Top

Melhores Praias de João Pessoa

A Paraíba tem um litoral magnífico, principalmente o litoral de sua capital. E se você está indo para lá, certamente precisa conhecer as melhores praias de João Pessoa!

A verdade é que João Pessoa é uma cidade encantadora e apaixonante, com pontos turísticos variados e ricos de cultura. Aliás, se ainda não sabe o que fazer em Jampa, indico muito artigo “O que fazer em João Pessoa”, corre lá para ver! Mas o grande destaque da região vai para seu conjunto de praias paradisíacas e singulares.

Sendo assim, separei neste post as melhores praias da cidade que precisam estar no seu roteiro, e que valem para todos os gostos e cantos de João Pessoa: parte Sul, Norte e a área mais urbana. Então, bora conferir?

As melhores praias urbanas da cidade

As praias urbanas da cidade são as principais de João Pessoa, bem como estão na região central da cidade, perto dos hotéis, pousadas e restaurantes. Por isso, caso você esteja procurando por praias bem estruturadas, ou que estejam perto de comércios, recomendo ter as primeiras paradas da viagem nas praias urbanas.

Então, confira as melhores praias urbanas de João Pessoa e saia apaixonado!

Dica: saiba quanto custa viajar para João Pessoa para se planejar melhor

Praias de João Pessoa

Tambaú e Cabo Branco: melhores praias urbanas de João Pessoa

As praias de Tambaú e Cabo Branco são as principais praias de João Pessoa, sendo também as mais estruturadas e movimentadas. Embora estejam em regiões diferentes, estão extremamente próximas e não há uma separação física e nítida de onde termina uma e começa a outra. Então, considere conhecer duas praias em uma só hahaha.

Ambas as praias são muito limpas, com vários coqueiros e mar cristalino em tons de azul e verde, além de ter ondas calmas e excelentes para banho. Aliás, vale ressaltar que em Cabo Branco tem um mirante no qual é capaz de ver boa parte do litoral, vale muito a pena e é bastante bonito!

Por outro lado, as praias de Tambaú e Cabo Branco também são ótimas para caminhadas e para pedalar, logo, o que fazer nelas não falta!

Melhores praias de João Pessoa: Tambaú

Praia de Tambaú. Paula Rocha

Praia do Bessa

Se você está procurando calmaria, a praia do Bessa precisa ser o seu destino! Com 6 km de extensão, a faixa de areia é ótima para lazer e descanso, com pouquíssimos quiosques e barracas. Logo, por ter estrutura mínima, acaba sendo uma das praias menos movimentadas da região. Todavia, a praia do Bessa está próxima de bares e restaurantes, tornando-se também uma boa opção para fazer happy hour após um dia de descanso.

Melhores praias de João Pessoa

Praia do Bessa. Tatiane Ramos

Praia de Manaíra

A praia de Manaíra é a mais urbana de João Pessoa, embora seu mar não seja propício para banho, pois as águas são mais turvas e agitadas. Mas isso não é problema, já que o charme de Manaíra se dá de outras formas: a longa faixa de areia abriga ótimos quiosques e barracas, além de ser o local em que o pôr do sol é mais bonito no litoral da região central de Jampa.

Portanto, aproveite a praia de Manaíra para tomar um excelente banho de sol e passar um tempo com a família, desfrutando de um momento de lazer e apreciando uma paisagem singular e magnífica.

Praias urbanas de João Pessoa

Praia de Manaíra. Rejane Callado

Praia do Seixas

A praia do Seixas fica a 6 km ao sul da Praia de Cabo Branco e é ideal para quem busca um passeio inesquecível, pois ela conta com piscinas naturais tão lindas quanto as de Maragogi (AL) e Maracajaú (RN – Natal). Já a praia, é rústica e selvagem, com mata nativa e ótima estrutura de quiosques.

Piscinas naturais do Seixas.

Piscinas naturais da Praia do Seixas. Silene Andrade

Ponta de Campina

A Ponta de Campina é uma das praias mais calmas de João Pessoa, mais especificamente, na divisa com Cabedelo, com faixa de areia extensa e mar tranquilo com um tom de verde muito bonito, diferente das demais águas da região. Por estar em uma área residencial, a praia é mais vazia do que as demais e ótima para ir com as crianças.

Melhores praias urbanas de João Pessoa

Praia Ponta de Campina. Paula Rocha

Praia do Poço

A praia do Poço está colada na Ponta de Campina e é a praia urbana ideal para quem busca um local tranquilo para descansar. Com águas calmas e quentinhas, a praia oferece uma boa estrutura de bares e restaurantes, excelente para passar o dia.

Praias da Paraíba - Jampa

Melhores praias do Litoral Norte de João Pessoa

O grande destaque do Norte da Paraíba vai para Cabedelo, um município próximo de João Pessoa que abriga praias e pontos turísticos tão bonitos quanto a capital. Aliás, é nesta região em que o pôr do sol é mais bonito!

Então, confira agora as principais praias do Litoral Norte de João Pessoa.

Confira: Onde comer em João Pessoa

Praia Areia Vermelha: uma das melhores praias de João Pessoa

Também em Cabedelo, na divisa com João Pessoa, a praia da Areia Vermelha é uma praia itinerante, ou seja, aparece somente quando a maré está baixa. 

Isto é: na maré baixa, forma-se um bloco de areia chamado de Ilha da Areia Vermelha, rodeada por piscinas naturais e vários corais. A única forma de chegar até ela é de catamarã, sendo um passeio interessante, paradisíaco e quase um sonho, pois já pensou em uma praia que existe por temporadas? Bastante diferente.

Ilha de Areia Vermelha.

Ilha de Areia Vermelha. Victor Amadeu

Praia Intermares

A praia de Intermares fica em Cabedelo, na divisa com João Pessoa. Embora ela tenha pouca estrutura para pessoas que querem aproveitar a longa faixa de areia, é perfeita para os amantes de surf, kitesurf, windsurf e wakeboard, pois o mar é agitado e cristalino, além do vento ser bastante propício para a prática desses esportes. Todavia, caso a falta de quiosques não seja um empecilho, recomendo ir para descansar em meio a natureza.

Praia de Intermares

Praia de Intermares. Ysa Luna

Praia de Camboinha

A praia de Camboinha é uma das melhores praias para quem gosta de águas calmas, isso porque as suas ondas suaves formam uma piscina natural. Certamente, é a praia ideal para curtir com a família em João Pessoa! Todavia, leve água e lanches, pois a estrutura comercial é praticamente nula em Camboinha.

Praias do litoral Norte de João Pessoa

Praia de Camboinha. Manoel Moraes

Praia do Jacaré: uma das melhores praias de João Pessoa

Embora a Praia do Jacaré tenha esse nome, na realidade, ela é um rio, o Rio Paraíba! Assim como a Intermares, a praia, ou rio do Jacaré, está em Cabedelo. Porém, não é possível entrar na água, pois a atração aqui é outra: o pôr do sol mais bonito de toda João Pessoa!

Sempre ao final da tarde, é possível apreciar o sol se pôr ao som do musicista Jurandy do Sax, que navega pelo rio enquanto toca saxofone, o que transforma totalmente a paisagem, tornando o ambiente ainda mais belo!

Certamente, essa é uma das atrações mais procuradas de Jampa, e recomendo muito que fique até o final da apresentação; é de emocionar! A propósito, mediante R$50, dá para assistir ao pôr do sol e a apresentação em catamarã.

E não, não tem jacaré! hahaha.

Dica: a Praia do Jacaré é o ponto mais barato de João Pessoa para comprar lembrancinhas, então saia de lá com a mala cheia; as coisas são praticamente de graça!

O que fazer em João Pessoa: Praia do Jacaré

Praia do Jacaré e o pôr do sol com o Jurandy do Sax. Paula Rocha

Praia da Areia Dourada

Também localizado no município de Cabedelo, a Praia da Areia Dourada é muito procurada, principalmente na maré baixa, que proporciona um mar calmo com águas mornas. Também conta com boa estrutura de bares e restaurantes.

Praias de João Pessoa

Praia de Areia de Dourada. Heloisa

Principais praias do Litoral Sul de João Pessoa

Se eu saí apaixonada de João Pessoa, o Litoral Sul da cidade teve um grande papel nisso! Aqui, o grande destaque vai para a Costa do Conde, que tem a primeira praia naturista de todo o Nordeste brasileiro: a praia de Tambaba! Além da praia do Coqueirinho, que se tornou a minha favorita do Brasil.

Mas fora essas, há outras que precisam estar em seu roteiro! Então, bora conferir?

Praia de Tambaba

Praia de Coqueirinho

A praia do Coqueirinho é a minha favorita de toda a Paraíba e do Brasil! Está na Costa do Conde, a 38 km de João Pessoa. Definitivamente, é um lugar de refúgio e paz.

Por sua vez, a praia do Coqueirinho tem mar calmo e azulado, falésias impressionantes e ímpares, sendo vistas somente durante a maré baixa. Além disso, é nela que está o Mirante Dedo de Deus, onde é possível ter a melhor vista de Jampa!

Embora não tenha estrutura de barracas pequenas e comuns na faixa de areia, um pouco antes da praia há uma praça de alimentação muito boa com sete quiosques, todos com os mais variados cardápios. Recomendo o Quiosque Guajiru, onde é servido um peixe recheado maravilhoso.

Melhores praias de João Pessoa: Praia do Coqueirinho

Praia do Coqueirinho. Paula Rocha

Praia da Barra do Gramame

Localizada no sul da Paraíba, a 20 km de João Pessoa, a praia da Barra do Gramame oferece um dos mais lindos cenários da região. Isso porque a sua bela faixa de areia, juntamente com o mar, formam uma linda vista. Além disso, a praia se funde com o Rio Gramame, o que gera lagoas espetaculares.

Embora não tenha muita estrutura, vale muito a pena conhecer!

Dica: a Praia da Barra do Gramame é um ponto de parada rápido dos passeios para o Litoral Sul de João Pessoa, então aconselho a voltar por conta própria e aproveitar o dia inteiro nela.

O que fazer em João Pessoa: Barra do Gramame

Mirante da Praia da Barra de Gramame. Paula Rocha

Praia Bela

A Praia Bela está a 45 km do centro de João Pessoa e é nela que ocorre o deságue do Rio Mucatu, criando uma piscina de água doce. A parte do mar é mais agitada, enquanto a do rio é mais calma, agraciando a todos os gostos. É uma das praias mais bonitas de João Pessoa e aconselho a separar um dia só para ela.

Encontro do rio com o mar. Brspled

Praia do Amor: melhores praias românticas de João Pessoa

A Praia do Amor é uma praia que atrai muitos casais, pois o grande destaque é a lenda da Pedra Furada, ou Arco da Praia do Amor, que afirma que a mulher que atravessar a pedra com seu companheiro, voltará grávida e terá um belo romance.

Além da lenda, a praia é famosa por conta do seu encontro com o Rio Gurugi e pelo local ser muito bonito, com mar cristalino e raso.

Melhores praias de João Pessoa: Praia do Amor

Durante a maré alta, essa pedra na praia do Amor some. Eu fiquei sem acreditar hahaha Paula Rocha

Praia Tambaba: uma das melhores praias de João Pessoa

A Praia de Tambaba é uma praia naturista muito famosa do Nordeste, pois foi a primeira de toda a região. Localizada na Costa do Conde e a 40 km de João Pessoa, é excelente para quem busca uma conexão maior com a natureza.

Ela é dividida em duas partes: na primeira, roupas são autorizadas; no outro lado, usar roupa é crime! Ou seja, totalmente naturista.Aliás, se você tem vergonha, não se preocupe, pois o pessoal é muito respeitoso e educado, pois essas são duas fortes características da ideia do naturismo. E também há regras de uso da praia, como:

  • É proibido fotografar e filmar as outras pessoas sem autorização;
  • A praia aceita somente casais e famílias, nada de entrar sozinho.

Vale ressaltar que não é possível ver a parte da praia naturista do lado não-naturista e nem mesmo na entrada, pois o acesso se dá por uma escadaria que impede a visão.  Ah, e tem até mesmo um bar no local, além de uma pousada logo na entrada.

A praia de Tambaba é cercada por rochas vulcânicas, falésias e piscinas naturais, além de abrigar o Coqueiro Solitário, um coqueiro que nasceu em cima de uma pedra na parte não-naturista. Nunca vi coisa igual!

Dica: não vá aos finais de semana, pois é muito cheio. Fui ao sábado e nem entrei, de tão lotada que estava. Voltei na semana e aproveitei bastante.

O que fazer em João Pessoa: praia naturista Tambaba

Praia de Tambaba. Paula Rocha

Praia de Carapibus

A praia de Carapibus é uma praia mais reservada e afastada das outras, com faixa de areia não tão larga e com estrutura de quiosques e barracas mínima. Então, se você está em busca de um lugar mais sossegado e vazio, vá à Carapibus.

Apesar da praia de Carapibus não ter comércio, a maioria das pousadas da Costa do Conde ficam nesta área e liberam o uso dos restaurantes para quem não é hóspede, além do uso de cadeiras de praia e afins. Mas, claro, mediante uma taxa por dia e o valor à parte do comer e beber.

Melhores praias de João Pessoa

Praia de Carapibus. Renato

Dicas

  • A melhor época para ir a João Pessoa é de novembro a março, quando o mar está mais cristalino e com tons de azul e verde. Aliás, aconselho dar uma olhada no post completo de quando ir a João Pessoa para saber tudo sobre o clima, tempo, temporadas e épocas da cidade;
  • Faça o passeio de buggy para conhecer o Litoral Sul, vale muito a pena se você estiver sem carro;
  • Aconselho o aluguel de carro se você for sair da parte urbana de João Pessoa, onde tudo é muito perto e dá para fazer tudo a pé, principalmente na região de Tambaú.

Não deixe de conferir as mais valiosas dicas de João Pessoa.

Praias de João Pessoa

Litoral de João Pessoa. Paula Rocha

Onde ficar em Jampa

A melhor opção para ficar em João Pessoa é o Nord Luxxor Tambaú, com ótimo custo-benefício e bom para viagens em casal. Verifique a disponibilidade e preços aqui.

Se você quer economizar o máximo possível, recomendo o Gold Flat, em Cabo Branco. Verifique a disponibilidade e preços aqui.

Agora, se você quer ficar perto dos principais pontos turísticos de João Pessoa e ainda pagar pouco, indico o Hotel Brisa do Mar Tambaú. Verifique a disponibilidade e preços aqui.

Veja o post completo: Onde ficar em João Pessoa

Então, essas são as nossas indicações de melhores praias de João Pessoa! Já atualize seu roteiro, certo? Vou ficando por aqui, até a próxima e boa viagem, viajantes.

Envie um comentário