Menu

O que fazer em Maceió

6 de maio de 2020

Maceió é, definitivamente, a porta de entrada para os turistas que desejam conhecer Alagoas. É lá que se encontra o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que é  uma das principais entradas e saídas do estado de Alagoas. Mas, o que fazer em Maceió? 

De fato, o que realmente interessa aos turistas é apreciar aquela que é considerada a orla mais bonita do Brasil. As praias da região de Alagoas são relativamente próximas e a viagem para Maceió garantem aos turistas um roteiro de viagem que passe por lugares incríveis.

Neste artigo você irá acompanhar um guia completo sobre Maceió, o que fazer por lá, quais os melhores lugares para comer, como é a segurança, o que fazer em dias chuvosos, o que fazer durante a noite em Maceió, além de acompanhar um roteiro completo montado para um período de 7 dias.

Continue a leitura e se encante você também com esse lugar paradisíaco no litoral do Nordeste brasileiro.

História de Maceió

Maceió surgiu do que antes era um engenho de açúcar. As terras pertenciam a Pajuçara Manoel Antônio Duro, mas em 1673 o rei de Portugal determinou que ali naquela região fosse construído um forte, criado a fim de evitar a extração e o comércio ilegal de pau-brasil.

O primeiro passo para a criação e independência do estado ocorreu em 1815, para ser mais específico, em 5 de dezembro de 1815. Esta é a data em que foi criada oficialmente a cidade de Maceió.

A origem do nome Maceió é uma evolução de raiz indígena do nome “maça-y-ok”, que quer dizer “o que tapa o alagadiço”.

Hoje em dia Maceió é um grande centro populacional, sendo o décimo sétimo município mais populoso do Brasil, além de ser o septuagésimo terceiro mais populoso da América Latina. Ou seja, atualmente Maceió é inegavelmente uma das grandes metrópoles nacionais.

Roteiro de viagem por Maceió em 3,5 e 7 dias

Quantos dias ficar em Maceió Alagoas?

Alagoas é um estado com muitas atrações, e além disso tem também como seu vizinho Porto de Galinhas no Pernambuco, então, caso você queira e tenha tempo, faça um roteiro de 10 dias por Maceió e Porto de Galinhas, comece em Maceió e vá até Recife, parando nas praias mais bonitas do Brasil.

Agora se você pretende apenas visitar somente Alagoas, recomendo no mínimo 5 dias, mas é pouco!

Para que você melhor aproveite o seu tempo e saiba tudo o que fazer em Maceió sem perder nenhuma atração importante, vamos começar por esse roteiro de até 7 dias em Maceió e arredores, onde você pode ler e escolher as atrações que mais se adequa com seu estilo de viagem. Bora lá?

Passeios por Alagoas

Passeios por Alagoas. Foto: Paula Rocha

O que fazer em Maceió em 3 dias

  • Roteiro Maceió dia 1 – Praias da capital Maceió + piscinas naturais + passeios e comprinhas.

Para o primeiro dia o que recomendamos é explorar Maceió ao máximo. A cidade é maravilhosa e tem muito para mostrar. 

As principais praias de Maceió são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca e você deve reservar um tempo para conhecê-las, especialmente as piscinas naturais de Pajuçara que são lindas.

Faça uma pausa para comer nos restaurantes da Orla da praia e não deixe de contemplar a feirinha de Pajuçara, com artesanatos e souvenirs produzidos por artistas locais.

Recomendado -> Onde comprar lembrancinhas baratas em Maceió

  • Roteiro Maceió dia 2 – Praia do Francês + Barra de São Miguel + Praia do Gunga.

Que tal conhecer alguns bairros nos arredores? Marechal de Deodoro é um desses bairros. Fica localizado a 30 km de Maceió e possui uma das mais belas praias de Alagoas. Estamos falando da Praia do Francês.

A Praia do Francês também possui uma piscina natural que é formada graças aos corais que cortam parte do litoral e deixam as águas tranquilas e perfeitas para o banho.

Outra parada nesse passeio é no bairro de Barra de São Miguel, onde você deve seguir para a praia do Niquím. A parada em Niquím vai servir como uma carona para o próximo destino: a Praia do Gunga, pois é a partir da praia do Niquím que partem os barcos para a Praia do Gunga e encerram o roteiro do segundo dia.

Fiz essas três praias através de um passeio que me custou apenas R$35. Veja aqui.

