Top

O que fazer em Tóquio

Templo Zozoji

A movimentada capital do Japão, é a maior metrópole do mundo! Do tradicional ao moderno, da paz ao caos, se definir Tóquio em apenas uma palavra é extremamente complexo, quem dirá listar todas as atrações turísticas e atividades!

A lista do que fazer em Tóquio é no mínimo ilimitada, e é sem dúvida o país mais interessante que já visitei (e por sorte, moro aqui!).

Com mais de 13 milhões de habitantes, por aqui é possível apreciar a calmaria no meio de tantos templos e santuários, que se misturam ao agito da cidade. Engraçado, mesmo apesar de tanta gente, não me sinto incomodada, ou claustrofóbica.

Tudo funciona muito bem!

Apesar de que na sua primeira vez em Tóquio, com certeza se perder também fará parte da aventura!

E para que você saiba exatamente por onde começar, neste artigo vou listar alguns dos lugares mais legais que você poderá incluir no seu roteiro de 5, 10 ou 15 dias em Tóquio.

Mas… sorte sua se visitar o Japão por pelo menos um mês!

Partiu?

Ah! Não esquece de me seguir também no instagram! O pessoal se diverte bastante com os stories 🙂 @rafapieritz

Dicas do Japão

Cheguei no Japão e agora?

Antes de começarmos, algumas dicas que aprendi na marra, para assim que você pisar na terra do Sol Nascente:

  • Se não fosse pelo meu marido que é fluente em japonês (sem ser descendente), eu já teria surtado! É sério, infelizmente por aqui o inglês é mínimo, então aconselho baixar o Google tradutor no celular, ou até mesmo comprar um tradutor portátil por aqui em alguma loja. Por exemplo, na Yamadadenki (loja de eletrônicos) custa 25.000 ienes e funciona muito bem!
  • Assim que pisar no aeroporto, compre um chip de celular em alguma maquininha. Pelo menos terá instruções para colocar o chip em inglês. Ou ainda se preferir, compre um Wi-fi de bolso. Você também encontra em várias lojas de eletrônicos por aqui.
  • Nenhuma loja no Japão aceita dólar, por isso tenha sempre ienes com você (o  iene é a moeda oficial do Japão). E tenha em mente que 1 Iene vale hoje o equivalente a R$ 0,037).
  • A maioria das lojas no Japão não aceita cartão! Se acostume, tenha sempre dinheiro na sua carteira para não passar nenhum aperto.
  • Por aqui, Uber é mais caro do que táxi!
  • Compre um passe de trem Japan Rail! Você poderá economizar com transporte na sua viagem.
  • O metro não é 24 horas! O último trem sai lá pela meia noite. Se for festar, atenção ao horário.
  • Não fale dentro do trem, o silêncio no Japão é bem valorizado.
  • Tatuagem não é bem vista no Japão, e muitos lugares proíbem a entrada de quem tem tatuagem. Muitas vezes é necessário pagar uma taxa, ou até mesmo cobrir a tatuagem antes de entrar em certos lugares, como Onsens (ofurôs japoneses).
  • Fumar pelas ruas é proibido. Mas sempre em lugares reservados para isso.
  • Aprenda algumas frases básicas em japonês, como “Ohayougozaimasu” (bom dia), ou “arigatougozaimasu” (obrigada!)

Irashaima-se! Bem-vindo ao Japão!

Izakaya Alley- bar no Japão

Izakaya Alley

O que fazer e Tóquio no Japão – Izakaya Alley Naho_B_M

Izakaya é nada mais, nada menos do que um bar japonês!! E por aqui existem vários! Claro que devido a pandemia, existem algumas restrições sobre horário de funcionamento e vendas de bebida alcólicas, ainda mais durante o estado de emergência. No entanto, está aí uma experiência bem local!

Experimentar um Saquê (bebida super tradicional) e se embriagar junto com os japoneses não tem preço! Mentira, tem sim (passar vergonha seria algum deles rs).

