Top

Abismo Anhumas Bonito

Atracao turistica em Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito não se chama assim por coincidência, é um dos cenários mais extraordinários no Brasil e não há exagero se  dissermos que é também um dos mais incríveis do mundo e é lá que tem um lugarzinho de nome no mínimo curioso que irá te fazer ficar encantado e sonhando acordado para conhecer. Sejam bem-vindos ao Abismo Anhumas Bonito.

A cidade de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, é uma das mais populares de nosso país no turismo. Isso porque, ela depende muito de sua natureza, presentando aos turistas lindos cenários e passeios inesquecíveis.

Na lista de principais atividades, você pode banhar-se em águas de rios e cachoeiras da região sul mato-grossense. Isso sem falar em visitar grutas, parques, percorrer trilhas além de muitas outras coisas. Uma das ações mais indicadas em caso de visita é ir até o Abismo Anhumas, localizado a 23 quilômetros do centro.

Isso porque, o mesmo é uma caverna gigantesca, descoberto apenas durante a década de 70. A única forma de você poder entrar nela é por meio de um rapel, descendo as paredes com cordas. Portanto, lembre-se que esta é uma atividade que requer certo desempenho físico. Então, é sempre bom checar antes se seu condicionamento está em dia. Mas, caso o contrário, fique tranquilo, pois existem diversos guias para te auxiliarem. Vamos as principais informações…

Abismo Anhumas Bonito História

O passeio mais caro de Bonito é também uma das experiências mais interessantes e inesquecíveis que você vivenciará, com uma história que data lá da década de 70 e continua a deixar os visitantes intrigados com tamanha beleza.

O Abismo Anhumas ou o “Buraco” como é popularmente conhecido na região, é uma caverna com mais de 70 metros desde o início da fenda até a lagoa, com uma incidência de luz e transparência das águas realmente impressionante na qual só é possível chegar após uma descida cheia de aventura de rapel.

Localizado na Fazenda Anhumas que já reunia belezas naturais extraordinárias, a grandiosidade do abismo só foi realmente conhecida em 1970 quando após um incêndio Juca Ygarapé, o verdadeiro desbravador desse paraíso, ao ouvir boatos sobre a presença do “Buraco” decidiu explorar a região com seu pai, quando se deparou com o abismo, no entanto, na época ainda não havia conhecimento suficiente de técnicas que tornassem possível entrar lá, o que de fato só foi acontecer em 1984 quando o desbravador conseguiu reunir pessoas com técnicas apropriadas em descida e escalada.

Bom, mas demorou e muito pra que outras pessoas pudesse visitar esse paraíso viu? Apenas em 1999 o lugar se tornou turístico e aberto para visitação.

E aí, curtiu a história do lugar? Então bora descobrir como fazer para adicionar o Abismo Anhumas Bonito a sua lista de experiências incríveis?

Fundo do Abismo Anhumas, em Bonito

Fonte: majiedqasem

Visite um dos passeios mais especiais

O Abismo Anhumas é de longe um dos passeios mais incríveis e únicos que você realizará em Bonito. Claro, existem outras cavernas e grutas nos arredores da cidade, mas, nenhuma é como esta. Isso porque, ela possui águas extremamente cristalinas, que atingem uma profundidade próxima a 80 metros.

Sem falar que o lago é gigantesco, ainda completamente rodeada pelas paredes rústicas presentes ali. Em seu interior, há algumas rachaduras nas paredes que permitem a entrada dos raios solares. Disso, é possível ver raios de luz invadindo as águas, o que causa o cenário ficar ainda mais belo.

Uma vez dentro do abismo, fique tranquilo, pois existe uma trilha e pequenas pontes construídas com madeiras para que você possa seguir. Ah… outra coisa, todo o seu caminho possui corrimãos e locais no qual você pode se apoiar. Fora que, se você ainda quiser algo mais extremo e legal, você pode participar do passeio de bote dentro da gruta! Os guias irão te conduzir a uma das experiências mais inusitadas que você terá na vida, pode acreditar.

Quer ver mais dicas do que fazer em Bonito? Clique aqui para conferir o post completo O que fazer em Bonito.

Abismo Anhumas preço: quanto custa este passeio?

Claro, até por ser uma atividade bem conhecida e requisitada pelos turistas, há um custo envolvido. Não é um valor necessariamente barato: são R$ 1.120 por pessoa, que inclui rapel e a flutuação. Caso queira, ainda pode consultar algumas agências de turismo para verificar seus preços. Mas, lembre-se que esta aventura em Bonito costuma ter um preço tabelado, então não deve fugir muito disso. O aluguel dos equipamentos, como corda, rapel, capacete e colete salva-vidas já estão dentro deste valor.

Se você gostar de mergulho, também é possível esta alternativa, até pela profundidade de 80 metros do lago. Mas, no caso, esta atividade possui um valor ainda maior, por volta de R$1.517 que inclui rapel e o mergulho.. A estrutura é relativamente pequena e tem um limite diário de pessoas que podem entrar na caverna. Esse, além da beleza exótica do lugar em si, é um dos principais motivos de seu elevado custo. Mas, com certeza vale a pena!

Abismo Anhumas flutuação: dentro das águas da caverna

Já que mencionamos o preço, anteriormente, deste passeio, e até mesmo a flutuação como atividade, por que não irmos mais a fundo neste tópico?

Para os que não conhecem, a flutuação nada mais é do que você ficar boiando na água com uma máscara. Disso, você poderá observar tudo o que tem debaixo d’água, o que inclui a vegetação e muitos peixes. Ah… não se preocupe com sua respiração, porque eles incluem snorkels e até mesmo cilindros de oxigênios. Esta última opção, claro, mais para quem for fazer o mergulho.

Você também receberá uma roupa neoprene, e sim, a utilização da mesma é totalmente obrigatória. Pés de pato são o próximo equipamento que você terá que trajar, e aí sim, estará apto para entrar na água. No interior do Abismo Anhumas, alguns locais do mesmo costumam ser um pouco mais escuros. Então, uma vez dito isso, tome um pouco de cuidado com onde está indo, principalmente para não se machucar. Faça tudo com muita calma e tranquilidade.

A temperatura da água se mantém em torno de 18º graus e a roupa de neoprene é inteiramente capaz de manter seu corpo em condições agradáveis.

Quer conhecer outra caverna para flutuação em Bonito? Clique aqui para conhecer a Lagoa Misteriosa.

Abismo Anhumas mergulho: uma experiência incrível

Se você gostou da ideia da flutuação, mas, prefere o mergulho, isso também é possível. O procedimento na questão de equipamentos é bem parecido. Receberá uma roupa neoprene, pés de pato, máscara, porém, agora com um cilindro de oxigênio. Este último também é obrigatório.

Durante todo o mergulho você estará acompanhado de um profissional treinado, até para evitar qualquer problema. O legal é que quanto mais fundo você vai, mais coisas incríveis é capaz de ver. Existe uma pequena floresta de cones de calcário por ali.

Sem falar que esta é a maior floresta deste tipo que existe em todo o mundo, acredita? Você também ganhará uma lanterna, até porque, quanto maior a profundidade, mais escuro fica. Tome cuidado com alguns animais, entretanto. Se avistar algo diferente é melhor voltar, apesar de não ter nada tão perigoso assim. Não é aconselhável a tentativa de descer até o fundo total da caverna, até porque, a pressão por lá pode ser muito grande para seres humanos.

ATENÇÃO: O mergulho autônomo que atinge a profundidade de até 18 metros só poderá ser praticado por mergulhadores certificados e credenciados, portanto se sonha em viver essa experiência de forma mais “completa”, recomendo que invista antes no curso para que posso tirar o certificado.

 

15323607532_b4d2c32c31_anhumas

Fonte: majiedqasem

Abismo Anhumas quando ir: qual a melhor época do ano para visitas?

Gostou do que leu sobre o Abismo Anhumas e quer visita-lo, mas não sabe quando ir?

Não tem problema, a seguir te passaremos as informações das melhores datas. Isso na verdade vai depender mais da sua disponibilidade, do que propriamente uma regra do local.

Claro, há dois meses que são mais indicados para visitas: os de dezembro e janeiro. Por que? Simplesmente porque neste período do calendário o Abismo Anhumas recebe uma quantidade maior de luz na caverna. Com isso, a iluminação melhora a níveis consideráveis.

E assim, o passeio e exploração da caverna acaba se tornando muito mais prazeroso e viável. Mas, se não puder visitar o local nestas datas, não se preocupe, você pode ir em qualquer outra. Até porque, com a distribuição de lanternas e alguns equipamentos do staff, você também conseguirá enxergar.

Não pense que irá jogar seu dinheiro fora pela falta de luz no ambiente. Este não é o caso. Na verdade, as vezes a falta de luz solar pode até mesmo causar um efeito de misticismo.

Quer saber tudo sobre a melhor época para visitar Bonito? Clique aqui para conferir o post Melhor época para ir a Bonito.

O passeio vale a pena?

Se você está preocupado com uma eventual visita ao Abismo Anhumas e se valeria a pena, fique tranquilo. O passeio não é à toa um dos mais recomendados de toda a cidade de Bonito. Claro, o elevado valor de entrada com certeza é algo a se pensar. Isso vai depender mais do seu orçamento, na verdade, do que uma certeza de divertimento. Até porque, existem tantos relatos positivos do local que é até difícil dizer que não vai curtir. Se você acha que vale a pena gastar isso em um único passeio, então sim, ele vale muito a pena.

Falando em passeios que valem a pena, que tal conferir o post Rio da Prata Bonito e se encantar por esse paraíso?

Onde ficar

Bonito é o tipo de lugar que te dá um leque de boas opções de lugares para se hospedar, portanto fique tranquilo quando for planejar sua viagem, pois certamente encontrará um que caiba em seu orçamento e corresponda as suas expectativas e vou dar algumas dicas de hospedagens com preços variados para te ajudar na hora de escolher.

Pousada do Peralta

A Pousada do Peralta é uma excelente opção de hospedagem, pois está localizada próximo ao centro da cidade e irá lhe possibilitar um grande conforto na hora de explorar a região, já que está próxima também de atrativos bem conhecidos.

A propriedade conta com quartos com decoração simples, porém confortável e aconchegante. Estão equipados com banheiro privativo, tv, frigobar e piscina para os hóspedes na área externa, além do wi-fi gratuito.

Não deixe de desfrutar do café da manhã que já está incluso no valor da sua hospedagem, hein? Diárias a partir de R$140. Verifique aqui a disponibilidade da pousada para as datas da sua viagem.

Antes de fazer a flutuacao em Bonito

Onde ficar em Bonito – algum canto com bastante verde. Foto: Fran Barros

Hotel Che Lagarto

O Hotel Che Lagarto é uma outra opção de hospedagem se você procura a praticidade de estar perto do centro da cidade, uma vez que sua localização está a apenas 800 metros de lá.

Os quartos são delicadamente decorados e estão equipados com ar-condicionado, telefone, tv e frigobar. Você poderá contar ainda com um serviço de recepção 24 horas por dia. Além disso, há a presença de um balcão de turismo no qual você poderá adquirir passeios.

Aproveite para aproveitar as duas piscinas presentes na área externa, além de desfrutar do café da manhã servido pelo hotel.

Diárias a partir de R$189. Verifique aqui a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.

Abismo Anhumas Bonito hospedagens

Acomodação do Hotel Che Lagarto em Bonito/MS. Fonte: Booking.

Hotel Pousada Arauna

O Hotel Pousada Arauna é aquela opção para quem quer se sentir em casa na hora de se hospedar. Localizado a apenas 1,1 km do centro de Bonito, o lugar possui quartos espaçosos com decoração bem simples e uma área externa deliciosa que merece ser apreciada.

As acomodações estão equipadas com varanda,banheiro privativo, ar-condicionado e frigobar, conte ainda com wi-fi gratuito em toda a propriedade e piscina ao ar livre disponível aos hóspedes.

Aproveite ainda para desfrutar do café da manhã servido diariamente e que já está incluso no valor de sua hospedagem. Diárias a partir de R$280. Verifique aqui a disponibilidade do hotel para as datas da sua viagem.

Pousada Arauna onde ficar

Onde ficar Abismo Anhumas Bonito/MS – acomodação Hotel Arauna. Fonte: Booking.

Quer mais sugestões? Clique aqui para conferir o post completo de Onde Ficar em Bonito.

Dicas

Quase pronto pra encarar essa aventura? Bom, então vou te dar algumas dicas apenas para garantir que você terá a melhor experiência da sua vida, ok?

  • O Abismo Anhumas Bonito exige um pouco de condicionamento físico, você não precisa ser atleta, mas será testado antes de realizar a atividade a fim de garantir que tudo seja feito com muita segurança, portanto, prepare-se durante um tempo antes de enfrentar o abismo, cuidando da alimentação, praticando atividade física e até mesmo realizando exames periódicos.
  • Há uma série de restrições para quem vai realizar a atividade e pessoas com problemas cardíacos, diabéticas, obesas e com problemas psicológicos serão devidamente informadas de que não poderão realizar o passeio, isso tudo também com o objetivo de proteger quem irá praticar a atividade.
  • Leve uma câmera que tenha uma boa resolução em ambientes escuros para garantir que voltará com fotos incríveis desse paraíso.
  • Leve um pequena mochila com toalha, roupa de banho e outros pertences.
  • Entre em contato com as agências de turismo com antecedência, pois o atrativo é muito procurado, principalmente na alta temporada.

Bom, agora que já tem todas as informações que precisa, que tal iniciar seu planejamento para conhecer o Abismo Anhumas Bonito, hein? Aproveite a trip e depois volte aqui pra contar um pouquinho da sua experiência pra gente!

Abismo Anhumas

Foto por: mundo4ebonito

Envie um comentário