Imperdível ->  Post completo da Praia do Gunga

  • Roteiro Maceió dia 3 – São Miguel dos Milagres

Explorar o litoral norte também deve, com certeza, estar entre um dos passeios feitos por Maceió. Por isso, sugerimos que você reserve o terceiro dia para conhecer o pequeno município de São Miguel dos Milagres, onde fica uma das praias mais paradisíacas do nordeste, a Praia do Toque. Não deixe de ver a tábua da maré para saber o melhor horário para curtir as piscinas naturais.

tem que ler -> Melhores Praias de Alagoas

Falésias do gunga Alagoas

Falésias da Praia do Gunga Alagoas. Foto: Paula Rocha

O que fazer em Maceió em 5 dias

Agora tendo 5 dias em Alagoas , você pode também acrescentar essas atividades abaixo:

  • Roteiro Maceió dia 4 – Praia do Patacho

Outro lugar incrível é a Praia do Patacho. Situada no litoral norte é também outra praia paradisíaca em Alagoas. Na praia não há montada nenhuma estrutura de restaurantes ou comércio, mas tem hotéis e resorts com pacotes “all inclusive” e Day-use, o que dá a possibilidade dos turistas de aproveitarem de restaurantes, bares e piscinas desses ambientes, além de curtirem a bela Praia do Patacho.

Mais informações -> Post completo Praia do Patacho

  • Roteiro Maceió dia 5 – Japatinga

Sugerimos para que o quinto dia de roteiro seja curtido em Japaratinga, um pequeno município que faz fronteira com Maragogi. Para chegar em Japaratinga  é preciso atravessar a balsa de Porto de Pedras.

A praia de Japaratinga possui águas tranquilas, mansas e mornas. O local possui tendas de restaurantes e bares que prometem uma estrutura aconchegante e divertida aos turistas. Japaratinga possui um litoral de 15 km de extensão e possui muitas praias e piscinas naturais para serem visitadas durante o trajeto pelo município. 

Algumas das praias da região são: Praia do Boqueirão, Barreiras do Boqueirão e Praia do Bitingui.

O que fazer em Maceió Alagoas em 7 dias

São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres. Foto: Paula Rocha

Se você tem mais de 5 dias em Alagoas, além do roteiro de 5 dias acima, siga também as outras atividades abaixo:

  • Roteiro Maceió dia 6 – Praias de Maragogi

Ao total, Maragogi possui cerca de 10 praias, todas elas possuem uma beleza incomparável e merecem uma visita sua. 

As praias são as seguintes: Praia de Maragogi, Ponta de Mangue, Barra Grande, Xaréu, Dourado, Camacho, Burgalhau, Peroba, São Bento e Praia de Antunes.

Os passeios por essas praias são feitos um tanto quanto de forma rápida, para que o turista possa ter a oportunidade de conhecer a maior quantidade de praias possível.

Dessa forma, os passeios organizados por agências de viagem chegam a ficar cerca de uma hora e meia em cada uma dessas praias, fazendo um tour completo por todas elas em um só dia.

Reserve o seu sexto dia de viagem para explorar cada canto desse local fantástico que é Maragogi.

  • Roteiro Maceió dia 7 – Praias de Maragogi + volta para o aeroporto 

Como um dia é pouco para explorar todas as maravilhas de Maragogi, use o sétimo dia para realizar o fim do passeio.

Vale lembrar que a visita às piscinas naturais de Maragogi somente acontecem em maré baixa, portanto é importante fazer uma pesquisa sobre a tábua da maré durante o período de visita para saber se será possível ocorrer o passeio.

Por fim, deverá ser feito o retorno para a capital Maceió, onde de lá o turista pode seguir viagem para outro local ou ainda voltar para a casa através do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

Maragogi Alagoas

Maragogi Alagoas. Foto: Paula Rocha

Dicas sobre o roteiro que eu fiz

Uma coisa bem importante para você decidir é se vai fazer todas as atrações por conta ou vai contratar os passeios que fazem bate e volta. Vou contar pra vocês como eu fiz, assim posso te dar uma luz nisso.

Eu fiz todo esse roteiro, entretanto,  escolhi fazer metade dele contratando passeios e a outra metade eu fiz por conta.

Cheguei em Maceió e usei meu primeiro dia para conhecer as Praias de Pajuçara, ir nas feirinhas de artesanato e passear pela orla. Nesse mesmo dia eu fechei 2 dias de passeios

  1. Francês , Barra de São Miguel e Praia do Gunga
  2. Foz de São Francisco

Nos três primeiros dias eu fiquei hospedada em Maceió no hotel Holiday Inn Express. Achei a localização ótima pra fazer base para a primeira parte da viagem.

