Menu

10 de janeiro de 2020

Praias Arraial d’Ajuda: o paraíso é aqui

Conhecer Porto Seguro e região é algo que está nos planos de muitas pessoas que amam viajar. E para quem vai para esta região as Praias de Arraial d’Ajuda são verdadeiros pedacinhos do paraíso que merecem ser visitados.

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro, Bahia que atrai muitos visitantes todos os anos justamente por causa das belas praias, do povo hospitaleiro e da boa comida. Um pequeno vilarejo encantador que guarda traços da cultura antiga local, mas também possui um pouco do glamour da modernidade.

O principal acesso ao vilarejo é pela balsa atravessando o Rio Buranhém. Arraial d’Ajuda fica próximo a Trancoso e Caraíva, outros lugares bem interessantes para se visitar na região. Chegado lá,  que não falta é opções para se divertir e relaxar. Excelentes restaurantes, bares e clubes para apreciar a boa gastronomia, saborear bons drinks e curtir belas músicas.

Arraial d’ajuda praias

Em Arraial d’Ajuda faz sol praticamente o ano todo, portanto para curtir as praias não é preciso ir na alta temporada. E são muitas praias, desde as mais tranquilas para quem deseja relaxar, às mais badaladas para quem gosta de agitação.

Veja também nosso post completo com preços, dicas e o que fazer em Arraial d’Ajuda

Praia da Pitinga

A praia da Pitinga é uma das mais tranquilas entre as praias de Arraial d’Ajuda. É o ponto ideal para quem busca sossego e relaxar à beira mar com uma bela vista do contraste entre o azul do mar e do céu e o laranja das falésias ao fundo.

É mesmo uma belíssima praia com águas cristalinas e mornas, ondas fortes e areia bem fofinha. Além disso, na maré baixa, formam-se piscinas naturais, que chamam a atenção de muitas pessoas, principalmente crianças. Então se você vai com a família, esta é uma praia sossegada e com diversão para as crianças.

Para chegar à praia pode ir caminhando ou pegar uma van no centro de Arraial que custa em torno de R$ 2,00.

Praias da Bahia

Praia do Taípe

A Praia do Taípe é a mais isolada e longe do centro do vilarejo. Lá você encontrará um cenário mais selvagem com enormes falésias. Além das belíssimas paisagens naturais, o lugar conta com um resort de luxo Club Med acima das formações rochosas para quem deseja relaxar olhando para a imensidão do oceano.

A parte mais natural da praia está abaixo das falésias, compondo um belíssimo cenário com mata nativa, restingas e até uma lagoa natural na divisa com a Praia da Pitinga.

Apesar de ficar mais distante de Arraial, a Praia do Taípe conta com uma barraca para saborear aquela porção especial à beira, tem banheiro, quadra de vôlei e redes para descansar.

Por ser uma das praias mais distantes do centro e com vegetação nativa preservada, muitos consideram essa a melhor praia do Arraial d’Ajuda. Certamente você vai amar!

Praia do Taípe, Porto Seguro

Praia do Taípe, definitivamente um paraíso. Foto: Paula Rocha

Praia da Lagoa Azul

Ligada a praia do Taípe, a Lagoa Azul é um lugar para quem busca sossego e bela paisagem para fotos. A água é bem límpida e apesar de não ter nenhuma “Lagoa Azul” no local, há pequenas piscinas naturais na maré baixa e até piscinas mais lamacentas para quem gosta de um banho de lama.

Praia do Parracho

A Praia do Parracho é o lugar de agitação, o ponto de encontro dos festeiros de plantão e dos jovens que adoram curtir com os amigos. No verão é sempre festa e a maioria dos eventos é por conta do Uíki Parracho que faz desde grandes eventos musicais até casamentos.

O lugar é badalado, mas também pode ser aproveitado para quem viaja em família, pois possui atrações para todos os públicos e belas piscinas naturais na maré baixa. Também é o ponto de encontro de quem gosta e esportes náuticos.

A Cabana Grande, é uma barraca bem estruturada, e um ótimo lugar para descontrair e curtir uma boa música. Também é uma boa opção para almoçar, pois os pratos são bem saborosos os preços bem razoáveis.

Praia Parracho

Praia Parracho

Praia Apaga Fogo

É uma das praias  de Arraial d’Ajuda mais bem estruturadas. E também é o ponto de encontro entre o oceano Atlântico e o Rio Buranhém, por onde é feita a travessia pela balsa de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda.