A verdade é que são milhares de bares e restaurantes espalhados por Tóquio, mas começar explorando uma viela, ou melhor um beco cheio de bar e gastronomia, é sim bem inusitado, e uma experiência no mínimo intrigante!

É sem dúvidas uma das melhores maneiras de explorar a cultura da bebida em Tóquio (que é bem forte por sinal).

Alguns Izakayas Alleys (bares) que já visitei e recomendo:

É muito comum os japoneses saírem do trabalho e gastarem horas bebendo nesses locais. Inclusive, quando alguém que mora e trabalha no Japão, se por acaso recebe um convite do chefe para tomar umas, não deve recusar, pois seria falta de educação.

TeamLab Borderless &TeamLab Planets – museus

São museus de arte digital localizados em Odaiba, um distrito de entretenimento super tecnológico em uma ilha artificial! Sem dúvidas esses museus precisam estar na sua lista do que fazer em Tóquio, pois ambos proporcionam experiências únicas!

O TeamLab Boadless transmite a ideia de um mundo sem fronteiras, e você nunca verá a mesma coisa, pois as exposições mudam o tempo todo e são muito interativas. E já o TeamLab Planets, proporciona momentos que seu corpo parece estar imerso sobre a água e outras superficíes. É sensacional!

Ambos espaços ficam perto um do outro, e proporcionam momentos interativos que consistem diferentes cenários coloridos e claro, digitais. As fotos ficam lindas nesse lugar 🙂

TeamLab Boardeless

Você pode comprar os ingressos clicando aqui! 

Adultos (18 anos e acima) – 3.200 JPY
Crianças (4 a 12 anos) – 1000 JPY

TeamLab Planets

Você pode comprar os ingressos clicando aqui! 

Adultos (18 anos e acima) – 3.200 JPY
Crianças (4 a 12 anos) – 300 JPY

Templo Sensoji

O templo mais antigo de Tóquio. Com certeza você precisa visitar! É absurdo de lindo. Fica localizado  bem no centro, no bairro de Asakusa. Todo turista e até os locais, adoram tirar uma foto no portão Kaminarimon icônico, esse da foto abaixo! E também passear pela “Nakamise Street”, rua das lojinhas, é claro rs (pensa em uma rua LOTADA).

Asakusa é uma ótima área para experimentar a cultura do Japão. As chances de você ver japonesas vestidas de Kimono por lá são altas! E até mesmo, você também pode se vestir de Kimono por lá! Sempre vai ter alguma loja oferecendo.

Além disso, em Asakusa você também encontra diversos restaurantes, além dos IZAKAYAS (bares japoneses) que comentei ali em cima! É uma região bem tradicional, misturada com paisagens urbanas.

Você não paga nada para visitar 🙂

Para saber como chegar no Templo Sensoji clique aqui. 

Torre de Tóquio

Com mais de 333 metros de altura, é um dos cartões postais daqui! Já foi a torre mais alta de Tóquio, até a inauguração da torre SkyTree em 2010, que também vale muito a pena a visita!

A torre de Tóquio está muito bem localizada, e pode ser vista de vários lugares. O seu design é inspirado nada mais nada menos, do que na Torre Eiffel de Paris! Ela também é muito iluminada de noite, e de cima dela, é possível admirar a paisagem urbana de Tóquio inteira!

O que mais fazer perto da Torre de Tóquio

  • Conhecer o Shibakoen Park
  • Palácio Imperial do Japão
  • Bairro de Ginza (região super Glamurosa)
  • Akihabara (bairro dos eletrônicos e animes)
  • Odaiba

Ahh sabe aquela foto que todo mundo tira na frente da escada? Fica bem na saída do estacionamento da Tóquio Tower!

Os ingressos custam cerca de 3000 JPY por pessoa (cerca de 145 reais).

Compre seu ingresso clicando aqui!

Como chegar: 4 Chome-2-8 Shibakoen, Minato City, Tokyo 105-0011

Templo ZOZOJI

Perto da Tóquio Tower você também pode aproveitar para visitar o Templo Zozoji, outro templo famosíssimo por aqui, e que rende belas fotos com a Tóquio Tower no fundo!

O templo Zozoji é um dos principais templos budistas de Tóquio tendo sido construído em 1393. Seu espaço é morada de estruturas impressionantes, bem como um mausoléu da família Tokugawa (família japonesa que governou o Japão) e um museu.

Templo Zozoji

Templo Zozoji Rafa Pieritz

Você não paga nada para visitar o templo 🙂

Para saber como chegar clique aqui 

Cachorro do filme “Pra Sempre ao seu lado”

O cachorrinho Akita do filme Pra sempre ao seu lado! É conhecido mundo a fora, devido a sua lealdade. Eu particularmente, consigo assistir todos os filmes da série Jogos Mortais SEM PISCAR, mas não consigo assistir esse filme, pra mim é torturante (apesar de lindo).

Eu não posso lidar com nada que envolva cachorros rs AMO DEMAIS.

Mas voltando ao assunto, a estátua do Hachiko está localizada em um dos lugares mais visitados e acessados de Tóquio, bem na frente do cruzamento de Shibuya, maior e mais lotado cruzamento do mundo! Não tem como errar.

Olha eu com o Hachikinho =)

Hachiko

Hachiko Rafa Pieritz

O que mais fazer em Shibuya

    • Tomar um café na Starbucks, enquanto aprecia o maior cruzamento do mundo
    • Ir na loja da Disney
    • Visitar o Shopping PACO (shopping bem bacana, cheia de loja pra quem é fã de games e animes)
    • Apreciar a culinária do Japão em algum do milhares de restaurantes da região.
    • Ebisu Garden Palace
    • Cat Street

Shibuya SKY- Melhor vista de Tóquio

Aii! Sem dúvidas um dos passeios mais legais em Tóquio, especificamente em Shibuya! A vista do Shibuya Sky é incrível, e surpreendente! O lugar é de tirar o fôlego! Existe uma fila por trás dessas fotos também rsrs Mas valeu muito a pena!

Os ingressos custam cerca de 1800 JPY por pessoa, e aconselho já reservar antecipadamente. Além de ser mais barato, você não fica sem 🙂

Para saber como chegar no Shibuya Sky clique aqui

Takeshita Street – Rua da Fantasia

A rua mais divertida de Tóquio!

Essa rua é uma vitrine de diversão e fantasia. Nela você poderá ter contato com a cultura nerd, jovem, e cool de Tóquio, eu diria um pouco gótica também rs É uma rua repleta de lojas de roupas, sapatos, restaurantes e comidas instagramáveis! Eu já fui umas 300 vezes nesse lugar, e nunca perde a graça 🙂

Você pode ir tranquilamente a pé, a partir de Shibuya.

Foi ali que eu comprei esse algodão de doce gigante, ou o misto quente com o queijo colorido (bem saudável, cheio de corante rsrs) Mas o que vale é ter esses registros rs

Clique aqui para saber como chegar

Parques em Tóquio

Na sua lista sobre o que fazer em Tóquio, você precisará deixar algum espaço para conhecer os parques do Japão!

O nosso parque favorito é o Yoyogi Park, que significa gerações e gerações de árvores em japonês 🙂

O passeio de domingo é sempre garantido, pois nós adoramos levar a nossa filha de quatro patas para passear por lá (a Cacau)!

Para saber como chegar no Yoyogi Park clique aqui.  

Mais parques para visitar em Tóquio (praticamente tem um parque em cada esquina, além de campos de baseball, esporte nacional do Japão):

Meiji Jingu (santuário Meiji)

Aproveitando a sua Ida até Shibuya e Harajuku, e além de conhecer o parque Yoyogi, aproveite também para visitar o santuário Meiji!

Esse lugar muito especial, é um santuário Xintoísta de grande importância, pois é dedicado ao imperador Meiji e sua esposa. Foi o imperador Meiji o responsável por retirar o Japão de um sistema feudal. Ele teve uma grande importância para que pudessemos ter o Japão moderno que temos hoje.

