Top

Doces tradicionais do Japão que você precisa experimentar!

Doces tradicionais do Japao

Estou pra ver um lugar que ofereça tantas variedades de doces tradicionais como aqui no Japão! A verdade é que o Japão é incrível em todos os sentidos, e com a culinária não poderia ser diferente.

Os japoneses arrasam nos doces, desde o capricho com os detalhes e sabores nada enjoativos.

Antes de morar  aqui, eu pensava que as únicas refeições que eu encontraria, seriam arroz e peixe rs Mas na verdade, me surpreendi como a culinária é extremamente vasta, além de japonês também gostar muito de doce! (ainda sigo sem entender como eles são magros rs)

A verdade, é que os doces do Japão, não são tão cheios de açúcar como os nossos, pois eles gostam de sabores mais sutis 🙂

Pra mim, sendo muito doce ou não, a melhor parte da refeição, sempre vai ser a sobremesa! Por isso mesmo, aproveito e te convido a conhecer alguns dos doces mais tradicionais do Japão! Vem comigo 🙂

Mochi (餅)

O mochi (se fala Moti) é um dos principais doces tradicionais do Japão!

É um bolinho feito de arroz glutinoso, porém o preparo não é nada fácil!  É necessário bater a massa muitas vezes para que se forme uma pasta e seja então, moldado no formato desejado. Na minha viagem para Kyoto em 2018, tive a oportunidade de assistir o preparo! Exige bastante forças no braço 🙂

O Mochi é consumido no Japão anualmente, em todas as datas, é sem dúvidas a base fundamental de muitas receitas no Japão. Há inclusive uma cerimônia por aqui (mochitsuki) para preparação do doce, pois ele representa por aqui a prosperidade. Seu consumo se torna ainda mais especial nas festas de fim de ano, e também sempre é uma boa opção para presentear os familiares.

O mochi pode ser cozido no vapor, grelhado, consumido de diversas formas. O recheio geralmente é de pasta de feijão tradicional anko (pasta doce de feijão azuki), mas pode ser doce ou salgado!

Se você ainda não experimentou, eu diria que a textura parece de um marshmallow, porém mais grudento e não tão doce! Vale a pena experimentar 🙂

Ichigo Daifuku (いちご大福)

Ichigo Daifuku - - Doces tradicionais do Japão

Ichigo Daifuku Josuian.Jp

Daifuku é um tipo de “wagashi”- doce japonês, e é provavelmente o wagashi mais popular do mundo, geralmente conhecido apenas como “mochi”.

Nada mais é do que o próprio mochi doce, recheado com pasta de feijão (anko) e principalmente um morango inteiro no recheio!

Seu significado também pode representar sorte! Já Ichigo (イチゴ) significa morango.

O Daifuku aparece em diferentes formas, e é bem comum o formato redondo. Você pode encontrar o Ichigo Daifuku nas cores rosa claro, verde claro ou branco.

Se você tiver a oportunidade, não deixe de provar esse doce tradicional do Japão.

Dorayaki (どら焼き)

Dorayaki - Doces famosos tradicionais do Japão

Dorayaki. Foto: Wikipedia

O doce de Dorayaki é feito com duas panquecas, bem no estilo de panqueca americana, recheado com pasta de feijão doce para variar rs.

As panquecas são do tamanho da palma da mão, e cada lado do Dorayaki é prensado um na outro, como se fosse um sanduiche.

Acho muito fofo de ver as crianças levando Dorayaki para escola, apesar de ser um doce apreciado por todas as idades no Japão.

Os fãs de mangá e anime irão lembrar que é o doce favorito do Doraemon, personagem muito famoso no Japão e admirando principalmente pelas crianças.

Dango (団子)

Enquanto o mochi (団子) é feito de arroz glutinoso triturado até formar uma pasta, os dangos são pequenos bolinhos espetados em palitos, feitos de farinha de arroz doce e têm uma textura um pouco mais mastigável.

O Kanji representa unidade, enquanto é o kanji de criança.

Por esse motivo o seu significado representa um grupo de crianças, já que se trata de um espetinho com várias bolinhas formando uma família.

A versão que encontramos em mercados e lojas de conveniência geralmente possui mais açúcar, mas o Dango original é um doce suave e frágil e que deve ser consumido ainda enquanto fresco.

O tipo mais popular é o Mitarashi, coberto com um molho doce ou salgado, feito a base de soja.

O Dango  na versão colorida, com bolinhas brancas, na cor rosa e verde, geralmente encontramos mais na primavera.

É um dos doces mais tradicionais do Japão, visto muitas vezes em filmes e animes.

Yokan (羊羹)

Yokan - doces do Japão

Yokan – doces do Japão Lauren Lewis

Mais um doce muito tradicional do Japão: Yokan – feito de pasta de feijão doce e ágar-ágar, geralmente em formato de bloquinhos.

Parece mesmo gelatina, porém possui uma textura mais pesada.

O feijão vermelho – azuki é o sabor mais comum, e o doce é sempre consumido também com chá verde.

Também é possível encontrar versões sazonais, como Yokan de castanhas e batata doce.

