Top

Quando ir para Aparecida do Norte

Santuário Nacional de Aparecida! Lindo demais!

Aparecida do Norte é uma cidade muito bonita e movimentada e que merece ser incluída no seu roteiro. Ela pode ser visitada o ano todo, mas, escolher a melhor época para você ir, é essencial.

Dessa forma, sua viagem será incrível e atenderá todas as suas expectativas sobre o local! Para ajudar você nessa decisão de quando ir para Aparecida do Norte, vamos entender o que há para fazer em cada época do ano! Vamos lá?

Sobre Aparecida do Norte

Localizada no estado de São Paulo, Aparecida do Norte foi fundada em 17 de dezembro de 1928, é uma das cidades mais visitadas do Brasil e conta com mais de 36 mil habitantes.

Quando pensamos em Aparecida, é automático vir a mente, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida certo?

Ela, é o principal motivo, da cidade ser movimentadíssima! Além da Basílica, que é a protagonista de Aparecida, a cidade oferece muitas atrações, que podem ser visitadas o ano todo!

Antes de falarmos sobre quando ir para Aparecida do Norte, é importante contar um pouquinho da história da cidade e de como ela se transformou no principal destino religioso do país. Em 1717, quando três pescadores chamados Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, estavam pescando, acabaram encontrando e capturando em sua rede, primeiro a parte do corpo da imagem da santa e depois a sua cabeça.

O acontecimento foi, e é considerado até hoje, um verdadeiro milagre! A imagem foi coroada e recebeu também uma manta azul, colocada pela Princesa Isabel, e em 1928, Aparecida do Norte, se tornou uma cidade independente!

Por esse motivo, a cidade ainda atrai fiéis de diversos lugares até hoje!

Interior da Basílica!

Interior da Basílica! Deyse Hass

Clima em Aparecida

O clima que predomina no Estado de São Paulo, e consequentemente em Aparecida do Norte também, é o clima tropical! Ele se caracteriza por se tratar de verões quentes e com muita chuva e invernos secos e com pouco frio!

Mesmo não fazendo muito frio em Aparecida, é sempre bom ir preparado né? Ainda mais se você for no inverno como eu.

Eu visitei a cidade em Junho! O clima estava super agradável e com temperaturas amenas, perfeito pra caminhar bastante com tranquilidade, porém, no fim da tarde, esfriava um pouquinho e era necessário usar um casaco fino.

Temperatura

Vamos falar um pouquinho sobre as temperaturas em Aparecida do Norte? Em Aparecida,
o verão é bem quente, abafado e com bastante chuva. Já o inverno é curtinho, com temperaturas não tão baixas e um céu lindo e aberto. Durante todo o ano, as temperaturas variam de 12°C a 31°C e dificilmente, ficam abaixo de 9°C ou acima dos 35°C.

A seguir, acompanhe as médias de temperaturas de todos os meses em Aparecida:

  • Janeiro: 21°C a 30°C
  • Fevereiro: 22°C a 32°C
  • Março: 21°C a 30°C
  • Abril: 19°C a 28°C
  • Maio: 16°C a 26°C
  • Junho: 12°C a 25°C
  • Julho: 10°C a 25°C
  • Agosto: 14°C a 26°C
  • Setembro: 16°C a 27°C
  • Outubro: 18°C a 29°C
  • Novembro: 18°C a 29°C
  • Dezembro: 20°C a 31°C
Sala das Promessas - Quando ir para Aparecida do Norte

Sala das Promessas – Quando ir para Aparecida do Norte Deyse Hass

Leia também: Gírias Paranaenses, clicando aqui!

Aparecida do Norte, quando chove?

Em Aparecida do Norte, as chuvas ocorrem ao longo do ano todo, mas de forma moderada e com intervalos grandes de tempo, durante o dia.

Os meses mais chuvosos em Aparecida, são Dezembro e Janeiro, no verão, justamente quando o calor é mais intenso! Então, se você puder evitar de ir pra lá nesse período, a chance de pegar chuva e se molhar ao passear, é menor!

A época que menos chove em Aparecida, seria no mês de Agosto, que se torna um dos meses ideais para você visitar a cidade com tranquilidade e conseguir aproveitar a viagem!

Estações do ano: decida quando ir

Sabemos que o número de visitantes em Aparecida do Norte aumenta cada vez mais né? Sendo assim, dá pra imaginar que a cidade e os pontos turísticos, ficam lotados em determinadas épocas. Mas sabia que é possível fugir da multidão e visitar a cidade, não digo com tranquilidade, porque o ano todo, todos os dias, o Santuário recebe muitos turistas, mas dá sim, pra conhecer tudo com mais calma e com menos gente também!

