Menu

O Carnaval de Recife é um dos melhores eventos do mundo

31 de janeiro de 2020

O Nordeste brasileiro é um dos lugares mais interessantes para se visitar em nosso país em um período de férias. Isso porque, a região oferece diversas atividades bacanas, sem falar em belezas exóticas e naturais. Praias, trilhas, cachoeiras e até mesmo pontos históricos fazem parte do território nordestino. Uma das maiores festas é o
carnaval de Recife, que a cada ano, atrai milhões de pessoas pelas ruas da capital pernambucana.

Nesse post vamos saber um pouco da história, das músicas, blocos, programação, onde ficar e veremos também muitas dicas para curtir e planejar da melhor forma o seu carnaval no Recife .

Tradicionalmente, o carnaval da capital do estado de Pernambuco é realizado sempre nas principais ruas da cidade. Nele, é possível ver os tradicionais bonecos gigantes, que existem há quase um século. Além deles, diversos desfiles com fantasias, desfiles de agremiações e carros também são notados. Fora que, são realizadas muitas apresentações de cantores e conjuntos musicais, em palanques ou trio-elétricos. Tais veículos foram adotados em outros estados também, não apenas para o carnaval, mas para outras festas.

Recife possui o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, que sai todo sábado de carnaval. Fora que, a UNESCO já reconheceu o evento da cidade como um patrimônio cultural e da paz, algo que tem muito peso. Os desfiles possuem notas e juízes, diferentemente do de Olinda. A cidade vizinha prega valores de que todos os seres humanos importam, independentemente de cores, crenças ou credos. O ponto é que lá eles acreditam a fundo na paz e na esperança de um mundo melhor para todos.

As origens do Carnaval de Recife

Apesar de não possuir uma data oficial para a sua criação, seus primórdios são citados de séculos atrás. O evento é datado desde o século XVII, para se comemorar a Festa de Reis. Nos “blocos”, a maioria das pessoas que faziam parte do espetáculo eram negras, sendo escravas ou não. Todas elas deixavam seus trabalhos nesta época do ano e iam as ruas comemoram. Graças a eles inclusive, que o evento se tornou um dos principais feriados nacionais do país, inclusive.

Alguns bons anos depois, já no século XVIII, surgiria um dos maiores estilos musicais e marcos culturais. O Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de baque virado, tinha e tem papel importante até hoje. Ele encena a coroação do Rei Negro, o Rei do Congo, e tem raízes do candomblé. Graças a abolição da escravatura, cada vez mais agremiações e grupos de carnaval começaram a ir às ruas para festejar.

Imperdível

Aproveite que está em Recife e veja como chegar em Porto de Galinhas e aproveite tudo que o carnaval aos redores podem te oferecer.

 Porto de Galinhas é na minha opinião um dos destinos mais bonitos do nosso Brasil, não perca a oportunidade de conhecer!

Carnaval de Recife

Carnaval de Recife. Foto: Lidi Souza

Os estilos musicais do evento

O carnaval de Recife não é mais um simples evento, como os diversos bloquinhos que acontecem em todo país. Na capital pernambucana, todo o espetáculo é levado com mais seriedade, até pelas mensagens que passam. Fora que, sempre buscaram priorizar suas raízes e seus ancestrais, além de suas culturas. Disso, com o decorrer dos anos, foram criados dois estilos musicais, que estão sempre presentes.

O Maracatu, que possui duas ramificações, e o frevo. A começar pelo primeiro, o Maracatu tem a derivação Nação e a Rural. A Nação prega suas origens africanas e aos candomblés, e aos escravos. Enquanto a Rural não tem derivações religiosas, ela é apenas focada na cultura nordestina e do próprio estado de Pernambuco. Ambos estilos musicais utilizam instrumentos de percussão, como o saxofone, tuba e trompetes. Além disso, a bateria é algo presente em todos os desfiles.

Escolas de Samba do Carnaval de Recife

As escolas de samba do Carnaval de Recife, que passeiam pelas ruas da capital e Recife Antigo, também existem há quase um século. Mais ou menos me 1930, surgiram as primeiras e baterias na cidade. Mas, apenas em 1945, depois de um desfile de marinheiros, foi quando os grupos começaram a se organizar. Nos anos 50, criaram a Federação Carnavalesca de Pernambuco, e futuramente a FESAPE, órgão que rege o carnaval no estado.

Hoje, os desfiles de Recife são semelhantes aos de São Paulo e Rio de Janeiro, pois se tornaram verdadeiros campeonatos. Eles contam como juízes e jurados, que avaliam diversos critérios das escolas de samba. Alguns deles como alegoria, enredo, melodia, fantasia e muitos outros, como vemos anualmente. Desde 2000 existem na verdade desfiles por três concursos distintos. São eles os da FESAPE, o da Federação Carnavalesca de Pernambuco e o da AESPE.

Carnaval de Recife e Olinda

Salvo o Carnaval de Recife, o de Olinda não possui jurados, pré-requisitos nem mesmo cobranças. O evento da cidade vizinha simplesmente prega valores que julgam correto para a sua sociedade. Que é igualdade entre povos, cores e credos, não importando as suas diferenças com o próximo. Além disso, optam sempre pela diversão e por enfatizarem as suas raízes culturais e históricas.

Lá, diversos desfiles são feitos para homenagear os negros e escravos dos tempos de colonização. Fora que, existem mais de 500 grupos participantes anualmente, que dão espaço a todos os tipos de pessoas. Comunidades LGBT também ganharam pesada notoriedade ao participarem do festival há quase duas décadas. Muitos artistas e famosos começaram a comparecer nos camarotes da região, principalmente nos últimos anos.

Veja todas as nossas dicas no post completo do Carnaval de Olinda.

O atual Carnaval de Recife

Nos anos mais recentes, o Carnaval de Recife se tornou um dos eventos mais populares de todo o país. Agora, existe o chamado Carnaval Multicultural, que é organizado pela própria prefeitura da cidade. Ele é considerado o mais democrático do mundo, até porque, os participantes não precisam pagar para participar. Basta ter disposição e vontade para ajudar os demais a propagar as mensagens que pregam por todo o festival.

Existem diversas escolas de samba que desfilam por todo bairro de São José, com as principais compondo o Grupo Especial. São elas a Gigante, a Galeria do Ritmo, a Deixa-Falar, a Imperadores do Samba e a Unidos de São Carlos. Tudo isso só começou a ser possível na década de 80, com a descentralização dos desfiles, por parte dos clubes. Disso, muitos bairros de Recife começaram a criar blocos diferentes e a organizarem suas próprias festas.

Os corsos do Carnaval de Recife

Se hoje temos diversos carros alegóricos e muitos desfiles pelas ruas e passarelas de Recife, isso é devido aos corsos. Até porque, o corso inicialmente eram carros puxados a cavalo, com algumas pessoas em cima deles. Geralmente elas trajavam fantasias ou estavam passando alguma mensagem ao público na rua. Muitos anos depois, surgiram os automóveis com tração ao motor, e novas atualizações assim foram feitas. Graças a Deus, coitado dos cavalos!!

Homens e mulheres desfilavam nos mesmos cantando marchas da moda, seguido de danças folclóricas. Inicialmente, se utilizavam jetons, pequenos frascos contendo água perfumada, que era jogada nas pessoas. Depois, água e talco começaram a ser ingredientes cada vez mais costumeiros nos eventos. O lança-perfume foi um objeto adotado pelos carnavais muitas décadas depois, mas, que graças a essas origens, permanecem até hoje. Nos dias atuais, o carnaval de Recife é um dos mais respeitados do país e certamente também do mundo.

Imperdível: Veja também nosso post de dicas do Recife Antigo

Galo da Madrugada

Fundado em 1978 por Enéas Freire, o Galo da Madrugada é um dos mais importantes blocos de rua do Carnaval de Recife, na verdade não só de Recife como do brasil todo.

O primeiro desfile do Galo da Madrugada aconteceu no dia 23 de janeiro de 1978 e levou as ruas de Recife cerca de 70 foliões vestidos de almas. Interessante neh?

Quando nasceu o Galo da Madrugada em Recife, o bloco carnavalesco saía para o desfile às 5 da manhã , passando nos bairros de São José, Santo Antonio e centro do Recife.

Esse trajeto que o galo fazia durou por 32 anos, mas devido a grande quantidade de foliões, o trajeto foi alterado e seu horário de saída também. Na sexta de carnaval, o aeroporto de Recife já está lotado de turistas eufóricos cantando o hino do Galo.

O galo da madrugada é o maior bloco de carnaval do mundo, ele ganhou esse título pelo Guinness Book (livro dos recordes mundiais) 7 anos depois de sua primeira aparição. Em 1995, as ruas da capital de Pernambuco receberam mais de 1 milhão de foliões, trazendo ao Galo o título de reconhecimento e ainda mais fama. Depois disso o movimento só foi aumentando, e para esse ano de 2020 o galo da Madrugada está esperando quase 3 milhões de foliões.

Galo da Madrugada Carnaval de Recife. Foto: Lidi Souza

Percurso do Galo da Madrugada no Carnaval de Recife

O desfile do Galo da madrugada começa por volta das 9 horas da manhã, entretanto, antes das 7 horas os foliões já começam a chegar  na concentração para manter a tradição de chegar cedo, perto da hora do galo cantar hahaha

Atualmente o percurso do Galo da Madrugada começa próximo ao Forte das 5 Pontas em Recife, de lá os trios elétricos seguem em direção a Rua Imperial, seguindo para Praça Sérgio Loreto (sede do Galo da Madrugada), passando também pela Avenida Dantas Barreto e Guararapes. O galo da Madrugada termina já perto do pôr do sol, em torno das 18h30 na Rua do Sol.

Dica: Caso opte por comprar camarote no Galo da Madrugada eu recomendo que você escolha um que fique perto da Praça Silvio Loreto, a visão de lá para toda folia é a melhor. Caso tenha oportunidade fique por alí.

Se você preferir não ir para o Galo da Madrugada aproveite para ir no Carnaval de Olinda, com certeza é uma ótima opção também, sem contar que como o Galo está cheio de gente, Olinda fica um pouco mais vazio.

Se você mora em São Paulo, assim como eu, vai adorar saber que o Galo da Madrugada vai invadir o carnaval de São Paulo na terça-feira e promete colocar nós o povo paulistano pra dançar o frevo:) Ansiosa aqui já!

Não esqueça de aprender a cantar o hino do Galo da Madrugada, aprenda a letra e não faça feio no maior bloco de carnaval do mundo.

Música do Galo da Madrugada

Ei pessoal, vem moçada
Carnaval começa no Galo da Madrugada (bis)

A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da madrugada, já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal…

As donzelas estão dormindo
As flores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal…

O Galo também é de briga, as esporas afiadas
E a crista é coral
E o Galo da Madrugada, já está na rua
Saudando o Carnaval
Ei pessoal…

Hino do Galo da Madrugada, José Mario Chaves.

Dicas do Carnaval de Recife

  1. Chegue cedo, em qualquer atração ou bloco que você pretenda ir, tudo fica lotado e chegar antes lhe garante sempre um bom lugar com um pouco mais de espaço para curtir o que o carnaval.
  2. Se você quer começar o Carnaval com o pé direito, não deixe de ir na abertura do carnaval de Recife que acontece na sexta feira a noite no Marco 0.
  3. Mesmo que você tenha dinheiro para curtir todos os dias no camarote, reserve pelo menos um dia para curtir na pipoca, o camarote pode sim ser mais confortável, mas é na pipoca onde o verdadeiro carnaval de Recife acontece.
  4. Leve uma doleira ou pochete para guardar seus objetos pessoais e tire cópia de algum documento pessoal para levar com você. Nunca ande sem documento.
  5. Se organize e veja a programação do carnaval antes de sair para as ruas.

  6. É importante saber para onde ir e não ficar perambulando de uma lado para o outro sem rumo. Escolha os blocos que você quer pular com antecedência e chegue cedo em cada um deles.
  7. Escolha um par de tênis ou sapatos confortáveis, de preferência um que você não seja tão apegado. Evite usar chinelos e sapatos abertos, muita gente vai pisar no seu pé, pode chover, vai juntar poeira e água e vai dar lama hahaha um tênis velho será o seu melhor amigo!
  8. Use protetor solar a cada três horas e não esqueça de levar um boné, chapéu ou viseira, o sol e o calor durante o carnaval de Recife é muitoo quente.
  9. O melhor lugar para curtir o carnaval de Recife no fim da tarde e durante a noite é no Marco 0. Programe-se para estar por lá durante a noite.
  10. Leve algum dinheiro em espécie, apesar de vários estabelecimentos aceitarem cartão, você pode precisar usar o banheiro e os estabelecimentos cobram de R$2 até R$5. A prefeitura coloca banheiros químicos, mas alguns ficam longe e outros com muuuitas filas. Tenha alguns trocados!!!
  11. Leia nosso post com dicas e preços “Melhores Restaurantes de Recife”.

Segurança no Carnaval de Recife

Assim como falei no post de Carnaval de Olinda, vou falar aqui sobre a questão da segurança no carnaval de Recife. É perigoso ou não ir para o Carnaval de Recife? Posso levar meu celular? Dinheiro ou cartão? Como me proteger contra furtos?

