Top

Melhor época para ir à Ilha Grande

Melhor época para ir a Ilha Grande, Rio de Janeiro RJ: quando ir e clima

Viajante, esse artigo é pra você que está naquele momento de definir as datas da sua viagem e agora precisa saber mais sobre a melhor época para ir à Ilha grande, pois bem, trago verdades que precisam ser ditas e dicas que recomendo serem seguidas rsrs.

Ilha Grande é sem dúvidas um dos meus destinos favoritos e quando a visitei, programei um roteiro incrível, no entanto, fui na época mais chuvosa e por isso não consegui aproveitá-la como queria.

Por isso, aproveito esse post para passar uma experiência minha e assim ajudá-lo a não cometer o mesmo “erro” que eu, portanto, leia e só depois defina as datas da sua viagem, ok?

É claro que se não houver muitas opções de data, eu ainda recomendo que vá pra Ilha Grande mesmo em tempos chuvosos, afinal, aquele lugar, faça chuva ou faça sol é simplesmente INCRÍVEL.

Vamos começar?

Veja também: O que fazer na praia de Santa Rita: melhores restaurantes, como chegar, quando ir e mais.

Como é o clima em Ilha Grande

Olha, eu certamente adoraria afirmar que o clima de Ilha Grande é bem carioca, sabe o Rio 40 graus? Sol, água de coco, uma caipirinha e cervejinha?

Mas como nem tudo é perfeito, Ilha Grande mesmo sendo a reprodução exata do paraíso, possui uma grande variação climática e embora os dias verdadeiramente frios sejam raros, os de chuva são bem comuns por lá.

Bom, como eu disse há uma grande variação climática, porém não permita que esse seja um motivo para deixar sua viagem pra depois.

Há épocas mais secas, mais quentes e que há baixa possibilidade de grandes temporais, desses que impedem a gente de curtir o passeio.

Portanto, é hora de saber um pouquinho mais sobre como o clima se comporta em cada período e estação do ano.

Vamos lá?

Aproveite para conhecer Ubatuba: Praia de Domingas Dias – melhores restaurantes, como chegar, quando ir e mais.

Como é o clima em Ilha Grande RJ e qual é a melhor época para ir

Praia de Ilha Grande – Qual é a melhor época para ir? (Foto: Fran Barros)

Melhor época para ir à Ilha Grande: Estações do ano

Bom para definir a melhor época para ir à Ilha Grande é importante conhecer um pouquinho sobre as estações do ano por lá e como o clima se comporta em cada uma delas.

Gírias cariocasVeja tambémGírias cariocas

Portanto, trago informações bem bacanas para que facilite sua escolha na hora de escolher o período da sua viagem.

Vamos lá?

Ubatuba está pertinho de Ilha Grande. Quer conhecer? Clique aqui e veja onde ficar em Ubatuba.

 

5 opções de hospedagem que valem a pena em Ilha Grande

($) Se você quer economizar, a Ilha Grande Pousada Araçatiba é boa e barata.

($$) Com bom custo-benefício, a Pousada Canoa da Praia e a Pousada Albatroz são confortáveis e bem localizadas.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, a Paraíso Azul Retiro e a Pousada Água Viva são excelentes.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Ilha Grande.

Verão

Curiosamente, o verão que vai de dezembro a março é a época mais chuvosa do ano e portanto, a menos recomendada para quem gosta de pegar bons dias de sol.

E por falar em sol, ele aparece beeeeem forte nesse período, o que faz com que o destino seja bem procurado, principalmente por coincidir com as férias escolares, tornando a ilha mais cheia nessa época.

A temperatura frequentemente passa dos 26 graus, o que torna mais confortável entrar no mar de águas geladas que banham o paraíso, já as tempestades ganham os fins de tarde, geralmente são chuvas fortes e rápidas, mas que podem atrapalhar seu passeio caso caiam no meio do dia.

Além disso, em períodos e chuvas fortes, é comum a falta de energia na ilha, portanto, já vá preparado para isso!

Bom, por falar em passeios, o verão é a estação mais procurada pelos turistas e embora os preços das atividades na ilha serem sempre o mesmo, fica mais difícil conseguir bons descontos, além das hospedagens que também passam a custar mais caro.

Verão pede praia. Clique aqui e conheça a Praia do Félix em Ubatuba.

Melhor época para ir a Ilha Grande

Outono

O outono é certamente uma excelente época para viajar à Ilha Grande, o clima, embora apresente temperaturas mais baixas, se mantém firme com baixa possibilidade de chuva e é inteiramente possível pegar bons dias de sol, afinal, ainda estamos falando do Rio de Janeiro.

A água se mentém gelada, disso não dá pra fugir, mas os termômetros marcam frequentemente uma média de 25 graus, um clima super agradável e com noites mais frias, marcando aproximadamente 20 graus durante essa estação.

Exatamente pelo medo dos dias com clima mais ameno, há uma baixa no turismo em Ilha Grande, o que para os viajantes que gostam de economizar se torna uma grande vantagem, uma vez que tudo se torna mais barato e “negociável”.

Aproveite, portanto, as praias mais vazias, hospedagens mais baratas e passeios com precinhos mais atrativos ao viajar no outono.

Quando ir a Ilha Grande Rio de Janeiro

Tempo em Ilha Grande RJ no outono. (Foto: Fran Barros)

Inverno

O inverno de Ilha Grande possui clima bem parecido com o outono, clima mais seco, com pouca incidência de chuva e temperaturas mais amenas, marcando nos termômetros uma média de 24 graus.

É também uma momento em que os custos para viajar pra lá estão menores, principalmente em razão do medo de pegar um friozinho na Ilha.

Ao chegar o mês de julho e as férias escolares, os preços voltam a subir e há um número mais de visitantes na ilha, de forma que é comum encontrar as praias bem cheias.

Primavera

A primavera volta a trazer o aumento das chuvas e as altas temperaturas na região, com um clima bem parecido com o verão, não é uma época indicada para quem quer aproveitar Ilha Grande.

No entanto, é uma época em que não há aumento no número de turistas, bem diferente do que ocorre no verão.

A temperatura se mantém entre 25 e 26 graus e no início da primavera é possível conseguir bons preços em hospedagem, o que vai mudando principalmente mais para o fim da estação.

Quando ir ao Rio de Janeiro e aproveitar as praias

Praia de Ilha Grande, Rio de Janeiro. (Foto: Fran Barros)

Clima de Ilha Grande mês a mês

  • Janeiro: Minima 24º e Máxima 26º
  • Fevereiro: Minima 25º e Máxima 26º
  • Março: Minima 24º e Máxima 26º
  • Abril: Minima 23º e Máxima 25º
  • Maio: Minima 22º e Máxima 23º
  • Junho: Minima 21º e Máxima 23º
  • Julho: Minima 20º e Máxima 22º
  • Agosto: Minima 20º e Máxima 22º
  • Setembro: Minima 20º e Máxima 22º
  • Outubro: Minima 21º e Máxima 23º
  • Novembro: Minima 22º e Máxima 23º
  • Dezembro: Minima 23º e Máxima 25º

É importante dizer que as temperaturas acima indicam as médias diárias, mas que é comum passar dos 28º no verão, assim como chegar a fazer 25º no inverno.

Conheça também a Praia do Prumirim em Ubatuba.

Melhor época para ir à praia Rio de Janeiro

Qual a pior época para viajar à Ilha Grande

Bom, a resposta para essa pergunta é bem relativa e para respondê-la é importante que o próprio viajante considere os fatores que mais lhe importam.

Por exemplo, se o objetivo da viagem foi aproveitar as altas temperaturas e não se importar com as chuvas fortes que podem chegar nos fins de tarde, recomendo que vá para lá durante os meses de dezembro a março ou durante a primavera

No entanto, caso não prefira um clima mais ameno com baixa possibilidade de chuva, o ideal é escolher as estações do inverno e primavera.

A grande vantagem de viajar nessa época, são os bons preços que se pode conseguir em Ilha Grande.

Na minha opinião, a pior época para viajar é durante os períodos de férias escolares, feriados prolongados e nos meses que a incidência de chuva é maior, pois de fato é algo que pode atrapalhar e muito esse seu  momento de paz.

Vai tirar sua viagem do papel? Clique aqui e confira dicas sobre o que levar para a praia.

Pior época para ir à Ilha Grande e Rio de Janeiro

Confira a previsão do tempo antes de ir à praia para evitar chuvas. (Foto: Fran Barros)

Melhor época para ir à Ilha Grande: Alta e baixa temporada

A baixa temporada em ilha Grande curiosamente ocorre em uma excelente época para conhecer o destino, isso se dá em razão das temperaturas mais baixas que acabam afastando os turistas.

Para os que amam viajar e economizar, esse é o momento perfeito para conhecer esse paraíso, inclusive, em todos os programas que irá fazer, a chance de conseguir preços bem mais baixos, é grande.

Já a alta temporada, como previsto, são os meses de julho, dezembro e janeiro, período de férias escolares e o momento menos apropriado para viajar pra lá.

