Top

Flutuação em Bonito: qual a melhor?

Como falei no Guia de Bonito, minha sugestão é fazer pelo menos um passeio de flutuação, um de cachoeira, uma gruta e um balneário.

E quando eu digo pelo menos é porque isso é o mínimo pra ter um gostinho de tudo que Bonito tem a oferecer, mas se você ainda tiver tempo e dinheiro, recomendo que faça mais de uma flutuação, pois todas são lindas e diferentes.

Lá embaixo vou dar umas dicas pra você escolher o melhor passeio de cachoeira também.

O que é o passeio de flutuação?

O que se chama de passeio de flutuação em Bonito é basicamente vestir uma roupa de neoprene, colete salva-vidas, máscara e snorkel (todos obrigatórios e inclusos no passeio) e fazer snorkel por um rio, ou seja, boiar com o rosto pra dentro da água, enquanto o rio te leva.

A diferença principal entre snorkel em outros lugares é que geralmente você fica parado no mesmo lugar. Em Bonito, a correnteza do rio te leva bem devagar e você ver várias tonalidades de água e diferentes plantas e peixes durante o percurso.

Esse é o passeio principal e o mais procurado de Bonito, porque os rios lá são super cristalinos. O rio sucuri, por exemplo, está entre as águas mais cristalinas do mundo. Dá-lhe Brasil!

Obs: não pode pisar no fundo do rio, porque isso levanta areia e atrapalha a sua visibilidade e as dos outros. Antes do passeio eles explicam isso direito, mas já tá avisado kkk Eu virando sem pisar no fundo:

Preciso saber nadar para fazer flutuação em Bonito?

Não, pois o neoprene e o colete salva-vidas não te deixam afundar, nem que você queira, mas quem não tem muita intimidade com a água ou fica um pouco nervosa, como eu, o ideal é fazer um passeio que tenha barco de apoio, que seja um passeio mais curto ou ainda em um rio mais raso, assim passa um pouco mais de segurança e tranquilidade.

Então, qual a diferença entre os passeios de flutuação?

Alguns fatores são importantes:

  1. Duração do passeio
  2. Qual o rio do passeio (determina quão claro é e a quantidade/variedade de peixes)
  3. Preço
  4. Tipo do passeio: de nascentes ou de leito de rio

Explicando…

1. Duração do passeio

Mesmo com a correnteza te levando, o passeio pode cansar, porque você precisa nadar um pouco ou se guiar um pouco pra continuar no percurso.

Principalmente para crianças, idosos e pessoas com preparo físico extremamente ruim (digo bem ruim mesmo, porque eu sou sedentária e pra mim foi de boa) é interessante escolher um passeio mais curto.

2. Qual o rio do passeio

Como já disse lá em cima, o rio sucuri é o mais cristalino. Porém, o rio da prata tem mais peixe, por exemplo. Além disso, a correnteza dos rios é diferente, daí em alguns, como o rio sucuri, você só relaxa e a água te leva. Em outros, você precisa nadar mais.

3. Preço

Sim, cada passeio é diferente e tem valores diferentes. Rio da Prata na alta temporada de 2018 custa R$ 280,00, enquanto Barra do Sucuri custa apenas R$ 145. Uma diferencazinha boa, né? Veja os preços tabelados aqui.

4. Nascentes ou leito do rio?

Os passeios de nascentes são em águas muito cristalinas, em rios mais rasos e com mais peixes, já passeios de leito de rio são em rios mais profundos, logo menos cristalinos.

  • Dica: quero fazer somente uma flutuação: então escolha um passeio de nascente!!

Os 4 primeiros abaixo são de nascente (rio sucuri, rio da prata, nascente azul e aquário natural) e os 3 últimos são de leito (lagoa misteriosa, barra do sucuri, rio formoso).

Qual flutuação escolher em Bonito?

Mas vamos deixar de mil explicações e vamos às opções:

  1. Rio Sucuri
  2. Rio da Prata
  3. Nascente Azul
  4. Aquário Natural (Baía Bonita)
  5. Lagoa misteriosa
  6. Barra do Sucuri
  7. Rio Formoso

1. Rio Sucuri

O que eu fiz. É o mais cristalino, com boa duração (nem curto nem longo), o percurso todo é raso e tem um barco de apoio, caso alguém precise. Veja como foi aqui.

2. Rio da Prata

O mais famoso, o mais caro, o mais longo, o que tem mais tipos de peixes (dourados, pintados, pacus, curimbatás, cascudos, piaus, piraputangas, …), que tem partes rasas e partes fundas e um dos que eu quero fazer na próxima vez kkkk

3. Nascente Azul

O passeio mais curtinho. Quantidade de peixes também é tímida. Mas tem água bem azul e bem linda. O ideal pra quem não curte muito água.

4. Aquário Natural (ou Rio Baía Bonita)

O mais perto de Bonito. Tem uma vegetação muito linda, boa visibilidade da água e boa variedade de peixes. O espaço de apoio do atrativo conta com outras atividades para passar o dia, como tirolesa, observação de animais, piscina para treinamento pré-flutuação, …

O ideal para crianças e idosos ou quem tenha um pouco de medo de água.

5. Lagoa Misteriosa

O mais diferente (misterioso) kkk Esse passeio só abre no período de maio a setembro.

Tem esse nome porque não se sabe até hoje qual a profundidade. Mergulhadores já chegaram a 220 metros e não chegaram ao final. Um sonho pra quem gosta de mergulho (não é meu caso hahah).

6. Barra do Sucuri

O dois em um. Isso pois ele começa e termina no encontro dos rio formoso e sucuri (o mesmo rio que eu fui). Então você vê a diferença entre rios, sendo o rio sucuri mais claro e mais fácil de ver os peixes. Como o passeio ocorre na barra e não na nascente, o passeio Rio Sucuri tem visibilidade melhor que este.

7. Rio Formoso

O mais simples. Por causa de ser no rio formoso, a visibilidade é prejudicada quando comparado com o rios sucuri e da prata.

E agora vou falar um pouco sobre o passeio de cachoeira e como escolher um bom pra você.. Vamos lá?

O melhor passeio de cachoeira de Bonito

Como falei no lá no começo do post, minha sugestão é fazer pelo menos um passeio de cachoeira, um de flutuação, uma gruta e um balneário. Aí vem a dúvida:

Qual passeio de cachoeira escolher em Bonito?

Vamos ver as opções:

  1. Parque das Cachoeiras
  2. Boca da Onça
  3. Cachoeiras da Serra da Bodoquena
  4. Cachoeiras do Rio do Peixe
  5. Estância Mimosa
  6. Ceita Corê

Parque das Cachoeiras

Cada um desses passeios consiste basicamente em você ir até alguma das fazendas, onde tem cachoeiras, para passar o dia inteiro ou meio período e com ou sem almoço.

São muitas opções e pra dar certo o seu roteiro é sempre bom ter a ajuda da agência de turismo. A agência Ygarapé, onde peguei os meus passeios, me ajudou bastante e tirou minhas 1milhão de dúvidas kkk

Eu escolhi o Parque das Cachoeiras, por falta de tempo, pois quis gastar apenas meio período nisso e conseguir encaixar com outro passeio à tarde.

E foi ótimo, pois esse passeio de cachoeira é um dos mais baratos, o mais perto de Bonito, tem uma tirolesa e você consegue ficar por trás de uma das cachoeiras no Rio Mimoso.

Recomendado.

Boca da Onça

Boca da Onça foi o que eu mais li na internet, pois é onde está a maior cachoeira do estado com 156 metros de altura. Quem adivinha o nome da cachoeira? Acertou, cachoeira boca da onça kkkk

Vendo fotos na internet, essa cachoeira parece muito linda, mas não fui nesse passeio, porque ele fica na cidade de Bodoquena, a 59km de Bonito e também é o mais caro de todos. Não sei se vale a pena.

Cachoeiras da Serra da Bodoquena

Cachoeiras da Serra da Bodoquena fica em outra fazenda também em Bodoquena, um pouco longe de Bonito. Dia inteiro ou meio período. Almoço incluso. Rio Betione. Preço médio.

Cachoeiras do Rio do Peixe

Cachoeiras do Rio do Peixe tem o melhor almoço pelo que me falaram e também é perto, me pareceu uma boa opção também, porém somente dia inteiro. Rio do Peixe.

Estância Mimosa

Estância Mimosa também apresenta bom custo benefício, são cachoeiras no Rio Mimoso, dia inteiro ou meio período, com ou sem almoço.

Ceita Corê

Ceita Corê não sei muita coisa, então quem foi por favor deixe sua experiência nos comentários 😉

Minha experiência no Parque das Cachoeiras

Como eu estava de carro não precisei pagar o transfer até o local, então coloquei no Google Maps o caminho e segui a rota indicada.

Agora imagina o que eu aconteceu… deu zebra? Não, deu boi!

Caminho ate o Parque das Cachoeiras

O caminho era longo e nunca chegava, quase todo de estrada de terra, buracos e valetas enormes até que cheguei na porteira de uma fazenda e meu GPS dizia que era por lá mesmo.

Desci do carro e comecei a bater palmas até que uma senhora apareceu e disse que por lá também chegava, mas aquele era o antigo caminho e já não era mais utilizado. Mas como não estava longe, continuei…

Como chegar ate o Parque das Cachoeiras

No caminho até lá encontrei mais porteiras e vários cercados de gados, atravessei pelo meio de vacas, cavalos e outros animais..

Quando estava quase chegando no local, vários bois vieram em direção ao carro, um deles começou a correr como se quisesse bater no carro, engatei a ré e fui, apertei a buzina com muita força e o boi parou, depois de uns minutos eles se dispersaram e consegui passar.

Cheguei ao parque, atrasada, claro, a moça da recepção depois de saber o motivo do meu atraso disse que outra estrada é utilizada para chegar lá bem mais rápido, mas que muitas pessoas ainda vinham pela estrada antiga.

Dica: não confie em GPS em Bonito, pegue o mapa e a rota com a agência e seja feliz!

Como é o passeio do Parque das Cachoeiras em Bonito

Conhecer as sete cachoeiras que deságuam do Rio Mimoso foi muito interessante. O guia Sérgio, ou homem das cavernas pros íntimos, é uma atração à parte e com certeza foi um dos guias mais engraçados que já conheci e tornou o passeio ainda mais divertido.

Antes de iniciar o percurso, me juntei a um grupo de 12 pessoas animadíssimas para ouvirmos as orientações.

O percurso se inicia quando todos entramos em um carro tipo de Safari que nos leva até o início da trilha. Toda a trilha é estruturada com madeira formando passarelas de fácil acesso para adultos e crianças.

No caminho de cada uma das cachoeiras casinhas com equipamentos de primeiros socorros podem ser encontradas para qualquer imprevisto.

É possível tomar banho em todas elas e coletes salva-vidas são oferecidos para maior segurança.

Uma das paradas possui uma tirolesa, na qual todos podem usufruir 0800.

Algumas cachoeiras têm uma parada maior para banho e para tirarmos mais fotos.

  • No final da trilha que não é grande ou cansativa, chegamos de volta à recepção.
  • O passeio dura umas 4 horas.

Estrutura do Parque das Cachoeiras

  • Restaurante self-service livre por R$40
  • Sanitários
  • Redários
  • Estacionamento grátis

Seguem algumas fotos e vídeos do passeio:

Cachoeira no Parque das Cachoeiras

Cachoeira no Parque das Cachoeiras

Cachoeira no Parque das Cachoeiras

Cachoeira no Parque das Cachoeiras

Cachoeira no Parque das Cachoeiras

Cachoeira no Parque das Cachoeiras

Cachoeira no Parque das Cachoeiras

Cachoeira no Parque das Cachoeiras

Parque das Cachoeiras

E ai, qual passeio de Bonito você escolheu fazer? Me conta aqui nos comentários.

Eu sou Paula Rocha, nascida e criada na pitoresca cidade de Pirapora do Bom Jesus, SP. Apaixonada pelos animais, pela cor rosa e por globinhos de neve. Gosto de cerveja gelada, comer sem frescura e de viajar o máximo possível pagando o justo. Bora viajar?

Envie um comentário