Menu

Porto Seguro pontos turísticos e roteiro completo

12 de janeiro de 2020

Que Porto Seguro é um dos destinos mais buscados no Brasil, já sabemos. Mas o que fazer em Porto Seguro? preparei este guia com um roteiro completo para você saber os pontos turísticos mais legais ao chegar nesta incrível cidade, situada no Sul da Bahia.

Primeiro, saiba que a cidade é cheia de histórias, arte, culinária boa, moradores receptivos, praias lindas e muitos lugares ótimos para relaxar e dar aquele gás para começar bem o próximo ano.

Coração do Brasil, Porto Seguro foi o lugar onde os portugueses desembarcam e deram início à nossa história. Conhecer este lugar é quase uma parte essencial na vida de todos os brasileiros. Nos aprofundarmos na nossa própria história e cultura é enriquecedor.

Portanto, veja, neste artigo, pontos turísticos fantásticos para conhecer na cidade, além de opções de diversão e hotéis próximos à região. Acompanhe!

Sobre Porto Seguro

Muito antes das navegações portuguesas desembarcarem no Brasil, Porto Seguro (assim como muitas outras regiões do Brasil) era habitada por povos nativos. A terra de Porto Seguro passou por uma sucessão de tribos indígenas, pertencendo primeiramente à tribo tapuias, depois aos tupis e, por fim, aos tupiniquins, que foram os nativos que receberam a chegada dos portugueses.

Porto Seguro foi justamente a 1ª região onde as navegações comandadas por Pedro Álvares Cabral chegaram, mas o local exato de onde ocorreu o desembarque ainda é incerto. Até porque faz um tempo já, né? hahaha

Onde fica Porto Seguro

Pontos Turísticos de Porto Seguro. Foto: Paula Rocha

Mais do que história do Brasil, a cidade é conhecida por ser muito alegre, animada e rodeada por belas praias, quase um oásis dentro do estado da Bahia. Não só os dias em Porto Seguro são agitados, mas a noite também agrada muito os visitantes, pois possui festas para todos os gostos.

A cidade é feita para agradar todo tipo de público, visto que possui lugares calmos, quase desérticos, lugares isolados e, também, praias cheias, com muitas barracas e atividades noturnas.

Ao todo, a cidade possui cerca de 90 quilômetros de praias, além de parques, ilhas e outros lugares fantásticos.

Os melhores pontos turísticos de Porto Seguro

Costa do Descobrimento – história e muita beleza

Pra quem busca saber mais sobre a descoberta do Brasil pelos portugueses, então aCosta do Descobrimento é o seu ponto turístico ideal. Além de conhecer o lugar considerado o ponto onde Pedro Álvares Cabral desembarcou, você ainda conta com uma belíssima praia paradisíaca, que nos faz ter um pouco de noção de como foi para os portugueses avistarem tão ricas terras.

A Costa do Descobrimento é considerada como patrimônio Natural Mundial pela Unesco e possui muitos lugares históricos e naturais.

O lazer noturno na Costa do Descobrimento também ganha destaque com os shows realizados pelas casas noturnas na parte litorânea do local. Certamente é o lugar certo para a galerinha que adora um agito.

Onde Fica Porto Seguro, Praias

Porto Seguro Praias. Foto: Paula Rocha

Arraial d’Ajuda, Porto Seguro pontos turísticos

A natureza exuberante em uma pequena vila com muitas praias é o que você irá encontrar em Arraial d’Ajuda. O local possui construções com um estilo único que chamam muita atenção.

Há também um complexo de lojas e restaurantes na Estrada do Rio Mucugê, situada ao redor do famoso Rio Mucugê, que abrange grande parte de Porto Seguro. E a rua foi considerada  a “rua mais charmosa do Brasil”. Vale a pena conhecer!

Arraial d’Ajuda conta com 20 quilômetros de praias, sendo as mais conhecidas a Praia de Apaga FogoPraia de Araçaipe e Praia do Mucugê, cada uma com suas particularidades.

A maioria dos locais em Arraial d’Ajuda somente é acessível por meio de balsa, por conta do Rio Mucugê, que corta a cidade. Isso faz com que as regiões mais ao litoral sejam mais tranquilas.