Logo na entrada, você passa por um grande Torii (portão sagrado japonês). Isso significa que você está entrando em um lugar sagrado e protegido por espíritos. Ao passar pelo portão, você não pode caminhar pela trilha do meio, e sim somente pelas laterais. Você vai observar que o caminho do meio ficará vazio.

É uma boa caminhada até o santuário, e antes de chegar, você encontrará oferendas e barris de Saquês (bebida tradicional do Japão). Esses barris são doações de grandes empresas do Japão, por gratidão a essa bebida, pois é uma bebida que contribui bastante para a economia do Japão.

O santuário já foi uma vez em partes destruído pela segunda guerra mundial, e já foi felizmente reformado. Ele fica em um espaço de 700 mil quadrados de árvores! É literalmente uma floresta no meio da selva de pedras de Tóquio, lugar de pura paz.

Passar por ali é muito renovador e gratificante, e o melhor é que fica bem perto das demais atrações da região, como a Takeshita Street, rua geek e cool de Tóquio.

Meiji Jingu

O que fazer em Tokyo no Japão

Kabukicho – Vida noturna em Tokyo

Na lista sobre o que fazer em Tóquio, Kabukicho não pode faltar! Localizado no bairro de Shinjuku, essa é uma região conhecida por ser um spot da luz vermelha, um bairro mais para adultos curtirem a vida noturna Dizem que nessa região tem uma forte presença da máfia japonesa (YAKUZA).

Nessa rua você encontrar muitos bares, restaurantes, um “mega Donqui” (como se fosse uma Casa China gigante), além de claro, se deparar com essa cabeça de Godzilla!

Esse godzilla fica em cima do hotel Gracery, ao lado do Toho Cinema. Também dá para visistar o Godzilla lá de cima, mas quando fui estava fechado devido a pandemia. Mas certeza que voltarei lá só para tirar uma foto mais de perto do GOJIRA, como dizem por aqui!

Era nessa região que também ficava o famoso restarante temático de robos (talvez você já tenha ouvido falar)! Infelizmente esse lugar acabou fechando devido a pandemia.

Para saber como chegar em Kabukicho clique aqui

Kabukicho

Kabukicho Rafa Pieritz

A diversão é garantida!

O que fazer em Toquio

Kabukicho Rafa Pieritz

Além de de Kabukicho, cada lugar por aqui sempre trará uma surpresa!

Como no dia que eu fui para a região de Setagaya e me deparei com esse gorila gigante em cima de uma Family Mart (loja de conviniência)!

Ou quando desci na estação de Shiyoda, em Shiyoda City e me deparei com uma estátua do Godzilla para homenagear a série japonesa!

Não tenho como expressar em palavras a sensação de morar por aqui! Cada lugar é sempre uma descoberta, assim como uma simples ida no mercado. Você sempre vai ser surpreendido com coisas novas!

Meguro – lindas cerejeiras

A região de Meguro precisa também ser explorada no seu roteiro. É uma região muito especial de Tóquio (cara também!). Esse bairro fica a uma estação do meu Trabalho, por isso conheço bem! É muito bom poder passear por ali! Por ser uma região central, é extremamente bem localizada, e por isso conveniente (linha de metro JR Yamanote line).

É também um dos principais spots para apreciar as cerejeiras na primavera (Meguro River/Nakameguro).

Para saber como chegar em Meguro clique aqui

Tokyu Plaza Omotesando Harajuku

É um shopping bem na região de Omotesando e Harajuku! Na verdade, se não fosse por essa entrada fantástica de espelhos, seria um shopping como qualquer outro rs Mas na verdade, as lojas são bem “fancy”, e todo mundo só para na entrada para tirar essa foto rsrs

Eu particularmente tenho umas 3 fotos nessa escada, e nunca comprei nada lá.

Como você pode fazer o caminho de Shibuya até Harajuku tranquilamente apé, você com certeza vai passar na frente desse shopping. Ele fica bem em destaque na esquina!

Onde fazer compras em Tóquio:

  • H&M
  • ZARA
  • Uniqlo
  • Shibuya 109

O que comer em Tóquio

Por aqui você vai encontrar em TODO lugar:

  • Okonomiyaki
  • Karaage (frango frito japonês)
  • Omurice (omelete com arroz)
  • Tonkatsu (lombo de porco empanado)
  • Rámen (caldo com macarrão, carne de porco…)
  • Sushi, Sashimi
  • Kobe Beef (a melhor carne do mundo, super cara)
  • Yakitori (espetinho)
  • Tempura (fritura)

Antes de nos mudarmos para o Japão, eu e meu marido moramos 04 anos em Hong Kong. E uma das nossas maiores dificuldades sempre foi tentar se adaptar com a comida local. E advinha! 04 anos se passaram e a gente não se acostumou rsrs

Meu marido sofria muito com a comida, e o coitado emagreceu até 10 quilos, porquê ele realmente não tinha prazer comendo as comidas de Hong Kong… Até mesmo nos mercados…

Não tinha variedade, eram sempre os mesmos produtos, sempre os mesmos chocolates rs (sendo isso uma facada no coração de 02 apreciadores de açúcar no sangue).

Lá, independente do lugar, sendo um restaurante caro ou barato, a gente nunca encontrou um lugar que fizesse nossa boca salivar!

Ou que a gente parasse pra pensar: Puxa! Essa semana precisamos voltar em tal lugar, para comer tal coisa! Sempre era mediano, por isso, foram 04 anos que economizamos, pois sair para comer por lá era bem caro!

E na nossa opinião, não valia muito a pena. Então, demos muita preferencia para cozinhar e comer em casa.

Mas aqui no Japão, não podemos falar o mesmo! Acho que Deus nos colocou aqui, por tudo o que passamos em Hong Kong rsrs (brincadeiras à parte, eu também amei morar em Hong Kong 🙂

Mas o Japão, sem dúvidas ganha em muita coisa. E no fator comida, ganha de lavada!

Comer no Japão

O Japão é o melhor lugar do mundo para comer (tirando a casa da minha mãe, e da minha sogra também rs Já que sei que elas vão ler esse artigo rs).

Não importa o prato que você procura, você vai encontrar por aqui e vai ser extremante de alta qualidade, pois os japoneses são assim! Extremamente detalhistas, perfeccionistas sem ser clichê.

Essa cultura de servir o próximo por aqui é surreal, tudo é muito caprichado, e com sabor!

Qualquer restaurante que você parar por aqui te trará uma experiência inesquecível, pelo menos é assim com a gente! E olha que a gente sai muito pra comer, nunca nos decepcionamos.

Além da variedade de doces! E de sorvetes… aiai caramba! A lista do que comer aqui, é tão grande quanto a lista do que fazer em Tóquio… rsrs

Imersão cultural em Tóquio

Tóquio oferece diversas experiências únicas e que fazem você se apaixonar ainda mais por esse país!

A verdade é que tudo por aqui é fascinante! Não tem como não se encantar, ou não se deixar levar pela cultura extraordinária.

Na sua visita, não deixe de incluir na lista algumas aulas e atividades como:

  • Se vestir de Kimono
  • Aula de Califrafia SHODOU
  • fazer aula de culinária japonesa
  • Aula de cerâmica
  • Cerimônia de chá

E aí, gostaram?

Eu disse que a lista era infinita!

Na sua viagem, não esquece de nos chamar para tomar um café!

Vamos adorar passear com vocês por aqui!!

Te espero lá no meu instagram @rafapieritz

Veja aqui mais artigos interessantes sobre o Japão

Se você gostou do meu conteúdo, não deixe de conhecer minhas outras aventuras aqui pelo Japão, tem muita coisa legal. Segue abaixo uma listinha cheia de curiosidades e dicas pra todos que querem visitar esse país incrível!

  1. Cafés temáticos em Tóquio no Japão
  2. Doces do Japão
  3. Estúdio Ghibli no Japão
  4. Parque do Super Nintendo World no Japão
  5. Supermercados do Japão
  6. Lugares em Tóquio para quem é fã de anime
  7. O que fazer em Tóquio

post a comment