Menu

Melhor época para ir a Fernando de Noronha

4 de abril de 2020

Fernando de Noronha é um dos destinos mais conhecidos e procurados do Brasil. Uma ilha paradisíaca no litoral brasileiro, com lindas paisagens e uma praia mais encantadora do que a outra. Mas qual é a melhor época para ir a Fernando de Noronha?

Saber quando visitar algum destino é uma das primeiras coisas que a gente tem que pesquisar, mesmo porque, não queremos chegar no paraíso e passar o dia todo com o tempo jururu e correndo da chuva não é mesmo?

Seja para quem pretende curtir uma praia, praticar algum esporte aquático, fazer mergulho (disso Noronha é pioneiro) ou até mesmo fazer um tour pela ilha, o importante mesmo meus amigos,  é ir na época certa!!!

Neste post vamos ajudar você a encontrar todas informações possíveis e impossíveis sobre quando visitar a ilha, assim você poderá aproveitar com tranquilidade a sua viagem… Bora lá planejar e pegar o paraíso com dia lindo todos os dias?

Clima em Fernando de Noronha

Um bom aliado na hora de saber a melhor época para ir a Noronha é o clima, é nele que temos uma primeira informação de como as temperaturas estarão durante os dias, semanas e até meses.

O clima em Fernando de Noronha é tropical,  fazendo calor  na maior parte do ano. Isso já uma boa notícia neh?

A temperatura média de Fernando de Noronha é de 28 graus, não é aquele calor de matar e também passa longe do frio de se enrolar nas cobertas e assar marshmallow, #queriaaaa . Chega de doces que só penso em comida!

A época mais fria seria os meses de junho e julho, mas as temperaturas continuam acima de 20 graus, não faz frio, frio de verdade, mas um blusa mais leve é sempre  bem vinda.

Pôr do Sol em Noronha

Pôr do Sol em Noronha. Foto: Paula Rocha Mala Rosa

Clima e temperatura do mar de Noronha

A média de temperatura da água fica em torno de 25 e 26 graus. Ou seja, é possível aproveitar durante o ano todo. Eu achei a temperatura das águas de Fernando de Noronha muito parecidas com a das praias de Porto de Galinhas e de Alagoas.

Nordeste neh? sempre com um mar morninho, e pra gente que tá acostumado com as águas geladinhas de Ubatuba e Ilhabella já logo se taca no mar… Pareço oferenda nas praias do nordeste, vou e volto sem sai da água hahaha.

Assim como em outras regiões no Brasil, Fernando de Noronha possui duas estações. A estação seca, que vai de agosto a fevereiro. Como também a estação de chuvas, que vai de março a julho. Fuja do mês de maio, alguns amigos foram e falaram que Noé passa por lá nesse período.

Mas não se preocupe, Noé leva a arca, brincadeira, o que quero dizer é que as chuvas na região são esporádicas, então mesmo se visitar durante a época de chuva é possível aproveitar… Mas olha, se você puder ir em outros meses é melhor neh?

A ilha não é um dos destinos mais baratos do Brasil, então, planeje-se e acerte em cheio em quando visitar Fernando de Noronha.

Clima em Noronha

Clima em Noronha, praia. Foto: Paula Rocha Mala Rosa

Melhor época para ir a Fernando de Noronha

Os melhores meses para viajar pra Noronha são entre agosto e fevereiro. Já que na temporada de seca você terá menos chance de perder um dia de praia ou passeio por conta de chuva.

Mas para se programar para visitar Fernando de Noronha não se prenda apenas a estação. Dependendo da atividade que você planeja fazer na ilha existe uma época certa para visitá-la. Vamos conhecer?

Mergulho em Noronha, quando ir?

A  melhor época para quem vai fazer mergulho em Fernando de Noronha é entre agosto e novembro. Já que neste período o mar fica como uma piscina, quase que sem ondas,  perfeito para a prática da atividade e para observação da vida marinha.

Fernando de Noronha é um dos lugares mais incríveis para quem curte mergulhar, eu sou uma negação, tenho medo do mar,  não me arrisco muito, mas meu amigo vai todos os anos e ele sempre fala que o melhor mês para fazer mergulho por lá é setembro, ele disse que as águas estão mais cristalinas e as chances da chuva chegar e remexer o mar são quase que zero.

Melhor época para ir a Fernando de Noronha e curtir as praias

Se você só quer curtir as praias, tomar aquele solzinho e se jogar nas areias, então a melhor época é durante a temporada de seca, principalmente entre agosto e dezembro. Com o mar mais calmo nesse período é possível curtir a praia tranquilamente, aproveite e já faça o mergulho se você não for da turma do #medo igual eu hahaha.

Para curtir uma boa praia em Noronha eu recomendo que você vá a Praia do Sancho, que é a minha preferida por lá.

melhor época para ir a Fernando de Noronha e curtir as praias

Melhor época para ir a Fernando de Noronha e curtir as praias. Praia do Sancho. Foto: Paula Rocha Mala Rosa

Qual é a melhor época para surfar em Noronha?

Se você é surfista e gosta de pegar uma boa onda, o melhor é visitar  Fernando de Noronha entre dezembro e março. Já que nessa época o mar é mais agitado, criando a famosa temporada de ondas.

Com as mudanças dos ventos, as ondas de Noronha podem chegar até 12 pés e pra quem realmente gosta do esporte,  existem até alguns campeonatos na região, onde reunem surfistas do mundo inteiro na Praia da Cacimba do Padre. Veja aqui sobre os campeonatos de Surf em Fernando de Noronha.

Quando economizar em Fernando de Noronha?

Se você procura economizar e gastar menos durante a sua viagem a Noronha, o melhor mesmo é ir entre abril a junho. Nesta época os preços costumam ficar menores, tanto nos passeios quanto nos hotéis. Lembrando que é um período que já não possui grande procura, tanto por ser baixa temporada na ilha quanto ter riscos de chover.

Caso não tenha outra data ou precise fazer uma economia, não se apegue as chuvas,  eu fui para Punta Cana na época dos furacões, pra ser mais exata, fui dois dias depois que o  Furacão Irma passou por lá, e posso te falar a verdade? Foi incrível, o mar estava calmo, paguei barato no Resort e aproveitei como nunca… Pense positivo sempre!!

 E tem mais… Mesmo sendo temporada de chuva não significa necessariamente que irá chover todos os dias e o dia inteiro… Se só tem essas data, vá mesmo assim!

Se você quer dar uma economizada de uma olhada nos preços da Pousada Casa da Vila e também no Vila Hostel.

Baleias em Fernando de Noronha

A melhor época para ir a Fernando de Noronha e encontrar as baleias é entre a segunda quinzena de julho e a primeira quinzena de agosto. Isso mesmo, tem gigantes dos mares em Noronha também.

Quase todos os anos os turistas conseguem ver as baleias jubarte que beiram o arquipélago. Elas saem com seus filhotes da Antártida e seguem em direção as águas mornas do nosso nordeste… mas já adianto, precisa de sorte pra ver… Eu vi uma baleia uma única vez na Africa do Sul e garanto a vocês que foi incrível e também sorte.

quando encontrar baleias em Noronha

Época das baleias Jubarte em Fernando De Noronha, Foto divulgação, Projeto Navi

Alta temporada em Fernando de Noronha

Assim como em todos os lugares do mundo, Noronha tem também a sua alta temporada, onde os preços sobem, os hotéis e pousadas se esgotam rápido e tudo fica mais caro por lá… A alta temporada é bem quando tem as festas, entre dezembro e começo de março.

Se você procura curtir as festas de Noronha, então, o melhor momento para curtir certamente é no final do ano, nas festas de réveillon. A região ficou muito conhecida pelas festas em que as celebridades frequentam durante esta época.

Na alta temporada,  será mais fácil encontrar festas, já que nas estações  de baixas tem menos turista e menos agito. No carnaval também muita gente corre pra lá, principalmente aqueles que procuram por menos barulho, sombra e água fresca. 

Pior época para ir a Fernando de Noronha

Só para finalizar o post de Melhor época para ir a Noronha, vamos falar agora um pouco sobre a pior época para ir também. Entretanto, não podemos esquecer que nem sempre o que é ruim pra mim, será pra você… Mas vamos lá!

A temporada de chuva, entre março e julho, é considerada como a piores meses para visitar Fernando de Noronha. Mas como eu já disse acima, as chuvas na região são esporádicas, dificilmente irá chover o dia todo e por dias consecutivos. Única coisa que pode ser um problema,  é que pode ser que tenha chuva durante o passeio, ou que tenha muita lama nas trilhas para as praias e nas ruas da cidade. O que pode ocasionar cancelamentos de alguns passeios e também um mar mais remexido e menos cristalino.

Durante a alta temporada é provável que encontre as praias com bastante gente, com filas para alguns lugares. É Sempre bom lembrar que durante as férias escolares (de dezembro a janeiro e em julho), no final do ano e carnaval, o número de turistas na ilha aumenta. Com a alta temporada os preços ficam mais altos, sendo assim se você não quiser gastar muito o melhor seria não visitar Noronha nesse período.

Fernando de Noronha é um destino incrível que você irá aproveitar em qualquer época do ano. Lembre-se, caso pretenda fazer alguma atividade em especifico, não esqueça de prestar bastante atenção no mês que você vai… Espero que tenham gostado do post e aproveitem também para ver meu Guia Completo de Fernando De Noronha, lá tem muitas outras dicas 🙂

Fernando de Noronha Baixa temporada

Fernando de Noronha Baixa temporada. Foto: Paula Rocha Mala Rosa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go top