Menu

Alagoas

Guia de viagem e dicas

Ver mapa

Alagoas

Sobre Alagoas

Alagoas é um dos meus destinos preferidos quando o assunto é praia. Veja, você junta as praias do norte de Alagoas com as do sul, já dão umas 30 praias diferentes pra ninguém botar defeito.

Some às praias, o carisma nordestino, o preço baixo dos passeios, a boa culinária e mais um punhado de coisas: seja bem vindo ao Guia de viagem e dicas de Alagoas.

Turismo em Alagoas

Antes de mais nada, é importante saber que o turismo é a 2ª maior fonte da economia alagoana e que cerca de 2 milhões de turistas chegam no estado por ano, número que só aumenta a cada ano.

– Será que você vai ser tratado como rei lá? ;)

O estado é um dos maiores produtores de coco verde e cana-de-açúcar do país, você pode beber um coco geladinho por menos de R$ 2, isso sim é felicidade.

Conhecido por ter um dos folclores mais ricos do Brasil, Alagoas se destaca em suas festas e tradições. E uma das mais antigas manifestações é o Coco Alagoano, não o pra beber, mas o pra dançar! Essa é uma dança típica de origem africana, com muitas cantorias e fortes batidas dos pés.

Mas voltando ao guia.. aqui você vai ver as seguintes informações:

Ah, e um post especial sobre onde comprar lembrancinhas mais baratas em Maceió pra você agradar todo mundo quando voltar de viagem:

Praia do Gunga AlagoasPraia do Gunga AlagoasQuadriciclo nas falésias do Gunga gungaFaléBanho de lagoa nas Falésias do GungaPasseios na praia do GungaOnde ficar em Alagoas

Alagoas

Quando ir a Alagoas? qual a melhor época

Por ser um dos destinos mais populares do nordeste, o estado fica bem cheio em determinadas datas. Então é importante escolher a melhor época para ir a Alagoas!

Como é o clima de Alagoas?
Em relação ao clima, Alagoas é um destino para visitar o ano inteiro, pois tá sempre quente!

As estações do ano por lá são:
– Calor do Diaxo
– Pegano Fogo
– Calorão arretado
– Calor da bexiga

Meses mais quentes de Alagoas

Faz calor o ano todo por lá, mas os meses mais quentes de Alagoas são de novembro a março que é quando a temperatura que já é alta, fica um pouco mais alta.

Alta temporada de Alagoas

Já a alta temporada em Alagoas ocorre nos meses de dezembro a fevereiro que é quando está quente e também não chove.

Por causa do clima, das férias de final de ano e carnaval, a maioria dos turistas escolhe visitar Alagoas nesse período, daí as praias e os hotéis ficam bem mais cheios e adivinha.. mais caros e é exatamente quando você vai evitar ir, certo? Promete? kkk

Temperatura de Alagoas mês a mês

haha mas brincadeiras a parte, é importante saber mais ou menos a temperatura que faz em Alagoas ou Maceió no mês que você tá pretendendo ir pra não se assustar com o calor ou com o “frio”.

Observe abaixo as temperaturas (mínima – máxima):

  • Alagoas em Janeiro: 21 – 31ºC
  • Alagoas em Fevereiro: 22 – 31,5ºC
  • Alagoas em Março: 22 – 31,5ºC
  • Alagoas em Abril: 22 – 30ºC
  • Alagoas em Maio: 21 – 29,5ºC
  • Alagoas em Junho: 20,5 – 28ºC
  • Alagoas em Julho: 20 – 27,5ºC
  • Alagoas em Agosto: 20 – 27,5ºC
  • Alagoas em Setembro: 20 – 28,5ºC
  • Alagoas em Outubro: 20 – 30ºC
  • Alagoas em Novembro: 22 – 31ºC
  • Alagoas em Dezembro: 21 – 31ºC

Como dá pra perceber não existe frio por lá e também não varia tanto de um mês pro outro. Durante o verão a temperatura vai de 22º a 31,5ºC, já no inverno varia de 20º a 27,5º.

Época de chuva em Alagoas

Como a temperatura é sempre quente, o que mais importa mesmo para definir a melhor época pra ir a Alagoas são as chuvas.

Os meses mais chuvosos do ano são de maio a agosto, nesses meses pode chover o dia todo e alguns dias seguidos, eu fui em maio, e dos 6 dias peguei 3 dias de chuva #chateada

E além da chuva em si atrapalhar os passeios, o mar também fica bem mais feio, porque a água deixa de parecer cristalina e fica turva.

– Sabe aquelas fotos de praia que você vê a água transparente, linda? então, com certeza, não choveu nos dias anteriores hahaa

Melhor época para ir a Alagoas

Mas afinal, quando a melhor época? Veja, de setembro a março é perfeito porque quase não chove, mas tirando a alta temporada pra a gente economizar $$, os melhores meses para viajar pra Alagoas são setembro, outubro, novembro e março.

Alagoas

Alagoas

O que fazer em Alagoas? principais pontos turísticos

Das muitas opções para o que fazer em Alagoas, conhecida como “o paraíso das águas”, vale destacar:

  • Mar
  • Cachoeiras
  • Lagoas
  • Rios

Ou seja, se você quer água, seja vendo o mar, se banhando numa cachoeira ou relaxando numa lagoa, Alagoas é o seu destino.

Na verdade, além das belíssimas praias, que falo logo em seguida, visitando a capital alagoana você também encontrará outros belos lugares que merecem uma visita: são museus, monumentos e patrimônios históricos que fazem parte dessa capital cheia de cultura e valores, Maceió.

Principais atrações de Maceió

Os cantos mais conhecidos e visitados de Maceió são:

  • Memorial à República
  • Museu Floriano Peixoto
  • Associação Comercial de Maceió
  • Misa – Museu da Imagem e Som
  • Estátua da Liberdade

Mas o que fazer em Alagoas, além de Maceió?

Olha, sinceramente você tem muitas opções e uma melhor que a outra, pois são muitas praias, umas mais famosas e outras mais desertas.

Quantos dias de viagem para Alagoas

Eu recomendo pelo menos uns 3 dias em Maceió e mais uns 4 dias no mínimo pra visitar praias mais distantes, como Maragogi, São Miguel dos Milagres, Barra de Camaragibe, entre outras, dando um total de 7 dias.

Veja bem, isso é o mínimo do mínimo mesmo de verdade, real oficial hahaha

Lembre-se que falei em 30 praias no litoral alagoano, então.. em poucos dias você só vai conseguir conhecer algumas delas, ficando 1 ou 2 dias em cada e a maioria fazendo no esquema bate e volta mesmo.

Cada dia você vai pra uma praia nova e diferente, aproveita bastante e volta pra base que recomendo Maceió para praias próximas de lá e São Miguel dos Milagres para praias mais distantes.

Acho que deu pra notar que se você passar uns 10 dias ou mais já vai conseguir conhecer mais praias e bem melhor, fazer mais passeios, e dormir em algumas delas.

Na sua lista de o que fazer em Alagoas e principais praias, recomendo fortemente que você adicione no roteiro:

Praia do Francês, Praia do Gunga, Foz do Rio São Francisco, Barra de Camaragibe, Carro quebrado, Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres e se der tempo Maragogi que já fica bem mais longe.

Seguindo um pouco mais, você já chega nas belíssimas praias de Porto de Galinhas (na verdade, eu fui pra Maragogi saindo de Porto de Galinhas).

Ah, e se você está atrás das praias mais lindas, recomendo ler também o guia de Fernando de Noronha e o post sobre as Praias de Porto Seguro.

Mas voltando pra o guia de Alagoas, fiz um post só falando sobre as melhores praias do litoral alagoano nesse post aqui embaixo:

Praia de ParipueiraPraias de Porto de GalinhasO que são FalésiasOnde beber em Alagoas

Alagoas

Comer e beber em Alagoas

A comida alagoana, assim como em todo o nordeste, é rica em cores e sabores. Pratos com frutos do mar é a melhor pedida para quem visita o destino.

Moqueca, peixes, caldo de Siriri, lagostas e as comidas regionais nordestinas vão lhe proporcionar uma explosão de sabores durante sua viagem para Alagoas.

Segue a minha sugestão de restaurantes para comer em Maceió, Alagoas:

Melhores restaurantes de Maceió

Como qualquer capital, Maceió tem todo tipo de culinária, inclusive o velho e bom fast food, mas para aproveitar uma comida local de verdade, que você provavelmente não vai comer em casa, recomendo os seguintes restaurantes de Maceió:

  • Bodega do Sertão
  • Casa de Mainha
  • Maria Gorda
  • Churrascaria Beach Prime
  • Imperador dos Camarões
  • Santorégano

– Bodega do Sertão

Restaurante de comida regional, estilo buffet, para quem quer provar vários pratos típicos este é um dos restaurantes mais conhecidos de Maceió. Preço: $$/$$$

– Casa de Mainha

Restaurante de comida regional, estilo buffet, com diversos tipo de pratos típicos este restaurante é uma boa pedida para quem quer comer bem e gastar pouco. Preço: $/$$

– Maria Gorda

Esse restaurante é frequentado por turistas e locais e seu carro chefe é a feijoada. Preço: $$

– Churrascaria Beach Prime

Variados cortes de carne, buffet quente e frio, sushis e massas feitas na hora. Comida deliciosa e ambiente agradável com música ao vivo. Preço: $$

– Imperador dos Camarões

Restaurante famoso pela receita de “Chiclete de Camarão” (camarão feito com 5 tipos de queijos). Preço: $$$

Dica: pedir um prato para 1 pessoa, que normalmente serve 2, vai gastar bem menos e sair satisfeito.

– Santorégano

Restaurante, pizzaria, com diversos tipos de massas e opções vegetarianas. A pizza de lá está entre as melhores do Brasil segundo os críticos. $$/$$$

Mas agora que você já sabe onde comer, vamos pra onde beber, ou melhor, o que fazer na capital alagoana a noite..

O que fazer em Maceió a noite

Segue abaixo as minhas recomendações de bares de Maceió:

  • Maikai Show Bar
  • Coconut Bar
  • Kanoa Bar
  • Rex Bar

– Maikai Show Bar

Uma casa de show muito agitada, onde você poderá encontrar uma programação variada, com bebida gelada, dançarinas animadas, bons petiscos e muita diversão.

– Coconut Bar

O local ideal para tomar um bom drink e ouvir música ao vivo de boa qualidade. No cardápio você encontrará bons petiscos com um preço acessível. Sucesso na vida noturna na capital de Alagoas ;)

– Kanoa Bar

Localizado à beira mar, esse quiosque animadíssimo é conhecido por ter bebidas boas e baratas. As caipirinhas e caipiroscas podem sair até por R$6 hahaha ô coisa boaaaa, heim??

Dica: por causa da localização estratégica o Kanoa foi uma das minhas primeiras opções pra noite de Maceió.

– Rex Bar

Ideal para quem curte Jazz, rock e MPB, o cardápio tem um preço bem bom e a cerveja vem estupidamente gelada, ou pelo menos no dia que eu fui lá haha

Ah, e já que estamos falando de bares em Maceió, outra coisa interessante é saber sobre as festas e festivais que acontecem em Alagoas, até porque em algumas datas o preço dos hotéis sobem muito..

Principais festas de Alagoas

  • Maceió Forró e Folia
  • Maceió Music Festival
  • Réveillon Absoluto
  • Réveillon Paradise
  • Allure
  • Réveillon Célébration
  • Principal Réveillon de Alagoas

São Miguel dos Milagres também é muito famosa pelas badaladas festas de réveillon, esta sendo um dos lugares mais bacanas para passar a virada do ano.

Mas passar a virada do ano em um local como este exige uma bom planejamento para evitar perrengues, gastar horrores e conseguir um bom lugar para se hospedar.

Quanto custa as festas de réveillon em São Miguel dos Milagres, Alagoas?

As festas são badaladíssimas e o ideal é comprar com antecedência, outra dica é você comprar um combo já com as 5 principais festas. No passado os valores estavam assim:

  • Convite feminino para 5 festas – lote 1 R$1.890 – lote 4 R$2.790
  • Convite masculino para 5 festas – lote 1 R$2.490 – lote 4 R$3.390

Se você pretende ir em apenas 1 ou 2 festas, vai pagar entre R$500 e R$1400 por cada uma… pesadooo, né? pois então planeje direitinho.

Hospedagem pé na areia na melhor praia de Milagres

Caso queira se hospedar em uma boa pousada pé na areia, perto das festas, com conforto e qualidade, eu recomendo a que eu fiquei por lá, se chama Taipa dos Milagres.. Mas corraaa, porque a essas alturas tudo deve estar bem cheio.

E aí, o que você achou aqui do Guia de Alagoas? Se ainda tiver alguma dúvida deixa aqui embaixo que eu respondo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top