Além disso, o lugar abriga o gigantesco Arraial d’Ajuda Eco Resort, que ocupa 70 mil m² e é dividido entre o espaço para hospedagem e diversão. O lugar perfeito para quem quer relaxar tenho a bela vista do mar e do horizonte

Dica: se você for hospede do Arraial Eco Resort não pagará para entrar no parque aquático. Consulte aqui a disponibilidade e os valores das diárias.

principais praias de Arraial d'ajuda

principais praias de Arraial d’ajuda. Foto divulgação: Arraial  d’Ajuda Eco Resort

Praia do Mucugê – Praias Arraial d’Ajuda

A praia do Mucugê é a mais próxima do centro de Arraial d’Ajuda e com uma boa infraestrutura. Para chegar na praia, se estiver no centrinho é simples, basta descer a ladeira e logo estará lá.

Na alta temporada é bom verificar antes se ela está própria para banho. Mesmo assim, vale a pena pela bela vista do mar e as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa.

Na beira da praia é possível encontrar muitos restaurantes e quiosques com espreguiçadeiras para quem deseja passar o dia relaxando. Por estar bem próxima da Rua Mucugê, a mais movimentada do centro, durante a noite, esta praia é bem animada com raves e festas.

E para quem deseja apenas relaxar, a praia possui uma bela vista para o mar clarinho e calmo de frente para os coqueiros e outras árvores. Com certeza a minha preferidas das Praias Arraial d’Ajuda.

Dicas para economizar

Na chegada da praia do Mucugê tem uma lojinha de conveniência chamada Kakaosca que vende 3 cerveja por R$10 e eles ainda emprestam a caixa térmica.

Nós sempre levamos nossa bolsa térmica para todo o lugar, compramos cerveja no mercado e se mandamos para praia 🙂

Praia do Mucugê

Fim de tarde na Praia do Mucugê. Foto: Paula Rocha

Praia do Araçaípe – Praias Arraial d’Ajuda

A Praia do Araçaípe fica próxima a Apaga-Fogo e conta com uma belíssima paisagem de onde é possível avistar barquinhos no horizonte. Cheia de recifes de corais, com uma água esverdeada e uma areia branquinha, é uma das praias de arraial d’Ajuda muito boas para relaxar.

Com a maré baixa, surgem as piscinas naturais que garantem a diversão em família. E se quiser comer, logo à beira da praia, encontrará muitas barraquinhas com os mais variados aperitivos.

Como fica bem próxima a pousadas, quem se hospedar por ali pode chegar na praia fazendo uma pequena caminhada. Também é um ponto de encontro de quem pratica surf e outros esportes no mar. Essa praia com certeza vai conquistar você

Praias de Arraial d'Ajuda

 Praia do Espelho – praias Arraial d’Ajuda

A praia do Espelho é considerada uma das mais belas do mundo e fica na divisa entre Arraial d’Ajuda e Trancoso. O título de mais bela praia é merecido, pois mesmo sendo famosa e possuindo infraestrutura para o turismo, ela ainda permanece selvagem e límpida.

A água transparente e de temperatura agradável atrai muitos visitantes. E as belas falésias, a vegetação selvagem aliadas ao azul do céu tornam este lugar um verdadeiro paraíso.

Praia de Arraial d'ajuda

Praia do Espelho,  Praias Arraial d’Ajuda Foto: Paula Rocha

Rio da Barra

O Rio da Barra está na divisa entre Arraial d’Ajuda e Trancoso. O cenário é composto por um mangue e o Oceano Atlântico. O lindo encontro entre o rio da Barra e o mar, mais a vegetação selvagem e as falésias tornam o cenário perfeito para tirar aquelas fotos maravilhosas e inesquecíveis.

 Mapa das praias Arraial d’Ajuda

Enfim, o que não  faltam são opções de gastronomia e lazer para curtir as férias. E é por isso que tantos turistas preferem ficar em Arraial, pois além de ser um vilarejo charmoso e aconchegante, de lá poderá visitar regiões vizinhas.

As praias são incríveis, mas poderá complementar com passeios a Trancoso, Caraíva e fazer um tour pelas Praias de Porto Seguro. Para variar um pouco, poderá curtir um dia de pura diversão no Arraial d’Ajuda Eco Parque, um dos melhores parques aquáticos do mundo. Afinal, quem não gosta de unir piscina e mar não é mesmo?

Veja a seguir o mapa das praias de Arraial d’Ajuda:

Mapa das Praias Arraial d'Ajuda

Mapa das Praias Arraial d’Ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top