Após o terceiro dia eu aluguei um carro e fui para o norte de Alagoas, onde fiz base na Pousada Taipa dos Milagres, em São Miguel dos Milagres. De lá visitei Maragogi, Japaratinga e outras praias.

Eu não fiz tudo de carro porque queria ter uns dias sem precisar dirigir e poder beber a minha cervejinha na Praia sem ter que me preocupar com a lei seca.

Dicas de Maceió Alagoas

Dicas de Maceió Alagoas

O que fazer em Maceió a noite?

A noite em Maceió é garantia de muitas atrações e atividades que agradam os mais diversos gostos. Não faltam motivos para sair do hotel, pousada, ou casa em que esteja hospedado, pois as noites por Maceió são bastante animadas.

Sabemos que a gastronomia é com certeza um dos programas noturnos mais curtidos em viagens, especialmente quando a comida servida no local é de dar água na boca! Mas elaboramos um tópico somente para falar sobre onde comer em Maceió.

Neste tópico discutiremos sobre os locais que você pode visitar e o que fazer em Maceió a noite, em programas mais agitados.

O que garante a vida noturna de Maceió são principalmente os  bares e as casas noturnas. Estilos musicais como forró, sertanejo e eletrônica embalam as noites com músicas ao vivo em bares e DJs nas casas noturnas.

Se você curte um programa mais social, mas ainda assim animado, vale conhecer os bares mais tradicionais de Maceió que contam com música ao vivo, petiscos e bebidas. Um deles é o Bar do Lampião, que reúne a simplicidade e festejo do forró pé de serra, os turistas amam o local e ele costuma atrair muita gente.

Entre as baladas, destaca-se a famosa Maikai, um dos pontos preferidos para quem curte noites agitadas regradas a música, bebida e dança.

A Maikai atrai um público grande e possui dois ambientes: um de show bar e um de chopperia. No show bar rola música ao vivo nos estilos samba, rock, forró e muitos outros.

O Lopana é outro lugar atrativo. Possui uma cabana a beira mar e toda noite há um DJ tocando músicas diversas, de lá é possível virar a noite e amanhecer observando o nascer do Sol.

O que fazer em Maceió a noite

O que fazer em Maceió a noite. Foto: Paula Rocha

O que fazer em Maceió com chuva?

Por ser uma região do nordeste do Brasil, as temperaturas em Maceió não costumam cair dos 25 graus, entretanto há um período de chuvas com fortes pancadas entre os meses de abril e agosto.

É justamente neste período que as passagens para Maceió ficam mais baratas, o que pode atrair muito público para lá. Embora a possibilidade de haver praia e sol sejam baixas, as pessoas ainda se arriscam de conhecer Maceió, pois a cidade tem muito mais para oferecer do que somente as suas praias.

Portanto, acompanhe agora o que fazer em Maceió quando pegar alguma chuva por lá.

Museus: um passeio interessante para aqueles que curtem conhecer um pouco mais sobre história. Em Maceió há diversos museus que contam diferentes relatos e exibem diversas artes. Veja alguns a seguir: 

  • Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas;
  • Museu da Imagem e Som de Alagoas;
  • Museu de Arte Sacra Pierre Chalita;
  • Théo Brandão;
  • Palácio Floriano Peixoto;

Outra opção sobre o que fazer em Maceió em dias chuvosos é visitar os shoppings da região. Há diversas opções de shoppings e em cada um deles lojas, cinemas, praças de alimentação e outras atividades de lazer são possíveis de serem feitas por lá. Por isso, recomendamos que você inclua ao menos um shopping de Maceió na sua lista de roteiro de viagem!

A Feira de Artesanato de Pajuçara também é outro lugar que merece a sua visita. Por lá, diversos artistas expõem suas artes nos mais diversos tipos de materiais: tecido, couro, madeira, barro, bordado, dentre tantos outros. 

Artesanatos são também uma ótima opção para presentear aquele amigo ou ente querido com uma lembrancinha da sua passagem por Maceió.

Por fim, aproveite para conhecer um pouco mais da gastronomia alagoana fazendo um clássico turismo gastronômico pelos restaurantes e bairros de Maceió.

O que fazer em Maceió com chuva

Onde comer em Maceió?

Em Maceió há opções para todos os tipos de paladar. Há restaurantes mais requintados e aqueles com um preço bem acessível.

Nesta lista serão, então, exibidos os melhores restaurantes da região.

Entre os restaurantes mais populares (e com preços mais baixos) destacam-se:

Bodega do Sertão: Restaurante que serve comidas típicas do nordeste, tendo como especialidade os pratos de frutos do mar. Por lá são servidos: café da manhã, almoço e jantar. Faixa de preço: R$72.

Divina Gula: Uma steakhouse . Por lá são servidos somente almoço e janta. Os clientes destacam a rapidez do local como um ponto positivo. Apesar de ser uma steakhouse eles também possuem opções veganas no cardápio. Faixa de preço: R$20 – R$70

Imperador dos Camarões: Mais um restaurante com especialidade em frutos do mar. Por lá são servidos almoço e janta. Possuem também opções de drinks. Os clientes destacam como positivo o ambiente do restaurante. Faixa de preço: R$39 – R$60

Entre os restaurantes mais sofisticados destaca-se o famoso Maria Antonieta, um restaurante especializado em comida italiana e sul americana. Além disso possuem no cardápio opções vegetarianas e são um dos lugares preferidos pelos turistas que visitam Maceió. Faixa de preço: R$15 – R$90

Onde comer em Maceió

Chiclete de camarão. Foto: Paula Rocha

Segurança em Maceió

Assim como muitas capitais brasileiras, Maceió também possui seus problemas relacionados à segurança. Sabemos que em qualquer lugar há riscos e que a segurança é um fator importante para nos mantermos satisfeitos durante a visita a um local, especialmente em uma viagem.

Entretanto, a segurança na orla de Maceió é reforçada por policiais que fazem rotas e mantêm a população com aquela sensação de segurança.

A orla de Maceió também é bastante movimentada por turistas, comerciantes e moradores locais. Sendo assim, o visitante sente-se menos ameaçado estando sob a presença de várias pessoas.

Moradores de Maceió dizem que as partes turísticas da cidade costumam ser bem segura, especialmente na orla. Entretanto é bom estar sempre atento à situações de risco.

Os moradores também frisam para que os turistas evitem sair da cidade por dentro dos bairros, buscando sempre se manter nas rodovias próximas ao litoral, que afirmam ser mais policiada durante todas as épocas do ano.

Onde se hospedar?

Como disse acima, escolhi Maceió como base para uma parte do meu roteiro, procurei por boa localização, bom custo beneficio, e também por um lugar confortável para dormir com café da manhã bom e incluso.

Escolhi o Holiday Inn Express que foi o hotel que mais atendeu as minhas necessidades, paguei em torno de R$200 a diária para o casal e gostei de tudo, principalmente do bolo de tapioca que até hoje eu não aprendi a fazer hahaha. Tenho um post aqui falando tudo sobre minha experiência nesse hotel.

O Hotel Reymar Express  está localizado na praia Lagoa da Anta o hotel possui uma bela vista e acomodações satisfatórias para seus hóspedes. Dentre os serviços oferecidos pelo reymar Express estão: Estacionamento privativo gratuito, acesso ao wi fi em todas os espaços do hotel, piscina, lanches e bebidas 24 horas nas máquinas automáticas.

Os quartos possuem ar condicionado, televisão, , banheiro privativo e ar condicionado. Diárias a partir de R$269.

O Hotel Brisa Praia é mais uma opção à beira mar, próximo à Praia de Pajuçara com uma localização privilegiada. Próximo do metrô, do shopping e do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

Além disso, o hotel Brisa Praia possui duas piscinas, estacionamento gratuito para os hóspedes, wi fi, restaurante e bar. Diárias a partir de R$287.

O Mercure Maceió Pajuçara que também localizado na praia de Pajuçara e com uma localização excelente. O hotel Mercure possui piscina, estacionamento gratuito, acesso ao wi fi, restaurante, bar e ainda aceita pets nas acomodações do hotel.

Os quartos são equipados com ar condicionado, televisão, frigobar e cofre. Além disso alguns quartos são privilegiados com uma bela vista para o mar. Diárias a partir de R$266.

Onde ficar em Maceió

Onde ficar em Maceió. Holiday Inn, Foto: Paula Rocha

Saiba mais!

Este foi o nosso guia completo sobre a cidade de Maceió, que é apenas um dos pontos mais interessantes de Alagoas.

Vale lembrar que por lá há muitos outros lugares fantástico que merecem a chance de serem descobertos por você.

O litoral do nordeste brasileiro possui incríveis paraísos a pouca distância do resto do Brasil, portanto acompanhe mais sobre esta região e tenha você também a oportunidade de se surpreender!

Aqui no blog já postamos vários artigos sobre Alagoas e outros estados do nordeste, não deixe de conferir!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top