Além das praias, há outras atividades, como, por exemplo, o famoso parque aquático Eco parque Arraial d’Ajuda, com atrações para toda a família. Sem dúvidas é uma ótima pedida!

Arraial da Ajuda

Arraial da Ajuda é certamente um paraíso. Foto: Paula Rocha

Trancoso – charme e paisagem inesquecível

Sendo um dos pontos turísticos mais populares de Porto Seguro, Trancoso fica situado próxima à Arraial d’Ajuda. É um pequeno distrito de Porto Seguro, com pouco mais de 3 mil habitantes, mas é um lugar famoso por ser um dos locais mais tranquilos e bonitos do litoral da Bahia.

Além das belas praias, há também o famoso Quadrado de Trancoso, uma praça muito popular por ser um ponto de encontro para todos em Trancoso. No Quadrado, é possível encontrar muitas opções de comidas e bebidas para todos os tipos de gosto, além de as casinhas que rodeiam o Quadrado que possuem uma arquitetura e cores vibrantes que são encantadoras.

Recomendo que você leia também nosso post completo sobre Trancoso Porto Seguro.

Outra opção de ponto turístico para conhecer em Trancoso é visitar Caraíva, uma pequena vila onde somente é permitida a entrada de pedestres. Isto porque o chão da cidade é todo de areia e o único acesso por lá é através de balsas e canoas. A cidade é um paraíso da tranquilidade, pois lá não há sinal de internet nem de redes de telefonia. A eletricidade só chegou no ano de 2007, ou seja, quem deseja paz e sossego da vida agitada da cidade certamente encontrará em Caraíva.

Visite também a Praia do Espelho, umas das mais belas praias do Brasil.

Caraíva onde fica

Caraíva Bahia.Foto: Paula Rocha

Porto Seguro pontos turísticos: Centro Histórico

Tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o local marca o início da colonização de Portugal aqui no Brasil.

São muitos pontos turísticos que remontam a história do Brasil e fazem os visitantes ficarem fascinados pela arquitetura barroca da época.

Um dos pontos mais importantes da visita pelo centro histórico é o Marco do Descobrimento. Considerado um marco lapidado que os portugueses fixaram na terra para marcar a descoberta do país-continente.

Logo atrás do Marco do Descobrimento tem a Igreja de Nossa Senhora da Penha (a santa padroeira da cidade). Trata-se de uma igreja de estilo barroco com ilustrações do século XVI e XVII.

A Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia é outro lugar com ilustrações. Lá você encontrará a escultura de Nosso Senhor dos Passos, uma raridade confeccionada com olhos de vidros, gotas de sangue feita com rubis e dentes de marfim.

A Casa da Câmara e da Cadeia hoje é reconhecida por ser o Museu de Porto Seguro e abriga muitos artefatos importantes para a história da colonização. Por isso, o  passeio pelo museu é quase obrigatório aos turistas interessados em história.

A casa da lenha e o Casarão, que hoje abrigam a prefeitura, também são referências turísticas.

Centro histórico de Porto Seguro

Centro histórico de Porto Seguro. Foto: Paula Rocha

Memorial da Epopéia do Descobrimento

Trata-se de um memorial que traz uma réplica em tamanho real da Nau comandada por Pedro Álvares Cabral. Além disso, há muitos artefatos que buscam mostrar aos visitantes as condições precárias que os navegadores tinham que se prestar para fazer longas expedições marítimas.

Há também uma oca indígena com artefatos dos povos nativos do Brasil como: lanças, redes de pesca, arco e flecha, dentre outros.

O passeio é guiado por um guia turístico que vai contando desde o princípio das expedições marítimas em Portugal até o dia em que desembarcaram no Brasil. Portanto, um passeio de história e curiosidades que vale muito a pena para os interessados na “epopéia do descobrimento”.

Mirante de Porto Seguro Bahia

Mirante, Porto Seguro Pontos turísticos. Foto: Paula Rocha

Passarela do Álcool: o agito da noite em Porto Seguro

Também conhecida como Passarela do Descobrimento, o lugar é famoso por ter sido um dos primeiros locais do Brasil a serem povoados pelos povos portugueses. Hoje, a Passarela é também um ponto turístico, tomada por prédios históricos que contam a história do Brasil através dos detalhes da construção. Contudo, o que atrai mesmo os turistas é o famoso “Drink Capeta”, além de tantas outras bebidas e misturas alcoólicas.

Na Passarela, há também uma feirinha de artesanato que funciona com um horário de pico alternativo (por volta da meia-noite, quando o lugar está mais lotado).

Apesar do foco da Passarela do Álcool serem as bebidas alcoólicas e os artesanatos, há alguns restaurantes que se arriscam a servir comidas diversificadas. Por exemplo, restaurantes especializados em culinária francesa, japonesa e italiana. Mesmo assim, a comida típica baiana é a mais buscada pelos turistas.

Orla Norte Porto Seguro

Passarela do álcool, certamente um dos principais pontos turísticos de Porto Seguro

Porto Seguro pontos turísticos: Farol

Próximo ao Centro Histórico e à Passarela do Álcool, o Farol da Praia de Porto Seguro é um ponto turístico bastante popular por oferecer uma visão panorâmica de Porto Seguro. Do alto do mirante, é possível ver muitas praias da cidade. A vista é realmente de tirar o fôlego!

O farol em si também é um monumento à parte, muito bem conservado e ótimo para fotografar. E na orla, há restaurantes requintados com culinária italiana, francesa, baiana, dentre outros tipos.

Praia de Taperapuã: muito agito e curtição

Considerada a praia mais agitada de Porto Seguro, Taperapuã oferece uma diversidade de atividades aos turistas, além de ser uma praia incrivelmente bela que merece sua visita.

Os agitos em Taperapuã começam logo pelo dia e vão até à noite, que é uma das melhores horas na praia.

As mega barracas em volta da praia oferecem diversos serviços de gastronomia, artesanato, drinks e bares, souvenirs e muitos outros.

Por ser considerada uma das praias mais animadas, o que não podia faltar nesta lista são as festas que ocorrem na praia de Taperapuã. Axé Moi, Tôa Tôa e Barramares garantem a diversão tanto de dia quanto à noite. Porém, há também roteiros mais tranquilos, como um passeio pelas barracas e estruturas da praia.

toa toa Porto Seguro

Toa Toa, Porto Seguro Bahia. Foto: Fran Barros

Praia do Parracho

Situada em Arraial d’Ajuda e próxima à praia Mucugê, Parracho é uma praia de águas cristalinas, mornas e areia clara.

As maiores atrações da praia são o Carnaval e a Virada do Ano, onde ocorrem diversos shows que atraem um enorme público para a bela praia.

O nome da praia se deu devido à uma barraca de mesmo nome (Parracho), localizada em frente à praia. É por lá que a maioria dos turistas faz suas refeições, já que o custo-benefício é bastante agradável.

Porto Seguro Pontos turísticos: Ilha dos Aquários

Situada entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, a Ilha dos Aquários é uma grande área verde e exótica. As árvores que rodeiam o local o deixam com aspecto cinematográfico, que são valorizadas pela beleza natural.

Além de ser um ótimo empreendimento no turismo, a Ilha também representa muitos valores culturais, históricos e biológicos para Porto Seguro.

A Ilha dos Aquários é um espaço verde, preservado, que une o contato com a natureza e várias outras atrações noturnas.

O lugar possui muitos espaços para a realização de diversas atividades. Dentre elas, podemos citar: gastronomia, música, atividades ecológicas, peças teatrais. E, é claro, os aquários (sendo 5 no total), com diferentes espécies de peixes e até tubarões. Continue lendo…

Ilha dos Aquários está fechada?

Reserva da Jaqueira Porto Seguro: Aldeia indígena

Também conhecida como Reserva Pataxó da Jaqueira, trata-se de uma habitação da tribo Pataxó que reúne 32 famílias indígenas.

A ideia do passeio é fazer uma espécie de “imersão” na cultura indígena. O visitante é incentivado, inclusive, a aprender algumas palavras básicas na língua deles.

Durante o passeio, os turistas conhecem a tribo, as manifestações culturais e religiosas deles, sua rotina, seus artefatos, para assim tentar entender um pouco mais de como vivem essas famílias de povos nativos, que são parte essencial da nossa história.

Ao passearem por lá, os visitantes passeiam por vários espaços da tribo e terminam com uma pintura de rosto e a degustação de um peixe preparado na folha de patioba. Quem se interessar pode ainda comprar artesanato produzido pela tribo e, assim, ajudar na preservação da Reserva.

