Menu

Recife Antigo, um dos maiores centros históricos da capital pernambucana

17 de fevereiro de 2020

Recife, capital de Pernambuco, é uma das cidades mais procuradas por turistas. Com justiça, o local está repleto de diversas praias tropicais, além das mais pelas paisagens naturais. Entretanto, algo bem interessante sobre a região é justamente Recife Antigo, um dos bairros mais históricos do nordeste brasileiro. Muitos na verdade confundem a área com a cidade, o que está errado. Ele está dentro de Recife e é um dos lugares mais famosos e históricos de todo o Brasil.

Sobre o Recife Antigo

O Recife antigo corresponde “apenas” à toda parte leste do centro histórico da capital pernambucana, com diversos atrativos. Também está inserido no Complexo Turístico Cultural Recife e Olinda, desenvolvida pela empresa Parque Expo. O bairro foi transformado em um dos maiores centros culturais e de lazer em toda a cidade. Isso graças a um programa de revitalização urbana, sem falar nos imóveis restaurados que hoje são utilizados para diversos fins e na Praia de Boa Viagem que apesar de meio perigosa é muito bonita.

Somente em 1990 que as restaurações e obras foram iniciadas, e cerca de 13 anos depois, concluídas. Muitas vezes o carnaval de Recife e também o ciclo natalino são realizados por esta região, destacando ainda mais sua importância. O bairro existe desde o tempo de colonização dos holandeses, em 1637. Porém, demorou-se muito mais anos para que ele pudesse ter algum tipo de planejamento e construções. Originalmente, tinha uma área territorial de aproximadamente 10 hectares.

recife

O que fazer no Recife Antigo

  • Marco Zero: quem visita o Recife Antigo precisa passar pelos principais marcos históricos da região, e um deles é o Marco Zero. Ele foi inteira revitalizado no começo dos anos 2000 em homenagem aos 500 anos do Brasil.
  • Parque das Esculturas Francisco Brennand: também é algo notável por lá, até por estar em um tipo de píer. Ele foi construído em 2000 e conta com 90 esculturas, tendo a Coluna de Cristal como principal. Ela na verdade possui 32 metros de altura.
  • Museu e Centro Cultural Cais do Sertão: um estabelecimento que homenageia toda a cultura nordestina. Lá, poderá encontrar o Cais do Sertão, que ilustra de diversos modos a obra de Luiz Gonzaga. Você também pode achar réplicas de casas, filmes, informações culturais e muitas exposições de arte. É de longe o ponto turístico preferido para amantes de artes e pessoas que gostam de aprender.
  • Museu Paço do Frevo: é um ponto cultural importante, pois conta sobre a origem da dança nordestina. Ele tem uma instalação bela e super moderna, com diversas gravuras, ilustrações e livros a disposição. Também conta com um café em suas instalações, que ainda serve um sorvete de cajá, indicado por todos que provaram. O museu costuma estar aberto todos os dias, e sua entrada é comprada na bilheteria por um preço acessível.
  • Vitral de Suassuna: esse deve estar em sua lista de interesses em uma visita a Recife Antigo. Localizado no Shopping Paço Alfândega, é possível ver mosaicos originais de Ariano Suassuna. O Paço Alfândega também é um dos principais patrimônios históricos e marca a revitalização da região. Ele está situado às margens do Rio Capibaribe, que já foi um dos principais portos de Recife.
Marco zero no Recife Antigo

Marco zero no Recife Antigo. Foto: Paula Rocha

O que fazer no Recife Antigo – igrejas

Em todo o Brasil, a religião é considerada ponto sagrado por muitos, e no caso de Recife Antigo, não é diferente. Isso porque, a região conta com diversas sinagogas e igrejas que fazem parte da história do bairro a muitos anos. Conheça as mais visitadas abaixo:

  • Igreja Madre de Deus: ela foi construída em 1709, sendo uma das mais concorridas para casamentos. Ela também passou por um projeto de revitalização, apesar de não ter tido sua essência inteiramente remodelada.
  • Sinagoga Kahal Zur Israel: é de longe a mais importante sinagoga não apenas de Pernambuco, mas como do Brasil. Isso porque, ela foi a primeira construída em todas as Américas, em 1637, ou seja, possui quase 400 anos. Hoje, suas instalações compõem o Centro Judaico de Pernambuco. Apesar de sua arquitetura mais simplória, no lado de fora, por dentro, possui uma arquitetura de cair o queixo.
  •  Igreja de Nossa Senhora do Pilar: é a mais bela de todo o Recife Antigo, isso claro, por sua arquitetura. Ela foi construída em 1680, sobre os alicerces do Forte São Jorge: a capela tem uma forma de abóbada e é revista de azulejos lusos que hoje sequer existem mais. Nossa Senhora do Pilar ganhou o nome da igreja em sua homenagem por ser afinal uma das santas milagrosas, segundo os recifenses.
  • Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis: também é uma boa parada. Simplesmente conhecida como “Capela Dourada”, ela ganhou este apelido pela exuberante quantidade de ouro que possui em suas instalações. Paredes, madeiras forradas e até mesmo esculturas são todas banhadas ou feitas de ouro. Ela é uma das igrejas mais visitadas de Recife, e é permitido tirar fotografias do local. Também existe um policiamento forte na região, até para evitar roubos e ações negativas de ladrões.

Compras no Recife Antigo

Como todo bom lugar, Recife Antigo também possui suas regiões de comercio e lojinhas para turistas. O Mercado São José é muito semelhante ao Mercadão de São Paulo, até pelo enorme tamanho que possui. Dentro dele, você pode buscar por refeições de diversos restaurantes, que servem comidas típicas da região. Além disso, também existem diversos souvenires e roupas descoladas de todos os gostos.

Fora que, alimentos, sem ser os dos restaurantes, artigos religiosos e até mesmo bordados são negociados ali. Na parte de derivação de animais, produtos ou até mesmo o material cru de couro e tecidos são exibidos. O grande problema fica na infraestrutura, pois com os preços abaixo da média, costuma superlotar. E como não tem muitas cadeiras e locais para descanso, pode se cansar rapidamente. É ideal ir bem-disposto e descansado para um dia de aventura para fazer compras em Recife.

O Shopping Paço Alfândega Recife, além de ser um dos maiores marcos históricos de Recife Antigo, também é um comércio. Ele está localizado próximo ao lado da Livraria Cultura, e também tem um caixa 24h dentro de suas instalações. Possui uma praça de alimentação razoavelmente grande, além de cafés e diversas lanchonetes. É um shopping bonito, com uma bela arquitetura, renovada, até pelas revitalizações feitas.

Uma das curiosidades é que o shopping foi construído dentro de um prédio antigo, contudo serviu diversas vezes de alfândega. Fora que, possui três andares de altura com diversas lojas que vendem todos os tipos de produtos diferenciados. Tem barracas de artesanato que buscam o comércio de obras e bijuterias locais, sem falar nos diversos souvenires. Não deixe de visitar o Paço Alfândega, pois é um dos melhores do Recife Antigo.

Compras no Recife

Compras no Recife. Foto: Paula Rocha

Onde ficar no Recife

Uma coisa bem importante para ser pesquisada é a questão de onde se hospedar, o ideal sempre é procurar um hotel que seja perto de tudo, assim, evita que percamos muito tempo para se locomover para os pontos de interesse e também evita que precisamos utilizar de meios de transportes em cada saída.

A maioria das pessoas que visitam o Recife Antigo preferem ficar hospedados na Praia de Boa Viagem, que com certeza é o lugar mais movimentado de todos.

Uma outra coisa também a se pensar é que os melhores lugares, com os melhores preços sempre vão esgotar cedo. Confira alguns preços aqui.

Selecionamos alguns bons hoteis para  você aproveitar melhor o que Recife tem a oferecer:

Hotel Grand Mercury Recife Boa Viagem

Situado bem na frente da Praia de Boa Viagem e com excelentes acomodações, o Grand Mercury é um ótimo lugar para quem procura dividir seus dias de agito com um quarto confortável com vista para o mar. O café da manhã é excepcional, os quartos são espaçosos e os funcionários são prestativos. Verifique a disponibilidade.

Recife Antigo Hostel

Com uma localização privilegiada ao lado do  Marco Zero e bem no meio das festividades do carnaval, com notas e preços bons, o Recife Antigo Hostel  possui quartos compartilhados com armário, ar condicionado e banheiro. Verifique a disponibilidade.

Fity Hotel

O Fity Hotel tem uma ótima localização em Boa Viagem, os preços são muito bons, as camas confortáveis, e ainda servem café da manhã no quarto sem custo adicional. Eles também aceitam animais de estimação. Diárias a partir de R$215.  Verifique a disponibilidade.

Marante Executive Hotel 

Localizado na Praia de Boa Viagem, o hotel dispõe de quarto e banheiro confortáveis, piscina, wi-fi gratuito, ótimo atendimento e café da manhã incluso. Verifique a disponibilidade.

Praia de Boa Viagem

Praia de Boa Viagem em Recife/ Pernambuco. Foto: Leandro Antunes

Carnaval Recife Antigo

Que o carnaval do Recife é um dos melhores do mundo, isso ninguém pode negar, pensa num trem bão demais. As ruas da capital pernambucana se enche de cores, alegria e ritmos contagiantes.

No Recife, o carnaval possui notas e também juízes, e um galo gigante que tem o título de maior bloco de carnaval do mundo, o famoso Galo da Madrugada. Imperdível !!!

O carnaval do Recife também é muito apreciado por aqueles que vão para o Carnaval de Olinda. Sendo o Recife antigo, parada obrigatória para curtir o carnaval após um dia inteiro de folia pelas ladeiras da graciosa Olinda.

Durante o Carnaval o Recife Antigo recebe centenas de milhares de foliões, tornando o local, um dos mais badalados do nordeste brasileiro.

O Marco Zero, que fica no Recife Antigo é onde se concentra várias atrações, inclusive é lá que acontece a tão esperada abertura do Carnaval do Recife.

Para ter muitas dicas do Carnaval de Pernambuco recomendo a leitura dos nossos posts Carnaval do Recife e Carnaval de Olinda

Recife Antigo a noite

O Recife Antigo é um dos melhores lugares para quem é fã de uma boa vida noturna, sendo possível encontrar diversos bares com música ao vivo, comida de boteco e aquela cervejinha gelada que a gente não dispensa.

Quando falamos em vida noturna do Recife Antigo, não podemos deixar de destacar uma das ruas mais badaladas do local, que é a Rua da Moeda.

A Rua da Moeda no Recife Antigo é o point da galera, o lugar onde muitas pessoas gostam de ir para bater um papo, dar uma paquerada e também e ouvir uma boa música.

Os calçadões são tomados por mesas e cadeiras, tornando o lugar ainda mais boêmio. Bandas, shows de forró, rock, samba e outros ritmos vão fazer você aproveitar a noite no Recife Antigo até o dia clarear. Isso mesmo! até clarear!!!

Dica: Aos domingos, durante a noite não deixe de visitar a feirinha próxima ao Paço do Frevo. Com certeza, é o lugar ideal para provar a comida local e comprar diversos tipos de artesanato.

Recife Antigo vida noturna

Recife Antigo vida noturna

Comer, beber e ouvir música no Recife Antigo (com preços)

Vamos conhecer agora alguns lugares para dar uma boa petiscada, tomar uma bela gelada ou também ouvir uma boa música ao vivo.  Fique ligado nas nossas dicas, e aproveite o que o Recife Antigo tem de melhor! Segue abaixo nossas recomendações:

Jazz, rock, blue e pastel no Recife Antigo

Burburinho: um dos bares mais famosos na região, o Burburinho é um dos lugares mais animados para curtir a noite do Recife, além de ter música boa, ambiente super boêmio. O local também é conhecido por servir pastéis de dar água na boca. Música boa e bons preços você vai encontrar por aqui, mas já vou avisando, em dias muito cheios o atendimento pode demorar um pouco. Segue alguns preços:

  • Água mineral 500ml R$3
  • Água com gás 500ml R$3
  • Refrigerante em lata  R$5
  • Suco natural R$5
  • Heineken  600ml R$11
  • Bavária Premium 600ml R$7
  • Skol 600ml R$9
  • Original 600ml R$10
  • Caipirinhas a partir de R$8
  • Pastéis diversos  R$10 cada
  • Tamposo (tradicional caldinho) R$8
  • Avuado (tiras de peixe a milanesa) R$16
  • Sanduíches a partir de R$10
Não é cobrado taxas de serviço de 10% e os valores acima podem sofrer alterações.
O Bar do burburinho fica na ruaVigário. Tenório, 185 e seu funcionamento é de terça e quinta-feira das 18h até 1h, sexta e sábado das 18h até as 3h.
 burburinho

Fonte: lumocoletivo

O sabor do rock no coração do Recife

Rock Ribs Lounge: com ambiente agradável, decoração a la Hard Rock Café,  comida saborosa, chopp estupidamente gelado e música de boa qualidade, esse é o lugar ideal para curtir um bom happy Hour, digo isso porque o chopp e algumas outras bebidas ficam pela metade do preço.
O couvert é cobrado e o valor varia entre R$12 e R$15.

Sinuca e música no Recife Antigo

Downtown Pub: se você procura por um ambiente agradável, animado e que você ainda possa jogar uma sinuca, esse é o seu lugar. O dowtonwn Pub oferece uma boa variedade de cervejas comerciais, bons drinks e petiscos. A dica aqui é chegar cedo para pegar uma mesa no 2º piso. Segue abaixo alguns preços:

  • Água mineral 500ml R$3,20
  • Água com gás 500ml R$4,30
  • Refrigerante em lata  R$4
  • H20 R$ 4,20
  • Skol Beats R$7
  • Brahma Chopp R$4,90
  • Cerveja Malzebier R$4,90
  • Porção de batata frita R$10
  • Filé com fritas R$23,40
  • Escondidinho de charque R$16

Essas são algumas das opções que visitamos no Recife Antigo. Veja mais em nosso post completo  Melhores restaurantes do Recife.

Andar pelo Recife Antigo é perigoso para os turistas?

Nesse tópico do post vamos falar um pouco sobre a questão da segurança no Recife, uma das coisas que alguns seguidores mais me perguntaram era se  Recife é perigoso ou não?
A capital Pernambucana tem uma fama meio ruim em questão a criminalidade… entretanto, no atual momento que vivemos hoje no Brasil, qual capital não é perigosa?
Devido ao grande crescimento do turismo no Recife, o policiamento também aumentou bastante, e a segurança já começa a ser sentida a maneira que você vai caminhando por esses pontos mais movimentados.
Durante a nossa passagem pelo Recife Antigo, principalmente na região do Marco Zero, presenciamos vários policiais a paisana. A maneira que o movimento vai caindo, o número de policiais também vai diminuindo. Igualmente acontece na orla da Praia de Boa Viagem.
Assim como em outras cidades turísticas, Recife também pode ter seus cantos mais perigosos, não tem aquele ditado que diz: A ocasião faz o ladrão. Então, realmente faz!
Portanto, seja em Recife, Porto de Galinhas, Maceió, Maragogi, Porto Seguro ou em qualquer canto turístico, evite sair deixando seus pertences à mostra.
Não desfile com celulares na mão, relógios e jóias não combinam com ambientes de praia… Não os leve!!!
Uma coisa também a se atentar é a questão de entrar em ruas sem movimento, prefira sempre estar onde está mais movimentado, o risco de você assaltado ou entrar em alguma cilada com certeza é bem menor.
Recife vida noturna

  Recife antigo durante a noite Fonte: @raulds

Interessante saber

Prefira andar de Uber, ou procure taxis confiáveis, uma vez que você pode entrar em qualquer carro e acabar em algum beco para ser assaltado.
Se pretende se movimentar com o próprio carro, cuidado ao parar nos faróis, feche os vidros e trave as portas e também tenha atenção ao se guiar por aplicativos, uma vez que eles sempre indicam caminhos alternativos e te levar para bairros nada seguros.
Caso visite o Recife Antigo com carro próprio, o ideal é parar em estacionamento (custo médio de R$10 por 4 horas). Se decidir parar na rua, não esqueça de comprar o cartão de zona azul, que também pode ser adquirido pelo aplicativo.
Recomendo também a leitura do post O que fazer no Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top