Menu

Arraial d’Ajuda Trancoso

7 de janeiro de 2020

Quando pensamos em belas praias e lugares paradisíacos, logo lembramos do nordeste e principalmente da Bahia! Nesse post vou falar sobre Arraial d’Ajuda Trancoso: como é cada um? o que fazer? qual o melhor? o mais barato? como ir de arraial a trancoso …

A verdade é que entre as praias de Porto Seguro, de Coroa Vermelha e de Arraial da Ajuda tem muuuitos cenários incríveis e que valem a pena uma visita, mas aqui vou te focar nesses 2: Arraial d’Ajuda Trancoso.

Estes dois graciosos vilarejos são destinos maravilhosos do litoral baiano. Pequenos distritos da estância balneária de Porto Seguro, eles se tornaram o destino de muitos turistas, devido às belíssimas praias.

E para você que pretende viajar para Porto Seguro, mas está em dúvida sobre quais lugares visitar, fizemos este artigo. Aqui você poderá analisar e escolher entre Arraial d’Ajuda ou Trancoso qual o melhor destino para as suas férias.

Como é Trancoso?

Trancoso é um lindo vilarejo, onde predomina a simplicidade e a calma das pequenas cidades. Com mais de 470 anos, Trancoso possui grande diversidade ambiental e uma cultura única que ainda preserva os costumes locais.

Isso porque o vilarejo se originou a partir de uma aldeia jesuíta chamada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. Então são muitos anos de história que ainda preservam traços da época. Por exemplo, o famoso Quadrado de Trancoso, que hoje compõe o Centro Histórico da cidade.

Uma das praias mais visitadas do vilarejo é a Praia do Espelho devido ao seu lindo cenário. Afinal, ela é a típica praia paradisíaca, com águas cristalinas, areia branquinha e lindos coqueiros.

O lugar é conhecido por ser o destino de muitos famosos e celebridades, alguns até possuem casas na região. Não é raro que grandes personalidades escolham o lugar para realizar cerimônias de casamento na pequena e histórica capela ou mesmo para passar o revéillon.

Por ser um lugar bonito, com muita história para contar e paisagens naturais preservadas, Trancoso acaba sendo um destino mais caro. Se for escolher pelo valor dos hotéis e custos adicionais, entre Arraial d’Ajuda Trancoso, a melhor escolha (mais barato) seria Arraial.

Dá pra conhecer Trancoso e Arraial na mesma viagem?

Não só dá, como deve! Você tem 3 opções:

  1. Se hospedar alguns dias em Arraial e alguns dias em Trancoso
  2. Dormir em Arraial e ir pra Trancoso
  3. Ficar em Trancoso e ir pra Arraial

As opções acima estão ordenadas pelo que eu acho o ideal.. ou seja, se você tiver tempo, tente dormir em ambas as cidades, porque tanto Arraial d’Ajuda como Trancoso se transformam e ganham um charme especial à noite.

Caso você opte por ficar somente em Arraial, não se preocupe, pois você pode ir até Trancoso logo de manhã cedo, passar o dia por lá e depois voltar à noite. Assim desfrutaria das belezas do vilarejo sem gastar muito.

Veja aqui como chegar em Trancoso.

onde fica o quadrado em Porto Seguro

Trancoso, Bahia. Foto: Paula Rocha

Pontos turísticos de Trancoso

Se você é do tipo que gosta de acordar cedo e aproveitar o máximo dos passeios, o primeiro programa seria apreciar o nascer do sol na praia. Sério, não perca!

O belo contraste entre céu, mar e sol são excelentes para começar o dia com aquela energia especial que só uma cidadezinha toda especial como Trancoso tem a oferecer.

Um passeio interessante a se fazer logo de manhã é ir até o Rio da Barra e desfrutar da beleza das lindas falésias ao fundo da paisagem. Aproveite o momento para experimentar um almoço no Rio da Barra Villa Hotel. As comidas são deliciosas, os drinks bem feitos e o atendimento é muito especial, típico do povo baiano.

O Quadrado de Trancoso é outro lugar que merece uma visita! Na verdade, Trancoso e o Quadrado de Trancoso são praticamente a mesma coisa para os turistas: com certeza você vai passar por lá.

Dica: conheça o quadrado tanto de dia quanto à noite, quando há mais movimento e programações especiais. Ali você encontrará um cenário bem clássico e variado com pequenos restaurantes, bares e comidas para todos os gostos. E tudo debaixo das grandes árvores que ajudam a harmonizar o ambiente.

Prepare-se, porém, que a maioria dos restaurantes no Quadrado são uma facada de caro. Mas calma, dou várias dicas de como economizar no meu post de Trancoso 🙂

Além disso, para quem gosta de ir às compras sempre que viaja, o Quadrado possui muitas variedades. Lá você encontrará lojas de estilistas famosos e também artesãos e artistas locais que expõem e vendem seus trabalhos feitos com muito carinho e dedicação pelas ruas ao redor do quadrado.

Como é Arraial d’Ajuda?

Certamente o que mais atrai turistas para a região são as praias de Arraial d’Ajuda, mas entre Arraial d’ajuda e Trancoso a escolha fica difícil. Assim como Trancoso, Arraial da Ajuda é um distrito de Porto Seguro e possui a mesma paisagem paradisíaca, a tranquilidade e a alegria típicas do nordeste brasileiro.

Além de curtir as praias, muitos visitantes vão até Arraial d’Ajuda em busca de programas especiais, como noites badaladas com música ao vivo e a excelente comida. Na verdade, recomendo que você dê uma lida também no post de o que fazer em Arraial d’Ajuda que está completaço.

Como é verão o ano todo por lá, curtir as praias é praticamente um dever. As águas são cristalinas de verdade, a paisagem é incrível com lindas falésias e coqueiros à beira mar.

Arraial d'ajuda Trancoso a noite

Arraial d’ajuda certamente é a melhor opção durante a noite. Arraial d’ajuda Trancoso 2020

Pontos turísticos de Arraial da Ajuda

Com a maré baixa, muitas piscinas naturais se formam e o cenário fica ainda mais encantador. Para quem ama petiscar, têm as barracas na areia com deliciosos peixes e frutos do mar. E para quem aprecia as noites badaladas, este é o melhor destino. Além do Axé Moi Porto Seguro também, é claro.

Vale destacar 4 pontos turísticos principais de Arraial para quem gosta de curtir a noite:

1. O Largo da Ajuda é um dos principais pontos e fica próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda. Ali é possível encontrar bares, restaurantes, cafeterias e lojas de artesanato.

2. Para quem visitar o local no mês de agosto, poderá participar das festividades religiosas de Nossa Senhora d’Ajuda, a padroeira da cidade. A festa corre sempre no dia 15 de agosto e reúne muitos fiéis e visitantes. Se você aprecia cenários bucólicos e relaxantes, faça uma visita à noite aos restaurantes à luz de velas.

3. A Rua Broadway é outro lugar bom para visitar, pois abriga uma grande e variada concentração de comércios. É um grande calçadão que liga a Praça São Braz ao Largo da Ajuda. Aqui você encontra muitas variedades, além de bares e lanchonetes com preços bem mais em conta para quem quer economizar.

4. Os amantes do artesanato precisam visitar a Praça São Braz, muito conhecida por Praça da Feira Hippie, é o lugar onde os artesãos expõem seus trabalhos. Há épocas em que artistas fazem shows ao ar livre e você ainda poderá degustar alguma iguaria das barraquinhas de comida de rua.

Arraial dajuda Trancoso, o que fazer

Os lugares mais badalados de Arraial d’Ajuda

Entre os lugares mais badalados estão, a Rua Mucugê, o centro histórico e o Arraial dá ajuda Eco Parque. A Rua Mucugê atrai muitos visitantes, porque concentra o maior número de lojas, restaurantes e bares da cidade.

A programação é mais intensa à noite, já que durante o dia o povo se concentra em curtir a praia. Para o que curtem uma boa balada no final de semana, o Morocha Club é uma excelente opção, além de muitos bares e restaurantes com música ao vivo.

Ali você encontrará o Beco das Cores e a Praça Caminho do Mar, que também são cenários de música ao vivo e apresentações culturais da região. É o lugar ideal para quem busca lugares animados, ao ar livre e ao lado do mar.

O Centro Histórico é outro lugar que recebe muitos visitantes, pois abriga a grande igreja matriz Nossa Senhora d’Ajuda. Atrás da igreja, você poderá encontrar o Mirante das Fitinhas do Senhor do Bonfim. De lá é possível apreciar a bela vista do encontro entre o Rio Buranhém com o mar.

Vale a pena também fazer uma visita a Fonte de Nossa Senhora d’Ajuda que segundo a crença dos fiéis locais nasceu graças às promessas e orações do fiéis. Para chegar até lá, o melhor caminho é pela Estrada da balsa.

E por fim, o lugar mais badalado e reconhecido na América Latina é o Arraial d’Ajuda Eco Parque. Inaugurado em 1997 o parque aquático possui atrações para todos os públicos.

Lá você poderá se divertir participando de diversas atividades como: tirolesa, toboágua, escalada, rapel, arvorismo, piscina de ondas, esportes náuticos, entre outras.

Arraial da Ajuda

Amarre uma fitinha em arraial d’Ajuda Trancoso. Foto: Paula Rocha

Arraial d’Ajuda ou Trancoso?

Como decidir entre estes 2 lugares maravilhosos?

Qual o melhor Arraial d’Ajuda ou Trancoso? tudo vai depender do orçamento e do objetivo da viagem.

Quem viaja com a intenção de aproveitar todos os pontos turísticos de Porto Seguro, qualquer um dos destinos funciona, mas em Arraial, você estará mais perto.

No entanto, se você procura história, um ambiente único e mais isolado, sem se preocupar com gastos, escolha Trancoso.

Se você procura animação, saiba que você vai encontrar o que fazer nas 2 cidades, mas Arraial d’Ajuda é bem mais movimentada e têm muitas opções de música ao vivo e baladas, enquanto Trancoso é mais romântico.

Ah, lá em Arraial da Ajuda também tem o Eco Parque, que é quase uma obrigação para quem ama aventura e principalmente está indo curtir o verão.

Pra quem vai com o orçamento mais apertado, a opção mais econômica é se hospedar em um hotel ou pousada em Arraial d’Ajuda e reservar um dia para passeio em Trancoso. São 28km de carro via estrada de Trancoso, que na baixa temporada é bem tranquila.

Mas…

Qual o mais caro: Trancoso ou Arraial d’Ajuda?

Apesar de achar Trancoso bem mais caro, tive a sorte de achar uma pousada linda de viver e pagar bem pouquinho por ela. Sério, fez a diferença total e foi um dos pontos altos da minha viagem!

A pousada bonita e barata em Trancoso que fiquei foi a Pousada Calypso (e não é da Joelma hahaha mas fiquei pensando nisso e cantando o tempo todo kkk).

Pagamos menos de R$ 200 pela diária e o tratamento, acomodações e o café da manhã eram de hotéis de luxo! Foi certamente um verdadeiro achado! Vai por mim, verifique se a pousada tem disponibilidade nas datas da sua viagem aqui.

Arraial d'ajuda Trancoso

Onde Ficar em Trancoso

Onde Ficar em Trancoso: Pousada Calypso

Gostei demais de Arraial da Ajuda Trancoso, mas… se fosse pra optar por apenas um, escolheria Arraial com certeza! Acho que voltaria lá umas mil vezes 🙂

Arraial, Trancoso ou Porto Seguro?

Ah, outra opção boa é ficar por Porto Seguro:

Por fim, sugiro que você dê uma olhada nos meus destaques lá no Instagram do Mala Rosa, pois salvei toda a minha viagem pra Porto Seguro, Coroa Vermelha, Arraial da Ajuda, Praia do Espelho, Trancoso e Caraíva.

1 comentário

  1. Paulo Marinho Responder 18 de julho de 2020, 10:40

    É preciso alugar um carro ou dá pra se virar de Uber/Tranfer??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top