Menu

Porto de Galinhas Pernambuco: a melhor praia do Brasil

12 de janeiro de 2020

Na hora de escolher uma viagem de férias, o território Nordestino do Brasil costuma ser um dos mais procurados. Até porque, a região é provida de diversas belezas naturais, principalmente praias das mais tropicais e afrodisíacas possíveis. Este é o caso do Porto de Galinhas Pernambuco, que é reconhecida por ter a melhor praia de todo o país. Na verdade, a revista Viagem e Turismo já a elegeu como a melhor praia do Brasil, por dez vezes seguidas. Vamos conhecer?

Sobre Porto de Galinhas Pernambuco

Localizado no Estado do Pernambuco, o Distrito do Porto de Galinhas pertence ao município de Ipojuca. O município pertence à Mesorregião Metropolitana de Recife e também à Microrregião de Suape.

A melhor forma de chegar em Porto de Galinhas Pernambuco é pelo Aeroporto Internacional de Guararapes.

Sua distância em relação a capital pernambucana, Recife, é de apenas 43 quilômetros, o que torna o acesso bem fácil. Ipojuca é um dos principais pontos econômicos do estado nordestino, devido ao porto de Suape e as empresas que surgiram. Na verdade, em 2005, a Petrobrás anunciou que uma refinaria de petróleo seria construída ali, para aproveitar o transporte.

Veja o post completo sobre Como chegar em Porto de Galinhas

Apesar de bela, o local não é apenas rico em beleza, mas como também em muito conteúdo histórico. Até porque, a praia era chamada de Porto Rico, pois ainda na escravidão, era ponto de comércio ilegal de escravos.

Os mesmos eram transportados por navios e caravelas, muitas vezes embaixo de jaulas com diversas galinhas-d’angola. Graças a isso, o porto ficou conhecido como Porto de Galinhas. Entretanto, tornou-se um ponto turístico apenas mais de um século depois, em 1990.

A região possui diversas piscinas naturais de água clara e cristalinas, além de mangues, areia branca e estuários. Além disso, possuem muitos coqueiros e é de longe um dos pontos preferidos por surfistas de diversos lugares do mundo.

Recomendo a leitura do meu post completo (com dicas e preços) sobre a “Praia dos Carneiros

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas Pernambuco

Piscinas Naturais de Porto de Galinhas Pernambuco. Foto: Paula Rocha

Mapa de Porto de Galinhas – conheça melhor a região

Porto de Galinhas Pernambuco é na verdade apenas uma reta única, que atravessa quilômetros de praias. Dentre a pavimentação das ruas, você poderá encontrar diversos hotéis e pousadas para a sua estadia na região. Apesar disso, o local ainda possui uma pequena “zona metropolitana”, ou o centro, se preferir. Lá existem diversas praças para você descansar ou tirar fotos, além do famoso Shopping do Porto, que contém diversos souvenires.

Ainda no centro, existe também o Projeto Hippocampus, que é uma instituição sem fins lucrativos. Tal organização, que é uma iniciativa do Instituto Hippocampus, dedica-se à conservação e educação ambiental. Além de visar uma proteção à vida marinha, ainda mantém ativas visitas de escolas e universidades de Pernambuco ou demais. Na verdade, possuem parceria com diversos laboratórios universitários, com a UFRGS, UESPI, UNISANTA, UEFS, UFSB, UFPE, UFRPE, UNESP e ICMBio.

Ainda dentro desta região mais voltada para a cidade, o Deep Dive é a maior recomendação para quem quer mergulhar. Até porque, o estabelecimento oferece aulas e ainda aluga equipamentos para a atividade mais procurada da praia.

Já mais próximo à areia, ficam duas boas recomendações de restaurante: o Barcaxeira e o Peixe na Telha. Para os mais jovens, o local também possui uma pista de skate, ao ar livre.

