Menu

Como Escolher um Bom Seguro Viagem?

25 de maio de 2020

Um número sinistro de seguros de viagem está surgindo. Você tem noção disso? Cada vez mais brasileiros estão viajando e, com isso, mais agências têm se formado. Somado a tudo isso, este tipo de seguro tem sido bastante procurado. Aí está a dúvida: Como escolher um bom seguro viagem?

Duas em cada cinco pessoas partem de férias sem o seguro de viagem adequado, de acordo com os números das empresas que coordenam o turismo no país. É fácil esquecer, especialmente se acabou de fazer um negócio de última hora, mas é realmente essencial.

Quer obter as melhores dicas de seguro viagem? Se sim, dê uma olha neste post. Aqui eu elaborei um plano em etapas para te ajudar a escolher a apólice certa para si. Dê uma olhada!

Como escolher um bom seguro viagem?

Aqui vão dicas simples, porém, muito importantes na hora de escolher o seu seguro. Leia com calma e anote tudo!

Acerte no Básico

Como um padrão do setor, as seguradoras permitem um período de reflexão de 14 dias, dando-lhe tempo para verificar estas bases sobre a sua apólice e certificar-se de que tudo que é relevante está coberto para a sua viagem:

  • Cobertura médica: Para a maioria de nós, esta é provavelmente a parte mais essencial de qualquer cobertura; todos nós queremos saber que vamos ficar bem se algum desastre médico nos acontecer numa terra distante, não é?

Procure mais cobertura dentro das apólices, uma vez que algumas companhias de seguros oferecem consultas online ou telefônicas 24 horas por dia, 7 dias por semana, com um médico de clínica geral, o que é um grande apoio.

  • Bagagem e artigos pessoais: Este representa o terceiro tipo de seguro mais elevado que as empresas recebem, e há duas coisas a se levar em conta aqui. Primeiro, a apólice fornece um nível de cobertura suficiente para as suas malas? Uma cobertura decente proporcionará uma cobertura de pelo menos R$1.500 (Para viagens fora do país).

Em segundo lugar, não se esqueça de verificar qual é o limite em itens individuais; apólices baratas tendem a estabelecer este limite bastante baixo, particularmente apólices disponíveis em locais de comparação de preços.

seguro de bagagem

Sobre a Bagagem de Mão e Itens em Excesso

Com cada vez mais companhias aéreas — com orçamentos cada vez mais reduzidos — estão exigindo que você coloque a sua bagagem de mão no porão durante o seu voo e não mais nas áreas acima dos bancos. O seu seguro viagem pode não cobrir se alguma coisa se perder.

Algumas apólices de seguro só cobrem os danos se o item for guardado junto contigo, por isso, leia as letras miúdas antes de se separar dos seus preciosos pertences.

  • Excesso: Como regra geral, quanto mais barata for a apólice, maior será a franquia. Geralmente, você terá um preço fixado quando escolher o seguro viagem. Se utilizar uma ferramenta de comparação de preço na internet, tome cuidado com isso. As letras miúdas dos contratos podem te dar prejuízo!
  • Política de cancelamento: O cancelamento é a razão mais comum para reclamações de seguros. Ter de cancelar ou interromper umas férias já é suficientemente mau; acabar sem dinheiro como resultado é pura miséria.

O que Fazer Nesses Casos?

Verifique quanto pagou por pessoa pelas suas férias e certifique-se de adquirir uma apólice com o montante certo de cobertura, incluindo a cobertura de quaisquer excursões que já tenha organizado e pago. A sua apólice também deve incluir o custo de o levar para casa se as suas férias forem encurtadas ou se perder uma ligação de voos devido a um atraso inesperado.

Esteja preparado para cancelamentos de última hora e considere sempre a compra de um seguro de viagem ao mesmo tempo em que compra as suas férias como preparação antecipada.

Doenças ou ferimentos inesperados, serviço de júri e roubo são algumas das principais razões para as pessoas que precisam cancelar as suas férias, no entanto, um em cada cinco de nós só o compra imediatamente antes de viajar.

Agora que você já viu os principais pontos sobre como escolher um bom seguro viagem, veja mais algumas dicas que você pode seguir. Assim, terá um passeio maravilhoso e sem nenhuma dor de cabeça pela frente!

Viagem Anual ou Única?

Se você tem a resposta para essa pergunta, será muito mais fácil de decidir na hora de como escolher um bom seguro viagem. Muitos seguros podem sair mais baratos, caso a sua viagem seja anual — independente se for para o mesmo país ou não.

Seguro viagem nacional

Leia Antes de Montar Qualquer Plano

Se a sua ideia de estar ativo nas férias envolve fazer uma volta à piscina a caminho do bar de natação, não precisa se preocupar com isso. Se, no entanto, você for do tipo inquieto e entusiasmado, deve considerar quais as atividades que você pode realizar nas suas viagens enquanto permanece coberto pela sua apólice de seguro.

Enquanto as atividades como o bungee jump e o kitesurf estarão automaticamente cobertas por algumas apólices, atividades como o hipismo, mergulho e esqui são muitas vezes consideradas de maior risco e terão um custo extra.

Verifique sua Proteção Contra Erros da Companhia Aérea

O seguro viagem pode dar-lhe a tranquilidade de que os seus voos ou férias estarão cobertos no caso de uma companhia aérea ou fornecedor de férias cessar subitamente a sua atividade.

Certifique-se de verificar a sua apólice para obter detalhes da cobertura em caso de falha da companhia aérea ou do agente de viagens, pois muitas vezes isso não está incluído nos contratos padrões.

Seja qual for a companhia de seguros e a apólice a que recorra, recomendamos que tenha em mãos cópias em papel e digitais dos seus documentos de seguro, bem como quaisquer números de contato de emergência de que possa necessitar, para que possa sempre aceder às informações quando estiver ausente.

Ah, uma dica importante: Se fizer essa procura diretamente com uma agência de viagens, com um operador turístico ou em uma companhia aérea, seus gastos serão maiores. Dê uma procurada minuciosa na internet. Pode ser que demore, mas sua economia será altíssima.

seguro viagem, qual o melhor?

Cuidado com os Limites de Idade e as Exclusões Médicas

Existem alguns problemas relacionados as pessoas de maior idade, quando estamos pesquisando sobre como escolher um bom seguro viagem. Muitas apólices, sobretudo as mais baratas, não seguram ninguém com mais de 65 anos, independente se a pessoa está em forma e seja ativa. A maioria das apólices normais também não cobrirá quaisquer condições pré-existentes.

Assim, por exemplo, se você for asmático e sofrer um ataque nas férias que exija tratamento médico, a sua apólice não pagará. Informe a sua seguradora sobre quaisquer condições médicas em curso e responda honestamente às suas perguntas.

Algumas seguradoras podem então concordar em cobrir certas condições por um pequeno dinheiro extra. Há aquelas que, se a sua condição o justificar, te encaminharão para uma seguradora especializada.

Como Escolher Ofertas de Seguro de Viagem mais Vantajosas

De tudo, esta é a dica mais importante — e que foi falada durante todo o texto — seja intencional na procura pelo seu seguro viagem. A melhor forma de achar um que garanta sua segurança é procurando sem parar.

Muitos “enfeitam” preços, dão promoções, mas, no final as contas, não te dá segurança nenhuma. Na hora que você mais precisa deles, você é abandonado e tem que arcar com todo o prejuízo.

Com todas as dicas dadas, tenho certeza de que você conseguirá um preço bem barato para as suas férias! Lembre-se que quanto mais você economizar nestas partes, maior será o seu dinheiro para gastar no local para onde você vai! Portanto, não tenha pressa. Quando falamos sobre como escolher um bom seguro viagem, existem opções incríveis e baratas.

Vai viajar?  leia esse post-> Remédios para levar na viagem!

Qual seguro viagem eu uso?

Eu não vou mentir pra vocês, já viajei sem fazer seguro viagem!!! Mas confesso que eu ficava pensando, sabe, igual quando a gente sai com o carro sem seguro, e se roubam? é a mesma sensação, e o medo de acontecer alguma coisa?

Com o tempo fui sabendo de algumas situações tristes e comecei a pensar com mais carinho sobre pagar seguro viagem.

Quando eu estava morando e fazendo intercambio no Canadá a escola me obrigou a fazer o seguro viagem, e olha que eu já tinha o do cartão do crédito. Mas nessa mesma época uma brasileira escorregou na plataforma do metrô, ficou em coma por um tempo e faleceu… Foi muito triste, lembro do pessoal da escola fazendo vaquinha pra família ir buscar o corpo.

Outra coisa que me fez pensar muito, foi quando encontraram um corpo de um brasileiro na Australia, parece que foi suicídio. Foi desesperador pra família conseguir juntar o dinheiro para trazer o corpo para o Brasil. Isso mexeu tanto comigo que ajudei a divulgar a vaquinha no meu Instagram. Fora os casos de gente ficando doente, ou se quebrando enquanto viajava.

Não ter o seguro, principalmente lá fora, pode ser um problema, a maioria dos países cobram as despesas com hospitais, ou seja, você vai ter que vender um rim para conseguir pagar depois. Não vacile!!

Depois de um tempo, a gente percebe as coisas e não vacila mais, por medo, por precaução!

 melhor Seguro viagem

Como escolher um bom seguro viagem. Chernobyl. Foto: Paula Rocha

Entenda melhor

Hoje eu uso o seguro do cartão de crédito do Amex, ele cobre o Tratado de Schengem (quase 30 países da Europa). Vocês sabem que nós brasileiros não precisamos de visto para visitar a maioria dos países da Europa Neh? Basta o passaporte! Entretanto precisamos ter um Seguro Viagem que tenha uma cobertura mínima de 30 mil Euros!!! Se for pra Europa já faça! Depois faço um post completo falando sobre o Tratado de Schengen.

Não tem passaporte? Veja como tirá-lo  aqui.

Muitos países exigem o seguro viagem, mas até hoje, após eu ter visitado 70 deles, nunca me pediram!! Minto,  pediram em Chernobyl só! Mas não se baseie nisso, e sim na segurança que ele oferece!

Voltando ao assunto do meu seguro, eu tenho o do Amex (pode ler sobre ele aqui), já é incluso na minha anuidade, não sei como é o atendimento porque graças a Deus eu nunca fiquei doente nas viagens, mas olha… Pelo preço da anuidade do cartão era melhor eu fazer o seguro viagem separado! Tá muito caro!!! Mas estou com ele também porque tenho acesso as salas vips então acaba compensando.

Quando estou viajando pra outros lugares que o cartão não cobre eu entro no Seguros Promos e comparo onde está valendo mais a pena e que também atenda as minhas necessidades.

De verdade, eu aconselho vocês a pesquisarem bastante, muito gato se veste de lebre!!!

Não vacile, e faça o seguro, porque a gente nunca sabe o dia de amanhã. Espero que tenham gostado do post, ele não foi feito pra indicar seguros, mas sim para ajudar você a escolher um bom, e mais que isso, te aconselhar que o seguro viagem é importante!

Deixe suas dúvidas, e suas experiências nos comentários, com certeza poderá ajudar muita gente!!!

 

 

1 comentário

  1. Minori Nagai Responder 18 de junho de 2020, 13:18

    Paulinha! Eu também utilizo o seguro do cartão de crédito Amex! Nunca precisei utilizar, graças a Deus! Mas gosto muito dos benefícios que esse cartão da! Mas a anuidade, realmente, só por Deus! Rsrsrs
    Beijo pra vcs!!! 😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top