Os tipos mais comuns de Yokan são:

  • Neri yokan
  • Mizu yokan

Aproveite para ler também: 5 cafés temáticos em Tóquio que você não pode deixar de conhecer

Taiyaki たい焼き

Taiyaki

Doce Japonês: Taiyaki Just One Cookbook

Taiyaki é como se fosse um Waffle japonês, no formato de peixe.  O modo de preparo é bem parecido com o de crepe suíço.

A massa é colocada na grelha com o molde de peixe. Logo após vem o recheio, e adivinhem: pasta de feijão é o preferido por aqui (me traz uma Nutella, fazendo favor! rs).

Mas também tem de chocolate, baunilha, chá verde e já vi também Taiyaki na versão salgada, com recheio de frango e queijo. Hoje em dia tem até Taiyaki com sorvete!

Esse doce é bem famoso em festivais de Matsuri e aqui no Japão você encontra praticamente em todas as estações do ano.

Warabi Mochi わらび餅

Warabi Mochi

Doce Japonês – Warabi Mochi Just one Cookbook

Warabi Mochi é mais um doce tradiconal do Japão. Não é tão popular quanto o próprio Mochi, no entanto, acaba sendo um tipo de Mochi, como o próprio nome já diz. É um doce bem popular no verão!

Uma das razões do Warabi Mochi não ser um doce tão popular, é devido a lista de ingredientes não conter itens tão obvios! É necessário amido de samambaia no preparo, também sendo possível substituir por amido de batata.

Curiosidades sobre a culinária japonesa

  • Os doces japoneses são feitos majoritariamente de produtos vegetais, como arroz, trigo e feijão, diferente dos doces ocidentais, que são de origem animal – leite, manteiga e ovos;
  • As estações do ano influenciam fortemente a aparência e preparo dos doces japoneses, já que são feitos de alimentos sazonais;
  • Antes de comer, os japoneses falam “itadakimasu” (“Eu humildemente recebo [o alimento]”), como uma forma de gratidão pela comida. Já ao terminar a refeição, fala-se “gochisosama deshita” (“Foi um banquete”), também como forma de respeito e educação;
  • Você já reparou que, em filmes ou animações japoneses, os personagens fazem barulho ao sugar macarrão ou tomar sopa? Pois bem, esse é um gesto comum e não é falta de respeito, mostrando também que a pessoa está comendo bem. Além disso, macarrão e sopas são pratos quentes e precisam ser consumidos rapidamente, então não dá para evitar o barulhinho de sucção;
  • O principal acompanhamento das refeições japonesas é o chá, que ajuda na digestão. Muitos restaurantes no Japão dão o chá gratuitamente, inclusive.
  • Os pratos japoneses buscam estimular/provocar os nossos cinco sentidos, fazendo com que a louça e apresentação do alimento sejam extremamentes importantes;
  • O budismo influenciou ativamente a culinária japonesa, diminuindo, por exemplo, o consumo de carne vermelha no país;
  • Em 2013, a UNESCO declarou a culinária japonesa como Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade.

Origem do termo Wagashi (和果子)

Doces japoneses - Wagashi

Doces japoneses – origem do termo Wagashi WOKANDAPIX

Os japoneses são um povo que comem com os olhos! Grande parte da cultura do Japão se baseia no princípio do capricho! Não tirei isso do Google, mas é a minha opinião haha

É tudo muito caprichado cheio de detalhes, e os doces “Wagashi, tradução “Doces japoneses” (和果子) fazem parte, além de marcarem muitos momentos especiais, principalmente porque estão sempre atrelados a passagem das estações de ano, com ingredientes sempre sazonais, que despertam o melhor do que cada estação tem para oferecer!

Na primavera, encontramos muitos doces japoneses tradicionais (Wagashi) em formato de flores, e sabores exóticos como de cerejeira e flores de ameixeira.

Já no verão, as cigarras cantam para nos lembrar que a terra do sol Nascente, tem uma verão muito quente!

E por isso, em cada região você encontra doces refrescantes, como sorvetes dos mais diversos sabores e kakigoris (かき氷), as famosas raspadinhas do Japão.

No Outono, as castanhas e os caquis ganham espaço, você pode encontrar muitos Wagashis em formato de folhas também.

E já no inverno… existe até sopa de doce de feijão vermelho, dá para acreditar?

Os Wagashis além de doces tradicionais japoneses, são verdadeiras obras de arte que tangibilizam tudo o que o Japão tem de melhor!

Me siga para acompanhar muito mais da vida no Japão: @rafapieritz

Todos os nossos artigos do Japão

Se você gostou do meu conteúdo, não deixe de conhecer minhas outras aventuras aqui pelo Japão, tem muita coisa legal.

Segue abaixo uma listinha cheia de curiosidades e dicas pra todos que querem visitar esse país incrível!

Eu sou a Rafaela, formada com muito orgulho em Publicidade e Propaganda e há 6 anos moro na Ásia com o meu marido Jorge e nossa filha de 4 patas, a Cacau 🐕 mas ainda não perdi o sotaque de Curitibana e adoro falar um “Leite – Quente” kkk acompanhe meu dia a dia no Japão no instagram @rafapieritz.

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa