Top

Melhor época para ir a João Pessoa: quando ir

Se você está programando a sua próxima viagem para a capital da Paraíba, certamente precisa saber qual a melhor época para ir a João Pessoa para aproveitar ao máximo a viagem.

Embora João Pessoa seja uma cidade na qual a temperatura está alta praticamente o ano inteiro, é preciso se atentar a alguns fatores que te trazer péssimas surpresas, como chuvas e mar com águas turvas. Afinal, se o maior atrativo de Jampa é o litoral, um dia de chuva pode acabar com todo um roteiro de dias na praia.

A primeira dica que dou sobre quando ir a João Pessoa é que não adianta planejar a viagem de acordo com as estações do ano, pois os meses de determinada estação têm climas bastante diferentes e inusitados. Ou seja, o ideal é se organizar com base na situação climática de cada mês.

Portanto, confira agora tudo o que você precisa saber sobre a melhor época para ir a João Pessoa para ir sem medo! Bora lá?

Clima e temperatura mês a mês

A capital paraibana é totalmente tropical, com os termômetros marcando até 31ºC e, no mínimo, 21ºC. Porém, embora João Pessoa seja uma cidade onde o calor é garantido, calor e chuva podem ocorrer ao mesmo tempo. Por isso, não recomendo se basear em estações do ano na hora de marcar a sua viagem para Jampa, e sim, ter como ponto de partida os meses, pois mesmo que o verão esteja no auge, tem precipitação.

Sendo assim, confira como é o clima mensal em João Pessoa e garanta suas passagens na melhor época.

Antes de viajar, saiba quanto custa ir para João Pessoa

Dicas de João Pessoa: quando ir para João Pessoa

Janeiro: a melhor época para viajar para João Pessoa?

Janeiro é o mês de alta temporada em João Pessoa, por isso, se for nesta época, esteja preparado: você encontrará preços mais altos que o habitual e lugares cheios. Também é um dos meses mais quentes em Jampa, chegando a 31ºC e mínima de 24ºC, além de ter possibilidade de chuva praticamente nula.

Não deixe de conferir: O que fazer em João Pessoa

Fevereiro e Março

Assim como janeiro, fevereiro e março são meses muito quentes, com máxima de 31ºC e mínima de 24ºC. A diferença, entretanto, é a chuva: em fevereiro chove pouco, cerca de cinco dias. Já em março, as chuvas são mais frequentes, principalmente na segunda quinzena do mês. Por isso, antes de sair, sempre verifique a situação climática do dia.

Melhor época para ir a João Pessoa

Praia de Tambaba e o coqueiro solitário no mês de março. Paula Rocha

Abril, maio, junho, julho e agosto

Os meses entre abril e agosto não são a melhor época para ir a João Pessoa, pois é o período das chuvas. Em abril costuma ocorrer 200 mm de chuva ao mês, enquanto em maio, junho e julho o volume costuma superar 300 mm, o que equivale a uma média de 13 dias de precipitação.

Consequentemente, nessa época você encontrará as águas mais turvas e com uma coloração pouco convidativa para banho.

Por outro lado, além das chuvas, em julho e agosto o vento é muito forte, o que acaba com o dia na praia. Então, evite esses meses quando estiver planejando sua viagem para ir a Jampa, embora o clima continue agradável, com máxima de 31ºC e mínima de 21ºC.

Setembro: boa época para ir a João Pessoa?

Neste mês o clima continua quente, mas o mormaço não é forte, com os termômetros marcando até 29ºC e, no mínimo, 23ºC. Embora seja agradável, a chuva em setembro é incerta, pois a média é de 7 dias de chuva, geralmente na primeira quinzena do mês.

Além disso, a água do mar não está no auge da cristalinidade, estando um pouco turvas. Porém, o fim do mês é totalmente diferente: águas mais claras e poucas chances de chuva.

Melhores meses para viajar: Outubro, novembro e dezembro

O período de outubro a dezembro é o melhor para ir a João Pessoa!

Em outubro chove cerca de quatro a cinco dias, e a chuva é passageira. Além disso, a temperatura volta a bater 30ºC.

Já novembro, é o mês em que o mar está clarinho e cristalino, diferente do mar turvo de setembro. E para completar, a temperatura ainda está na média de 30ºC e é muito difícil chover.

Por fim, dezembro é o mês em que o mar está lindo: cristalino, claro, em tons de verde e azul, além do clima estar no auge do calor e a chance de chuva ser nula! Porém, é também época de alta temporada, ou seja, espere novamente preços altos e praias cheias.

Melhor época para ir a João Pessoa aproveitar as praias

Praia do Coqueirinho, com águas cristalinas na época de seca. Paula Rocha

Quando não ir a João Pessoa: período de chuvas

A época mais chuvosa em João Pessoa é de abril a julho, portanto, se você quer ir à cidade para curtir praias, evite esse período. Os dias de chuva já chegaram a ser de quinze dias, acabando com os dias ensolarados de praia.

Já os meses de fevereiro, março e agosto têm chuvas moderadas, mas ainda não são totalmente ruins, pois é possível aproveitar a praia nos dias de puro sol e conhecer outros pontos turísticos de Jampa nos dias de chuva.

Dicas de João Pessoa: história da cidade

Aproveite o tempo de chuva para conhecer melhor o Centro Histórico e Cultural da cidade. Paula Rocha

Condições do mar em João Pessoa

Você sabia que a cor do mar varia em João Pessoa dependendo do mês que você optar por visitar a cidade?

