Menu

Quais são os países onde é seguro beber água da torneira? Uma daquelas dúvidas de viagem que surgem sempre numa ida ao estrangeiro… afinal, quem nunca acordou a noite com sede e pensou em beber água da torneira néh? Ou bebeu remédio com coca cola por preguiça de ir comprar uma garrafa de água?

Há toda uma série de coisas que influenciam se pode beber a água da torneira em outro país. Embora tenhamos água de alta qualidade facilmente disponível em alguns locais, nem sempre podemos confiar.

Após gastar horrores na Islândia com água e depois descobrir que o país tem uma das águas de torneira mais puras do mundo, e de viajar para Índia e passar mal até com a água engarrafada, venho hoje aqui falar desse assunto que com certeza vai te ajudar… não só a economizar, mas também te alertar em não beber água que pode te adoecer. Bora lá?

Pra quem esse artigo é importante?

Todos nós viajantes estamos sujeitos a sofrer de diarreia, giárdia, de hepatite A, febre tifoide e cólera estão entre as doenças que podem ser transmitidas com água má, compensa saber que partes do mundo garantem água da torneira limpa e segura e onde, em vez disso, se deve procurar água engarrafada.

A água com a qual devemos nos preocupar mais é a água que pode conter microrganismos que podem nos deixar doentes e, em países menos desenvolvidos o risco de ter essa água impura é ainda maior. Quais países onde é seguro beber água da torneira?

Mas, de acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), pode estar a beber água engarrafada com mais frequência do que pensa.

Utilizando a informação recolhida pelo CDC para destacar quais os destinos que garantem água potável limpa e segura, esse artigo é útil para identificar onde beber da torneira boa e onde é melhor fazer maiores investigações obre o assunto.

Países Onde é Seguro Beber Água da Torneira

Veja se o local onde você está prestes a viajar está na lista de países onde é seguro beber água da torneira:

  • Oceania: Austrália e Nova Zelândia;
  • América do Norte: Canadá, Groelândia e EUA;
  • África: Nenhum;
  • Europa: Andorra, Alemanha, Áustria, Bélgica, República Dominicana, Espanha, Eslovênia, França, Finlândia, Grécia, Holanda, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, San Marino, Inglaterra, Suíça, Suécia e Vaticano.
  • América do Sul: Nenhum;
  • Ásia: Brunei, Hong Kong, Japão, Israel, Singapura e Coréia do Sul.

Se o país que você procurou não está nessa lista, não arrisque, compre água engarrafada!

Dica: se for visitar a Islândia, Noruega e Finlândia não deixe de beber a água da torneira, sério gente, que água boa!!! sem contar que tudo nesses países são bem caros e você vai economizar e muito não gastando com água engarrafada.

Glacial Jökulsárlón na Islândia próximo a Diamond Beach

Glacial na Islândia, países onde é seguro beber água da torneira

O país que Estou Não tem Boa Reputação quanto a água. E Agora?

É preciso ter em mente que este é um guia muito conservador e que “potencialmente perigoso” significa que pode ser prejudicial beber água se o corpo não estiver habituado à água da zona. Não significa que a água esteja poluída e suja!

“Inseguro” não significa “beba esta água e morrerá”. Apenas que deve ser cauteloso quando viajarpara algum local que não foi listado aqui.

A água potável no México, por exemplo, pode não ter qualquer efeito sobre os habitantes locais que se adaptaram às suas impurezas, no entanto, os visitantes não lhe terão dado a tolerância que os habitantes locais têm, ou seja, não é realmente seguro tomar um gole.

Do outro lado, a América está listada neste artigo como um dos cantos raros onde a água potável é segura. No entanto, algumas regiões dos Estados Unidos têm água potável terrível e os viajantes podem não estar habituados aos níveis elevados de cloro em partes onde esta é considerada segura.

Desde a sua publicação, esta infografia suscitou controvérsia e debate quanto à exatidão da informação. Por isso reitero, mais uma vez, que se trata de um guia muito conservador, baseado nas normas do CDC, o que significa que deve ser cauteloso quanto a beber a água local nestes países se não se estiver habituado ao seu nível de filtração.

A principal mensagem que deve ser retirada deste post é que a água, em qualquer parte do mundo, pode não ser segura se estiver de visita e não estiver habituado aos níveis de impurezas e/ou filtração.

Dicas Para Beber Água da Torneira com Segurança

Aqui você vai ver algumas dicas muito práticas para que você não fique com sede nos locais onde a água da torneira é questionável.

Como eu disse,  os dados acima são altamente conservadores. Por exemplo: a Hungria tem muito orgulho da água, e há fontes públicas de água muito antigas e muito chiques em Budapeste, com as quais os turistas raramente encontram problemas.

Como regra geral, em caso de dúvida, leve consigo filtros de água. No entanto, se estiver a viajar para qualquer lugar que tenha sido marcado como “inseguro”, é necessário que você investigue mais e siga algumas dicas:

Pergunte aos locais

Aprenda a perguntar aos habitantes locais sobre a qualidade da água da torneira, afinal de contas, são estas as pessoas que lá vivem e, em geral, o seu principal interesse é garantir que os turistas partem com uma opinião positiva sobre o seu país.

O seu hotel irá avisá-lo se a água não é segura para beber. O porteiro do hotel tem mais experiência com turistas que visitam o seu destino. Se a água não for segura, normalmente haverá um aviso afixado pela torneira do seu quarto, e o hotel fornecerá garrafas de cortesia para que possa beber. Certifique-se que vai utilizar estas garrafas para tomar os seus comprimidos e escovar os dentes!

Países Onde é Seguro Beber Água da Torneira - água da torneira

Fonte: Danilo Bento

Não é só o que se bebe

Se a água não for segura para beber, não escove os dentes com água da torneira. Verifique se os corpos naturais de água são seguros antes de nadar, mantenha a boca fechada na ducha, use sempre sabão e não aceite gelo nas suas bebidas.

As cervejas e refrigerantes devem ser bebidos da lata ou da garrafa se os copos não parecerem suficientemente limpos para si. Lembre-se também que se a sua cerveja tiver sido refrigerada em gelo, o exterior da lata também pode ter sido contaminado.

Além de tudo, isto faz com que muitos viajantes, se não conseguirem beber a água, também não comam a salada. Coma apenas alimentos que tenham sido cozinhados ou que tenham uma casca que possa remover. As saladas são geralmente lavadas com água local durante a preparação dos alimentos, por isso pergunte sempre se foi purificada se não tiver a certeza.

Recomendo esse meu post-> Remédios para levar para viagem.

Tenha a certeza de que a garrafa que comprou está lacrada

Por vezes as nações empobrecidas reabastecem as suas garrafas da torneira… Foi o que aconteceu comigo na Índia, não por uma vez, mas várias vezes os locais tentaram me vender águas sem lacre na garrafa. Pior ainda, eu vi uma senhora enchendo essas garrafas com a água de uma bica no centro da cidade. Se forem pra Índia já sabem!!! Cuidado com os golpes da garrafa sem lacre e jamais beba água da torneira!

Ferver e Filtrar

Se você achar inconveniente levar uma garrafa de água aos passeios — como uma ida ao deserto, por exemplo — dê algum jeito de ferver a água antes de ir. O mais importante é a sua saúde, a vergonha passa rapidamente. Outra opção é levar filtros de água portáteis.

Outra medida que você pode tomar é deixar uma garrafa de água transparente em uma superfície que reflete a luz solar. Os plásticos fazem isso, os vidros não! Use uma garrafa plástica para ter sucesso com esse método. Assim, a água terá sido desinfetada da melhor forma.

Dica para os cabeludos: Se você visitar a Polônia, saiba que apesar da água ser boa para beber, ela deixa os cabelos um bagaço, não a creme que recupere… passei uns 15 dias por lá e só Nossa Senhora das pontas duplas pra dar jeito hahaha.

Países Onde é Seguro Beber Água da Torneira: Conclusão

Espero que o guia sobre países onde é seguro beber água da torneira não tenha te assustado! Como você deve ter notado, o Brasil se encontra na lista de onde é melhor não tomar, por via das dúvidas. Porém, sabemos que em muitos locais do Brasil a água da torneira é potável.

Eu não quero dizer que você deve relativizar, muito pelo contrário! Beber uma água duvidosa pode influenciar na sua saúde.

Lembre-se de curtir o passeio, acima de tudo! Nós demos algumas dicas boas sobre como levar a sua garrafinha de água e como filtrá-la, caso esteja indo para os países onde é seguro beber água da torneira. O mundo é lindo e não será esse um dos problemas para você não viajar, certo?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top