Para quem quer evitar gastar muito em restaurantes ou outros estabelecimentos, existem diversos mercados e farmácias. Além disso, existem também diversas agências bancárias e caixas 24 horas para os que não possuem cartão de crédito. Ainda é possível alugar bicicletas para um passeio mais agradável, a beira do mar. Para os mais religiosos, existem também igrejas e capelas para todos os gostos.

Porto de Galinhas Pernambuco praiasPorto de Galinhas Pernambuco clima – Qual a melhor estação para se visitar?

Por se tratar do Nordeste brasileiro, o clima será quente durante o ano inteiro, entre todas as estações. Entretanto, uma recomendação é a de visitar o Porto de Galinhas Pernambuco entre setembro e novembro. Por quê? Porque o sol aparece mais vezes durante o dia, além dos preços serem menores. Isso porque, tal época é considerada de baixa estação, ao contrário de dezembro e março.

Na verdade, outubro, novembro e dezembro são os meses com menor precipitação, de acordo com o Climate-Data. Ou seja, os últimos três meses do ano são considerados os mais secos de toda a região. Enquanto isso, abril, maio, junho e julho são os meses em que a chuva mais cai no local. Portanto, fica a seu critério decidir ir em um clima ameno, graças a chuva, ou mais seco, na ausência dela.

Em questão de temperatura, não é um calor tão absurdo quanto passa a imagem de ser. Na verdade, o Porto de Galinhas Pernambuco tem uma temperatura média anual de apenas 24.9ºC. Janeiro é disparado a época mais quente do ano, com os termômetros podendo indicar uma máxima de 29ºC. O mês mais “frio” dos 12 é julho, chegando a máxima de apenas 26.2ºC.

É aconselhável antes de programar sua viagem consultar sites ou relatórios de previsões do tempo. Até porque, existem diversos casos de pessoa que se incomodaram com a chuva excessiva ou a secura do ar. Apesar disso, o clima segue classificado como tropical e de muito calor, o que é perfeito para uma visita a praia.

Porto de Galinhas Clima

Porto de Galinhas Pernambuco Recife

Em qual estado fica Porto de Galinhas?

O Porto de Galinhas fica no Estado do Pernambuco, a quase 50 quilômetros da capital Recife. Historicamente, Pernambuco é conhecido por seus altos períodos de maré, então, é aconselhável também fazer uma breve pesquisa disso antes. O próprio site da Marinha brasileira tem uma tabela indicando, diariamente, tais estudos e previsões da tabua de maré. O aconselhamento é feito porque em casos de maré alta, não será possível gozar das piscinas naturais.

Consulte aqui a Tábua da Maré de Porto de Galinhas Pernambuco.

Uma outra característica peculiar do Estado é que sua região litorânea está repleta de tubarões. Por isso, constantemente é comum vermos em praias placas com avisos sobre a presença do animal. Além disso, quando existe visão do mesmo, sirenes e apitos são tocados para que os turistas deixem o ambiente. Para chegar em Porto de Galinhas Pernambuco, existem diversas maneiras de se locomover até lá.

Recomendo o post “Praia de Boa Viagem”, onde falo bastante sobre os tubarões de Recife.

 Como chegar em Porto De galinhas

Uma delas é por meio de ônibus, que partem de Recife, ou alugando um automóvel na região metropolitana. Algumas opções também são táxis, porém, estes um pouco mais caro, saindo no valor de R$ 100,00 por veículo. Já nas praias, você também pode optar pelos motos táxis, caso não tenha medo – até por ser mais acessível. Em questão de vida noturna, a região é uma das mais privilegiadas.

Até porque, contém dezenas de bares, casas noturnas e baladas a disposição dos turistas e de seus respectivos gostos. O Lua Morena é uma boa recomendação para quem gosta de dançar forró, música típica do Nordeste. Para os que preferem beber, o Birosca da Cachaça também é uma grande indicação. E para os mais tranquilos, os quiosques do Café do Brasil oferecem refeições e ainda uma boa vista frente ao mar.

Veja também nosso guia completo sobre Porto de Galinhas Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top