

Cidade de Goreme

Sem dúvidas Goreme é o “point” da Capadócia, sendo o local mais turístico da região, onde fica a maioria dos hotéis, agências de turismo, restaurantes, etc.

Pelo fato de ser o local mais requintado da região, é a melhor opção para se hospedar, fazer compras e ter melhor acessibilidade aos passeios.

Onde se hospedar na Capadócia

Apesar de ser um país muito turístico, a Turquia é uma opção de viagem barata comparando a muitos outros destinos, além de ter diversas opções de acomodação para todo os gostos.

Por isso, abaixo separei as melhores opções na Capadócia:

Phocas Cave Suites

Se você busca algo econômico, porém com boa localização e muito conforto, o ideal é se hospedar no Phocas Cave Suites.

Além disso, o hotel fica numa caverna, possui restaurante e fica a apenas 3km do centro de Goreme e do Museu ao ar livre.

Contudo, o preço por noite para um casal é em torno de 385 reais.

Foto da galeria desta acomodação

 

Minia Cave Hotel

Primeiramente, se você quer um hotel 5 estrelas dentro de uma caverna, o Minia Cave Hotel é uma excelente opção.
Com uma nota excepcional de 9,7 no Booking, o hotel fica em Ortahisar e custa a partir de 535 reais por noite.

Contudo, o hotel tem vista para o Castelo Ortahisar, da Montanha Erciyes e várias rochas também conhecidas como chaminés de fadas.

Por fim, todos os quartos tem uma arquitetura tradicional da região, varanda privativa e banheira de hidromassagem.

Foto da galeria desta acomodação

 

Göreme Art Stone

Para os aventureiros que querem pagar pouco, conhecer pessoas e ainda assim ter conforto, o Goreme Art Stone é uma ótima opção de hostel!

Além disso, o hostel conta com restaurante, café da manhã e um terraço com uma vista maravilhosa.

O valor da diária por pessoa é em torno de 85 reais no quarto compartilhado e 200 reais no quarto privativo.

Foto da galeria desta acomodação

Espero que vocês tenham gostado e aproveitem muito a Capadócia!

Se puder visite países vizinhos, como a Grécia e Chipe, veja mais:

Se quiserem acompanhar mais sobre minhas viagens, siga @escapardarotina no Instagram.

Beijinhos e até a próxima!

Eu sou a Carol, apaixonada por viagens, cinema, gastronomia e futebol, aventureira, mochileira na Europa aos finais de semana e sonhadora nata! Sou formada em Comércio Exterior, trilíngue rumo a poliglota e intercambista pela 3ª vez. Atualmente vivo em Bonn, na Alemanha e posto tudo no insta Escapar da Rotina.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa