Top

Melhor época para ir para Aracajú

Melhor época pra ir para Aracaju

Na hora de escolher a melhor época para ir para Aracajú é bom levar em conta qual o período mais seco, tendo em vista que seu objetivo certamente será praia!

No entanto, mesmo se você for em uma época onde as chances de chuvas são grandes,  existem algumas atrações que podem ser realizadas mesmo quando São Pedro viaja com a gente hehehe. Confira o post “O que fazer em Aracajú” e saiba mais!

A boa notícia é que a cidade de Aracajú fica ensolarada durante a maior parte do ano, principalmente nos períodos onde tem os melhores eventos da cidade… Certamente a melhor época para conhecer Aracaju é entre setembro e março, meses mais secos, e com tempo bom principalmente para praia.

Em geral, a temperatura em Aracajú varia de 23ºC a 31ºC  ao longo do ano, raramente é inferior a 21º, portanto provavelmente você não passará frio na sua viagem para o Sergipe.

Quando ir para Aracajú?

Vamos agora entender não somente o clima, mas também quando é a alta e a baixa temporada, os principais eventos e todas as informações que você precisa saber para planejar a sua viagem para a capital do Sergipe!

Como é o clima em Aracajú?

O clima de Aracajú é classificado como Tropical Atlântico, e por ser um estado pequeno o clima é muito influenciado pelas correntes marítimas. Além disso, o Sergipe tem três zonas climáticas:

  1. Litoral
  2. Agreste
  3. Semiárido

Sendo o litoral a variação entre períodos secos e chuvosos, o agreste a zona de transição para o semiárido, enquanto o semiárido é marcado pela seca, ou seja, ausência de chuva quase total.

Devido a esse clima o litoral costuma ser mais chuvoso, enquanto o sertão costuma ser mais seco. A precipitação média anual em Aracajú é de 1590 mm.

No geral, a maior parte do tempo em Aracajú o clima costuma ser quente e com poucas chuvas. Os meses de setembro a março certamente são os meses que chovem menos na região, a temperatura máxima nesses meses costuma ser 39ºC.

Essa certamente é a melhor época para viajar para Aracajú, principalmente se você gosta de calor, praia e cerveja gelada hahaha.

Clima em Aracaju

Crôa do Goré, clima em Aracaju Paula Rocha

Quando chove em Aracaju Sergipe?

Todo mundo corre das chuvas quando o assunto é viagem, em Aracaju não é diferente!!!

A época mais chuvosa vai de abril e agosto, durante esse período a quantidade média de chuva é cerca de 200 mm por mês. Portanto, se você busca por praias o ideal é evitar viajar nesse período. Por outro lado, se o seu objetivo é conhecer os Cânions do Xingó é nesse período que ele costuma estar mais bonito.

Os meses de setembro e fevereiro são mais secos e chovem menos. No entanto, o mês mais seco em Aracajú é novembro, que chove cerca de 48 mm apenas, enquanto os outros meses a média é de 60 mm a 75 mm.

 

3 opções de hospedagem que valem a pena em Aracaju

($) Se você quer economizar, a Vila Aju – Pousada Temática é ótima e baratinha.

($$) Bem localizado e com bom custo-benefício, o Hotel da Costa by Nobile tem excelente estrutura.

($$$) Mas se você quer algo mais bacanudo, o Vidam Hotel Aracaju é a pedida.

-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Aracaju.

Temperatura da água em Aracajú: Melhor época para ir para Aracajú

A temperatura média da água em Aracajú é de 27ºC, portanto uma temperatura bem gostosa para banho. O período em que ela fica mais alta é em abril, com uma média mensal de 28,7ºC. No entanto, em agosto as temperaturas tendem a abaixar um pouco e ficam por volta de 25ºC.

Aracaju tem muitos cantos lindos pra visitar e tomar aquele banho, seja de praia ou de rio.

A Praia do Saco foi a que eu achei mais linda, a Crôa do Goré também é muito bacana, tem também a Lagoa dos Tambaquis que é linda demais, Todas elas tem água morninha, não da nem vontade de sair!!

Temperatura da água ,Lagoa dos Tambaquis , clima

Principais eventos em Aracajú – Quando ir para Aracajú

Se você quer aproveitar para visitar a capital sergipana na época dos principais eventos da cidade, recomendo que você planeje, isso porque nessa época alguns hotéis ficam bem cheios e o preço pode subir um pouco. Veja nossa lista de hotéis com preços.

Vamos agora conhecer os principais eventos da cidade, assim você define a melhor época para conhecer e aproveita cada um deles de uma forma mais planejada.

Festas juninas

Essa certamente é uma das atrações mais famosas do estado, entre junho e julho acontecem festas juninas em todos os cantos do nordeste, podendo ser essa a melhor época para ir para Aracajú e participar das festas de São João.

Aliás, falam que Aracajú faz simplesmente a maior festa de São João do país. Além disso essa belezura de festa atrai mais de um milhão de turistas todos os anos!

Eu nunca fui!! Mas está nos meus planos ir e escrever tudo sobre o que rola por lá. Não vejo a hora!!!

Forró Caju

O Forró Caju é uma das atrações mais mais famosa do São João em Aracajú! Acontece geralmente na segunda quinzena de junho, esse evento é gratuito e conta com shows de famosos. Além disso, você irá encontrar várias barracas com comidas típicas e quadrilhas de danças para todos os lados. Uma festança da boa!!!

Forró em Aracaju

Forró Caju: Festa Junina em Aracaju turismo.se

Arraiá do Povo

Outra atração que também atrai muitos turistas é o Arraiá do Povo, ainda em junho é aberta a temporada de quadrilhas e grupos folclóricos que se apresentam na cidade.

Além disso, é montada uma cidade cenográfica imitando uma vila do interior, onde fogos de artifícios e fogueiras também fazem parte da festança.

O Arraiá  do Povo acontece na Orla de Atalaia, na Praça de Eventos e no Espaço Cultural Gonzagão. Para quem quer conhecer mais da cultura nordestina essa é a melhor época para ir para Aracajú.

PréCaju

No final de janeiro o PréCaju é um aquecimento para o carnaval, que também é famoso na região. Saem blocos e trios nos ritmos de axé, forró, samba e outros estilos musicais. A micareta acontece na Orla de Atalaia, na Avenida Beira Mar. Imperdível!!!

Alta temporada

A alta temporada em Aracajú é no período seco! Principalmente nos meses de dezembro a fevereiro, que é o período de férias e o verão. Além disso, em junho e julho a cidade costuma também concentrar uma grande quantidade de turistas devido as festas de São João e o Forró Caju.

Essa certamente é uma boa época para visitar Aracajú se você quer conhecer o verdadeiro forró do Nordeste e provar o melhor das comidas típicas da região.

Qual a época mais cara?

Certamente o período mais caro para visitar Aracajú é no feriado de ano novo e no carnaval, pois a procura pela cidade nessas datas é bastante alta. Portanto, se você quer evitar gastar muito evite essa época. Eu sempre evito e guardo o dinheiro pra fazer duas viagens fora dessas datas!!!

Baixa temporada

O período de baixa de temporada em Aracajú vai de maio a julho, que são os períodos de chuvas. Mas não se engane! Pois mesmo com possibilidade de chuvas a cidade tem atrações como o a festa de São João e o Forró Caju já citados.

Um outro período de baixa temporada é entre os meses de agosto a outubro, que são meses mais tranquilas em relação a turistas e tem alguma possibilidade de chuva.

Eu sou a viajante de baixa temporada, eu amooo!!! hahaha, além da baixa temporada ser uma ótima época pra gastar menos, também é bem mais tranquilo pra tudo!

Dica rápida: Em Aracaju eu fiquei hospedada no  hotel da Costa  e fiz todos os passeios com a Farol Tur, os preços são muito bons e a qualidade excelente!

Baixa temporada em Sergipe Quando ir a Aracaju

Baixa temporada na Praia do Saco em Sergipe – Quando ir a Aracaju Paula Rocha

Resumão sobre quando ir para Aracajú

Agora que você já sabe sobre o clima, festas típicas, alta e baixa temporada. Vamos para o nosso resumão, se ainda estiver com dúvida quanto a melhor época para visitar Aracajú, confira essas informações rápidas que podem te ajudar na decisão de qual período escolher para viajar para Sergipe:

  • Os meses mais quentes em Aracajú são: janeiro, fevereiro, março, abril, maio, outubro, novembro e dezembro;
  • O meses mais chuvosos em Aracajú são: maio, junho e julho;
  • Meses com mais festas e eventos: fevereiro, junho e julho;
  • O mês com menor precipitação (48 mm): novembro;
  • Melhor estação para visitar Aracajú: verão;
  • O verão em Aracajú é quente e com céu parcialmente encoberto;
  • O inverno em Aracajú é morno, com precipitações e céu quase em nuvens;
  • Durante o ano inteiro Aracajú tem ventos fortes.
Melhor época pra viajar pra Aracaju verão

Melhor época pra viajar pra Aracaju: Orla do Pôr do Sol Paula Rocha

Afinal, qual a melhor época para ir para Aracajú?

Agora a pergunta que não quer calar e será respondida. Para nós, tem duas melhores épocas para viajar para Aracajú.

A primeira melhor época para ir é entre dezembro e março, pois a possibilidade de chuva é pouca e  por ser verão o sol irá brilhar mais.

Já a segunda melhor época para ir para Aracajú definida por nós é entre final de julho e começo de outubro, pois esse período além de ter baixa probabilidade de chuva, o céu fica sem muitas nuvens, o que torna a época perfeita para fazer atividades turísticas gerais ao ar livre.

Enfim, agora que você já sabe qual a melhor época para ir para Aracajú, confira o post “O que fazer em Aracajú”.

Todos os nossos artigos sobre o Sergipe

Está de viagem marcada para Sergipe?

Veja abaixo todos os nossos artigos sobre esse destinos imperdível no nordeste brasileiro:

  1. Onde ficar em Aracaju
  2. O que fazer em Aracaju
  3. Quanto custa viajar para Aracaju
  4. Onde comer em Aracaju
  5. Melhores restaurantes com espaço kids em Aracaju – SE
  6. Melhores Praias de Aracaju
  7. Melhor época para ir em Aracaju
  8. Dicas de Aracaju
  9. Crôa do Goré e Ilha dos Namorados
  10. Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis
  11. Passeio para os Cânions de Xingó
  12. Passeio Parque dos Falcões

Eu sou Paula Rocha, nascida e criada na pitoresca cidade de Pirapora do Bom Jesus, SP. Apaixonada pelos animais, pela cor rosa e por globinhos de neve. Gosto de cerveja gelada, comer sem frescura e de viajar o máximo possível pagando o justo. Vem viajar comigo?

Envie um comentário

Viajando com a Mala Rosa