Os feriados prolongados também costumam atrair muitos turistas, principalmente os que moram no estado do Rio de Janeiro e estão relativamente perto de Ilha Grande.

Vale ressaltar que a alta temporada é a oportunidade do comércio local ganhar dinheiro, logo passeios, hospedagens e até alimentação ficam mais caros nessa época do ano.

Saiba como chegar em Ilha Grande

Afinal, qual a melhor época para viajar à Ilha Grande?

A melhor época para conhecer Ilha Grande é a partir do finalzinho de março até junho e depois durante os meses de setembro e outubro, embora sejam épocas menos quentes, são esses os meses em que dá pra reunir bons dias de praia, um solzinho gostoso e preços bacanas.

Além disso, Ilha Grande já é um lugar magnífico e fica ainda mais quando o céu está bem azul e as praias estão vazias, portanto, se puder optar, escolha por conhecê-la nesses períodos, garanto que não irá se arrepender.

Veja também: melhores praias de Ilha Bela: conheça as top 8 + bônus.

Quando ir ao Rio de Janeiro

Escape das chuvas em Ilha Grande para encontrar a água transparente também. (Foto: Fran Barros)

Dicas de Ilha Grande

Bom, não tem melhor forma de finalizar um artigo senão com dicas que vão tornar sua viagem ainda melhor, portanto, anota ai o que vou te falar porque estive em Ilha Grande recentemente e tive algumas experiências bem bacanas.

  • Se hospede na Vila do Abraão se quiser ficar em um lugar mais estruturado! Essa comunidade na ilha oferece tudo o que você precisa: mercados, farmácias, bares, restaurantes e até um posto de saúde caso haja algum problema em sua trip.
  • Contrate sua travessia com antecedência! A Top Transfer resolveu tudo o que eu precisava e me ofereceu todo o conforto e segurança para chegar a Vila do Abraão.
  • Alguns passeios não podem ficar de fora do seu roteiro! A Lagoa Azul e as Ilhas Paradisíacas são dois deles.
  • Compre suas bebidas nos mercados e adegas antes de realizar seus passeios, pois na maioria das embarcações é permitido levá-las!
  • Leve uma câmera à prova d’água ou adquira aquelas capinhas para celular! Juro, vale muito a pena!
  • Clique aqui e veja uma artigo completo sobre o que fazer em Ilha Grande: melhores passeios e praias.

Melhor época para ir à Ilha Grande: Onde ficar

Bom, embora seja uma Ilha, há inúmeras opções de hospedagem em Ilha Grande e trago algumas opções com preços bacanas para quem está indo pela primeira vez.

Vamos conferir?

Pousada Albatroz

Pousada Albatroz é uma excelente opção de onde ficar em Ilha Grande. Localizada na região montanhosa da Vila do Abraão, possui um ótimo custo-benefício e reúne conforto em bom gosto na composição de suas acomodações.

Está em uma área mais tranquila, mas ainda assim, próxima da vila e da região central.

  • Clique aqui para verificar a disponibilidade da pousada para as datas da sua viagem.
  • Diárias a partir de R$250.
Pousada na praia do Rio de Janeiro para quem viaja em casal

Quarto com banheiro privativo na Pousada Albatroz. Fonte: Booking.

Pousada Pedacinho do Céu

Pousada Pedacinho do Céu está localizada a apenas um quarteirão da Praia do Abraão. Possui uma decoração externa muito colorida, tipicamente praiana.

Os quartos são simples, porém confortáveis e possuem varanda privativa com vista para o jardim, ar condicionado, além de diversos filmes para escolha no hóspede em sua videoteca. Aproveite ainda para relaxar nas redes disponíveis na propriedade.

  • Clique aqui para verificar a disponibilidade da pousada para as datas da sua viagem.
  • Diárias a partir de R$320.
Pousadas na praia Rio de Janeiro

Acomodação tripla na Pousada Pedacinho do Céu. Fonte: Booking.

Clique aqui e confira um artigo completo sobre onde ficar em Ilha Grande.

Uau, quanta coisa, né?

Agora que você já tem tudo o que precisa para definir qual a melhor época para ir à Ilha Grande, que tal finalmente definir a data da sua viagem?

E ai, partiu?

Eu sou a Fran, graduada em Letras, professora de Língua Portuguesa, viajante, blogueira, dona do 🐕 Bartholomew e do insta Recalculando a Vida. Sagitariana raiz, a louca da astrologia, apaixonada por boteco, cerveja de garrafa, comida boa, sol, praia e carnaval. Bora viajar?

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa