
Melhor época para ir a São Paulo: quando ir?
Pensando em conhecer a capital paulista? Então, comece a programar sua viagem sabendo qual é a melhor época para ir a São Paulo!
São Paulo é um destino que dá o que falar por causa de seu clima variado e com diversas facetas: há o calor de rachar e o frio de congelar, além de ter dias que enfrentamos todas as quatro estações.
Mas diferente do que muito se pensa, a cidade também tem períodos mais vazios e épocas baratas – a questão de São Paulo ser a cidade que nunca dorme deixou de ser verdade há tempos!
Então, para quebrar com alguns mitos sobre a cidade, separei neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o clima e estações de São Paulo, bem como o que esperar de cada mês. Assim, dá para planejar a viagem de acordo com o que você pretende ver e fazer, sem errar na data!
E aí, bora comigo entender o tempo doido de SP?
Veja nesse post
Como é o clima de São Paulo?
Antes de tudo, você precisa saber que São Paulo é uma cidade com clima subtropical, ou seja, com estações bem definidas. Em outras palavras: temos o calor insuportável e o frio de matar!
Isso porque os dois períodos são marcados por temperaturas muito extremas, além de que há outro fator que os delimita muito bem: a chuva!
Isto é: o verão traz chuvas intermináveis, enquanto o inverno é extremamente seco.
Curiosamente, os dois momentos ocorrem em épocas de férias escolares, fazendo com que a maioria dos paulistanos viajem para escapar dos climas característicos de São Paulo.
Consequentemente, a cidade fica mais vazia e barata durante essas épocas.
Pode te interessar: Quanto custa viajar para São Paulo
O meio termo climático ocorre no outono e na primavera, todavia, são estações cujos dias passam por diferentes mudanças: pode fazer frio, calor e chover em um período de 24h, como se todas as estações estivessem acontecendo ao mesmo tempo.
Enfim, o “tempo doido de São Paulo” – a frase mais dita pelos paulistas e paulistanos.
Apesar disso, existe sim a melhor época para ir a São Paulo, e é o que eu vou te contar (e você irá decidir) nos próximos tópicos.
Avenida Paulista SP – Melhor época para ir a São Paulo. Joao Tzanno
Estações em São Paulo
Como mencionei anteriormente, as estações de São Paulo são muito bem definidas, o que ajuda muito na hora de programar a viagem.
Ou seja, se você quer pegar o frio, tem um período batata para viajar e acertar! Mas se você quer dias mais frescos ou quentes, também tem a época correta e sem erro!
Então, bora saber como se comportam as estações em São Paulo?
Veja também: Melhores museus para visitar em São Paulo
Verão
O verão é uma estação extremamente quente em São Paulo, que vai de dezembro a março. Nesta época, a chuva não dá trégua e os termômetros atingem facilmente 30ºC, mas a sensação térmica sempre é maior.
Neste período, os paulistanos optam por ir à praia (Ilhabela, São Sebastião e Praia Grande são as principais escolhas) ou outros destinos para escapar do grande mormaço e das pancadas de chuva.
Conheça o destino dos paulistanos no verão: Melhores praias do litoral sul de São Paulo
Assim, a cidade fica praticamente deserta e com trânsito bom (acredite, o trânsito de São Paulo é uma loucura!), deixando museus, bares e restaurantes vazios e melhores de aproveitar.
As chuvas começam a partir da segunda quinzena de dezembro, e janeiro é o mês mais chuvoso, enquanto fevereiro é o mais quente.
Março é a transição para o outono, porém, ainda chove e o protetor solar é indispensável.
Por isso, se estiver planejando uma viagem para São Paulo no verão, evite as semanas mais chuvosas e sempre esteja com uma garrafinha de água.
- O que esperar do verão de São Paulo: muita chuva e temperaturas extremamente altas (mormaço insuportável)
- Como está o trânsito: com bom fluxo em dezembro e janeiro. Começa a ficar caótico a partir da segunda semana de fevereiro
- Temperatura média: 28ºC
- Movimentação na cidade: restaurantes, bares, museus, parques e outros pontos turísticos com menos movimentação
Praia Grande, um dos destinos favoritos dos paulistas no verão. (Foto: Paula Rocha)
Dica de hospedagem na Praia Grande SP, o destino de verão paulista
A Praia Grande é um dos destinos mais queridos dos paulistanos no verão, mas o preço dos hotéis por lá assustam os turistas.
