Top

Gramado ou Campos do Jordão

Parque Lago Negro de Gramado

Que estas cidades são maravilhosas e as queridinhas do inverno ninguém duvida, mas onde ir: Gramado ou Campos do Jordão?

Os dois destinos têm muito em comum: clima frio, muita comida, cerveja, natureza, chocolates e belas atrações para visitar. Ao mesmo tempo, são bem diferentes um do outro.

A realidade é que ambas cidades são ótimas e cada uma tem suas particularidades. Então, veja neste post as principais diferenças entre Gramado e Campos do Jordão para te ajudar a decidir na hora de escolher uma para visitar. Confira logo abaixo.

Gramado ou Campos do Jordão: principais diferenças

Gramado é uma cidade que agrada a todos e possui variadas atrações. O grande destaque é especialmente no final do ano, que acontece o Natal Luz, que deixa a cidade ainda mais charmosa e atrai turistas do mundo inteiro.

Além disso, coladinho em Gramado você pode visitar Canela, que também é sua charmosa.

Campos do Jordão é um destino tão charmoso quanto Gramado, bem como diversas atrações. Principalmente no inverno, que a cidade recebe vários turistas. Além disso, a cidade é um refúgio para aqueles que querem fugir da badalação da grande São Paulo.

Diferente de Gramado, Campos do Jordão é um destino mais jovem e com mais baladas. Enquanto Gramado é uma cidade bem romântica e as atrações são mais voltadas para família.

Gramado ou Campos do Jordão

Trilha do Lago Nego em Gramado. Paula Rocha

Qual é mais fácil chegar? Gramado ou Campos do Jordão

Ambas você precisará chegar de carro, pois não tem aeroporto. Campos do Jordão está a 165 km de distância do Aeroporto de Guarulhos, enquanto Gramado fica a 117 km de distância do Aeroporto de Porto Alegre.

Em ambas você tem a opção de chegar de carro ou alugar um transfer. Gramado ganha nesse quesito pois existem várias agências de turismo que oferecem transfers diários do aeroporto de Porto Alegre a Gramado.

Clique aqui para ver um post completo de Como chegar em Campos do Jordão.

Como chegar em Gramado

Entrada de Gramado. Paula Rocha

Qual voo é mais barato?

Tudo irá depender do Estado aonde você mora. Em geral, voos para São Paulo costumam ser mais em conta de boa parte dos estados brasileiros. No entanto, tudo dependerá muito da cidade de onde você está e se irá conseguir encontrar promoções.

Você sabia que o Nordeste também tem um destino frio? Conheça Guaramiranga, a Suíça Cearense!

Gramado ou Campos do Jordão: onde a hospedagem é mais barata?

A verdade é que ambas cidades oferecem opções bem atraentes de hotéis, no entanto Gramado sai na frente nesse quesito com suas mais de 900 opções de hospedagem diferentes contra pouco mais de 400 opções em Campos do Jordão. A verdade é que ambas cidades tem opções para todos os bolsos e gostos.

Se optar por viajar fora da alta temporada certamente conseguirá bons preços nos dois destinos.

Tudo vai depender da época que você escolher visitar, se for na alta temporada com certeza você encontrará valores altos em ambas cidades, principalmente em Gramado.

Campos do Jordão ou Monte Verde: onde ficar.

Pousada Constellation Lodge em Campos do Jordão. Paula Rocha

Onde ficar em Campos do Jordão?

Se você quiser ter uma experiência diferente em Campos do Jordão, recomendo a Pousada Constellation Lodge que possui decoração tematizada. Por outro lado, se optar por uma hospedagem mais luxuosa, sugiro o Hotel Home Green Home.

Agora, se decidir economizar em sua estadia, vá a pousada Kalliman.

Quer ver outras opções de Onde Ficar em Campos do Jordão? Clique aqui e confira um post completo.

Onde ficar em Gramado?

Se optar por uma hospedagem com disponibilidade completa de lazer em Gramado, recomendo o Bavaria Sport Hotel que possui uma excelente localização na cidade, no entanto, se quiser uma hospedagem com preços mais acessíveis, sugiro Hotel Sky Gramado que está localizada a apenas 800 metros do centro e tem diárias a partir de R$140.

Agora, se optar por uma hospedagem mais luxuosa em Gramado, recomendo o Master Gramado Hotel que possui uma localização privilegiada e está próximo de diversos atrativos na cidade.

Quer mais opções de hospedagem em Gramado? Clique aqui e confira um post completo.

Onde ficar em Gramado e Canela

Onde é melhor para fazer compras?

Ambos destinos vendem uma variedade de peças de roupas de frio, no entanto, em Gramado você irá encontrar mais opções não somente de roupas de inverno, mas como de chocolate e vinhos.

Qual é a cidade mais bonita? Gramado ou Campos do Jordão?

Depende da época que você escolher visitar. Na época do Natal Luz Gramado fica linda. No entanto, visitar Campos do Jordão no inverno também é uma boa, pois a cidade fica toda linda com as suas cerejeiras.

Campos do Jordão é famosa pela arquitetura inspirada nos Alpes Suíços. Há algumas casas e edifícios bonitinhos nesse estilo espalhados pela cidade, mas o único lugar onde você verá essa arquitetura é no centrinho turístico.

Já em Gramado você verá uma arquitetura alemã e italiana por todo lado. Na região mais turística é onde se concentram a maioria dos edifícios mais bonitos, no entanto, nos bairros residenciais o estilo europeu também está presente. Portanto, a arquitetura alemã e italiana impera em quase toda a cidade de Gramado.

Clique aqui para saber mais sobre o que fazer em Campos do Jordão.

Qual é o destino mais barato?

Tudo dependerá da época que você optar conhecer os destinos. No geral, alimentação em Gramado costuma ser mais barata que em Campos do Jordão. No quesito atrações, Campos do Jordão tem mais atrações gratuitas do que em Gramado.

Quer saber mais sobre quanto custa viajar para Campos do Jordão? Clique aqui e confira um post completo.

Onde tem mais atrações? Gramado ou Campos do Jordão?

Certamente Gramado ganha nesse quesito. Além de ter uma rua repleta de restaurantes a cidade conta com várias atrações para ver e fazer, além disso, Canela está bem próximo e é uma outra cidade que vale a pena visitar.

Campos do Jordão também tem muito o que fazer. No entanto, o centrinho turístico é bem pequeno se comparado ao de Gramado. Entre as atividades, também não faltam opções. Porém tudo se limita apenas a Campos, não é como Gramado que tem Canela bem pertinho para explorar.

Campos do Jordão ou Gramado atrações

Mini Mundo em Gramado. Paula Rocha

Qual cidade é mais fria?

Nesse quesito, Campos do Jordão é o vencedor. Localizado a 1628 metros de altitude, a cidade é o município brasileiro mais alto. Enquanto Gramado possui 830 metros de altitude.

Gramado, por estar localizado no sul, tem baixas temperaturas o ano inteiro e há possibilidade até de nevar em algumas épocas do ano. A cidade é mais úmida e chove sempre.

Campos do Jordão por ter um tempo mais seco quase não chove. Portanto, a temperatura varia bem menos que em Gramado.

Clique aqui para saber o que fazer em Campos do Jordão com chuva.

Qual cidade é mais fria: Campos do Jordão ou Gramado

Noite em Campos do Jordão. Paula Rocha

Qual cidade tem os melhores restaurantes?

Ambas cidades oferecem bons restaurantes e opções para todos os gostos e bolsos. Campos do Jordão possui muitos restaurantes alemães e o grande destaque são os fondues. Já em Gramado o foco são as gelaterias italianas, mas também o fondue também é bastante procurado.

Cabe ressaltar que os restaurantes em Campos do Jordão costumam ter preços mais baixos que os restaurantes de Gramado.

Para saber tudo sobre a culinária de Campos do Jordão, clique aqui e confira um post completo.

Qual é melhor para viajar com crianças?

Certamente Gramado é o melhor destino para viajar com crianças. A cidade tem várias opções para os pequenos, como estação de esqui, parques  temáticos e muito mais. Campos do Jordão é um destino mais para casais e existem poucas opções de atrações para os pequenos.

Atrações para crianças em Campos do Jordão e Gramado

Afinal, para onde é melhor viajar, Gramado ou Campos do Jordão?

Ambas cidades são boas opções, se puder escolher as duas, escolha.

Caso não seja possível escolher ambas eu diria que Gramado é a melhor opção por oferecer mais opções de passeios e te possibilitar conhecer Canela que é bem próximo, além de outras cidades da Serra Gaúcha.

Além disso, o turismo em Gramado vem crescendo muito nos últimos anos e a cidade tem uma ótima estrutura para os viajantes.

Além disso, você tem a possibilidade de pegar neve em Gramado dependendo da época do ano que você visitar a cidade.

Mas Campos do Jordão também é uma boa opção! Principalmente se você mora em São Paulo e quer fugir um pouco do agito da cidade grande. A cidade é ideal para passar um final de semana e relaxar. É uma cidade bem gostosa para conhecer e diferente de Gramado em alguns quesitos. Portanto, vale visitar as duas cidades!

E você, já esteve em Gramado e Campos do Jordão? Qual dessas cidades você escolheria para passar as suas férias e curtir o friozinho?

Todos os nossos artigos sobre Campos do Jordão

Está de viagem marcada para Campos do Jordão? Então, não deixe de conferir nossa série de arquivos com as melhores dicas da serra Paulista:

post a comment