
Melhor época para viajar para o Chile
Vamos começar este artigo com um spoiler… A melhor época para viajar para o Chile é: TODAS! De norte a sul do país, é possível aproveitar todas as regiões e a maior parte dos passeios em qualquer época do ano, porém, há alguns “mas” no meio do caminho.
Decidir quando ir ao Chile depende, exclusivamente, do seu roteiro de viagem e do que pretende fazer e conhecer por lá.
Por exemplo, se quer esquiar, o ideal é ir no inverno. Se quer conhecer as vinícolas e curtir as praias, é bom ir no verão. No entanto, a primavera e outono são épocas muito agradáveis para viajar também.
Nós já fomos algumas vezes ao Chile em diferentes épocas do ano, então separamos dicas neste post sobre quando ir ao Chile e o que fazer por lá em cada estação, bem como a melhor época para fazer passeios pontuais, como conhecer o Atacama, Santiago, Viña del Mar e por aí vai.
E aí, bora conferir e começar a planejar a viagem?
Veja nesse post
Informações importantes do Chile
Antes de viajarmos para o exterior, precisamos saber algumas informações básicas para não passar por perrengues, certo?
Então, confira as principais dicas sobre o Chile que você precisa saber antes de viajar.
- Onde fica: o Chile está localizada na América do Sul e faz fronteira com a Argentina, Bolívia e Peru.
- Capital: Santiago
- Idioma: o idioma oficial do Chile é o espanhol, mas os argentinos entendem bem o famoso portunhol.
- Fuso horário: o fuso horário é o GMT-4, uma hora a menos que no Brasil.
- Tomada: tomada tipo L (três pinos redondos na mesma linha)
- Voltagem: 220V e 50 Hz
- Precisa de passaporte? Não precisa de passaporte, apenas RG.
- Precisa de visto? Brasileiros não precisam de visto para entrar no Chile
- Documentos e vacinas: Declaração Jurada, Seguro Viagem com cobertura COVID-19, Passe de Mobilidade (opcional, mas recomendado). Não é obrigatório PCR para entrar, nem comprovar vacinação, mas viajantes não vacinados contra a COVID-19 precisam fazer teste PCR no retorno ao Brasil.
- Moeda local: a moeda é o Peso Chileno e R$ 1 equivale a $ 160. A dica é não trocar nada no Brasil, apenas trocar apenas o suficiente no aeroporto do Chile para pegar transporte público. Além disso, troque o dinheiro nas casas de câmbio de Santiago, na rua Agustinas. Não troque tudo de uma vez, pois o câmbio varia em poucos dias.
Nós visitamos o Chile recentemente e colocamos todas as dicas e preços no Instagram do Mala Rosa
Veja mais em: 15 dicas de Santiago no Chile
Estações do ano no Chile
Chile na Primavera
Na primavera, o Chile explode em cores: as árvores ficam ainda mais bonitas e os parques se tornam lugares super movimentados. Durante o dia, a temperatura costuma bater 20º, o que torna as atividades ao ar livre super interessantes de serem realizadas.
E embora não seja verão, visitar cidades praianas é uma ótima opção! Apesar da temperatura não estar tão alta, o passeio é bem agradável e há a possibilidade de se encontrar menos turistas na areia.
Em Viña del Mar, aproveite a temperatura mais amena para curtir os cerros da cidade e se deslumbrar com a visão aérea a perder de vista.
Mas se você estiver em Santiago nesta época, que tal realizar um city tour? Será uma ótima oportunidade de conhecer os pontos turísticos e suas histórias, com mais calma.
Outro passeio ideal para fazer na primavera no Chile é conhecer Cajón del Maipo. Aos pés da Cordilheira dos Andes, oferece uma paisagem incrível nesse período e com acesso mais fácil.
Inclua também Portillo, para conhecer o magnífico lago que muda de cor, em variados tons de verde e azul.
Nós fomos recentemente para o Chile na primavera e aproveitamos um pouco de tudo: as cidades praianas, Santiago e ficamos um bom tempo no Atacama. O tempo ajudou bastante e tudo correu bem, sem nenhum imprevisto de tempo!
- Quando: 22 de setembro a 21 de dezembro
Pode te interessar: Melhores vinícolas de Santiago no Chile
Maior piscina do mundo no Chile, ótima para visitar no verão e primavera (Foto: Paula Rocha)
Verão: quando é e atrações da estação
O verão é uma ótima época para viajar para o Chile caso seu foco esteja em passeios ao ar livre e curtir as praias!
Nesse período, facilmente as temperaturas ultrapassam os 30º e o céu costuma ficar limpo, sem nuvens. Além disso, chove bem pouco, embora seja a estação mais chuvosa do Chile (vale ressaltar que chove, no máximo, 4-5 vezes por ano no país).
Não esqueça de incluir em sua mala roupas bem leves, que não retém o suor nem aumentam a temperatura corporal, fora o filtro solar, bonés e viseiras.
Se for para Santiago no verão, aproveite para fazer muitos passeios ao ar livre, realizando caminhadas e visitas aos pontos turísticos.
Aproveite para visitar também as vinícolas próximas à cidade; nessa época, é garantido que as parreiras estarão com folhas bem verdes e flores com cores deslumbrantes.
Já se você procura a prática de esportes mais radicais, a dica é ir ao Vale do Maipo. Lá é possível realizar trekking, escaladas e arvorismo. Caso queira relaxar após o esforço físico, procure uma das famosas casas de banho do local.
Porém, se quiser curtir as praias, sugerimos Viña del Mar, Isla Negra e Valparaíso. Nessas cidades, você encontrará toda uma infraestrutura turística, com praias belíssimas e a opção de praticar esportes aquáticos.
E em todas essas cidades, a vida noturna costuma ser bem intensa, com várias atrações, barzinhos legais e restaurantes típicos com vibes bem bacanas.
- Quando: 21 dezembro a 20 de março
- Santiago no verão.
- Praias do Chile no verão.
6 opções de hospedagem que valem a pena em Santiago do Chile
($) Se você quer economizar, o Hostel Boutique Merced 88 e o Hostal Providencia são bons e baratos.
($$) Com bom custo-benefício, o Hotel Brasilia e o Best Western Estacion Central são ótimos e bem localizados.
($$$) Pra quem procura algo mais bacanudo, o Mandarin Oriental Santiago e o Solace Hotel Santiago são excelentes.
-> Clique aqui e veja as melhores promoções de hospedagem em Santiago do Chile.
Como está o Chile no Outono
Começando na metade de março e indo até a metade de junho, o outono chileno te transporta diretamente para um cenário de filme.: as ruas ficam cobertas de folhas em tons de amarelo e laranja, simplesmente lindo!
Prepare várias opções de roupas para esse período: tanto para tirar várias fotos, quanto para conseguir lidar com as temperaturas, que vão de 20º durante o dia a -10º durante a noite.
No outono, indicamos que você visite muitas vinícolas: as parreiras estarão super carregadas de frutos, o cheiro doce permeia todo o ar e a paisagem fica incrível nesse período. Indicamos que conheça a Alyan e Santa Rita, que tem paisagens deslumbrantes.
Outro programa imperdível nessa época são os vários parques, tanto em Santiago quanto nas cidades ao redor. É a época ideal para programar um piquenique romântico, regado a muito vinho e queijos deliciosos.
Aliás, o outono é a baixa temporada no Chile, por isso, é uma época mais barata para turistar por lá, seja em preços de hospedagem e passeios.
- Quando: 20 de março a 20 de junho
Como e quando é o inverno no Chile
O inverno no Chile é bem rigoroso, e quanto mais ao sul do país, mais as temperaturas vão baixando. Se você vai viajar nessa época para o país, prepare-se para levar muitas roupas quentinhas, casacos, luvas, cachecol e sapatos que suportem bem a umidade.
Portanto, se a ideia é esquiar, priorize os meses de junho e setembro – o Valle Nevado é a melhor opção para quem procura esportes de neve, inclusive. Além de esquiar, é possível praticar montanhismo, escalada e ciclismo de montanha.
Farellones também é uma ótima opção, com um clima mais bucólico e de cidade de interior.
Aliás, visitar as geleiras da Patagônia Chilena é um programa ideal de inverno. A paisagem muda completamente com a neve cobrindo todos os espaços e as cores ficam ainda mais resplandecentes.
Inclua em seu passeio o Lago General Carrera, o Parque Nacional Torres del Paine e os glaciares O’higgins e San Rafael.
- Quando: 20 de junho a 22 de setembro
Inverno no Chile – Melhor época para viajar (Foto: Pixabay)
Melhor época para viajar para Santiago no Chile
Certamente, a melhor época para viajar para Santiago no Chile é durante a transição do verão para o outono.
Nessa época, as temperaturas estão agradáveis e não chove.
Inclusive, chove raras vezes em Santiago, cerca de 4 a 5 vezes por ano! Por isso, infelizmente, a paisagem para as Cordilheiras dos Andes sempre está um pouco nublada por conta da poeira da cidade. Quando chove, o pessoal sobe para os mirantes para admirar a paisagem limpa e bonita das montanhas.
Nós fomos essa última vez para Santiago durante o fim do verão e início do outono e aproveitamos bastante! Caminhamos muito, fomos às cidades litorâneas, para as montanhas e deu para aproveitar muito o Deserto do Atacama.
- Quando não ir: verão e inverno. O verão costuma ser bem forte em Santiago, ficando impossível andar pelas ruas, embora seja a melhor época para ir às vinícolas. Já o inverno impossibilita muitos passeios, apesar da visão das Cordilheiras dos Andes ficar linda!
Templo Bahá’í em Santiago (Foto: Paula Rocha)
Quando ir para Viña del Mar e Valparaíso
Viña del Mar e Valparaíso são as duas cidades mais praianas do Chile, a cerca de 100 km da capital Santiago.
Por isso, são destinos bem procurados para bate e volta. Então, precisa estar no seu roteiro! São lugares apaixonantes.
E para aproveitar melhor os dois locais, a melhor época para ir para Viña del Mal e Valparaíso é durante o verão, que pouco chove e a água do mar está uma delícia!
Embora o clima seja seco, as praias aliviam bastante.
- Quando não ir: outono e inverno. Costuma esfriar bastante e o mar não está em boas condições.
Quando ir ao Deserto do Atacama
A melhor época para ir ao Deserto do Atacama é durante o fim do verão, quando as famosas lagoas estão ótimas para banho.
Embora o clima seja típico de deserto, seco e quente, a noite costuma ser mais fresca. Diferente do inverno, que fica frio durante o dia inteiro e a noite piora.
Além disso, o fim do verão traz consigo dias com 0 risco de chuva, fazendo com que o passeio seja mais proveitoso e de fato aconteça, pois as agências de turismo suspendem por tempo indeterminado os passeios para o deserto em tempos de chuva (fevereiro é o mês mais chuvoso).
- Quando não ir: inverno e começo do verão
Não sabe o que conhecer no Deserto do Atacama? Veja: O que fazer no Atacama
Afinal, qual é a melhor época para ir ao Chile?
Uma das melhores épocas para ir ao Chile é a primavera e início do verão, ou seja, de setembro a abril.
No entanto, o outono também é bastante convidativo por conta da temperatura agradável e fresquinha, indo de março a junho.
Essas são épocas ótimas para conhecer tanto as praias, Santiago, a Cordilheira dos Andes e o Atacama. Mas se você quer ir principalmente para ver a neve, precisa ir mesmo durante o inverno para pegar as montanhas branquinhas de flocos de neve.
Perguntas frequentes
Qual é a época mais cara para ir ao Chile?
Meses de férias, como julho, dezembro e janeiro.
Qual é a época mais barata para viajar para o Chile?
Certamente, o outono é a época mais barata para viajar para o Chile.
Pode te interessar: Quanto custa viajar para Santiago no Chile
Quando chove mais?
Fevereiro é o mês mais chuvoso no Chile, com muitos cancelamentos de passeios.
Enfim, como vimos, a melhor época para visitar o Chile vai depender da sua programação, do seu estilo de viagem, do seu orçamento e de qual temperatura você gosta mais.
Porém, uma coisa é certa: é possível fazer uma viagem incrível em qualquer mês do ano, basta saber aproveitar as dicas e realizar um planejamento que atenda às suas necessidades.
Então, partiu se programar e conhecer terras chilenas?
Todos os nossos artigos sobre o Chile
Está planejando uma viagem para o Chile?
Então, confira nossa série de artigos sobre os melhores destinos do país para se planejar melhor:
Artigos sobre Santiago
- Lugares para visitar no Chile: o que conhecer e fazer
- Dicas de Santiago do Chile
- Melhor época para viajar para o Chile
- Quanto custa viajar para Santiago do Chile
- Melhores vinícolas de Santiago do Chile
- O que conhecer em Santiago do Chile: melhores passeios e atrações
- Onde comer em Santiago do Chile: melhores restaurantes