Por isso, resolvemos criar uma hospedagem com a cara do site por lá: um apartamento de temática praia, 100% pé na areia e barato! Afinal, o propósito do Mala Rosa é viajar mais gastando menos!
Foi feito para hospedar até 8 pessoas, mas tem quarto para solteiro, casal e grupo. Já leva a família toda hahaha E ainda tem espaço para trabalhar! Trabalhar na praiaaaaaaa!
Além disso, está bem pertinho do comércio geral, com farmácias ao lado e restaurantes. Ah, e do lado ocorre a vida noturna da cidade, que é bem agitada!! São várias feirinhas, barzinhos e espaços super bacanas para curtir.
Clique aqui para conhecer o local e já faça sua reserva, será uma honra te receber! Montamos o apartamento como se fôssemos morar lá e esperamos que se sinta em casa!
Apartamento Mala Rosa pé na areia na Praia Grande SP.
Conheça o coração de São Paulo: O que fazer na Avenida Paulista: melhores atrações
Outono
O outono em São Paulo começa no fim de março e vai até junho e é uma boa época para viajar.
É uma estação bastante variada, na qual podemos sentir todas as estações em um único dia. Porém, não é nada extremo.
Por exemplo, a manhã é geralmente mais fria e o sol é visível. Já pela tarde, os termômetros aumentam, decaindo no início da noite, que são mais geladas. Em alguns dias costuma chover, mas são chuvas passageiras e fracas.
Março é o mês mais chuvoso e quente, com precipitação de 126mm, que acontece nos primeiros dias.
E como é uma estação fora de época de férias, o transporte público está mais cheio e o trânsito está uma loucura.
Além disso, os restaurantes ficam filas que duram horas. Museus e parques estão bastante movimentados, principalmente aos finais de semana.
Por isso, a principal dica é fazer a reserva e comprar ingressos antecipados, caso visite São Paulo no outono. Também sempre ande com um casaquinho e um guarda-chuva.
Dica: a maioria dos paulistanos viajam nos feriados prolongados, deixando a cidade vazia. Aproveite para conhecer São Paulo nesses períodos, evitando lugares cheios. Apenas não deixe para pegar estrada em horários de pico (6h, 17h e 19h), pois é quando o pessoal está voltando para a cidade e as ruas ficam lotadas.
- O que esperar do outono de São Paulo: chuva em março e clima variado. Não é muito quente, nem muito frio. Chuvas passageiras e fracas.
- Como está o trânsito: caótico e demorado e transporte público cheio
- Temperatura média: 22ºC
- Movimentação na cidade: atrações turísticas cheias durante os fins de semana. Restaurantes movimentados em horários de almoço e jantar (reserve antes para evitar filas).
Estações em São Paulo: Outono – Melhor época para ir a São Paulo. Renan Araújo
Inverno
O inverno de São Paulo ocorre de junho a agosto e é bastante rigoroso.
Nesta época, costuma até a sair fumaça quando falamos, de tão frio que está! O céu permanece nublado na maior parte do tempo e o ar fica extremamente seco devido à falta de chuva, além do vento ser muuuito gelado.
A cada ano que passa, os termômetros marcam temperaturas cada vez menores, então, esteja muito preparado caso viaje nessa época para São Paulo: casacos grossos, batom de cacau, luvas e cachecóis são essenciais.
Junho é o mês mais ameno do inverno, junto com agosto. Julho é o mês mais frio, com temperaturas que chegam em 4ºC (é difícil, mas acontece! Na maior parte do tempo, São Paulo enfrente de 10ºC a 16ºC).
E entre os três meses de inverno, julho é o menos movimentado, já que é período de férias e a galera tende a viajar para lugares mais quentes. Por isso, os locais turísticos estão mais vazios e o trânsito está melhor.
Então, se você quer conhecer o famoso friozinho (também conhecido como “frio de matar” e “frio de congelar”), curtir a cidade vazia e ainda aproveitar aquele chocolate quente feito para o inverno, conheça São Paulo no inverno.
- O que esperar do inverno de São Paulo: falta de chuva, ar seco e gelado e céu nublado.
- Como está o trânsito: menos movimentado em julho e feriadões, mas movimentado em outros períodos
- Temperatura média: 15ºC
- Movimentação na cidade: atrações turísticas mais vazias. Restaurantes levemente mais cheios, principalmente os de culinária italiana e europeia, por contar com mais pratos quentes.
As estações de São Paulo também ficam mais vazias durante o inverno. John Michael Wilyat
Primavera
A primavera em São Paulo começa em setembro e vai até a segunda semana de dezembro, sendo marcada por dias de sol, chuvas no final da tarde e temperaturas altas.
Apesar disso, não são meses quentes como no verão, assim como os dias de chuva são menores. Salvo novembro, que é o mês mais chuvoso, os outros meses têm pouca precipitação.
Então, é uma boa época para viajar para a capital paulista, pois o tempo está relativamente bom a maior parte do tempo.
Além disso, destaco aqui os parques de São Paulo, que estão mais bonitos na primavera: árvores verdes e muitos jardins ao redor.
A cidade está bem movimentada nesta época, salvo feriados prolongados. Aos fins de semana, o centro costuma lotar e fica difícil conseguir algumas fotos em certos pontos turísticos, como o Beco do Batman.
Se liga nest post: O que fazer no Beco do Batman, um passeio gratuito em São Paulo
Mas, em geral, é uma das melhores épocas para conhecer a capital São Paulo.
- O que esperar da primavera de São Paulo: chuvas em novembro, muito sol e calor, assim como paisagens mais bonitas
- Como está o trânsito: movimentado, salvo feriados prolongados.
- Temperatura média: 24ºC
- Movimentação na cidade: centro bastante movimentado, principalmente aos finais de semana. Praias no litoral com bom movimento.
Veja também: Melhores lugares para fazer compras em São Paulo
Parque Ibirapuera na primavera de São Paulo. Mariana Santos
Veja também: Onde comprar no Brás: melhores ruas e lojas
Clima de São Paulo mês a mês
Confira um resumo de como está o clima em São Paulo mês a mês e o que esperar:
- Janeiro: mês quente, abafado, chuvoso e com pouca movimentação.
- Fevereiro: mês muito quente, chuvoso e com movimentação média.
- Março: mês quente com chuvas nos primeiros dias e movimentado.
- Abril: mês com poucas chuvas, temperaturas agradáveis e movimentado. Melhor época para ir a São Paulo.
- Maio: mês com temperaturas amenas, pouca garoa e movimentado. Melhor época para ir a São Paulo.
- Junho: mês com temperaturas baixas, chuva quase esporádica e com média movimentação. Melhor época para ir a São Paulo.
- Julho: mês extremamente frio, clima seca e chuvas esporádicas. Alta temporada nas serras, principalmente Campos do Jordão.
- Agosto: mês de céu nublado e ar frio. Tempo seco e chuvas esporádicas, no máximo, garoas.
- Setembro: começa frio, termina quente e com muito sol. Poucas chuvas e vazia em feriados prolongados.
- Outubro: mês com poucas chuvas e bastante sol.
- Novembro mês muito quente e com chuvas no final da tarde. Tempo úmido e abafado.
- Dezembro: chuvas a partir da segunda quinzena e mês muito quente. Centro cheio por causa das compras das festas de fim de ano. Praias lotadas.
Veja aqui como está o tempo em São Paulo agora
Avenida Paulista SP. Foto de Gabriel Santos
Quando chove em São Paulo: pior época para viajar
Costuma chover bastante em São Paulo no verão, de dezembro a fevereiro. As chuvas iniciam na segunda quinzena de dezembro, e seguem por boa parte de janeiro, o mês mais chuvoso, com pancadas torrenciais.
Fevereiro também é um mês chuvoso, mas não como os anteriores. Há precipitação no início de março, marcando o fim do verão.
Então, se você quer andar pela cidade, ir aos parques e conhecer as exposições e atrações ao ar livre, não é uma boa ideia viajar para São Paulo no verão, porque a chuva vai te pegar!