Vamos entender qual a melhor estação do ano para você visitar Aparecida do Norte:

Aos finais de semana, feriados e datas religiosas, a exemplo da Semana Santa, Corpus Christi e Dia da Padroeira do Brasil, a cidade fica em polvorosa, portanto, caso você não tenha feito promessa com data de realização, a sugestão é evitar esses períodos a fim de aproveitar melhor as atrações e paisagens.

Para conhecer esse lugar cheio de paz e sossego, sem precisar passar por filas ou não conseguir se concentrar completamente nas missas, opte por ir a Aparecida do Norte de dia de semana (segunda a sexta-feira).

Verão

O verão, que acontece do final de dezembro a final de março, consequentemente é a época mais quente, e mais desconfortável também para você caminhar por Aparecida, debaixo do sol.

Lá, caminha-se muito, muito mesmo! Mas caso seja a única época que você consiga ter, para visitar o Santuário, basta ir preparado: leve chapéu, boné, viseira, uma água na bolsa e claro.. protetor solar!

Além disso, nos meses de Dezembro e Janeiro, existem as férias escolares, o que contribui para o aumento do número de visitantes em Aparecida. Talvez a cidade esteja mais cheia que o normal. Mas uma coisa é certa: Aparecida é linda e encantadora, estando lotada ou não! Só vai!

Leia também: Quanto custa uma viagem para Aparecida do Norte, clicando aqui!

Basílica Nova - Quando ir para Aparecida do Norte

Basílica Nova – Quando ir para Aparecida do Norte Deyse Hass

Outono

O outono acontece do fim de março ao fim de junho e é uma excelente época para ir para Aparecida do Norte. As temperaturas já estão mais amenas, o movimento já diminuiu um pouco, e você vai poder aproveitar todos os pontos turísticos de forma mais tranquila.

Meu esposo e eu, escolhemos o mês de junho, desse ano (2021) para visitar a cidade. O turismo ainda estava voltando aos poucos, por conta da pandemia, e a cidade estava muito vazia, comparada a outra vez que eu fui.

Chegamos na cidade na quinta feira, e tinha pouquíssimas pessoas, pouquíssimas mesmo. Na sexta, o movimento aumentou um pouquinho… mas no sábado, que foi o dia que deixamos a cidade, ela já estava bem mais cheia!

Sendo assim, acredito que o outono é uma época excelente para você conhecer Aparecida do Norte.

Primavera

Ahh a primavera! Uma das estações mais lindas do ano, concordam? Eu amo!! Ela acontece do fim de setembro ao fim de dezembro, e é uma boa opção de data, para você visitar Aparecida do Norte! Porém, preciso ressaltar que: dia 12 de Outubro, é o dia mais movimentado do ano em Aparecida!

Dia 12 de Outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e muitos devotos, se reúnem, fazem caravanas, excursões, e vão até Aparecida do Norte, para celebrar a data!

Então, já sabe né? A cidade fica mais que lotada! Se você conseguisse fugir justamente dessa data, seria ótimo! Caso não, vai, mas vai com paciência, tá!? Provavelmente, você enfrentará algumas filas!

Inverno

O inverno acontece do fim de junho ao fim de setembro! Época gostosa pra curtir aquele friozinho né? Pensando bem, em Aparecida nem faz tanto frio assim né, vai! As temperaturas caem mas nada que um casaquinho não resolva!

Pra caminhar, é perfeito.. e a vantagem de ir pra lá no inverno, é que quase não chove! É uma excelente época para você bater pernas e curtir todos os pontos turísticos e passeios que Aparecida oferece!

Vale ressaltar que: em qualquer época do ano, que você decida ir, nos finais de semana, a cidade fica mais movimentada e com mais turistas! Então… independente do mês que você escolher para ir, se possível, vá durante a semana, de segunda a quinta!

Capela das Velas - Oração e agradecimento!

Capela das Velas – Oração e agradecimento! Deyse Hass

Alta temporada em Aparecida do Norte

Em Aparecida do Norte, o turismo movimenta a cidade o ano todo, todinho mesmo! Em qualquer época do ano que você for, pelo menos aos finais de semana, a cidade e o Santuário estarão bem cheios. Nem sei ao certo, se tem como considerar uma alta temporada para a cidade!

Mas vamos considerar alta temporada, em Aparecida do Norte, o mês de Outubro… mês em que é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil! Dia 12 de Outubro, muitos fiéis querem estar por lá, para agradecer os milagres e bênçãos recebidas e a cidade fica lotada!

Então, se você for em Outubro, tenha um pouquinho mais de paciência!

É em Outubro que há o maior número de excursões com destino a Aparecida do Norte!

Baixa temporada

Bem! Tirando o mês de Outubro, que é o mês mais movimentado em Aparecida, mês da Padroeira do Brasil… e também os feriados, todos os outros meses são mais tranquilos para você visitar a cidade.

Como mencionei ali em cima, o turismo é bem intenso na cidade o ano todo, mas para fugir das multidões e encontrar Aparecida mais vazia, digamos assim, dê preferência para os dias de semana… de segunda a quinta!

O movimento nesses dias é bem menor que aos finais de semana!

Quanto tempo ficar?

Mesmo sendo uma cidade bem pequena, Aparecida do Norte conta com inúmeras atrações! Possui belos mirantes, lindas paisagens e merece ser visitada com calma!

Tente se hospedar em um dos hotéis mais próximos a Basílica e também, montar um roteiro de pelo menos dois dias.

Não tem como conhecer todas as atrações da cidade em menos tempo que isso. Ir a Aparecida do Norte e fazer tudo correndo, não vale a pena! Dedique uns dois ou três dias, e aproveite todos os atrativos que esse complexo religioso tem a oferecer!

Quando eu fui para Aparecida, fiquei três dias na cidade e achei que foi tempo suficiente, para conhecer tudo com tranquilidade! Achei a quantidade de dias, ideal!

Se você quer conhecer os principais passeios em Aparecida, e ter acesso ao “O que fazer em Aparecida do Norte”, basta clicar aqui!

Basílica! Fica ainda mais linda a noite - Quando ir para Aparecida do Norte!

Basílica! Fica ainda mais linda a noite – Quando ir para Aparecida do Norte! Deyse Hass

Aparecida do Norte, onde ficar?

Algumas opções de hotéis em Aparecida do Norte

Hotel Maria da Fé

Esse hotel fica a 500 metros do Santuário Nacional, oferece um lounge compartilhado e conta com restaurante. A Estação Rodoviária de Aparecida fica a 1 km. Seus quartos dispõem de ar-condicionado, frigobar, TV de tela plana e banheiro privativo.

  • Valor da diária: a partir de R$200,00 para duas pessoas
  • Nota no Booking: 8,7
  • Verifique aqui os valores dessa hospedagem nas datas da sua viagem.

São Bento Palace Hotel

Situado em Aparecida, o São Bento fica a 1,7 km do Santuário Nacional e oferece acomodações com restaurante, estacionamento privativo gratuito e bar.

O hotel está situado a 2,2 km do Aparecida Shopping, a 3,1 km do Observatório Nossa Senhora da Aparecida e oferece terraço, recepção 24 horas e Wi-Fi gratuito em todo o hotel.

São Bento Palace Hotel

São Bento Palace Hotel Booking

  • Valor da diária: a partir de R$180,00 para duas pessoas
  • Nota no Booking: 8,7
  • Verifique aqui os valores dessa hospedagem nas datas da sua viagem

Colina Park Hotel

O Colina Park Hotel fica localizado no centro, a 170 m da Praça da Nossa Senhora da Aparecida e a 100 m da Igreja de São Benedito. Esse hotel, é um pouquinho mais distante da Basílica Nova… fica a 15 minutos a pé. Para a sua comodidade, há estacionamento privativo gratuito.

Os quartos contam com frigobar, TV a cabo e banheiro privativo. Além disso, alguns são equipados com ar-condicionado. Você pode usar a cozinha compartilhada do hotel, que possui fogão, micro-ondas e geladeira também.

  • Valor da diária: a partir de R$260,00 para duas pessoas
  • Nota no Booking: 8,6
  • Verifique aqui os valores dessa hospedagem nas datas da sua viagem

Hotel Peregrinos

O Hotel Peregrinos fica a 200 metros do Aparecida Shopping e a 400 metros do Santuário Nacional e oferece acomodações com restaurante e Wi-Fi gratuito, bem como estacionamento privativo gratuito. A acomodação dispõe de recepção 24 horas, balcão de turismo e depósito para bagagem.

Todos os quartos do hotel estão equipados com guarda-roupa, TV e banheiro privativo.

  • Valor da diária: a partir de R$300,00 para duas pessoas
  • Nota no Booking: 8,9
  • Verifique aqui os valores dessa hospedagem nas datas da sua viagem

Então pessoal… essas foram as minhas dicas de quando ir para Aparecida do Norte e como aproveitar essa cidade incrível! Espero que tenham gostado!

Me sigam também no Instagram para acompanhar todas as minhas viagens! Um abraço!!!

post a comment