São muitas as dúvidas em relação a segurança do Carnaval, não só de Recife, mas também em Olinda, Salvador e  muitos outros lugares onde a aglomeração é grande.

O governo de Pernambuco tem investido pesado na segurança do Carnaval de todo o estado, principalmente em Recife e Olinda que é onde recebe o maior número de foliões. No ano passado foram gastos mais de 9 milhões de reais com um esquema de segurança que foi bem sucedido. Profissionais da área trabalharam dia e noite para garantir a segurança dos carnavalescos durante todos os dias de folia. Este ano, esperamos que não seja diferente. Entretanto, mesmo com toda segurança muitos furtos acontecem diariamente no meio da folia.

6 dicas para não ser furtado durante o carnaval

  1. Leve uma doleira e a coloque por dentro da roupa
  2. Não coloque em hipótese alguma o celular no bolso de trás, e se colocar no bolso da frente, tenha a certeza que o celular ficará todo para dentro do bolso e bem justinho para que em qualquer movimento você perceba.
  3. Não beba até perder o sentindo hahaha, ou você pode perder também a carteira e o celular.
  4. Evite ficar com o celular na mão toda hora, aproveite mais e tire menos fotos.
  5. Tenha sempre algum dinheiro trocado em algum dos bolsos da frente da sua roupa, isso evita que toda hora você precise tirar a doleira para fora da roupa pra comprar alguma bebida.
  6. Evite lugares onde você esteja sendo espremido pela quantidade de gente, são nesses empurras que muita gente é furtado e nem percebe.

Onde ficar no carnaval de Recife

Se você pretende visitar Recife durante o carnaval, saiba que uma das coisas mais importantes para se planejar é a questão da hospedagem, nessa época de carnaval tudo está mais caro, no Recife não é diferente. O ideal é sempre tentar se programar para um evento desses,  com meses de antecedência, assim, conseguirá encontrar uma oferta de preço bem melhor. Uma outra questão também a se pensar é que os melhores lugares e com os melhores preços sempre vão esgotar cedo. Confira alguns preços aqui.

Selecionamos alguns bons lugares de hospedagem para você aproveitar melhor o que o Carnaval de Recife tem a oferecer:

 Fity Hotel

O Fity Hotel tem uma ótima localização em Boa Viagem, os preços são muito bons, as camas confortáveis, e ainda servem café da manhã no quarto sem custo adicional. Eles também aceitam animais de estimação. Diárias a partir de R$215.  Verifique a disponibilidade.

Marante Executive Hotel 

Localizado na Praia de Boa Viagem, o hotel dispõe de quarto e banheiro confortáveis, piscina, wi-fi gratuito, ótimo atendimento e café da manhã incluso. Verifique a disponibilidade.

Recife Antigo Hostel

Com uma localização privilegiada ao lado do  Marco Zero e bem no meio das festividades do carnaval, com notas e preços bons, o Recife Antigo Hostel  possui quartos compartilhados com armário, ar condicionado e banheiro. Verifique a disponibilidade.

Hotel Grand Mercury Recife Boa Viagem

Situado bem na frente da Praia de Boa Viagem e com excelentes acomodações, o Grand Mercury é um ótimo lugar para quem procura dividir seus dias de agito com um quarto confortável com vista para o mar. O café da manhã é excepcional, os quartos são espaçosos e os funcionários são prestativos. Verifique a disponibilidade.

Onde ficar no Carnaval de Recife. hotel grand mercury Boa viagem.Foto: Booking

Recomendo a leitura do post “Praia de Boa Viagem”

Programação do carnaval de Recife 2020

A programação para o carnaval de Recife 2020 está recheada de atrações, são quase 3000 apresentações que ocorrerão nesse grande evento.

A animação feita por artistas locais contará com nomes como Maestro Forró, Almir Rouche, Silvério Pessoa, entre outros.

Entre os grandes nomes nacionais estão Jorge Aragão, Jota Quest, Fundo de Quintal, Alceu Valença, Fafá de Belém, Skank, Elba Ramalho e muitos outros. O espetáculo de abertura ficará por conta de espetáculos circenses, músicos, bailarinos e um grande repertório musical. Veja aqui a Programação completa do Carnaval de Recife 2020.

O carnaval de Recife 2020 estará imperdível, queria muito estar por lá. Mas esse ano ficarei por minha cidade,  Pirapora do Bom Jesus, o berço do Sampa Paulista.

Carnaval de Pirapora Do Bom Jesus.

Carnaval de Pirapora Do Bom Jesus. Foto: Paula Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top