Top

O que fazer em Campos do Jordão de Graça

Parque Estadual de Campos do Jordão

Campos do Jordão é conhecida como a “Suíça brasileira” e tem fama de ser cara, mas na verdade, não é exatamente assim, pois tem muito o que fazer, aliás você sabia que é possível fazer várias coisas legais de graça em Campos do Jordão?

Campos do Jordão tem atividades para todos os gostos e bolsos. A cidade tem tanto atrações pagas quanto atrações gratuitas para explorar.

Saiba agora o que fazer em Campos do Jordão de graça para você aproveitar a cidade sem gastar muito!

Pedra do Baú

A Pedra do Baú está localizada na cidade de São Bento de Sapucaí, mas é possível acessá-la partindo de Campos do Jordão. A formação rochosa permite uma vista privilegiada da cidade e é uma daquelas aventuras de tirar o fôlego.

Prepare-se para uma trilha que te levará a uma altitude média de 1950 metros e aproximadamente duas horas de percurso com direito a escalada no meio do trajeto.

É importante ressaltar que condicionamento físico e disposição para enfrentar esse desafio são fundamentais. Confira a previsão do tempo e evite fazer o percurso em dias de chuva, não esqueça protetor solar, água e algum equipamento fotográfico para registrar cada minuto desse passeio.

O que fazer em Campos do Jordão de graça

Vista da Pedra do Baú. Paula Rocha

Mirante Morro do Elefante – O que fazer em Campos do Jordão de Graça

O Morro do Elefante é um dos principais pontos turísticos gratuitos da cidade e há motivos para isso: são aproximadamente 1,8 mil metros de altitude e uma vista incrível da Vila Capivari. Bom, seu nome já é um indicativo curioso, não é?

A atração recebeu este nome devido a formação montanhosa que vista de cima se assemelha a um elefante.

Há duas formas de chegar a esse atrativo: pelo teleférico e pela estrada. Localizado na Rua Marco Antônio Cardoso, você precisará se deslocar por volta de 1,5 km partindo da Vila Capivari. Já dá pra imaginar como é lindo, né? Portanto, não deixe de conhecer o Morro do Elefante quando visitar Campos.

Morro do Elefante - Campos do Jordão.

Morro do Elefante. Flávio Mota

Fábrica de Chocolates Araucária

Campos do Jordão atrai pelo clima friozinho e o clima frio combina com muito com chocolate! Portanto, visitar uma Fábrica de Chocolates é uma boa opção, a mais famosa é a Fábrica de Chocolates Araucária. Por lá você conhecerá um pouco mais da história do chocolate e poderá ver como é realizada a fabricação através de um vidro.

A visita não é guiada, uma vez que todos os processo são considerados autoexplicativos. Também não há necessidade de agendamento prévio, a menos que esteja em um grupo com mais de 15 pessoas.

É importante ressaltar que durante a semana a visitação pode ocorrer durante todo o horário de abertura da loja, no entanto, no sábado o expediente encerra às 17:00 e no domingo às 16:00.

A Fábrica está localizada na Avenida Amadeu Carletti Junior, 255 e é uma das atrações gratuitas a serem exploradas em Campos do Jordão.

Museu Felícia Leirner

Fundado em 1978, o Museu Felícia Leirner é considerado um dos maiores museus ao ar livre do mundo! São mais de 108 obras feitas em cimento branco e gesso e é uma atração excelente para fazer de graça em Campos do Jordão.

A disposição das obras em meio a natureza permite aos visitantes uma interpretação única sobre as obras da artista plástica Felícia Leirner que nasceu em 1904 na Polônia e mudou-se para o Brasil em 1927.

O museu está localizado na Rua Luís Arrobas Martins, 1800, Alto de Boa Vista e vale super a pena conhecer.

O que fazer em Campos do Jordão de graça

Museu Felícia Leirner. Paula Rocha

Pico do Itapeva

Um outro atrativo gratuito com fácil acesso partindo de Campos do Jordão e que realmente impressiona pela beleza natural, é o Pico do Itapeva. Com aproximadamente 2.030 metros de altitude, é possível observar 15 cidades do topo do pico.

São em média 14 km da Vila Capivari e há diversas placas indicando o trajeto até o destino final.

Pico do Imbiri

Esse é um local bem pertinho do Centro de Campos do Jordão para ter uma bela vista da região do interior de São Paulo. O Pico do Imbiri tem 1,8 mil metros de altitude e certamente é o lugar ideal para quem curte contemplar a natureza. De lá, também é possível avistar a Pedra do Baú que como já foi dito, é uma das principais atrações gratuitas da cidade e portanto, vale a pena incluir em seu roteiro.

Pico do Imbiri.

Passeio de quadriciclo no Pico do Imbiri. Nara Simão

Ducha de Prata

A Ducha de Prata é uma atração gratuita muito legal para fazer em Campos do Jordão. É basicamente uma cachoeira artificial e bem bonita. Não é possível tomar banho, mas vale a pena a visita para alguns cliques. Além disso, no local existem várias lojinhas, ideais para comprar lembrancinhas!

Você poderá ir de carro, uber ou fazer o passeio no Trenzinho da Montanha que faz uma parada turística no local. O atrativo está localizado na Avenida Roberto Simonsen, Vila Inglesa.

Campos do Jordão de graça

Ducha de Prata – Atrativo gratuito em Campos do Jordão. Paula Rocha

Palácio do Governo – Palácio Boa Vista

Para quem gosta de história essa certamente é uma boa opção do que fazer em graça em Campos do Jordão. Essa é a residência de veraneio do Governado Estado de São Paulo.

O local funciona como museu e abriga obras de vários artistas famosos. Além disso, o local abriga a Capela de São Pedro Apóstolo e está aberto para visitação do público.

O atrativo está localizado na Avenida Adhemar de Barros, 3001 e funciona de quarta a domingo, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, portanto, programe-se para não deixar esse atrativo de fora, hein?

O que fazer em Campos do Jordão: Palácio Boa Vista.

Frente do Palácio Boa Vista. Paula Rocha

Passear pela Vila Capivari – O que fazer em Campos do Jordão de Graça

A Vila Capivari é um passeio indispensável para se fazer durante o dia ou a noite.

Restaurantes, cervejarias, bares, lojas especializadas em chocolates e todo o charme das construções tipicamente europeias, tornam a vila o lugar perfeito para se apreciar um bom momento a dois ou mesmo em família, além de ser propício para um tour gastronômico.

Vila Capivari

Porta retrato na Vila Capivari. Paula Rocha

Feira livre Campos do Jordão Especial de Inverno

Na Vila Capivari há uma feira livre onde você pode passear e comprar lembrancinhas ou simplesmente ver o que tem de interessante por lá.

São mais de 13 lojas que oferecem os produtos mais baratos da região. Portanto, se você quiser economizar, deixe para fazer as suas compras nesse local!

Você sabia que o Nordeste também tem um destino frio? Conheça Guaramiranga, a Suíça Cearense!

Mosteiro de São João

O mosteiro de São João está localizado em um bosque, é um local bem interessante e de paz, ou seja, um local para relaxar e fugir do agito.

O local abriga 29 monjas conhecidas como “As Beneditinas” que vivem de seu próprio trabalho conforme manda a tradição e comercializam biscoitos, pães, bolos e geleia.

O mosteiro está localizado na  Avenida Dr. Adhemar de Barros, 330 – Abernéssia e está aberto para visitação todos os dias das 07:00 às 18:30.

Mosteiro de São João.

Mosteiro de São João. Edson Issao Aramizo

Portal de Campos do Jordão

Tirar uma foto no Portal de Campos do Jordão é obrigatório! A arquitetura é linda e lembra muito alpes suíços. Esse certamente é um dos cenários mais bonitos de Campos do Jordão e por isso, tem que estar na sua lista de atrativos.Está localizado na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123).

o que fazer de graça em Campos do Jordão

Pórtico Campos do Jordão. Paula Rocha

Festival de Inverno – o que fazer em Campos do Jordão de Graça

O Festival de Inverno é uma excelente atração de graça para curtir o frio em Campos do Jordão.

O evento ocorre anualmente no mês de julho e conta com várias apresentações gratuitas pela cidade, em locais como a Praça do Capivari, a Igreja de Santa Terezinha, Capela do Palácio do Governo, entre outros. Em sua maioria são concertos de música clássica.

Esse certamente é um local de paz e sossego em Campos do Jordão! Ideal para quem quer entrar em contato com a natureza realizando algumas das várias trilhas! Além disso, aos aventureiros existe a opção de pagar para realizar alguns esportes de aventura, como arborismo e tirolesa por exemplo.

O Bosque está localizado na Avenida Sen. Roberto Simonsen, 1724 – Jardim Alpestre e certamente é uma atração indispensável em Campos do Jordão.

Campos de jordão, atrações gratuitas.

Mapa do Bosque do Silêncio em Campos do Jordão. Paula Rocha

Clique aqui para ver também: o que fazer em Campos do Jordão com chuva.

Praça São Benedito

Essa Praça fica localizada na agitada Vila Capivari e tem um charme especial e há ainda uma igreja no local com o mesmo nome.

Além disso, no local há várias lojas, restaurantes, chocolateiras e cervejarias. A praça está localizada na Avenida Macedo Soares, na Vila Capivari.

Veja também: Onde ficar em Campos do Jordão.

Caminhar pela cidade

Essa é uma excelente opção do que fazer de graça em Campos do Jordão! Caminhar por Campos do Jordão por si só já é uma atração e tanto.

No outono então, você verá várias folhas secas que são ideais para tirar boas fotos. Recomendo fortemente realizar o percurso do portal até a Vila Capivari, ao todo são cerca de 6km. Pode parecer muito, no entanto é uma caminhada muito gostosa.

o que fazer de graça

Passear pela cidade na Vila Capivari. Paula Rocha

Vista Chinesa ou Belvedere

Esse certamente é um local ideal para ver o pôr do sol em Campos do Jordão. A vista é linda e o local possui algumas barraquinhas. Você pode se acomodar em algumas das pedras mais altas para ter uma visão ainda mais privilegiada do espetáculo.

Está localizada na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, logo na saída de Campos do Jordão (uns 5 minutos depois do Portal no sentido São Paulo).

Pôr do sol na Vista Chinesa. André Costa

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde

A Paróquia de Nossa Senhora da Saúde é uma igreja com arquitetura única e chama ainda mais atenção durante a noite pois é toda iluminada.

Além disso, o local é um verdadeiro paraíso para quem busca paz e tranquilidade, portanto, vale a pena a visita para quem está precisando de boas energias. A igreja está localizada na Rua Nove de Julho, Vila Jaguaribe.

Igreja de São Benedito – O que fazer em Campos do Jordão de Graça

Essa é uma outra bela igreja para visitar de graça em Campos do Jordão e também fica localizada na famosa Vila Capivari! Com um lindo visual a igreja atrai muitos visitantes. Está localizada na Avenida Macedo Soares, 55 – Vila Capivari.

Paróquia São Benedito - Campos do Jordão.

Paróquia São Benedito. Sol Santos

Enfim, essas são as nossas dicas do que fazer de graça em Campos do Jordão. Viu como existem coisas bem legais para fazer de graça em Campos do Jordão? Então, partiu?

Clique aqui para ver um post completo sobre o que fazer em Campos do Jordão.

Onde ficar em Campos do Jordão

Bom, já deu pra ver que atrativos não irão faltar em sua viagem, né? Pois bem, passeios listados, é hora de definir a sua hospedagem, certo? Vou dar algumas sugestões com preços super acessíveis.

Pousada Constellation Lodge

A Pousada Constellation Lodge é considerada “Fantástica” de acordo com o Booking e ela é realmente tudo o que comentam e muito mais. Com uma temática divertida, a pousada traz a história da aviação com objetos de decoração espalhados em todos os ambientes, tornando a experiência da estadia ainda mais completa e inesquecível.

Localizada a apenas 10 minutos de carro do centro de Campos do Jordão, a vista deslumbrante da paisagem campestre que se tem dos quartos é de tirar o fôlego, conte ainda com banheiro privativo, wi-fi em toda a propriedade, aquecedor, tv e frigobar.

O café da manhã é servido diariamente e já está incluso no valor da diária, além do estacionamento privativo e parquinho infantil disponível aos hóspedes. Diárias a partir de R$200. Clique aqui para verificar a disponibilidade da pousada nas datas da sua viagem.

O que fazer no Parque Estadual de Campos do Jordão

Onde ficar em Campos do Jordão Constellation Lodge. Foto: Paula Rocha.

Hotel Platanus

O Hotel Platanus está localizado a apenas 6km de Capivari e próximo de outros pontos turísticos como por exemplo, o Morro do Elefante.

Há estacionamento privativo e wi-fi gratuito disponível aos hóspedes em toda a área da propriedade.

Já os quartos estão equipados com banheiro privativo, frigobar, telefone e Tv. É possível ainda adquirir uma acomodação com varanda mediante prévia consulta de reserva e preços.

O café da manhã já está incluso no valor da pousada e você poderá contar ainda com atendimento na recepção 24 horas por dia durante sua hospedagem.

Diárias a partir de R$150. Verifique aqui a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.

Como chegar em Campos do Jordão onde ficar

Acomodação familiar no Hotel Platanus em Campos do Jordão. Fonte: Booking.

Home Green Home

O Home Green Home está localizado a apenas 4km do bairro do Capivari e bem próximo de importantes atrações turísticas na cidade. Os quartos apresentam uma decoração clássica, com muito espaço e a presença de uma varanda com vista privilegiada, além de lareiras para esquentar o clima nesse lugarzinho frio.

O hotel possui uma área de lazer completa com piscina coberta, quadra de tênis, academia e até uma sauna disponível gratuitamente aos hóspedes. Conte ainda, diariamente, com o café da manhã  já incluso no valor da estadia. Diária a partir de R$380. Clique aqui para verificar a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.

Onde fica Campos do Jordão e o que fazer por lá.

Suite para duas pessoas no hotel Home Green Home. Fonte: Booking.

Todos os nossos artigos sobre Campos do Jordão

Está de viagem marcada para Campos do Jordão? Então, não deixe de conferir nossa série de arquivos com as melhores dicas da serra Paulista:

post a comment