Menu

Flutuação em Bonito: qual a melhor?

6 de janeiro de 2018

💦 Como falei no Guia de Bonito, minha sugestão é fazer pelo menos um passeio de flutuação, um de cachoeira, uma gruta e um balneário.

E quando eu digo pelo menos é porque isso é o mínimo pra ter um gostinho de tudo que Bonito tem a oferecer, mas se você ainda tiver tempo e dinheiro, recomendo que faça mais de uma flutuação, pois todas são lindas e diferentes.

O que é o passeio de flutuação?

O que se chama de passeio de flutuação em Bonito é basicamente vestir uma roupa de neoprene, colete salva-vidas, máscara e snorkel (todos obrigatórios e inclusos no passeio) e fazer snorkel por um rio, ou seja, boiar com o rosto pra dentro da água, enquanto o rio te leva.

A diferença principal entre snorkel em outros lugares é que geralmente você fica parado no mesmo lugar. Em Bonito, a correnteza do rio te leva bem devagar e você ver várias tonalidades de água e diferentes plantas e peixes durante o percurso.

Esse é o passeio principal e o mais procurado de Bonito, porque os rios lá são super cristalinos. O rio sucuri, por exemplo, está entre as águas mais cristalinas do mundo. Dá-lhe Brasil!

Obs.: não pode pisar no fundo do rio, porque isso levanta areia e atrapalha a sua visibilidade e as dos outros. Antes do passeio eles explicam isso direito, mas já tá avisado kkk Eu virando sem pisar no fundo:

Preciso saber nadar para fazer flutuação em Bonito?

Não, pois o neoprene e o colete salva-vidas não te deixam afundar, nem que você queira, mas quem não tem muita intimidade com a água ou fica um pouco nervosa, como eu, o ideal é fazer um passeio que tenha barco de apoio, que seja um passeio mais curto ou ainda em um rio mais raso, assim passa um pouco mais de segurança e tranquilidade.

Então, qual a diferença entre os passeios de flutuação?

Alguns fatores são importantes:

  1. Duração do passeio
  2. Qual o rio do passeio (determina quão claro é e a quantidade/variedade de peixes)
  3. Preço
  4. Tipo do passeio: de nascentes ou de leito de rio

Explicando…

1. Duração do passeio

Mesmo com a correnteza te levando, o passeio pode cansar, porque você precisa nadar um pouco ou se guiar um pouco pra continuar no percurso.

Principalmente para crianças, idosos e pessoas com preparo físico extremamente ruim (digo bem ruim mesmo, porque eu sou sedentária e pra mim foi de boa) é interessante escolher um passeio mais curto.

2. Qual o rio do passeio

Como já disse lá em cima, o rio sucuri é o mais cristalino. Porém, o rio da prata tem mais peixe, por exemplo. Além disso, a correnteza dos rios é diferente, daí em alguns, como o rio sucuri, você só relaxa e a água te leva. Em outros, você precisa nadar mais.

3. Preço

Sim, cada passeio é diferente e tem valores diferentes. Rio da Prata na alta temporada de 2018 custa R$ 280,00, enquanto Barra do Sucuri custa apenas R$ 145. Uma diferençazinha boa, né? Veja os preços tabelados aqui.

4. Nascentes ou leito do rio?

Os passeios de nascentes são em águas muito cristalinas, em rios mais rasos e com mais peixes, já passeios de leito de rio são em rios mais profundos, logo menos cristalinos.

  • Dica: quero fazer somente uma flutuação: então escolha um passeio de nascente!!

Os 4 primeiros abaixo são de nascente (rio sucuri, rio da prata, nascente azul e aquário natural) e os 3 últimos são de leito (lagoa misteriosa, barra do sucuri, rio formoso).

Qual flutuação escolher em Bonito?

Mas vamos deixar de mil explicações e vamos às opções:

  1. Rio Sucuri
  2. Rio da Prata
  3. Nascente Azul
  4. Aquário Natural (Baía Bonita)
  5. Lagoa misteriosa
  6. Barra do Sucuri
  7. Rio Formoso

1. Rio Sucuri

O que eu fiz. É o mais cristalino, com boa duração (nem curto nem longo), o percurso todo é raso e tem um barco de apoio, caso alguém precise. Veja como foi aqui.

2. Rio da Prata

O mais famoso, o mais caro, o mais longo, o que tem mais tipos de peixes (dourados, pintados, pacus, curimbatás, cascudos, piaus, piraputangas, …), que tem partes rasas e partes fundas e um dos que eu quero fazer na próxima vez kkkk

3. Nascente Azul

O passeio mais curtinho. Quantidade de peixes também é tímida. Mas tem água bem azul e bem linda. O ideal pra quem não curte muito água.

4. Aquário Natural (ou Rio Baía Bonita)

O mais perto de Bonito. Tem uma vegetação muito linda, boa visibilidade da água e boa variedade de peixes. O espaço de apoio do atrativo conta com outras atividades para passar o dia, como tirolesa, observação de animais, piscina para treinamento pré-flutuação, …

O ideal para crianças e idosos ou quem tenha um pouco de medo de água.

5. Lagoa Misteriosa

O mais diferente (misterioso) kkk Esse passeio só abre no período de maio a setembro.

Tem esse nome porque não se sabe até hoje qual a profundidade. Mergulhadores já chegaram a 220 metros e não chegaram ao final. Um sonho pra quem gosta de mergulho (não é meu caso hahah).

6. Barra do Sucuri

O dois em um. Isso pois ele começa e termina no encontro dos rio formoso e sucuri (o mesmo rio que eu fui). Então você vê a diferença entre rios, sendo o rio sucuri mais claro e mais fácil de ver os peixes. Como o passeio ocorre na barra e não na nascente, o passeio Rio Sucuri tem visibilidade melhor que este.

7. Rio Formoso

O mais simples. Por causa de ser no rio formoso, a visibilidade é prejudicada quando comparado com o rios sucuri e da prata.

E aí, qual você prefere? 😉

Sobre

Eu sou Paula Rocha, nascida e criada na pitoresca cidade de Pirapora do Bom Jesus, SP. Apaixonada pelos animais, pela cor rosa e por globinhos de neve. Gosto de cerveja gelada, comer sem frescura e de viajar o máximo possível pagando o justo. Bora viajar?

2 comentários

  1. Pingback: Como é a flutuação no Rio Sucuri? – Viajando com a Mala Rosa

  2. Pingback: O melhor passeio de cachoeira – Viajando com a Mala Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top