Reserva Pataxó da Jaqueira

Como chegar em Porto Seguro

Escolhido o seu destino final entre as muitas possibilidades em Porto Seguro, agora basta colocar tudo na mala e partir. Para chegar em Porto Seguro, a melhor opção é de avião. O Aeroporto de Porto Seguro fica situado no centro da cidade e é o lugar ideal para desembarcar e seguir rumo ao paraíso.

Para quem optar por ir à cidade de automóvel, também há um roteiro de viagem incrível que pode ser feito, certamente, você poderá aproveitar muito mais lugares.

Ao chegar em Porto Seguro, há também a opção de alugar um automóvel, o que pode ser uma escolha bem em conta, visto que o valor da locação não costuma ser tão caro, se comparado ao custo-benefício.

Por fim, quem vai a Porto Seguro deve explorar todos os cantos e tudo o que a cidade tem para oferecer, pois há muitos lugares incríveis, certamente uma forma de prestigiar o Nordeste e o nosso próprio país.

Como Chegar em Porto Seguro Bahia

Melhores hotéis para se hospedar em Porto Seguro e região

Alto do Aeroporto Hotel

O apart-hotel encontra-se a 0.3 km do aeroporto, possui ótimas acomodações para famílias e tem o diferencial de aceitar animais de estimação nas instalações dos quartos. Diárias a partir de R$149 . Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

Onde ficar em Porto Seguro

Onde ficar em Porto Seguro. Foto: Alto do Aeroporto hotel

Pousada Aroeira

Pousada simples com acomodações modestas. Fica localizada a 0.8 km do aeroporto e possui uma diária com valor bem em conta. A localização da pousada também é bastante atrativa, por se situar em pontos turísticos da cidade. Diárias a partir de R$90. Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

 Pousada Aroeira

Hotel barato em Porto Seguro. Foto: Pousada Aroeira

Porto Seguro Eco Bahia Hotel

Trata-se de um resort com ótimas comodidades. Pensado especialmente para famílias de passagem pela cidade, o hotel oferece quartos com ar condicionado, wi-fi, serviço de quarto, lojas, café da manhã e uma piscina para a diversão de todos. Diárias a partir de R$600. Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

Porto Seguro Eco Bahia Hotel

Foto:Porto Seguro Eco Bahia Hotel

Hotel Kalifornia

Situada a apenas 1 km de pontos turísticos como a Passarela do Álcool, bem no coração de Porto Seguro, o hotel oferece ótimas instalações, além de wi-fi, piscina e café da manhã incluso no pacote. Diárias a partir de R$98. Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

Onde se hospedar em Porto Seguro

Foto:hotel Kalifornia

Hotel Porto das Âncoras

Um dos hotéis mais buscados na região. Fica próximo à praia Taperapuã e dos eventos badalados: Axé Moi e Tôa Tôa. Além da ótima localização, o hotel oferece ótimas acomodações, piscina, bar e churrasqueira para tornar a estadia ainda mais agradável. Diárias a partir de R$ 65. Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

Hotelbom e barato em Porto Seguro

Hotel Porto das Ancoras

Hotel Recanto do Sol

Também localizado próximo à Passarela do Álcool (cerca de 500 metros). Ótima opção para casais, especialmente pela localização próxima a bares e restaurantes. O hotel oferece wi-fi gratuito, piscina, frigobar e café da manhã. Diárias a partir de R$132 . Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

Pousada barata em Porto Seguro

Foto: Hotel Recanto do Sol

Pousada Travessia

Com uma ótima localização (próximo à Passarela do Álcool, Memorial do Descobrimento, Ilha dos Aquários, Axé Moi e Tôa Tôa), a pousada é simples, mas oferece ótimas acomodações, além de acesso gratuito ao wi-fi e banheiros privativos. Diárias a partir de R$135. Verifique aqui se o hotel tem disponibilidade nas suas datas.

Hotel no Centro de Porto Seguro

Hotel no Centro de Porto Seguro

Depois de todas essas informações, o último conselho para fazer uma ótima viagem é se planejar e se organizar para que você possa aproveitar a cidade ao máximo e conhecer todos os pontos turísticos de Porto Seguro que você puder! Portanto, se joga na Bahia!

Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top