Esse fator pode fazer uma grande diferença na sua viagem, e se você realmente quer pegar praias lindas, com tons de azul e verde, vá para João Pessoa entre os meses de dezembro e março. Em abril o mar começa a ficar um pouco turvo, mas continua bonito.

Confira agora as condições do mar mês a mês em Jampa:

  • Janeiro: mares azuis e esverdeados, provavelmente terá águas claras e cristalinas
  • Fevereiro: mares azuis e esverdeados, provavelmente terá águas claras e cristalinas
  • Março: mares azuis e esverdeados, provavelmente terá águas claras e cristalinas
  • Abril: águas turvas e mais escuras, probabilidade de estarem amarronzadas
  • Maio: águas turvas e mais escuras, probabilidade de estarem amarronzadas
  • Junho: águas turvas e mais escuras, probabilidade de estarem amarronzadas
  • Julho: águas turvas e mais escuras, probabilidade de estarem amarronzadas
  • Agosto: águas turvas e mais escuras, probabilidade de estarem amarronzadas
  • Setembro: águas não tão curvas, levemente amarronzadas
  • Outubro: mares levemente azuis e esverdeados, águas claras
  • Novembro: mares azuis e esverdeados, provavelmente terá águas claras e cristalinas
  • Dezembro: mares azuis e esverdeados, provavelmente terá águas claras e cristalinas
Praias e mar de João Pessoa

Mar de João Pessoa em março. Paula Rocha

Principais eventos da cidade

Além das maravilhosas praias de João Pessoa, há dois eventos que se destacam na região e certamente são ótimas atrações turísticas! Então, se você é o viajante que não descarta uma boa festa regional, se liga nas mais famosas de Jampa e quando ocorrem:

  1. Carnaval (fevereiro/março): o Carnaval em João Pessoa é um dos mais belos e animados do Brasil, sendo uma ótima oportunidade para ver o centro da cidade lindo, iluminado e cheio de folia.
  2. São João (junho): a festa de São João é a mais tradicional da cidade, trazendo muitas comidas típicas, comemorações vivas e uma cidade linda! Recomendo ir e participar das famosas quadrilhas.

Não deixe de conferir: Onde comer em João Pessoa

Alta temporada e baixa temporada em João Pessoa

A alta temporada em João Pessoa são os meses de verão, sendo eles janeiro, fevereiro e março, embora esses dois últimos tenham chuva. Então, se você quer evitar preços mais salgados, evite a região no primeiro trimestre do ano.

Por outro lado, os meses de baixa temporada são os meses mais chuvosos, ou seja, de abril a julho. E mesmo que seja o período em que a cidade está mais vazia e os preços mais amigáveis, não recomendo a visita pois a possibilidade de conhecer as praias são bastante incertas, correndo o risco de não aproveitar o litoral por conta da alta precipitação.

Alta e baixa temporada em João Pessoa

Passeios de João Pessoa em alta temporada, em março. Paula Rocha

Afinal, qual melhor época para ir a João Pessoa?

Tendo em vista que a maioria dos passeios para se fazer em João Pessoa são nas praias e lagoas, a melhor época para ir a Jampa são durante os meses mais secos, com menor probabilidade de chuva, quando as águas estão cristalinas e em tons de verde e azul. Por isso, recomendo ir a João Pessoa durante os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Nesses últimos dois meses, sempre esteja de olho no clima. Se possível, vá em novembro, quando os preços estão baixos.

Aproveite a melhor época para conhecer as melhores praias de João Pessoa

Mirante Dedo de Deus

Onde ficar em João Pessoa

A melhor opção para ficar em João Pessoa é o Nord Luxxor Tambaú, com ótimo custo-benefício e bom para viagens em casal. Verifique a disponibilidade e preços aqui.

Se você quer economizar o máximo possível, recomendo o Gold Flat, em Cabo Branco. Verifique a disponibilidade e preços aqui.

Agora, se você quer ficar perto dos principais pontos turísticos de João Pessoa e ainda pagar pouco, indico o Hotel Brisa do Mar Tambaú. Verifique a disponibilidade e preços aqui.

Veja o post completo: Onde ficar em João Pessoa

Dicas gerais de Jampa

  • O período mais seco em João Pessoa é de setembro a fevereiro, embora as águas estejam um pouco turvas no fim de setembro. Por isso, se for em setembro, vá no fim do mês;
  • Se quer pegar o mar com tons de azul e verde, vá aproveitar o paraíso de João Pessoa em meados de novembro;
  • Considere ver as tábuas das marés antes de marcar a sua viagem para João Pessoa e opte sempre pelo período de maré baixa. Dessa forma, você conseguirá realizar os passeios para as piscinas naturais, que são um dos mais procurados na cidade;
  • Se o seu objetivo é a festa de São João na Paraíba, a melhor época para viajar para João Pessoa é no começo do mês de junho.

Confira o post completo: Dicas de João Pessoa

Quando ir a Paraíba

João Pessoa vista de cima. Não deixe de conhecer esse paraíso! Paula Rocha

Então, essas são as nossas dicas sobre a melhor época para ir a João Pessoa! Espero que esse post tenha ajudado você a escolher a data da sua viagem. Vou ficando por aqui, até a próxima, viajantes!

Envie um comentário