Top

Dicas de João Pessoa

João Pessoa na Paraíba

Viajar é um dos maiores prazeres da vida, e para garantir uma experiência ainda melhor, é preciso ter na manga as melhores dicas do destino! Então, se você está interessado na capital paraibana, confira as mais valiosas dicas de João Pessoa que separei para te ajudar a aproveitar mais o lugar maravilhoso que é Jampa!

João Pessoa possui uma rica cultura e belas praias, além de ser uma cidade extremamente limpa e preservada. Confesso que saí surpresa de lá, porque não esperava encontrar um destino tão maravilhoso e apaixonante. Recomendo muito a visita!

E como eu espero que vocês saiam apaixonados de João Pessoa também, confira tudo o que é preciso saber sobre esse pedacinho de paraíso: transporte, passeios, onde ficar e muito mais. Portanto, já atualize seu roteiro e partiu Jampa!

História de João Pessoa

E se eu disser que os portugueses chegaram em João Pessoa e através do Rio Paraíba, e não do mar? Bem diferente, né? Pois é! Tudo começou em 1585, quando a cidade foi fundada por colonizadores portugueses no bairro Varadouro, onde aconteceram as primeiras edificações da região, às margens de um afluente do Rio Paraíba.

Aliás, João Pessoa não tinha esse nome no começo, e já foi chamada de várias formas antes de ser oficialmente batizada de João Pessoa. Inicialmente, era chamada de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves em homenagem à Santa de mesmo nome, já que o lugar foi colonizado em 5 de agosto, no qual é o dia de Nossa Senhora das Neves.

Um outro nome que a capital paraibana teve foi Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao rei da Espanha da época, Felipe II. Também foi Frederikstadt (ou Frederica) durante a ocupação dos holandeses. Mais para frente, foi renomeada para Parahyba do Norte.

Por fim, a cidade foi chamada de João Pessoa somente em 1930, em homenagem ao presidente do estado, que foi assassinado por ter negado apoio ao Júlio Prestes, candidato à presidência da República na época.

Dicas de João Pessoa: história da cidade

Centro Cultural de São Francisco e Centro Histórico de João Pessoa. Paula Rocha

Quando ir a João Pessoa?

Tendo em vista que a maioria dos passeios para se fazer em João Pessoa são nas praias e lagoas, a melhor época para ir a Jampa são durante os meses mais secos, com menor probabilidade de chuva, quando as águas estão cristalinas e em tons de verde e azul. Por isso, recomendo ir a João Pessoa durante os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Não deixe de conferir o post completo: Melhor época para ir a João Pessoa

Dicas de João Pessoa: quando ir para João Pessoa

Quantos dias ficar em João Pessoa?

O mínimo que você deve ficar em João Pessoa para conhecer as principais atrações são 3 dias inteiros.

No entanto, se você quer aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer e ainda reservar um dia apenas para curtir as praias com tranquilidade, aconselho a ficar 7 dias na capital paraibana. É tempo suficiente para um roteiro completo na região e dá para fazer com calma.

Lembrando ainda que se você quiser incluir destinos próximos na viagem, como Recife e Natal, o ideal seria incluir mais dias em seu roteiro pelo nordeste e, de preferência, pernoitar em alguma das cidades em outros estados.

Veja aqui quanto custa viajar para João Pessoa e se planeje melhor

Roteiro de três dias em João Pessoa

Considerando que você fará uma viagem de nível médio para João Pessoa, confira a dica de um roteiro para três dias na cidade:

  • Primeiro dia: Faça uma city tour, vá ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara e veja o pôr do sol na Praia do Jacaré.
  • Segundo dia: Passeio de buggy pela Trilha do Paraíso. Dura o dia inteiro e vale muito a pena! Recomendo fazer com o guia Hector, da Secretaria de Turismo de João Pessoa, ele é super gente boa!
  • Terceiro dia: conheça a praia naturista Tambaba e aproveite a tarde na praia do Coqueirinho, a praia que eu achei mais bonita de João Pessoa e do Brasil.
Dicas de João Pessoa: quantos dias ficar na cidade

Passeios de João Pessoa para fazer em três dias. Paula Rocha

Motivos que fazem João Pessoa ser tão especial

João Pessoa é uma cidade que faz todos saírem apaixonados pelo destino, inclusive eu! Mas afinal, por que a cidade é tão especial?

Em primeiro lugar, João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil! Portanto, tem muita história por suas ruas. Além disso, ela é rodeada de parques, jardins e reservas da Mata Atlântica. Ou seja, é um ótimo lugar para se conectar com a natureza!

Fora esses motivos, há muitos outros, como:

  • A capital paraibana tem um extenso litoral de praias magníficas!
  • A cidade, que é chamada carinhosamente de Jampa, apesar de ser uma capital e ter um ritmo agitado de grandes metrópoles, ao mesmo tempo é tranquila e inspira paz, o que a torna diferente e especial;
  • João Pessoa é considerada uma das melhores cidades para se viver no país, pois a qualidade de vida é bastente alta;
  • Para deixar a beleza natural ainda mais evidente, existe uma legislação em João Pessoa que limita a altura dos prédios nas orlas, principalmente na Praia de Tambaú. Sendo assim, a orla da praia fica com um clima mais praiano sem aqueles prédios altos que acabam poluindo a paisagem e ofuscando a natureza;
  • As orlas possuem ciclovias para quem gosta de pedalar ou para quem quer apenas fazer uma caminhada. Certamente, são bons passeios para fazer em João Pessoa para admirar a beleza do mar.

Em todo caso, João Pessoa é uma cidade linda, um paraíso escondido que precisa ser apreciado e vivenciado com muito amor, cuidado e carinho.

Dedo de Deus, em João Pessoa

Vale a pena alugar carro em João Pessoa?

Esta é uma das dicas para você aproveitar muito João Pessoa! Então já anota aí: se você não quer ficar restrito às praias urbanas e quer ter liberdade para aproveitar as outras praias sem horários marcados dos passeios, a recomendação é alugar um carro!

Lugares como a Praia do Jacaré para ver o pôr do sol e Intermares, você certamente aproveitará bem mais se fizer por conta própria do que com passeios.

Uma dica é calcular o quanto gastaria com Uber para ir aos locais que são do seu interesse e quanto seria o aluguel do carro, assim fica mais fácil decidir o que seria mais economicamente viável. No meu caso, aluguei um carro com diária de R$100 com seguro e valeu a pena.

É fácil se locomover na cidade!

João Pessoa possui um bom sistema público de transporte. Além de uma boa linha de ônibus para várias regiões, você pode contar ainda com táxi e Uber à disposição em todas as regiões da cidade. Aliás, dependendo da região que você estiver hospedado, pode fazer muitos deslocamentos a pé, como no bairro de Tambaú.

Melhores passeios de João Pessoa

João Pessoa é uma cidade linda, com muito o que fazer e apreciar, mas entre todas as suas atrações e passeios, alguns ganharam meu coração e recomendo a vocês. São eles:

  • Trilha do Paraíso, um passeio de buggy;
  • Praia do Coqueirinho, onde tem os cânions com as falésias mais lindas que já vi;
  • Praia do Amor;
  • Mirante do Dedo de Deus;
  • Praia naturista de Tambaba.
Praia Tambaba

Praia naturista Tambaba. Paula Rocha

O sol nasce cedo e se põe cedo

O nordeste, em geral, tem a característica de o sol nascer bem cedo e também se pôr mais cedo do que nos outros locais do Brasil. Isso acontece porque a região está no ponto mais oriental das Américas, portanto, o sol nasce primeiro. Por exemplo, às 5h da manhã já está claro! E pouco antes das 18h o sol já se pôs.

Sendo assim, a principal dica de João Pessoa para você aproveitar ao máximo a sua viagem é: saia cedo para curtir as praias!

Dicas de onde ver o pôr do sol em João Pessoa

Os pessoenses são super simpáticos

Não é novidade que os nordestinos são super acolhedores! Os pessoenses, em especial, são super simpáticos! Eles estão sempre prontos para ajudar e em alguns momentos você pode até estranhar, mas depois vai perceber que é uma forma de acolher e demonstrar carinho!

A culinária em João Pessoa

Certamente, uma das melhores dicas de João Pessoa é se jogar na culinária! A gastronomia paraibana engloba vários sabores e se você estiver de dieta, esqueça! Prepare-se para se deliciar com frutos do mar, tapioca, cuscuz, feijão verde, manteiga de terra, macaxeira e tudo com muito coentro. Afinal, os paraibanos adoram colocar coentro na comida, e isso dá um gostinho bem diferente e especial.

Veja aqui onde comer em João Pessoa

Culinária de João Pessoa

Caldo de camarão. Paula Rocha

Cidades perto de João Pessoa para visitar

Próximo à João Pessoa existem várias cidades lindas e acolhedoras que você pode conhecer, seja para pernoitar ou para fazer um bate e volta. Sendo assim, conheça alguns lugares perto de João Pessoa para acrescentar no seu roteiro:

  • Recife: localizada a apenas 120 km de distância, a cidade é encantadora e vale a pena ir para pernoitar um dia e conhecer alguns pontos principais da cidade;
  • Porto de Galinhas: estando bem próximo de Recife, você pode ir até lá e aproveitar suas deliciosas piscinas naturais;
  • Natal: localizada a 180 km de distância de Jampa, a capital rio-grandense merece uma visita! Com praias belíssimas e passeios incríveis, é uma das cidades queridinhas do nordeste;
  • Pipa: também bem pertinho de Natal e você pode esticar para conhecer praias mais tranquilas e curtir uma noite agitada.
Dicas de Jampa: visitar cidades próximas

Natal tem praias lindas, recomendo muito a visita! Paula Rocha

Dicas de o que levar na mala

Mesmo no inverno, João Pessoa é um local quente! Para você ter ideia, a temperatura média anual na cidade é de 28ºC! Portanto, encha a mala de roupas leves e fresquinhas, como shorts, vestidos, regatas e, claro, roupas de banho! Ah, e se for no inverno, leve um casaquinho para vestir durante a noite.

E também por causa do clima quente, não esqueça do protetor solar. Na verdade, essa é uma dica indispensável não somente para João Pessoa, mas para qualquer viagem, principalmente se seu objetivo for praias. No caso de Jampa, a maioria dos passeios serão embaixo do sol e você irá precisar se atentar e sempre andar com o protetor solar para evitar queimaduras.

Onde ficar em João Pessoa

Uma das principais dicas de João Pessoa é sobre onde ficar! A minha indicação é o Nord Luxxor Hotel Tambaú, o hotel com café da manhã mais completo e diferente do nordeste e um dos melhores do Brasil! Para você ter ideia, o café da manhã é na piscina, já pensou? Aliás, a diária é muito barata para tudo o que ele oferece! Verifique os preços e a disponibilidade para a data da sua viagem aqui.

Outra boa opção é o Hotel Brisa do Mar Tambaú, verifique a disponibilidade e preços aqui.

Já em Cabo Branco, recomendo o Gold Flat, verifique a disponibilidade e preços aqui.

Dica: veja aqui os melhores bairros para se hospedar em João Pessoa e as principais opções de hospedagem

Onde ficar na Paraíba

Enfim, essas são as nossas dicas de João Pessoa! Espero que saía apaixonado desse lugarzinho lindo, afinal, Jampa não é brincadeira, é realmente de apaixonar!

Aliás, dica extra: acompanhe a página Visite João Pessoa e esteja atualizado das novidades do local.

Envie um comentário