Além disso, São Paulo tem um longo histórico de alagamento, então o risco de ficar preso na chuva é grande.
Ou seja, a pior época para viajar para São Paulo, e que deve ser evitada, é da segunda quinzena de dezembro a março.
Porém, vale lembrar, curiosamente, dezembro e janeiro são períodos baratos para viajar para a capital paulista, já que a maioria dos paulistanos descem para a praia ou vão para outros destinos, escapando das chuvas. Por isso, tudo está mais vazio e os hotéis, mais baratos.
Veja também: O que fazer no Parque do Ibirapuera em São Paulo
Evite viajar no período de chuvas de São Paulo – Pior época para ir a SP. Mario Gogh
Alta e baixa temporada em São Paulo
A baixa temporada em São Paulo ocorre em julho, dezembro e janeiro, curiosamente os meses mais caros para viajar para outros destinos por se tratar do período de férias escolares.
Isso ocorre porque são os meses com as estações mais bem delimitadas: julho é muito frio, então os paulistanos viajam para locais mais quentes ou sobem a serra (alta temporada em lugares como Campos do Jordão).
Já dezembro e janeiro são meses quentes e chuvosos, fazendo com que a galera desça para a praia ou sigam para o nordeste ou norte.
Dessa forma, São Paulo fica vazia e as diárias dos hotéis estão mais em conta, assim como os pontos turísticos estão mais vazios. O mesmo acontece em feriados prolongados: o pessoal sai da capital.
Já a alta temporada acontece, principalmente, na semana do Natal por causa das compras das festas de fim de ano. E salvo os meses já citados, a cidade está sempre movimentada, principalmente em épocas de evento, que aí sim os preços sobem!
Pode te interessar: 15 pousadas e hotéis baratos no interior de São Paulo
Alta e baixa temporada em São Paulo. (Foto: Pexels)
Afinal, qual é a melhor época para ir a São Paulo?
A melhor época para ir a São Paulo é durante o outono, a partir da segunda quinzena de março até o meio de junho.
Isso porque dificilmente chove durante esses meses; e se chover, são chuvas fracas e passageiras. Enfim, a garoa de São Paulo!
Além disso, a temperatura está amena e as paisagens dos parques estão bem bonitas. O sol está alto e a noite costuma ser mais friazinha, uma delícia!
Veja também: Onde ficar em São Paulo
Avenida Paulista SP – Melhor época para ir a São Paulo Raphael Fernandes
Em resumo…
- São Paulo fica vazia em feriados prolongados
- Frio e calor são bem definidos em São Paulo
- O clima varia bastante no outono e primavera, esteja sempre preparado
- É necessário ter muita paciência no trânsito paulista
- Curiosamente, os meses de férias e feriadões são os períodos mais baratos para ir a São Paulo
- Chove muito no final e início de ano (risco do chover na véspera de Ano-Novo)
Todos os nossos artigos de São Paulo
Quer conhecer a capital paulista mas não sabe por onde começar?
Então, confira nossos artigos sobre São Paulo e proximidades com dicas de passeios, atrações, hospedagens e restaurantes sobre o destino, com preços:
- Onde ficar em São Paulo: melhores hospedagens
- 25 opções de hotéis fazenda em São Paulo
- 15 pousadas e hotéis baratos no interior de São Paulo
- Quanto custa viajar para São Paulo
- Melhor época para ir a São Paulo: quando ir?
- O que fazer na capital São Paulo
- O que fazer na Avenida Paulista: melhores atrações
- Melhores parques de São Paulo
- O que fazer no bairro da Liberdade SP
- Melhores museus para visitar em São Paulo
- O que fazer no Beco do Batman, um passeio gratuito em São Paulo
- O que fazer no Parque do Ibirapuera em São Paulo
- Melhores lugares para fazer compras em São Paulo
- Onde comprar no Brás: melhores ruas e lojas
- 21 Cafeterias em São Paulo: Conheça as melhores e mais legais
- Bares diferentes para ir em São Paulo
- Melhores praias do litoral sul de São Paulo
- Praias de São Paulo – As 20 melhores
- 12 destinos para bate e volta saindo de São Paulo
- Fazenda do Chocolate, passeio gratuito perto de São Paulo